sábado, 25 de agosto de 2007

Campeonatos Internacionais - Bundesliga e Eredivisie

Share |

Por Gabriel Seixas


A Bundesliga teve sua terceira rodada iniciada com um jogo importante para o momento da competição: O Hamburgo, vice-líder da Bundesliga e em igualdade de pontos com o Bayern München, líder da competição, visitou o Bochum, que somou 4 pontos em dois jogos, e ocupava a quinta colocação na tabela. Jogando com um homem a menos por boa parte do segundo tempo, o HSV não evitou a derrota e perdeu por 2 a 1.

Huub de Stevens, técnico do Hamburgo, não contava com três jogadores para o duelo: Juan Pablo Sorín, Collin Benjamin e Mário Fillinger, todos contundidos. A escalação da equipe foi a mesma daquela que venceu o Bayer Leverkusen, por 1x0, mantendo o 4-2-3-1 tradicional da equipe.

Já o Bochum contava com força máxima, e uma demonstração de superação incrível no decorrer da partida. Marcel Köller manteve o 4-3-1-2, com o artilheiro Tommy Bechmann na frente, tendo a companhia do útil Epalle. Além dos dois, Stanislav Sestak era outra peça fundamental na partida, e no próprio elenco do Bochum, homem de confiança de Köller.

O jogo começou morno, e a melhor oportunidade só veio surgir aos 35: Zidan, na entrada da área, disparou e a bola foi pra rede....do lado de fora. O Bochum, jogando nos erros do adversário, acabou marcando o gol inaugural da partida. Ele veio com Sestak, que não deu bobeira e tirou do alcance do goleiro Rost, até então invicto na meta do HSV nesta Bundesliga.

Porém, o segundo tempo pegou fogo. Voltando com a mesma formação inicial, as duas equipes faziam um jogo equilibrado, e muito preso no meio-campo. Ambas as equipes sofriam com a falta de criatividade dos seus principais jogadores, tanto Bechmann para o Bochum, quanto van der Vaart para o Hamburgo.

Stevens, então, resolveu mexer. Trocou o inoperante Trochowski para a entrada de Ben-Hatira, visando uma maior velocidade nos contra-ataques da equipe visitante. Só que, a situação que já estava complicada para o HSV, ficou pior ainda um minuto depois: Vincent Kompany, que se destacou nos dois jogos iniciais do Hamburgo, perdeu a cabeça e deu uma entrada violenta em Bechmann, o que resultou na sua expulsão (já que era o último homem do HSV no setor defensivo).

Com isso, o Bochum passou a ter tranquilidade para tocar a bola e cadenciar a partida. O panorama da partida não mudou com a entrada de Olic, tampouco com a de Paolo Guerrero, nas vagas do apagado Zidan e do cansado Romeo Castelen. Koller optou pela entrada de Mieciel no lugar de Bechmann, que já tinha cartão amarelo.

Aos 37 da segunda etapa, Koller resolve colocar Imhof no lugar de Zdebel. Uma alteração que parecia ser como todas as outras, mas que alterou o panorama da partida e tranqüilizou a equipe da casa. Em 19 segundos no campo, Imhof acerta um bom chute (após cobrança de lateral) e bota no ângulo, fazendo 2 a 0 Bochum.

No final da partida, aproveitando pênalti sofrido por Jarolim, van der Vaart cobrou e diminuiu o placar. Sem saber lidar com um homem a menos, o HSV perde a primeira na competição, e provavelmente, deve se distanciar do líder Bayern de Munique.


Já a Eredivisie teve apenas um jogo realizado: O Roda, recuperando-se do empate na primeira rodada contra o NEC Nijmegen, derrotou o Heracles em casa por 2 a 1, e agora soma 4 pontos na competição. Entretanto, o Heracles continua sem marcar nenhum ponto, já que perdeu para o todo poderoso PSV Eindhoven na primeira rodada da Eredivisie.

Não demorou muito para o Roda abriu o placar, com Roland Lamah, que marcou seu segundo gol na competição, logo aos 4 minutos. A partir daí, gols só no segundo tempo: Aos 31 minutos, Klavan empatou para a equipe visitante. 4 minutos depois, Pa Modou Kah marcou o segundo do Roda, dando a vitória a equipe da casa.