sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Fluminense vence Sport e continua sua ascensão no campeonato

Share |

Por Gabriel Seixas


O Fluminense visitou o Sport na Ilha do Retiro, e comprovando a sua boa campanha como visitante (4º colocado na classificação geral fora de casa), derrotou a equipe da casa e subiu 4 posições na tabela de classificação. Enquanto o Flu é o 8º colocado, o Sport amarga apenas a 13ª posição.

A equipe da casa, armada pelo contestado Geninho, atuou no 3-4-1-2. Os experientes Igor, César e Gustavo (ex-Corinthians) davam sustância a zaga, e de quebra, a equipe ainda contava com dois volantes fixos a frente dos zagueiros (Everton e Júnior Maranhão). Romerito era o encarregado de armar os contra-ataques do Leão, municiando os velozes e envolventes Da Silva e Carlinhos Bala. O lateral-direito Diogo era muito “tímido” em campo, talvez para não dar brecha em jogadas dos tricolores Thiago Neves e Júnior César por aquele lado. Já Bruno avançava constantemente, e Rafael não soube fazer proveito do espaço que o rubro-negro deixava.

Renato Gaúcho atendeu aos apelos da torcida e escalou o badalado Alex Dias no ataque, deixando o seu protegido Rodrigo Tiuí no banco. O 4-2-2-2 não teve a mesma eficiência de outrora, já que David e Thiago Neves eram marcados individualmente. Somália, centroavante da equipe, teve uma atuação nula, e já acumula dez jogos sem marcar um golzinho sequer.

O Fluminense teve o domínio inicial da partida, e Alex Dias perdeu uma boa oportunidade após jogada de Júnior César e Thiago Neves. O próprio Neves, em jogada individual, chutou com efeito e assustou o goleiro Magrão, aos 16 minutos.

Porém, o destaque da partida entraria em ação no vigésimo minuto da partida: Carlinhos Bala entrou na área após passe de Diogo e chutou forte, para boa defesa do contestado FH. Perto do final da partida, a melhor chance do jogo: Na única jogada em que o Fluminense conseguiu infiltrar a bola, David ficou cara-a-cara com Magrão e perdeu um gol incrível. A superioridade do tricolor era notória, mesmo jogando fora de seus domínios.

Logo no início da segunda etapa, o pecado do assistente de Carlos Eugênio Simon: Carlinhos Bala fez um gol magistral de bicicleta, sem chances para Fernando Henrique. Porém, o jogador estava impedido e o árbitro assistente não validou o gol.

Porém, os gols do Flu saíram com jogadores que entraram no segundo tempo: Cícero, em uma linda cabeçada aos 28 (entrou no lugar de David), e Rodrigo Tiuí, de perna direita aos 42 (entrou no lugar de Somália), fizeram os gols da vitória.

Fim de semana com jogos das Eliminatórias para a Euro/08

Share |
Por Saimon Nouh


Neste sábado 21 jogos movimentam mais uma rodada das Eliminatórias para a Eurocopa/08, que acontecerá na Suíça e na Áustria. Confira os jogos, horários e favoritos:


Grupo 1

15:15 Sérvia x Finlândia – As duas seleções estão na briga por uma vaga. A Sérvia precisa vencer para chegar ao G2, já a Finlândia se vencer pode assumir a liderança. Basta a Polônia tropeçar diante de Portugal.

17:00 Portugal x Polônia – Um grande jogo está previsto para amanhã. Portugal espera vencer e se recuperar de maus resultados conquistados anteriormente. A Polônia tenta manter a liderança.

Adiado: Azerbaijão x Armênia – As duas seleções não chegaram a um acordo de local para jogar. Assim a UEFA preferiu suspender o confronto de amanhã e o de quarta-feira também.

Grupo 2

11:00 Escócia x Lituânia – A Escócia é a favorita a vencer a seleção da Lituânia. Se a Escócia vencer, tira ou França ou Itália do G2. A Lituânia tenta terminar a frente de Geórgia e Ilhas Faroe.

12:00 Geórgia x Ucrânia – A Ucrânia se distanciou dos três primeiros colocados e agora espera se recuperar diante da Geórgia, que tem o perigoso atacante Shota Arveladze.

15:50 Itália x França – No melhor jogo da rodada, Itália e França revivem a final da Copa do Mundo de 2006. Os comandados de Raymond Domenech esperam repetir o que fizeram no primeiro turno: vitória por 3x1. Quem vencer termina a rodada na liderança.

Grupo 3

11:00 Hungria x Bósnia – O único objetivo da Hungria é atrapalhar a Bósnia, que sonha com uma vaga disputada entre Grécia, Turquia e Noruega.

14:30 Malta x Turquia – Os turcos não esperam dar o mesmo vexame que deram nas Eliminatórias para a Copa e esperam vencer a fraquíssima Malta.

15:00 Moldava x Noruega – Moldava sonha em sair do último lugar do grupo, mas não vai ser nada fácil vencer os vikings.

Grupo 4

15:15 San Marino x Republica Tcheca – No primeiro turno, os Tchecos enfiaram “apenas” 7x0. Agora, fora de casa esperam não dar bobeira e perder pontos como foi com País de Gales.

15:30 Eslováquia x Irlanda – Os Irlandeses fazem uma boa campanha e brigam de igual para igual com Alemães e Tchecos. Mas agora não podem vacilar contra a Eslováquia, que tenta encostar-se à Irlanda.

15:30 País de Gales x Alemanha – Os Galeses não tem mais seu principal jogador: Ryan Giggs, que se aposentou da seleção. A Alemanha espera vencer e colocar um pé na Suíça e na Áustria.

Grupo 5

12:00 Rússia x Macedônia – Um dos grupos mais equilibrados até agora. Quem perder pontos para seleções mais fracas, vai se complicar no final.

13:00 Inglaterra x Israel – Um jogaço na Inglaterra. As duas seleções brigam pelas vagas. Se a Inglaterra perder pode ficar 6 pontos atrás dos lideres e se complicar na chave.

15:30 Croácia x Estônia – Os Croatas não devem ter problemas nesse jogo e provavelmente seguem na liderança.

Grupo 6

13:15 Letônia x Irlanda do Norte – David Healy vai comandar a Irlanda em mais um jogo decisivo. Em caso de vitória, as chances de liderança são grandes.

15:30 Suécia x Dinamarca – A líder Suécia enfrenta a Dinamarca. Jogo complicado e sem favoritos e com tropeço Sueco, chance da zebra Irlanda chegar à liderança.

17:00 Islândia x Espanha – A Islândia joga para ficar a frente de Liechestein e Letônia. Já os Espanhóis querem entrar de qualquer jeito no G2.

Grupo 7

12:00 Luxemburgo x Eslovênia – Jogo fraco entre os piores do grupo. Próximo jogo, por favor.

13:00 Bielo-Rússia x Romênia – Os Romenos tem tudo para se firmar na liderança do Grupo 7. O time de Alexander Hleb quer apenas passar a Albânia.

15:30 Holanda x Bulgária – Os Holandeses com um jogo a menos, querem vencer os Búlgaros, ultrapassá-los e encostar na Romênia, líder da chave

Botafogo e Palmeiras empatam no Maracanã

Share |
Por Leonardo Martins

Na noite desta quinta (6), no Estádio do Maracanã, Palmeiras e Botafogo jogaram pelo fechamento da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo movimentado, as duas equipes empataram por 1 a 1 e ficaram fora da zona da Libertadores.

O jogo começou com o Botafogo em cima do Palmeiras. Dodô chutou uma bola na trave no começo de jogo, aliás, o atacante botafoguense errou vários gols durante a partida e foi vaiado pela pequena torcida que foi ao Maraca ontem. O Botafogo tinha o domínio do jogo, jogava no campo do time paulista, mas não traduzia esse domínio em gols, devido a má pontaria de seus atacantes. O Palmeiras, muito acuado em campo, não atacava o gol de Max. Enquanto o Botafogo não acertava o gol, o Palmeiras encaixou um contra-ataque e abriu o placar com Edmundo, aproveitando falha da zaga botafoguense, aos 41 minutos.

Após o intervalo, o Botafogo sentiu o gol, errou muitos passes e se abateu em campo, mas dominou o jogo. Dodô errava muitos gols e era vaiado pela 1ª vez pela torcida botafoguense. O Palmeiras melhorou com a entrada de Valdívia aos 16, mas quem conseguiu o gol foram os donos da casa. Aos 31 minutos Leandro Guerreiro empatou após rebote da zaga palmeirense. O gol de empate animou os botafoguenses que criaram chances para virar o jogo mas não acertou.

O empate fez com que as equipes ficassem fora da zona da Libertadores. O Botafogo em 5º com 39 pontos e o Palmeiras em 6º com 37 pontos. Na próxima rodada o Bota vai a Recife enfrentar o Náutico e o Palmeiras recebe o Goiás em São Paulo.

Paraná é derrotado pelo Náutico e segue a sina de não vencer em casa

Share |

Por Daniel Castro


Na Vila Capanema, a equipe paranista mais uma vez decepcionou sua torcida e foi derrotada para o Náutico, pelo placar de 4 a 2. O timbu começou bem a partida, principalmente com a dupla Ferreira e Acosta, que arruinaram o horroroso sistema defensivo do Paraná.
Logo aos 6 minutos o uruguaio fez 1 a 0 para a equipe pernambucana. Jogando muito mal, o Paraná só foi criar uma boa chance no fim do primeiro tempo, desperdiçada por Josiel.
Na segunda etapa a equipe da casa começou melhor, mas foi surpreendida pelo gol de Julio César, aos 17, após bela troca de passes entre Geraldo e Acosta. O Paraná ainda conseguiu diminuir com gol de cabeça de Beto, aos 33, mas logo o Náutico fez mais um, dessa vez com Geraldo, e de novo com participação de Acosta na jogada. Para fechar bem a partida, Marcelo Silva fez mais um, aos 41, e deu números finais a partida: Náutico 4 x 2 Paraná.

Pelo que mostraram, as duas equipes devem brigar para não cair mesmo. A diferença é que o Náutico ganha moral após uma boa partida, enquanto o Paraná segue descendo a ladeira.

Destaque positivo: Acosta. O uruguaio deitou e rolou na defesa do Paraná, participando de quase todos os gols da equipe. O técnico Roberto Fernandes também mexeu muito bem na equipe, fechando o time quando necessário, mas sem se retrancar. A entrada de Vagner Rosa, ainda no primeiro tempo, foi muito importante para a estrutura do meio-campo timbu.

Destaque negativo: Defesa paranista. Daniel Marques não é o mesmo que passou pelo Paraná em 2005, Negutte é muito atrapalhado, e Mussamba parecia não estar nas suas melhores condições físicas. Além disso os laterais ( Paulo Rodrigues e Léo Matos) abdicam da marcação em boa parte do jogo.

Na próxima rodada o Náutico enfrenta o Botafogo nos Aflitos enquanto o Paraná joga contra o Corinthians, na Vila Capanema novamente.

São Paulo sai de BH com 1 ponto na bagagem

Share |

Por Saimon Nouh


O são-paulino Tadeu, emprestado ao Juventude, fez o gol da vitória do time gaúcho sobre o vice-líder Cruzeiro e abriu caminho para o São Paulo disparar ainda mais na ponta do Campeonato Brasileiro. Mas quase que o time do Morumbi também vacila. A sorte paulista foi que Rogério Ceni salvou. O goleiro se adiantou em 99 cm na cobrança de pênalti de Coelho aos 45min do segundo tempo e assegurou o empate por 0 a 0 com o Atlético-MG, na noite desta quarta-feira, no estádio do Mineirão.

Agora com 51 pontos, a equipe do Morumbi está nove à frente do Cruzeiro, que segue com um jogo a menos em relação ao time paulista. O Atlético-MG, com 32 pontos, continua sem engrenar na competição e, depois de golear o Corinthians por 5 a 2, já soma dois jogos sem vencer - perdeu para o Atlético-PR domingo.


O primeiro tempo foi de pouca criatividade de ambos os lados. Sem força para passar pela defesa são-paulina, o Atlético-MG apostou nos contra-ataques. O São Paulo, por sua vez, finalizou mais. Mas sempre de fora da área. A melhor chance saiu dos pés de Jorge Wagner, que acertou cobrança de falta na trave aos 41min.

No segundo tempo, o jogo continuou morno, sem muitas chances de gol. Uma bola na trave de Souza, aos 16min, foi o primeiro lance de perigo da etapa. Embora a objetividade fosse dos paulistas, o Atlético-MG teve chance aos 29min, quando Thiago Feltri chutou forte de longe e viu Rogério Ceni defender em dois tempos.

A emoção ficou guardada para os minutos finais do confronto. Aos 44min, o volante Richarlyson fez pênalti em Danilinho. Na cobrança, aos 45min, Rogério Ceni defendeu o chute do lateral-direito Coelho, que tentou no rebote novamente e viu o camisa 1 do São Paulo fazer nova defesa.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG joga fora de casa. O adversário será o Figueirense, sábado, às 16h, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O São Paulo, por sua vez, segue longe do Morumbi. Encara o Vasco, no mesmo dia e horário, em São Januário, no Rio de Janeiro.


ATLÉTICO-MG Edson; Marcos, Vinicius e Leandro Almeida; Coelho, Xaves, Gérson, Danilinho e Thiago Feltri; Éder Luís e Vanderlei (Marinho) Técnico: Emerson Leão

SÃO PAULO Rogério Ceni; Breno, André Dias e Alex Silva (Fernando); Souza, Hernanes, Richarlyson, Leandro e Jorge Wagner; Dagoberto (Borges) e Aloísio (Diego Tardelli) Técnico: Muricy Ramalho

Local: estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG) Árbitro: Paulo Henrique de Godoy

Bezerra (SC) Auxiliares: Carlos Berkenbrock e Claudemir Maffessoni (ambos de SC) Cartões amarelos: Gérson (A), Souza (SP), Marcos (A), Richarlyson (SP), Breno (SP), Éder Luís (A).