sexta-feira, 28 de março de 2008

Gaúchão – 2ª fase

Share |

Por Terry Stadtlober


A segunda fase do campeonato gaúcho terá início nesse final de semana com os seguintes confrontos:

Ulbra x Internacional
Juventude x Grêmio
Sapucaiense x Inter – SM
São José x Caxias

Como era de se esperar, a dupla grenal confirmou o favoritismo e sobrou nessa primeira fase do certame regional. O Grêmio terminou na liderança do grupo 1, enquanto que o Internacional acabou essa primeira fase como primeiro colocado no grupo 2, com quatro pontos atrás do arqui-rival na classificação geral. O time que terminar como o maior número de pontos até os jogos finais do campeonato terá a vantagem de jogar a segunda partida da final no seu estádio.
Os confrontos prometem ser muito emocionantes nessa segunda fase do campeonato gaúcho, uma vez que as equipes prometem muita determinação em busca de uma classificação para as semifinais do certame.

Sapucaiense e Inter – SM prometem fazer um jogo muito disputado, uma vez que são duas boas surpresas nesse campeonato gaúcho. Enquanto que a Sapucaiense debutou na primeira divisão do campeonato, sendo uma equipe de poucos recursos, que carece até mesmo de um estádio, mas que pela bela organização da comissão técnica montou um time competitivo, o Inter – SM foi, sem dúvida alguma, a maior surpresa do certame regional, graças a um ótimo trabalho da diretoria, que contratou um técnico capacitado e jogadores qualificados e profissionais, com satisfatório comportamento extra-campo e salários em dia. Ponto pra competente diretoria de Santa Maria que é responsável direta pela excelente campanha do time.
Palpite: Inter – SM

A partida entre São José e Caxias acredito que será um confronto equilibrado, mas com vantagem para a equipe de Caxias do Sul, que mostrou ao longo do campeonato ter um time mais qualificado e regular que o “Zequinha”, além de possuir mais tradição no campeonato gaúcho. A estrela do time do São José que pode surpreender trata-se do ponteiro Fabiano, ídolo colorado nos anos 90, que inclusive marcou um golaço nessa última rodada, em que supreendentemente o São José venceu o Juventude em Caxias do Sul por 2 a 1.
Palpite: Caxias

O Internacional enfrenta a ULBRA em um confronto em que figura como amplo favorito. A equipe colorada tem uma qualidade técnica infinitamente superior ao time de Canoas e, salvo grande zebra, deve passar de fase sem grandes dificuldades. Partida esta, que deve marcar o retorno de Nilmar ao time do Internacional depois de 3 meses lesionado. A surpresa maior é que no retrospecto geral de confronto entre essas duas equipes, o time de Canoas leva vantagem sobre o colorado, sendo que inclusive ano passado venceu as duas partidas que disputou contra o Internacional. Abre o olho, colorado!
Palpite: Internacional

Sem dúvida o confronto mais badalado dessa fase do campeonato gaúcho é entre Juventude e Grêmio. O tricolor mostrou ao longo do campeonato que possui uma equipe bem superior à de Caxias e que deve mesmo passar de fase. O Juventude possui um time irregular, com altos e baixos, enquanto que o Grêmio apresenta um time organizado e bem comandado pelo técnico Celso Roth. Dos lados do Beira Rio iniciaram as provocações emanadas pelo goleiro Clemer e pelo técnico Abel Braga, que sorriram ironicamente quando indagados a respeito do confronto, eis que a grande maioria das vezes o time de Caxias perde para o tricolor gaúcho, mas complica a vida dos colorados. Será que o Juventude tem condições de eliminar o tricolor gaúcho do campeonato e provar que não é “filial” do Grêmio, como afirmam alguns torcedores do Internacional? Acredito que ainda não será dessa vez, pois time por time, o Grêmio é infinitamente superior.
Palpite: Grêmio