quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Colômbia vence Argentina e se fixa no grupo dos quatro melhores

Share |

Por Gabriel Seixas

No estádio El Campín, em Bogotá, a Colômbia venceu a Argentina de virada por 2 a 1, e além de quebrar a invencibilidade dos “hermanos”, também alcançou o grupo das 4 seleções que estariam garantidas na Copa de 2010. Os colombianos ocupam a quarta posição, com oito pontos, enquanto os argentinos são vice-líderes, com nove.

A Argentina, ainda no primeiro tempo, teve a expulsão de Carlitos Tévez, bastante infantil. Porém, Lionel Messi acalmou os ânimos e abriu o placar. Porém, jogadores colombianos que atuam no Brasil fariam a diferença no fim da partida...

O jogo

A Argentina, que vinha modificada em relação a equipe que venceu com tranqüilidade a Bolívia – Agüero ficou no banco, deixando a equipe um tanto mais cautelosa – começou melhor, e Tévez logo teve oportunidade para abrir o placar, mas chutou pra fora. A Colômbia apostava na velocidade da dupla formada por Tressor Moreno e Wason Rentería, e em alguns chutes perigosos de Rúben Dario Bustos, sobretudo nas cobranças de falta.

A partida pegou fogo aos 24 minutos, quando Tévez fez falta infantil em Bustos, dando-lhe um chute grosseiro, e foi expulso pelo severo Jorge Larrionda. A expulsão, que parecia aumentar a pressão colombiana, acabou resultando em uma melhora na equipe de Alfio Basile, que logo vibrou com o bonito gol de Lionel Messi, que driblou três adversários antes de finalizar. A Colômbia não conseguia penetrar pelo meio argentino, que estava bem postado e parecia tranqüilo quando as investidas de Jaime Castrillón e David Ferreira, este do Atlético-PR.

No segundo tempo, a Colômbia voltou melhor e logo levou perigo em chute cruzado de Tressor Moreno. Três minutos depois, o meia Torres, que havia entrado no segundo tempo, acertou um lindo chute no travessão. A Argentina respondeu com Messi, que cara-a-cara com Agustín Julio, chutou rente a trave.

O empate aconteceu apenas aos 17 minutos. Bustos cobrou falta precisa no ângulo, sem chances para Abbondanzieri, empatando a partida e furando pela primeira vez a retaguarda de Pato. A partir daí, o jogo ficou mais corrido e chances claras de gol foram surgindo: Para os hermanos, Messi concluiu a gol, mas o goleiro Julio defendeu parcialmente. No rebote, Esteban Cambiasso se embolou com a bola e desperdiçou a melhor oportunidade do gol da vitória. E já que “quem não faz, leva”, Rentería chutou em direção ao gol, mas Dayro Moreno (que atua no Atlético-PR) concluiu antes que a bola entrasse, marcando assim, o gol da vitória colombiana.

O principal destaque da Argentina ficou mesmo por conta de Lionel Messi, que a cada jogo reforça as suas chances de se tornar o melhor jogador do mundo, em briga direta com Kaká e Cristiano Ronaldo. Pela Colômbia, o lateral Bustos, apesar de ter feito uma partida apenas regular, contribuiu com um bonito gol de falta e apoiou bem, ajudando a Colômbia a somar mais três pontos, que serão fundamentais até o fim das eliminatórias – ou até mesmo a falta deles para a Argentina, que prejudicou-se com a expulsão de Tévez.

Paraguai passeia em Santiago e termina o ano na frente

Share |

Por Leonardo Martins


Em jogo que fechou o ano de 2007 nas Eliminatórias Sul-Americanas, em Santiago, Chile e Paraguai fizeram um bom jogo e os visitantes não tomaram conhecimento dos chilenos e da torcida que encheu o Estádio Nacional e fez 3 a 0. Os paraguaios terminaram o ano em 1º lugar nas eliminatórias.

O Chile até que começou um pouco melhor, mas o Paraguai acabou abrindo uma boa vantagem logo no primeiro tempo. Aos 24 minutos, o atacante Cabañas se aproveitou de falha da defesa chilena para abrir o marcador, tocando a bola por baixo do goleiro Bravo. E pouco antes do fim da primeira etapa, o zagueiro Paulo da Silva, após cobrança de escanteio, fez de cabeça o segundo gol.

No segundo tempo, aos 11, numa repetição do segundo gol, Paulo da Silva voltou a marcar de cabeça após cobrança de escanteio. Aos 26, a arbitragem ainda anulou erradamente o que seria o quarto gol paraguaio, marcado por Riveros. Revoltada nos últimos minutos da partida, a torcida chilena passou a gritar "olé" durante troca de passes dos paraguaios.

O Paraguai termina o ano de 2007 na liderança das Eliminatórias Sul-Americanas com 10 pontos enquanto os chilenos estão na 7ª colocação com 4 pontos. O Paraguai volta a jogar pelas Eliminatórias em junho de 2008 quando recebe o Brasil e o Chile vai a La Paz enfrentar a lanterna Bolívia.

Brasil vence Uruguai de virada

Share |

Por Saimon Nouh


Convocado às pressas para o lugar do machucado Afonso Alves, atacante do Heerenveen da Holanda, o atacante Luís Fabiano do Sevilla apareceu entre os titulares nesta quarta-feira no lugar de Vágner Love e salvou a seleção brasileira de vexame no estádio do Morumbi. O resultado faz o Brasil chegar ao terceiro lugar, atrás de Argentina e do novo líder, o Paraguai. A vitória brasileira sobre a celeste uruguaia evitou também que a seleção de Dunga fizesse o pior começo de eliminatórias desde que o formato passou a ser de todos contra todos. E mais: acabou com um jejum de oito anos sem vencer o Uruguai. Nos seis jogos anteriores, houve uma derrota e cinco empates. O último confronto havia sido pela Copa América, quando o Brasil venceu o Uruguai nos pênaltis.

Sem medo dos pentacampeões do mundo, os uruguaios foram para cima. Logo aos 7minutos de jogo, o lateral-direito Pereira chutou de longe e obrigou o goleiro Júlio César a fazer boa defesa. O camisa 1 do time do técnico Dunga, porém, não teve a mesma sorte no lance seguinte. Um minuto depois o mesmo Pereira roubou bola de Ronaldinho Gaúcho, avançou pela direita e cruzou. Júlio César apenas olhou a bola atravessar a grande área e chegar à cabeça de "El Loco" Abreu, que completou para o fundo do gol. Imediatamente, parte da torcida pediu o corintiano Felipe no gol ao invés de Julio César. A desvantagem no placar desestabilizou a seleção brasileira. Nervosos, os jogadores erraram passes demais e sequer chegaram com perigo ao gol defendido pelo veterano Carini. Foi assim aos 28 minutos, quando Júlio César espalmou chute de Gargano e Cristian Rodriguez completou para fora da pequena área. Mas o bandeira já havia marcado o impedimento. E aos 34 minutos, momento em que o lateral Pereira arriscou de da meia-lua e o goleiro brasileiro fez grande defesa. Essas boas defesas fizeram acabar os gritos que pediam Felipe no gol. Pelo menos Luís Fabiano acordou com a cobrança da torcida que vaiava, e aos 44 minutos recebeu na direita de Maicon e chutou cruzado para empatar. Carini falhou. Na comemoração, o atacante se ajoelhou em cima do escudo do São Paulo, seu ex-time.

Mantendo sua principal característica de poucas alterações, o técnico Dunga mandou a mesma equipe para o segundo tempo. E viu o mesmo cenário: seus jogadores completamente dominados pelos uruguaios. Sem o controle do meio-de-campo, então, ele optou por colocar Josué no lugar de Ronaldinho, vaiado, aos 15 minutos. A torcida não gostou e rapidamente iniciou o coro: "burro, burro, burro". O que Dunga tinha na cabeça em tirar um meia ofensivo para por um volante? Josué, no entanto, deu mais estabilidade ao setor de armação brasileiro. E logo a seleção teve boas chances. Em uma delas, aos 19 minutos, a bola sobrou para Gilberto na esquerda. O lateral chutou para o meio da área. A bola veio para Luis Fabiano. O atacante não perdoou e fez o segundo gol da seleção brasileira. Pouco depois do gol o Uruguai quase empatou em uma cabeçada perigosa de Abreu. Depois disso o Brasil segurou a bola e apenas esperou o fim do jogo.


Equador 5x0 Peru


O Peru foi a Quito e não quer voltar lá tão cedo. Os peruanos que conseguiram empatar com o Brasil levaram goleada de 5x1 e seguram a vice-lanterna das Eliminatórias. Logo no inicio Valter Ayoví de falta fez 1x0. Ainda no primeiro tempo mais dois gols equatorianos. Kaviedes e Mendez mataram o jogo. Na segunda etapa de novo Ayoví e de novo Mendez marcaram, aplicando 5x0. No fim do jogo o Peru conseguiu fazer seu gol de honra com Mendoza.

Venezuela 5x3 Bolívia


A Venezuela mostra que tem um time forte para brigar por uma vaga inédita na Copa. Mas quem saiu na frente foi à Bolívia com um gol de Marcelo Moreno, jogador do Cruzeiro. Um minuto depois Arismendi igualou o placar. A Bolívia voltou a ficar a frente com um gol de Arce, jogador do Corinthians. Mas novamente Arismendi empatou para a Venezuela. No segundo tempo a Bolívia ficou a frente de novo. O terceiro gol foi de Marcelo Moreno. Pouco tempo depois Guerra empatou pela terceira vez a partida. Aos 43 minutos o estádio de Sán Cristóbal foi ao delírio. Maldonado em falha grotesca do zagueiro e do goleiro virou o jogo. No gol o goleiro boliviano se machucou e o lateral esquerdo da Bolívia foi ao gol. Saída de bola da Bolívia, Maldonado viu o goleirão adiantado e marcou um golaço. Fim de jogo, 5x3.

Vai começar o II Campeonato Brasileiro de Futebol Sub-20

Share |
Por Matheus Mandy

Competição será realizada no Rio Grande do Sul

Foram sorteados ontem, os grupos do Campeonato Brasileiro de Futebol Sub20. Confira abaixo os grupos da competição.

Grupo 1
Internacional/RS
Palmeiras/SP
Flamengo/RJ
Náutico/PE
Paulista/SP

Grupo 2
Grêmio/RS
Corinthians/SP
Fluminense/RJ
Goiás/GO
Paraná/PR

Grupo 3
Cruzeiro/MG
Vasco/RJ
Atlético/PR
Figueirense/SC
América/RN

Grupo 4
Santos/SP
Botafogo/RJ
Atlético/MG
Juventude/RS
Coritiba/PR

A competição se inicia no dia 3 de dezembro no estado do Rio Grande do Sul, na última edição o Internacional foi campeão, goleando o Grêmio por 4 a 0.