domingo, 12 de agosto de 2007

Campeonato Francês – Rodada de muitas zebras e brasileiros ganhando destaque!

Share |
O Campeonato Francês teve 8 jogos realizados no Sábado e mais dois neste domingão. Destaques para a segunda vitória seguida do Nancy e a derrota do Lyon frente ao Toulouse.

Toulouse 1 x 0 Lyon

O Lyon, que jogou com um a menos desde os 35 minutos do 1º tempo, quando Källström foi expulso após cuspir no quarto árbitro, perdeu para o Toulouse por 1x0. O gol foi do sueco Elmander, no último minuto da partida. E o placar poderia ser maior, não fosse a chance desperdiçada aos 92’, onde a bola encontrou a trave do medíocre Vercoutre.
Além de jogar com um a menos, a equipe ainda perdeu Cris (com suspeita de contusão séria) e Govou, ambos machucados.
O primeiro tempo foi bastante movimentado, porém sem muitas chances de gol. A melhor delas no jogo inteiro foi com o habilidoso Keita, que acertou a trave. A equipe da casa tinha o desfalque de Patrick Muller, machucado, substituído a altura por Bodmer. Alain Perrin armou a equipe no 4-3-3, um pouco diferente do 4-3-3 usado na temporada passada, devido a mudança de peças na equipe.

Auxerre 0 x 2 Bordeaux

Nem Fernando Menegazzo, nem Bellion, tampouco Chalmé. Quem chamou a atenção e marcou os 2 gols da vitória foi o brasileiro Wendel, ex-Santos e Cruzeiro. Com essa vitória, o Bordeaux alcança os 6 pontos e pula pra liderança da Ligue 1. O Auxerre sofre sua segunda derrota em duas rodadas.
Aos 5 minutos, é marcado um pênalti para o Auxerre. Maoulida vai pra cobrança e coloca por cima da meta do goleiro Ramé.
O Bordeaux ganhou confiança na partida, e passou a dominar até o final. Aproveitando-se disso, Wendel aos 45 do 1º tempo, e aos 7 do 2º tempo, faz os gols da vitória do Bordeaux.

Lorient 2 x 1 Monaco

O Lorient, recém-promovido a Ligue 1, venceu o Monaco em casa contando com uma bela atuação de Saïfi, que marcou os 2 gols da vitória da equipe da casa. Serge Gakpé diminuiu para o Monaco.
O Lorient jogou no 4-4-2 em linha, contando com a dupla de ataque formada pelo inspirado Saïfi e pelo recém-contratado Vahirua, que chegou para substituir o atacante Gignac, destaque do time na Ligue 2. O Monaco foi armado no 4-3-1-2, com o ótimo Piquionne na frente e o brasileiro Bolívar, ex-Internacional, na defesa.
O Lorient marcou o primeiro aos 12, anotado por Saïfi após cobrança de falta de Vahirua. O mesmo Saïfi amplia o placar, aos 29 minutos.
O Monaco voltou com uma alteração: Gakpé entra no lugar de Mohammed Kallon. Aos 16 minutos, o grandalhão Jan Koller entra no lugar do jovem Piquionne.
Aos 20 minutos da segunda etapa, Plasil dá um belo lançamento para Gakpé diminuir o placar. E fim de papo.

Marseille 0 x 0 Rennes

O Olympique de Marselha, buscando uma sorte melhor em casa contra o Rennes, repete o resultado obtido na primeira rodada com o Strasbourg, e empata em 0x0. A equipe contou com o garoto prodígio Nasri pelos 45 minutos iniciais, insuficiente para o OM sair com a vitória. A melhor, e talvez a única chance de perigo do Marseille foi com Karim Ziani, que acertou a trave depois de jogada de Nasri. O garoto foi substituído por Valbuena, ainda no intervalo.
A partir daí, o jogo caiu de produção. E com partidas discretas de Zenden (pra variar) e Cissè, o placar não saiu do zero.

Nancy 1 x 0 Caen

O Nancy larga na frente no Campeonato Francês. Após conquistar a vitória contra o Rennes fora de casa por 2x0, a equipe faz a lição de casa e vence pelo placar mínimo. O gol foi anotado pelo brasileiro Kim, ex-Atlético-MG.
O Caen optou por uma formação interessante: Pretendendo anular o meio-campo do Nancy, Franck Dumas escalou 5 jogadores no meio-campo do Caen. Mas parece que a formação não deu tão certo como imaginava...Logo aos 7 minutos, Issiar Dia passa para Kim, que passa pelo marcador e bate rasteiro, fazendo 1x0 Nancy. A equipe da casa não diminuiu o ritmo, e Jemaa teve duas oportunidades de ampliar o marcador.
O destaque do Caen – Yoan Gouffran – esteve bem marcado por todos os lados do campo e pouco produziu na partida. No 2º tempo, ainda entraram Toudic e Compan pelo Caen para mudar a história do jogo; sem sucesso.

Nice 1 x 0 Strasbourg

Buscando uma reação no Campeonato Francês após a derrota para o Caen, o Nice saiu com a vitória contra o Strasbourg por 1x0. A equipe do brasileiro Éderson, encontrou o caminho do gol com Vincent Hognon, aos 41 minutos do 2º tempo, um castigo para a equipe visitante, que vinha jogando melhor. As duas equipes foram armadas no mesmo esquema para sair com a vitória: O 4-2-3-1.
A melhor chance do 1º tempo foi de Abdessadki, que acertou a trave e quase abre o placar para a equipe visitante. O Strasbourg, no final do 1º tempo, ainda perdeu Manuel dos Santos, expulso. O esquema de Jean-Marco Furlán foi bastante prejudicado, e Abdessadki teve de voltar para compor o lado esquerdo da defesa.
Aos 41 do 2º tempo, Helleybuck lança despretensiosamente e Hognon desvia, completando para o gol. 1x0, e castigo para a equipe visitante, que ameaçou muito mais que o Nice no geral da partida.

Saint-Etienne 3 x 1 Valenciennes

Dessa vez, Johan Audel não foi o suficiente para trazer a vitória para o Valenciennes. Apesar de marcar um gol e isolar-se na artilharia, o destaque teve outro nome: Pascal Feindouno. Ele marcou 2 gols e deu a vitória ao time da casa.
Aliás, o trio verde formado por Gomis, Ilan e Feindouno foi infernal, e sacudiu os mais de 30.000 torcedores. A principal novidade no Saint-Etienne era a improvisação de Dabo na esquerda. A defesa do ASSE, formada por Nivaldo, Tavlaridis, Matuidi e Dabo manteve-se segura por todo o jogo, e merecem destaque.
Aproveitando o balão dado pela defesa, Gomis marca aos 19 do 1º tempo. Era o prenúncio de um baile do ASSE. E de fato, foi isso mesmo. Mas os verdes tiveram um problema: O goleiro Perrin saiu de campo machucado, e em seu lugar, entrou Varrault. Nada que fizesse o estilo de jogo do Etienne mudar ou diminuir o nível.
Na volta do intervalo, o trio verde criou várias oportunidades de gol, mas a equipe não tinha a precisão correta na hora de finalizar.
Aos 24, Ilan acha Feindouno sem qualquer marcação, e ele não perdoa: 2-0 Etienne. O Valenciennes não mostrava um poder de reação concreto, e na única jogada de perigo que a equipe levou na partida, Audel manda pras redes, de cabeça. 3 minutos depois, já aos 45 do 2º tempo, Feindouno novamente marca e fecha o placar. Uma bela partida dos verdes, e o prenúncio de que o Valenciennes deve mesmo brigar para não cair.

Sochaux 1 x 3 Le Mans

Já não bastasse os brasileiros Wendel e Kim definirem a vitória para suas respectivas equipes, mais um brasileiro teve uma atuação de gala na segunda rodada. Pra quem esperava Grafite, a resposta é Túlio de Melo. O brasileiro marcou nada mais, nada menos do que os 3 gols do ‘Muc 72’ na partida. Com o resultado, o Le Mans é mais uma equipe que alcança os 6 pontos. O Sochaux, que segurou o PSG fora de casa, vacilou e permanece com um pontinho.
Rudi Garcia escalou praticamente a mesma equipe que venceu o Metz por 1x0, com apenas uma modificação: A entrada de Samassa no lugar de Túlio de Melo. Sábio Rudi Garcia...
Sábio também foi o destino com o Le Mans. Aos 16 minutos do 1º tempo, Grafite sente uma lesão e é substituído por Túlio de Melo. Tudo poderia acontecer...
Tudo mesmo. 1 minuto após a entrada do brasileiro, Birsa aproveita jogada de Isabey e abre o placar para o Sochaux. Aos 30 minutos, Coutadeur é derrubado na área e o juiz marca pênalti. Túlio de Melo cobra bem e iguala o marcador.
E, aos 38 minutos, por opção tática, Frédéric Hantz coloca Dalmat no lugar de Pitau. Assim terminava o primeiro tempo, num jogo corrido e gostoso de se ver.
Aos 7 minutos da segunda etapa, Túlio de Melo engana o zagueiro, e desloca o goleiro para virar o jogo. E 10 minutos após o gol, Túlio marca novamente e alcança o seu hat-trick na partida.
O Sochaux só veio acordar nos 10 minutos finais, onde botou um sufoco danado na defesa adversária. Inutilmente, e o Muc 72 sai com a sua segunda vitória seguida na competição.

Lens 0 x 0 Paris Saint-Germain

O PSG, novamente, sai de campo sem caprichar na finalização e fica no 0x0 com o Lens, obtendo seu segundo empate consecutivo, sem nenhum gol marcado e sofrido.
Le Guen armou a equipe visitante num 4-4-2 interessante, com Rothen, Clément, Diané e Armand fazendo a linha de 4, servindo os velozes Luyindula e Frau na frente (a equipe tinha o desfalque do português Pauleta).
Já o Lens apostava nos marfinenses Kalou e Dindane no ataque, além do meia técnico Nenad Kovacevic.
O Lens jogou a maior parte do tempo fechado na defesa, segurando a pressão do Paris Saint-Germain. O PSG apostava na velocidade de Luyindula, um dos poucos lúcidos da equipe em toda a partida. Mas, como nenhuma das equipes calibrou o pé, o jogo ficou no 0x0 sem grandes emoções.

Metz 1 x 2 Lille

O Lille, que havia conseguido um empate frente ao Lorient em casa, visitou o Metz e conseguiu a vitória nos acréscimos, com um gol de Marko Maric. Assim como outras equipes francesas, o Lille também conta com um ‘talento’ brasileiro: Michel Bastos, ex-Atlético-PR e Figueirense, que marcou o primeiro gol da equipe comandada por Claude Puel.
Aliás, Puel confirmou minutos antes que Obraniak começaria a partida, e que optaria por Mirallas no banco.
Sendo assim, o jogo começou e logo aos 19 minutos, Michel Bastos abre a contagem. O Metz ainda esboça uma reação, principalmente em jogadas organizadas pelo veloz Aguirre. Agouazi, meia que fez uma partida taticamente quase perfeita contra o Le Mans, teve atuação mediana hoje e prejudicou bastante a equipe. Pelo lado do Lille, Franck Béria era o principal jogador da equipe, sempre seguro no setor defensivo e chegando com qualidade no ataque.
Aos 38 do 2º tempo, N’Diaye aproveita uma de suas boas chances na partida e empata o jogo. Quando o resultado parecia se encaminhar no empate, Maric, no apagar das luzes, faz 2 – 1 e traz a vitória para o Lille, que agora soma 4 pontos.

Classificação:

1º Le Mans - 6
2º Bordeaux - 6
Nancy - 6
4º Saint-Etienne - 4
5º Lille - 4
Lorient - 4
7º Lyon - 3
8º Valenciennes - 3
9º Caen - 3
Nice - 3
11º Toulouse - 3
12º Marseille - 2
Paris Saint-Germain - 2
14º Monaco - 1
15º Lens - 1
Strasbourg - 1
17º Sochaux - 1
18º Rennes - 1
19º Metz - 0
20º Auxerre - 0

Campeonato Alemão – Término da rodada com muitas zebras

Share |
Por Gabriel Seixas


O Campeonato Alemão teve nesta tarde, a sua primeira rodada encerrada. Nos 2 jogos que fecharam a rodada de abertura, duas zebras: As derrotas de Nürnberg e Dortmund para os surpreendentes Duisburg e Karlsruhe.

Borussia Dortmund 1 x 3 Duisburg

A fiel torcida do Borussia Dortmund, que hoje encheu o Westfalenstadion, pra variar (75.200 pagantes), viu o Dortmund, mais uma vez, decepcionar em casa. Desta vez, a derrota foi para o mediano Duisburg, por 3x1. Entra ano, sai ano, e o Borussia não consegue manter uma regularidade em casa na temporada.
Thomas Doll armou a equipe no 4-1-3-2. A única dúvida estava no ataque: Smolarek, Klimowicz e Frei brigavam por duas vagas. Os dois primeiros largaram na frente.
Já o Duisburg foi armado no 4-2-3-1, com Idrissou isolado na frente. A principal esperança da equipe para sair com a vitória era depositada em Ishiaku, já que Aílton começou no banco.
O jogo começou a todo vapor: Logo aos 8 minutos, a zaga do Dortmund dá bobeira, e Ishiaku abre o marcador. Era iniciado o show do meia da equipe do Duisburg.
A partir daí, o jogo ficou mais aberto, com chances para os 2 lados. O Duisburg passou a jogar única e exclusivamente no contra-ataque, aproveitando a habilidade de Ishiaku e o toque de bola de Grlic. O Dortmund estava perdido em campo após sofrer o primeiro gol. O único lúcido da equipe era o meia Petric, que destoava do resto da equipe.
No intervalo, as duas equipes voltaram com a mesma formação, e a mesma atitude. Com 7 minutos de jogo, Tararache aproveita confusão de jogadores das duas equipes em busca da bola para fazer o gol. Buscando a melhor formação para a equipe, Doll colocou Buckley e Valdéz nos lugares do apagadíssimo Tinga e do mediano Klimowicz, respectivamente. Antes da entrada de Valdéz, o Duisburg já havia feito o terceiro, marcado por Ishiaku, que sem dúvida, foi o melhor da partida.
A última alteração feita por Doll foi a entrada de Kringe no lugar de Kuba. Em 3 minutos no campo, Kringe aproveita assistência do suíço Degen e diminui o placar.
Outro destaque ficou por conta da entrada do meia Maicon, ex-Madureira, na equipe do Duisburg. Ele substituiu Georgiev

Nürnberg 0 x 2 Karlsruhe

O Nürnberg, completando a rodada do Campeonato Alemão, decepcionou os 45.419 espectadores e foi derrotado em casa pelo recém-promovido Karlsruhe por 2x0. Hajnal anotou os 2 gols da equipe visitante.
Em relação a equipe que ganhou por 6 – 0 do Victoria Hamburgo, o Nuremberg sofreu apenas uma alteração: No gol, Jaromir Blazek fez sua estréia, substituindo Daniel Klewer. A equipe jogou no 4-2-1-3, com Misimovic sendo o único responsável pela armação de jogadas para o trio de ataque Vittek – Charisteas – Saenko.
A equipe visitante também veio com uma alteração: Iashvilli foi substituído pelo avançado Timm. O Karlsruhe jogou no 4-2-3-1, apostando na experiência de Görlitz, ex - Bayern München na defesa e em Hajnal no meio-campo, com Kapillani jogando isolado na frente.
O jogo começou morno – como era de se esperar, até pelo nível técnico de ambas as equipes - . No primeiro lance de perigo da partida, Hajnal, aos 33, mandou pra fora, rente a trave de Blazek. 11 minutos depois, novamente Hajnal, arrisca para o gol. Dessa vez, a bola encontra o caminho do gol, abrindo o placar para o Karlsruhe.
Na volta para o intervalo, O Nürnberg voltou com uma alteração: O avançado Jacobsen entrou no lugar de Saenko.
Aos 22 minutos, Kristiansen acerta um bom chute, mas manda pra fora. E, já que quem não faz leva, Hajnal aproveita outra bobeira da zaga e faz seu segundo gol na partida, liquidando o jogo e fechando o placar.





Classificação:

1º Bayern München - 3
2º Arminia Bielefeld - 3
Duisburg - 3
4º Karlsruhe - 3
5º Eintracht Frankfurt - 3
Hamburgo - 3
7º Bochum - 1
Schalke 04 - 1
Stuttgart - 1
Werder Bremen - 1
11º Bayer Leverkusen - 1
Energie Cottbus - 1
13º Hannover - 0
Hertha Berlim - 0
15º Borussia Dortmund - 0
Wolfsburg - 0
17º Nürnberg - 0
18º Hansa Rostock - 0

Palmeiras ganha do Atlético-MG em pleno Mineirão

Share |

Por Leonardo Martins

Neste domingo, em jogo realizado pela última rodada do Brasileirão, Atlético-MG e Palmeiras se enfrentaram no Mineirão. Em um jogo equilibrado, o time paulista saiu vencedor pelo placar de 2 a 1 e mantém a fase boa em jogos fora de São Paulo. Enquanto isso, o Galo perdeu a segunda partida seguida em casa.

O jogo começou eletrizante e bom para os donos da casa. Ao 1 minuto, em falta levantada pelo lateral Coelho, Danilinho cabeceou para o fundo das redes, mas o juiz anulou o lance alegando impedimento em um lance polemico. Depois do lance, o Galo encontrou o caminho das redes e agora legalmente, aos 4 minutos, o atacante Éder Luís girou e chutou cruzado, abrindo o placar. A resposta do Palmeiras não demorou a acontecer, aos 8 minutos. Martinez cobrou uma falta lateral e o goleiro Edson aceitou, empatando o jogo. Após o inicio eletrizante, o jogo ficou truncado. O Atlético sentiu o gol de empate e ficou na boa marcação do Palmeiras, criando poucas chances de gols. E o quadro não mudou até o final do 1o tempo.

No intervalo, o técnico Caio Júnior tirou o atacante Wiliam e colocou o zagueiro Nem, tentando fechar o time e sair para o contra-ataque, o que funcionou muito bem. Já que aos 13 minutos, o Palmeiras conseguiu a virada com mais um gol de Martinez, que recebeu na entrada da área e chutou cruzado. Após o gol, o Palmeiras se tranqüilizou e dominou o jogo, não deixando o Galo criar muitas chances. O Atlético, na verdade, ficou muito nervoso e não se organizando em campo. O juiz também foi muito contestado pelos jogadores do Galo.

Com o resultado, o Palmeiras vai a 5a posição com 30 pontos e entra na briga pela libertadores o Atlético fica com 25 pontos na 12a posição.

Análise dos jogos do Brasileirão - 19 Rodadaª - 2ª Parte

Share |
Internacional x Goiás

Mais um jogo interessante na rodada no Beira Rio. O Inter vem animado com a volta do técnico campeão mundial pelo clube, Abel Braga, que retorna ao clube após uma fracassada tentativa de treinar um time europeu e enfrenta a boa equipe do Goiás. Os goianos esperam entrar na zona da Libertadores com uma vitória no sul do país. Espero um jogo aberto, já que os times não são muito de ficar se defendendo. Quanto ao favorito, um pouco mais o Inter pelo fato de jogar em casa.

América-RN x Cruzeiro

Jogo teoricamente fácil para os mineiros. O América, o lanterna do campeonato, enfrenta o embalado Cruzeiro, com 3 vitórias seguidas e em casa, e precisa da vitória para tentar sair da incomoda última posição. Já o Cruzeiro entra em campo para tentar aproveitar-se do desespero da equipe potiguar e para entrar definitivamente na briga pelo titulo, a equipe mineira tem o melhor ataque (38 gols). Aliás esse será o confronto de extremos, o Cruzeiro,.melhor ataque, enfrenta o pior ataque e a pior defesa do campeonato, que é a do América. Portanto, espero um jogo totalmente aberto, já que ambas equipes vão partir para cima em busca da vitória. Nesse ponto, favoritismo amplo para os mineiros que tem um time melhor que o América.

Fluminense x Santos

Outro clássico da rodada e interessante. O Fluminense, que vem caindo de produção a cada rodada, enfrenta o Santos, que apresenta uma melhora significativa nos últimos jogos e vem de 2 vitórias. Espero um jogo aberto, já que ambas equipes precisam melhorar suas posições dentro do campeonato. Mais um jogo sem favoritos.

Paraná x Vasco

Fechando a rodada, Paraná e Vasco se enfrentam em Curitiba, em mais um jogo interessante da rodada. O Paraná, que já chegou a liderar o campeonato e caiu sensivelmente de rendimento, enfrenta o Vasco, que é a grande surpresa do campeonato e está na parte de cima da tabela. Os paranaenses esperam que o artilheiro do campeonato, Josiel, volte a balançar após um jejum de gols que já dura 6 jogos e os cariocas contam com a boa fase do atacante Leandro Amaral para sair de Curitiba com a vitória e a vice-liderança, caso o rival Botafogo tropece em Florianópolis. Certo favoritismo do Vasco, pela boa fase que vive.