sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Começa a caminhada para o Hexa

Share |
Por Leonardo Martins com colaboração de Gabriel Seixas e Saimon Nouh

Está aberta oficialmente a Copa do Mundo de 2010 com as Eliminatórias Sul-Americanas, serão 10 países disputando 4 vagas diretas para a Copa do Mundo de 2010 e uma vaga na repescagem contra um time da Concacaf. Serão 2 anos de muita disputa para ver quem vai a África do Sul. O Brasil começa neste domingo a caminhada para o hexacampeonato mundial contra a Colômbia fora de casa. O Blog Esporte é Vida está trazendo um especial com todas as seleções.

ARGENTINA

Nossos hermanos chegam a essa Eliminatória em um processo de renovação da equipe. Renovação que começou após o fiasco na final da Copa América, onde foram melhores na competição toda e chegaram na final como favoritos mas foram humilhados pela Seleção Brasileira por 3 a 0. O técnico Alfio Basile tem um ataque poderosíssimo, com Lionel Messi, Sérgio Aguero e Carlitos Tevez, três jogadores que são de fundamental importância em seus clubes e que prometem ser as sensações das Eliminatórias. Os argentinos também contam com a maestria de Riquelme, comandante do Boca campeão da Libertadores este ano, para comandar o meio argentino. A classificação para a Copa é dada como certa e deve ser sem sustos.

Time-base: Abbondanzieri; Zanetti, Gabi Milito, Demichelis e Heinze; Mascherano, Lucho Gonzalez, Maxi Rodríguez e Riquelme; Messi e Tevez
7
BOLÍVIA

Pensando no retorno a Copa após 16 anos, a Bolívia vem com um time jovem para tentar surpreender nas Eliminatórias, assim como fez em 94 quando foi a Copa pela última vez. Os bolivianos evoluíram nos últimos tempos, mas tem uma equipe fraca ainda. A Bolívia tem um trunfo natural que sempre a ajudou na história que é a altitude de 4 mil metros de La Paz e espera ajudar mais uma vez. A equipe conta com nomes conhecidos dos brasileiros como os atacantes Arce e Marcelo Moreno, que atuam em equipes do Brasil, Corinthians e Cruzeiro, respectivamente. O ataque boliviano é razoável mas do meio parta trás a Bolívia é fraca. Portanto, se quiserem a vaga na África tem que melhorar bastante.

Time Base: Galarza; Gatti Ribeiro, Suárez, Peña, Raldés; Gómez, Lima, Vaca, Campos; Moreno e Arce (Marcelo Moreno).


BRASIL
Nossa seleção começa a caminhada para o Hexa com um time que não é dos sonhos da torcida brasileira mas que vem obtendo resultados excelentes. Como o título da Copa América, na base do futebol de resultados. O técnico Dunga vai para a sua 1ª Eliminatória tentando mesclar este futebol de resultados com o jeito alegre de que sempre se espera do futebol brasileiro. O time conta com um trio que pode comandar o Brasil nestas Eliminatórias, estou falando de Kaká, Ronaldinho e Robinho, 3 jogadores com uma habilidade fantástica e que podem fazer a diferença a nosso favor. Dunga ainda tem dúvida no “Homem-gol”, os criticados Vagner Love e Afonso tem a confiança de Dunga mas não agradam a torcida. A vaga na Copa deve vir tranqüilamente.

Time Base: Júlio César; Maicon, Juan, Lúcio, Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro, Kaká, Ronaldinho, Robinho; Vagner Love (Afonso)

CHILE

A Seleção Chilena espera voltar aos bons tempos que era uma das forças futebolísticas do continente. Para isso, a Federação Chilena contratou o polêmico técnico argentino Marcelo Bielsa. O Chile vem de uma Copa América confusa, em que jogadores não comportaram e foram suspensos (dentre eles o ídolo palmeirense Valdívia). Quanto ao time, tem boas peças como o volante Maldonado, o meia Matias Fernández e o atacante Suazo, que são a esperança de retorno a Copa depois de 12 anos. A última aparição chilena em copas foi em 98 quando a dupla Salas e Zamorano fez sucesso. O Chile pode ir longe nas eliminatórias se conseguir encaixar a equipe, já que valores individuais o Chile tem e muitos.

Time Base: Bravo; Fuentes, Álvarez, Ponce e Vidal; Iturra, Maldonado, Jiménez, Mark González, Fernández; Suazo.

COLÔMBIA

Outra seleção que deu uma sumida no cenário futebolístico do continente foi a Colômbia. Os colombianos que foram sinônimo de futebol alegre nos anos 90, não tem conseguido bons resultados ultimamente. Estavam passando por um processo de renovação com a saídas do zagueiro Ivan Córdoba e do meia Grisales, figurinhas carimbadas do time colombiano. Agora os colombianos parece ter encontrado um bom time. Entre as peças do time colombiano estão figuras conhecidas de nosso país, como o lateral Bustos, do Grêmio, o excelente meia Ferreira, destaque do Atlético-PR no Brasileirão e os atacantes Rentería, ex-Inter e o atacante Falcão, esse a torcida do Botafogo tem arrepios quando ouve o nome dele, é que ele marcou 3 gols na fatídica partida em que o River Plate eliminou o clube brasileiro da Sul-Americana no mês passado. A meta da Colômbia é conseguir uma vaga na Copa de 2010 e pode aprontar com um time rápido e habilidoso.

Time Base: Zapata; Arizala, Zuñiga, Moreno e Mosquera; Castrillón, Anchico, Banguero e Ferreira; Perea (Rodallega) e Falcao García


EQUADOR

A surpresa das duas ultimas eliminatórias, onde conseguiu a vaga direta para as duas últimas copas, a seleção equatoriana. O Equador entra nestas eliminatórias com um time jovem mesclando alguns jogadores experientes, mas o time não está bem entrosado e o técnico equatoriano precisará trabalhar muito se quiser ir a 3ª copa seguida. O destaque da equipe é o meia Méndez que atua no PSV da Holanda. A meta do equador nestas eliminatórias é repetir a campanha das últimas eliminatórias e conseguir a vaga para a África do Sul.

Time Base: Elizaga; De La Cruz, Espinoza, Hurtado e Aguirre; Urrutia, Caicedo, Mendez e Valencia; Carlos Tenório e Borja

PARAGUAI

A seleção paraguaia tem brigado com os uruguaios para ver quem é a 3ª força do continente e tem conseguido melhores resultados. O Paraguai ficou conhecido como celeiro de jogadores defensivos de altíssimo nível, como Chilavert, Arce e Gamarra, mas essa fábrica de defensores se inverteu um pouco. A atual geração paraguaia tem ótimos jogadores no ataque, como Cabanas, Santa Cruz, Cardoso e Valdez, e tem uma defesa consistente. Não tem jogadores muito habilidosos como Brasil e Argentina, mas tem uma equipe consistente e muito boa no conjunto. A vaga para a África deve vir sem problemas.

Time Base: Villar; Bonet, Cáceres, Morel e Caniza; Barreto, Riveros, Santana, Salcedo; Cabañas, Cardozo

PERU

O Peru é um mero coadjuvante nas eliminatórias, tem uma equipe fraca e que vê em Pizarro sua esperança de ir longe nesta competição. Peru tem um ataque experiente internacionalmente, com Pizarro e Guerrero que atuam na Europa, em Chelsea e Hamburgo, respectivamente. Fora isso, os peruanos apresentam uma equipe longe daquela que os peruanos fizeram na década de 70, ganhando até uma Copa América. Se quiser sonhar com uma vaga na copa, o Peru precisa melhorar bastante.

Time Base: Butrón; Galliquio, Acasiete, Rodriguez e Vilchez; Haza, Quinteros, Vargas e Solano; Pizarro e Farfán (Guerrero)

URUGUAI

A velha garra uruguaia entra em campo nestas eliminatórias para voltar a ser grande, como foi antigamente. Time para isso os uruguaios tem, o Uruguai tem uma boa defesa, comandada pelo ex-ídolo são-paulino, Lugano, um meio consistente e um ataque de nível, comandado por Forlán. O que pode atrapalhar esta recuperação é a pressão da imprensa que tem atrapalhado o time. Pode brigar por uma vaga desde que jogue com tranqüilidade.

Time Base: Carini; Scotti, Lugano e Godín; Cristian Rodriguez, Gargano, Pablo García, Diego Pérez e Regueiro; Forlán e Abreu (Luis Suárez).

VENEZUELA

A antiga “saco de pancadas” do continente entra na competição para se afirmar como um time mediano e tem tudo para isso. A Venezuela aprendeu a jogar futebol e largou de ser “saco de pancadas” a muito tempo, conseguindo resultados importantes em competições. A última Copa América que os Venezuelanos sediaram foi um passo muito importante para essa melhora, popularizou o esporte. Quanto ao time, os venezuelanos apresentam bons nomes, como Rey, Mea Vialli e Arango, e que podem surpreender nas eliminatórias, conseguindo, quem sabe, uma vaga na Copa do mundo.

Time Base: Vega; Rey, Cichero, Rojas e Valenilla; Pérez, Mea Vitali, Moreno e Guerra; Maldonado e Arismendi