quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Cruzeiro perde e se distancia da liderança

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite desta 4ª feira, Flamengo e Cruzeiro disputaram, no Maracanã, jogo adiado da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi um jogo em que o Flamengo dominou inteiro e venceu por 3 a 1, dando um pequeno alívio na situação dele no campeonato.

O Cruzeiro estava irreconhecível ontem, apresentando um futebol ruim, bem abaixo do que a equipe vem apresentando no campeonato. Isso foi no 1º tempo inteiro. Méritos também para a excelente marcação do Flamengo que jogava no 4-4-1-1, com 4 volantes no meio. Essa marcação foi determinante para a vitória flamenguista. O Cruzeiro esbarrava nesta marcação e em muitos erros de passes e não conseguia jogar. O Flamengo tomava a iniciativa do jogo, também se aproveitando da má atuação da defesa cruzeirense, perdida em campo, e criava chances, porém, não acertava o gol. Aos 27 minutos, o Flamengo abriu o placar com o lateral Leonardo Moura, que fez um golaço após o cruzamento de Souza e a ajeitada de cabeça de Toró e pegou de primeira. Após o gol, o Cruzeiro ficou mais perdido em campo e o Flamengo estava disposto a golear. Mas o 1º tempo terminou com um lucro para o Cruzeiro, porque o Flamengo havia criado muitas chances mas não havia as aproveitado.

No 2º tempo, o Cruzeiro melhorou, mas nada que mostrasse uma reação dentro da partida. Tirou o lateral Jonathan para colocar o volante Luiz Alberto, mas esta alteração não alterou nada no ritmo do jogo. O Flamengo continuava mandando no jogo e, quando a equipe cruzeirense parecia reagir dentro do jogo, fez o 2º gol aos 20 minutos, com Souza aproveitando cruzamento de Leonardo Moura e cabeceando para o gol. O Cruzeiro, após o 2º gol flamenguista, mexeu colocando os garotos Kerlon e Guilherme e a dupla ajudou no gol de honra dos cruzeirenses, aos 37, Kerlon deu um ótimo passe para Guilherme que chutou na saída de Bruno e dando esperanças de empate. Esperança que foi para longe com o 3º gol do Flamengo, marcado pelo ídolo da torcida, Obina, aproveitando um contra ataque mortal, aos 42 minutos. E o jogo acabou em uma noite excelente para o Flamengo e que é para ser esquecida para o Cruzeiro.
O resultado foi ótimo para o líder São Paulo que, agora com o mesmo número de jogos da equipe cruzeirense, mantém a vantagem de 9 pontos e deu um passe importantíssimo rumo ao título brasileiro. E o Flamengo se distanciou da zona de rebaixamento, na 14ª posição com 32 pontos. As duas equipes enfrentam seus maiores rivais no final de semana. O Flamengo enfrenta o Vasco e o Cruzeiro disputa o clássico contra o Galo. Os dois jogos no domingo.

Vasco vence Atlético e, sem maiores dificuldades, se classifica na Sul-Americana

Share |

Por Daniel Castro


Domínio carioca novamente

O Vasco venceu novamente o Atlético Paranaense, dessa vez por 2 a 0 (6 a 2 no placar agregado), e garantiu vaga para a próxima fase da Copa Sul-americana, onde enfrentará o Lanús, da Argentina.

A equipe carioca teve o domínio durante toda a partida, em um jogo onde o Atlético já entrou derrotado. Com as duas equipes poupando jogadores, a partida foi fraca tecnicamente, e os dois gols de Marcelinho só foram marcados no fim da partida. Aos 28 minutos, depois de jogada de Abuda e passe de Wagner Diniz, e aos 31, após lindo drible em Edno. A equipe ainda perdeu outras oportunidades contra a escancarada defesa atleticana, principalmente após a saída de Gustavo e de Roberto, que tinha como função marcar Marcelinho.

No Atlético, Netinho era a única alternativa de ataque, já que a dupla Marcelo e Dinei pouco apareceu contra a bem montada defesa vascaína (méritos de Celso Roth). Nem a entrada de Rogerinho mudou o panorama.

Contando com a boa movimentação principalmente pelo lado direito, o Vasco poderia ter saído de São Januário com um placar anda maior, mas jogou o suficiente para despachar o Atlético, carimbar o passaporte para próxima fase e ganhar confiança para o clássico de domingo, contra o Flamengo.

No outro jogo da noite, também válido pela competição, o Botafogo derrotou o Corinthians por 2 a 1. Lúcio Flávio e Dodô, de cabeça, marcaram para o Fogão, enquanto o artilheiro Finazzi diminuiu para o alvinegro paulista. Com a vitória por 3 a 1 na primeira partida (5 a 2 no agregado), o Botafogo passou para a próxima fase, e agora terá o River Plate pela frente. O primeiro jogo será no Engenhão, enquanto o segundo será disputado no Monumental de Nuñez.