sábado, 1 de dezembro de 2007

Brasileirão – Preview da última rodada

Share |

Foto: GloboEsporte.com


Por Gabriel Seixas


A uma rodada do fim, o Campeonato Brasileiro reserva para domingo brigas emocionantes referentes a uma vaga na Libertadores e os outros dois clubes rebaixados à Série B do ano que vem, sem contar as outras seis vagas para a Copa Sul-Americana. O São Paulo, campeão brasileiro, além de Santos e Flamengo, estão garantidos na maior competição das Américas. Por outro lado, Juventude e América-RN não têm motivo algum para comemorar, pois já estão rebaixados a segundona. Confira o balanço da rodada final:

16:00 Atlético-PR x São Paulo-SP

Ainda lutando por uma vaga na Copa Sul-Americana, o Atlético-PR recebe o São Paulo, na Arena da Baixada. O clube paulista, sem pretensão alguma na competição, não deve oferecer muito perigo ao time paranaense, que não conta com o suspenso Alex Mineiro – com isso, Marcelo Ramos forma a dupla de ataque com Taílson. Para garantir uma vaga na competição sul-americana, os paranaenses precisam torcer para que dois rivais pela vaga percam ou empatem seus jogos, e é claro, vencer o tricolor.
Palpite: Atlético-PR 1x0 São Paulo

16:00 Santos-SP x Fluminense-RJ

Na Vila Belmiro, Santos e Fluminense fazem o jogo dos “descompromissados” na rodada. Com suas vagas asseguradas na Libertadores, o único alento é o possível vice-campeonato para o time paulista, que seria o quinto na história. A novidade também é a despedida de Antônio Carlos do futebol, que formará dupla de zaga com Adaílton.
Palpite: Santos 3x2 Fluminense

16:00 Náutico-PE x Flamengo-RJ

Náutico e Flamengo também entrarão em campo em clima de “amistoso” amanhã, nos Aflitos. A equipe pernambucana não pode mais ser rebaixada e não tem chances matemáticas de se garantir na Copa Sul-Americana. Portanto, o único atrativo fica por conta de Beto Acosta, que duela com Josiel pela artilharia do campeonato. Já o Flamengo quer garantir vaga entre os três primeiros do campeonato, para não ter a necessidade de disputar a Pré-Libertadores.
Palpite: Náutico 2x1 Flamengo

16:00 Juventude-RS x Sport-PE

No Alfredo Jaconi, o Juventude recebe o pernambucano Sport para fazer sua despedida na Série A, já que não pode mais evitar o rebaixamento. Sob comando de Beto Almeida (que também se despede do alviverde), a equipe duelará contra uma outra equipe que ainda tem um alento na competição: Uma vaga na Copa Sul-Americana. Para chegar lá, basta o Sport vencer, sem a necessidade de torcer contra outros resultados.
Palpite: Juventude 0x2 Sport

16:00 Botafogo-RJ x Figueirense-SC

Botafogo e Figueirense entram em campo, no Engenhão, com um mesmo objetivo: Garantir vaga na Sul-Americana. Para isso, basta o Botafogo empatar contra a equipe catarinense – e mesmo perdendo, ainda tem boas chances de chegar lá. A situação do Figueira é um pouco mais complicada, já que precisa vencer a qualquer custo para não depender de outros resultados. Pelo lado do Figueira, Asprilla (ex-Botafogo) e Otacílio neto são os desfalques. No Bota, as baixas são o goleiro Roger (que teve seu contrato rescindido) e o volante Leandro Guerreiro.
Palpite: Botafogo 2x2 Figueirense

16:00 Cruzeiro-MG x América-RN

Ainda lutando por uma vaga na Libertadores, o Cruzeiro recebe o já rebaixado América de Natal, no Mineirão. Para isso, Dorival Júnior conta com os retornos de Thiago Martinelli e Charles, além da indefinida dupla de ataque: Uma vaga já é de Alecsandro. A outra será disputada entre o boliviano Marcelo Moreno – que larga na frente – e o experiente Roni. Já o América vai de time reserva para o confronto, priorizando a Copa RN, onde está na final.
Palpite: Cruzeiro 2x0 América-RN

16:00 Palmeiras-SP x Atlético-MG

O inconstante Palmeiras, que luta por uma vaga na Libertadores recebe o Atlético-MG, que briga por uma das seis vagas restantes a Sul-Americana. Para se garantir na maior competição das Américas, o alviverde depende apenas de si contra o Galo, que também só depende de suas forças para chegar a Sul-Americana. O Palmeiras é 4º com 58 pontos, enquanto o Atlético é 10º com 52, e pode ajudar o Cruzeiro, maior rival, a chegar a Libertadores. Pierre, Valdívia e Dininho são os desfalques do Verdão, que também não contará com Caio, barrado. Com isso, Paulo Sérgio, David, Deyvid e Luiz Henrique ganham espaço entre os titulares.
Palpite: Palmeiras 1x0 Atlético-MG

16:00 Grêmio-RS x Corinthians-SP

Grêmio e Corinthians protagonizam o melhor jogo da rodada amanhã, no Olímpico. O tricolor gaúcho ainda tem remotas chances de chegar a Libertadores. Para chegar lá, precisa torcer para que Palmeiras e Cruzeiro não vençam, e é claro, derrotar o Corinthians. Já o alvinegro conta com a mística da torcida para fugir do rebaixamento, e acima de tudo, com uma vitória sobre o Grêmio, já que o time depende apenas de suas forças. No Grêmio, Tcheco e Eduardo Costa retornam a equipe titular, enquanto pelo Corinthians, Wilson substitui Bruno Bonfim.
Palpite: Grêmio 1x2 Corinthians

16:00 Goiás-GO x Internacional-RS

No Serra Dourada, o Goiás joga as suas últimas fichas para escapar da segundona contra o Internacional. Por sua vez, os colorados prometem não facilitar o jogo, mesmo tendo vaga assegurada na Copa Sul-Americana e não poder mais chegar a Libertadores. Os goianos, provavelmente, terão um desfalque importantíssimo: Paulo Baier, destaque do time, pode desfalcar os esmeraldinos por uma contusão de última hora. Caso não jogue, Wendel entra em seu lugar.
Palpite: Goiás 2x1 Internacional

16:00 Vasco-RJ x Paraná-PR

Em São Januário, o Vasco encara seu último desafio para se garantir na Sul-Americana, e recebe o desesperado Paraná, que ainda luta contra o rebaixamento. Os cruzmaltinos garantem que não facilitarão para os paranaenses, e só dependem de si para se garantirem na competição almejada. Já a situação do Paraná é delicadíssima: Além de vencer o Vasco, precisa torcer para que Goiás e Corinthians não vençam, assim se livrando se vez do risco de cair para a Série B. Josiel desponta como a principal esperança de gols dos tricolores – ele é o artilheiro da competição -, enquanto Leandro Amaral é o “cara” dos cruzmaltinos.
Palpite: Vasco 3x1 Paraná