quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Brasil vence a Irlanda em Dublin

Share |

Por Leonardo Martins


Na tarde desta quarta-feira, em mais um amistoso da seleção brasileira, na cidade de Dublin, capital da Irlanda. O Brasil enfrentou a seleção da casa, cheio de caras novas e venceu por 1 a 0, quebrando o tabu de nunca ter vencido os irlandeses em Dublin.

O Brasil entrou em campo com muitas caras novas, Léo Moura e Richarlyson foram os laterais que estrearam. Sem contar com Kaká e Ronaldinho, a única estrela que foi a Dublin foi Robinho. Com Robinho, o Brasil criou a 1ª chance clara de gol em um cruzamento de Diego. O Brasil não criava muitas chances mas tinha uma maior posse de bola. A Irlanda só assustava em cruzamentos mas Júlio César estava sempre atento. O Brasil voltou ao ataque com Diego que chutou com perigo. O Brasil criou mais duas chances no final do 1º tempo, mas Josué e Luís Fabiano não aproveitaram.

O panorama do jogo não se alterou muito no 2º tempo. O Brasil só chegou aos 16 minutos com Luís Fabiano que exigiu uma ótima defesa de Given. Pouco depois foi a vez de Júlio Batista assustar o gol irlandês, mas passou longe. A Irlanda assustou com Duff que exigiu uma ótima defesa de Júlio César, aos 19. Dois minutos mais tarde, o Brasil chegou ao gol da vitória. Em um ótimo contra-ataque, Diego passou para Robinho na entrada da área e chutou sem chances para Given. O técnico Dunga começou a testar opções para a seleção olímpica, como os volantes Lucas e Andrerson e o atacante Rafael Sóbis, mas o jogo continuou morno, com poucas chances criadas. O jogo terminou mesmo com a vitória do Brasil por 1 a 0.

O Brasil volta a disputar um amistoso no dia 26 de março quando enfrenta a Suécia em Londres.

Vasco vence Friburguense e já coloca o pé nas semifinais.

Share |

Por Gabriela Ávila


O Vasco encarou o Friburguense em casa pela 6ª rodada do campeonato carioca. O time vascaíno começou como de costume. Apesar de confuso e errar passes com facilidade, o Vasco chegava ao ataque adversário graças aos erros do mesmo. Porém, como também é de costume, o time cruzmaltino era infeliz nas finalizações e por ai seguia. O time do friburguense se limitava a defender-se e tentar o ataque em não raras situações de erros da defesa ou do meio de campo adversário.

Logo no início da primeira etapa, Alan Kardec perde uma incrível oportunidade de gol concedida pela bobeada da zaga adversária. O atacante entra livre cara a cara com o goleiro Adriano e erra a finalização. Como essa, houveram muitas outras oportunidades de gol perdidas por Alan Kardec. E a partida prosseguia com erros inacreditáveis de finalização do time cruzmaltino.

Aos 29 minutos, Everton do Friburguense é expulso. O que devia facilitar a vida da equipe vascaína mal era notado no campo. Apesar da superioridade do time da casa, o Friburguense conseguiu segurar o resultado até o final do primeiro tempo com não muita dificuldade.

No início da segunda etapa, Abuda, que era cotado durante toda a semana para titular na vaga de Alan Kardec (o que motivou um desentendimento entre o presidente cruzmaltino Eurico e o então técnico Romário. Romário teria escalado Abuda no lugar de Alan Kardec para o jogo. O presidente pediu então que Alan Kardec pudesse jogar e, não satisfeito com a decisão da presidência, Romário se desligou do time da Colina.) entra no lugar de Beto. Mas à frente seriam substituídos Leandro Bonfim e Alex Teixeira por Andrade e Bruno Meneghel, respectivamente. A entrada de Abuda deu ao time vascaíno uma movimentação diferente pela lateral esquerda do campo. Foi numa dessas jogadas, aos 18 minutos, que Calisto sofre pênalti e Moraes cobra com perfeição abrindo o placar para o time da casa: Vasco 1x0 Friburguense.

Depois, aos 22 minutos o time amplia, novamente pela esquerda, com um belo chute de Calisto que resultou no belíssimo gol Vascaíno: Vasco 2x0.

O Friburguense não se entregou e aos 30 minutos teve sua chance de diminuir. Cassiano foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Guido cobrou, mas o goleiro Roberto (que entrou como titular dessa partida graças a uma lesão sofrida por Tiago) defendeu.


E assim terminou o jogo, com uma confusão no time, a vitória do Vasco e a saída de Romário, anunciada pelo mesmo. Ao final da partida, o presidente Eurico Miranda deu entrevista coletiva para esclarecer o problema q houve entre ele e Romário.

O Vasco agora pega o Cabofriense pela última rodada do Campeonato Carioca, onde precisa apenas empatar para garantir vaga para as semifinais. Já o Friburguense pega o Resende sem chances de classificação.

Cruzeiro ganha no Paraguai e se classifica para a fase de grupos

Share |

Por Leonardo Martins


O Brasil tem 5 representantes na fase de grupos da Copa Libertadores, o último que se classificou foi o Cruzeiro, que na noite desta quarta-feira, disputou o 2° jogo da Pré-Libertadores contra o Cerro Porteño no estádio Defensores Del Chaco em Assunção. Foi uma partida confusa e que terminou antes do tempo, mas a equipe Azul garantiu a vaga com uma boa vitória por 3 a 2 e ganha moral para o restante da competição.

O técnico Adilson Batista surpreendeu na escalação ao colocar o meia-atacante Leandro Domingues no lugar de Guilherme, que foi mal na 1ª partida. O Cruzeiro começou o jogo em cima dos paraguaios, marcando no campo do Cerro e indo ao ataque. Essa pressão inicial logo deu certo, aos 6 minutos, Jadilson cruza para o zagueiro Thiago Heleno, que de letra, mandou para o fundo das redes e tranqüilizando as coisas para a equipe brasileira.

O Cerro agora precisava marcar 3 gols para levar aos pênaltis e acordou no jogo, mas a equipe paraguaia errava muito na defesa dando 2 chances ao Cruzeiro para ampliar o placar, mas Wagner e Leandro Domingues não aproveitaram. O Cruzeiro recuou e deu espaço ao Cerro para atacar, mas o desespero do time paraguaio não assustava o gol de Fábio. Os paraguaios foram para frente e deram espaço para o time azul contra-atacar, com muita velocidade e, praticamente, com 3 atacantes, Wagner, Marcelo Moreno e Leandro Domingues, levava perigo ao gol paraguaio. Mas no final do 1° tempo, o Cruzeiro cedeu o gol de empate ao Cerro, Alvarez entrou dentro da defesa azul e chutou na saída de Fábio, dando alguma esperança de virada aos paraguaios, 1 a 1 no final do 1° tempo. A torcida, já furiosa começou a atirar pedras e garrafas no campo, que no futuro determinaria o fim do jogo, mas essa história fica para depois.

No intervalo, o técnico cruzeirense tirou Leandro Domingues e colocou Fernandinho. Assim como na 1ª etapa, o Cruzeiro fez o gol de desempate. Em uma boa trama do lado esquerdo, Ramires foi derrubado na área pelo goleiro Barreto e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Marcelo Moreno bateu bem e, praticamente, garantiu a vaga ao time azul, aos 5 minutos. A pressão azul continuou e o time chegou ao 3° gol, aos 12 minutos, Ramires chutou na saída de Barreto e marcou seu 3° gol na Libertadores. O Cerro ainda diminuiu novamente com Alvarez, aos 19 minutos.

Mesmo com o gol, a torcida paraguaia continuara jogando pedras e garrafas em campo, o que tornou a partida impraticável. Aos 24 minutos, o juiz chileno Carlos Chandia acabou o jogo temendo pela integridade física dos jogadores. Final de jogo em Assunção: vitória cruzeirense por 3 a 2 e a vaga garantida na fase de grupos.

O Cruzeiro, com essa vitória, está no grupo 1 juntamente com Real Potosí da Bolívia, San Lorenzo da Argentina e Caracas da Venezuela. O time azul volta a jogar pela Libertadores na próxima quarta-feira quando recebe o Real Potosí no Mineirão.