sexta-feira, 18 de abril de 2008

Fluminense vence e pode ficar em 1° lugar geral

Share |

Por Leonardo Martins

Na noite de ontem, no Maracanã, o Fluminense recebeu os equatorianos da LDU em confronto direto pelo 1º lugar da chave 8 da Copa Libertadores. Os brasileiros fizeram bem o papel de mandante e venceram pelo placar mínimo, podendo assegurar o 1º lugar geral nesta fase da Libertadores, o que daria boas vantagens nas fases seguintes.

O Flu começou na pressão, só que a falta de um atacante de ofício atrapalhava nas finalizações. Mesmo assim, o tricolor criou boas chances. Aos 4 minutos, Conca acertou a trave de Viteri em uma cabeçada. A LDU respondeu aos 18 minutos com Larrea chutando com perigo. Mesmo com esse ataque dos equatorianos, a equipe brasileira continuou na pressão, explorando as boas chegadas de Junior César pela esquerda. E foi com uma jogada dele que o Fluminense abriu o placar. Aos 30 minutos, o lateral cruzou da esquerda e Cícero subiu mais que a zaga equatoriana para fazer o gol. Aos 38, o Flu perdeu mais uma chance de fazer o segundo gol. Junior Cesar tocou para David, que inteligentemente devolveu para o lateral. Mas, na conclusão, o baixinho da camisa 6 tentou enfeitar e perdeu o gol na frente de Viteri. Quando parecia que o Tricolor ampliaria, foi a LDU que assustou, nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 43 minutos, Araújo chutou da entrada da área, com categoria, mas Fernando Henrique se esticou todo e mandou para a linha de fundo, tranqüilizando a torcida tricolor.

A segunda etapa começou no mesmo ritmo da primeira, com o Fluminense partindo para cima a fim de ficar mais perto do primeiro lugar geral da fase de classificação da Libertadores. Aos quatro minutos, Ygor mandou a bola para a área equatoriana, a zaga afastou mal e Tartá quase marcou. O Flu seguiu pressionando, mas sem levar perigo real a Viteri. Apenas aos 14, após boa jogada de David, é que o goleiro teve de trabalhar bem, num chute de Tartá, da marca do pênalti, que o camisa 1 da LDU defendeu com firmeza. Aos 17, Cícero mostrou a falta que um atacante de ofício faz a um time de futebol. O volante, que está improvisado na frente, recebeu livre pela direita e invadiu a área equatoriana, mas na hora do arremate se enrolou com a bola e perdeu a chance de ampliar. Aos 21 minutos, o técnico Renato Gaúcho fez sua primeira alteração na equipe, tirando David, que fazia uma boa partida, para colocar Maurício. Nove minutos depois, o Tricolor criou mais uma boa chance. Tartá avançou pela esquerda, deu belo drible em Camacho e foi derrubado. Na cobrança da falta, Cícero obrigou Viteri a fazer grande defesa. O volante Ygor, que tem alternado boas e más atuações com a camisa tricolor, protagonizou um dos melhores lances da partida aos 36 minutos. O jogador fez fila na entrada da área equatoriana e chutou rasteiro, mas o goleiro da LDU se esticou todo e evitou o golaço do volante, que seria o seu primeiro pelo clube.

O Flu pode terminar a fase em 1º lugar geral, o que daria a vantagem de decidir todas os confrontos em casa, para isso, os tricolores tem que torcer para Atlas do México e Flamengo não goleiem seus jogos.

Copa do Brasil – 1ª semana das oitavas-de-final

Share |

Nesta quarta-feira foi aberta a fase de oitavas-de-final da Copa do Brasil. Só o Botafogo dos visitantes que conseguiu empatar. Foram 5 jogos que agitaram a competição.

Paraná-PR 2x0 Internacional-RS – Por Terry Stadtlober

Sem desmerecer a excelente vitória obtida pela equipe do Paraná, tal fato deveu-se muito mais em virtude da lambança criada pelo técnico do Internacional Abel Braga do que propriamente às virtudes da equipe paranista. Abel escalou o time colorado com a mesma formação que havia vencido o Caxias no Estádio Centenário, com uma única alteração: o ingresso de Roger no lugar de Fernandao, lesionado. Bonamigo, por sua vez, povoou o meio de campo e com isso, conseguiu obter mais volume de jogo, apesar de o primeiro tempo de partida ter terminado 0 a 0, de forma justa, pois ambas as equipes produziram muito pouco em termos de ataque.

O Internacional, equipe reconhecida pela enorme capacidade de seu poder ofensivo, praticamente não criou chances de gol, motivo pelo qual Iarley e Nilmar foram atacantes improdutivos. Mais improdutivo ainda foi o meia Roger, totalmente apagado no jogo, e o craque Alex, até então o melhor jogador do Internacional no ano de 2008. O motivo? Simples. Abel Braga escalou o meia esquerda Alex na direita e o meia direita Roger na esquerda de ataque. O resultado foram dois jogadores totalmente perdidos em suas funções, sem produzir absolutamente nada, e um ataque desmuniciado de chances de gol.

No início do segundo tempo veio logo o castigo anunciado: o estreante Ângelo, que retornava ao time do Paraná depois de um período na Europa, cobra uma falta no meio do gol, o goleiro Clemer tropeça no gramado molhado da Vila Capanema e aceita o frango. O Paraná continuou melhor no jogo e o Internacional sem criar chance alguma de gol, motivo pelo qual o técnico colorado resolve mexer na equipe. Quando todos achavam que era impossível ficar pior do que estava, anunciou-se o desastre logo que foram realizadas as substituições de Abel Braga: Gil entra no lugar de Nilmar para compor o lado esquerdo de ataque e o jovem meia Tales ingressa no lugar do lateral direito Bustus. A desorganização se tornou tão absurda que Roger foi deslocado para a lateral direita, local este, que sem marcação alguma, a equipe paranista deitou e rolou até conseguir o seu segundo gol, marcado por Fábio Luís e liquidar com a fatura. A pergunta que fica é se o Internacional terá chances de reverter em Porto Alegre ou o Paraná já pode pensar no próximo adversário da Copa do Brasil?

Vasco-RJ 1x0 Criciúma-SC – Por Matheus Mandy
Gol no fim garante vitória

O Vasco encarou o Criciúma em São Januário, e saiu com tudo para tentar conquistar a vitória. Logo no início do jogo, Allan Kardec perdeu gol feito, o Criciúma respondeu em boa jogada do atacante Jean Koral mas Tiago, fez boa defesa. Depois o primeiro tempo ficou morno e apenas no fim com um chute de Pablo a torcida se empolgou, mas a bola foi para fora.

No segundo tempo, o Criciúma perdeu Luís André expulso logo no início e deixou espaços para o Vasco atacar. A partir daí, apareceu o goleiro Zé Carlos. Edmundo que entrou no segundo tempo, bateu falta e Zé Carlos fez grande defesa. O Vasco assustava sempre pelas laterais com Wagner Diniz e Pablo. Em uma das descidas, Wagner Dinis cruzou e Allan Kardec para variar desperdiçou boa oportunidade. Jean ainda perdeu boa chance, defendida por Zé Carlos.Aos trinta e sete minutos do segundo, Wagner Diniz foi derrubado por Marcelo Rosa dentro da área e o juiz marcou pênalti. Edmundo bateu e converteu fazendo o único gol do jogo.

As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima semana no Heriberto Hülse, em Criciúma-SC. O Vasco joga pelo empate para avançar.

Portuguesa-SP 1x1 Botafogo-RJ – Por Matheus Mandy
Bom empate para os visitantes

Mesmo de olho na final da Taça Rio domingo, o Botafogo entrou com dez titulares para a partida contra Portuguesa no Canindé. Com Wellington Paulista marcando para os visitantes e Christian empatando o jogo, as equipes ficaram empatadas para a partida de volta.

O jogo começou de forma truncada, com ambas as equipes errando muitos passes. A primeira chance de perigo, foi da Portuguesa. Após bola alçada na área por Rogério, Christian testou e a bola passou perto da meta de Castillo. Não demorou muito para o Botafogo, dar uma resposta. André Luís bateu falta com violência e o goleiro lusitano defendeu.No final da primeira etapa, após chute de Bruno Recife e rebote de Castillo, Christian em posição irregular tocou para as redes e o gol foi bem anulado.

Após o término do primeiro tempo, o clima esquentou entre Christian e Castillo, mas a arbitragem e os demais jogadores apaziguaram os ânimos.

No segundo tempo, o jogo não foi muito diferente. Com muitos erros de passes, as duas equipes pouco criavam e tentavam marcar chutando de fora da área. Em um desses chutes, a bola sobrou para o atacante Wellington Paulista que tocou para o gol e abriu o placar para os alvinegros. Logo depois, André Luís bateu falta com violência e assustou o goleiro adversário.

Aos trinta minutos, após bola alçada por Patrício, Christian tocou de cabeça e empatou a partida para os paulistas. Após o empate, a Portuguesa começou a pressionar e Diogo marcou em posição irregular, novamente a arbitragem acertou na anulação do gol. No final da partida a Portuguesa tentou com Miltinho, mas a bola foi para a fora e o Botafogo teve oportunidade desperdiçada por Lúcio Flávio batendo bisonhamente uma falta.

As equipes se enfrentam novamente na próxima quarta-feira a tarde no Engenhão. O Botafogo pode empatar sem gols que se garante nas quartas de final.

São Caetano-SP 2x1 Atlético-GO – Por Leonardo Martins

Em Ribeirão Preto, o São Caetano recebeu o Atlético Goianiense e venceu por 2 a 1, abrindo pequena vantagem para a partida de volta. O Azulão joga por um empate para chegar as quartas-de-final da competição. Os paulistas abriram 2 a 0 no primeiro tempo com Luan e Rafinha. Os goianos diminuíram na 2ª etapa com Juninho. O Dragão teve a chance de empatar, mas o goleiro Márcio bateu um pênalti para fora.

Goiás-GO 3x1 Corinthians-SP – Por Leonardo Martins

As duas equipes se encontraram pela 1ª vez após a briga que elas proporcionaram pelo rebaixamento no ano passado. Assim como no ano passado, o Goiás conseguiu uma boa vantagem ao vencer a equipe alvinegra por 3 a 1, em Goiânia. Agora, os esmeraldinos podem até perder por um gol de diferença no jogo de volta, dia 30, na capital paulista.

Os paulistas começaram melhor. Fabinho exigiu uma defesa ótima de Harlei, aos 10 minutos. Depois, os goianos melhoraram em campo e tomou o comando das ações da partida e também foi ajudado pela contusão de Dentinho, que vinha bem. Paulo Baier, velho conhecido de todas as torcidas, começou a decidir a partida a favor do Goiás. Aos 38, o meia contou com a ajuda de Bóvio, que desviou uma falta, para marcar o 1º gol. Quatro minutos mais tarde, Bóvio falhou novamente e Paulo Baier acertou no canto de Felipe. 2 a 0 Goiás.

Mano voltou do intervalo com mais uma mudança. Depois de duas lambanças, Bóvio – nem podia ser diferente – deu lugar a Lulinha – outro que não empolga faz tempo. Aos nove minutos, um ensaio de reação. Harlei rebateu cobrança de falta e Diogo Rincón, com o braço, completou para o gol. Mas o ânimo durou pouco. Aos 13, em bonita jogada, Evandro invadiu a área, driblou William e tocou fácil no canto de Felipe. Goiás, que já mandava no jogo, tomou conta completamente. Ninguém mais viu futebol dos paulistas. Literalmente. Com a fumaça dos sinalizadores da torcida local, uma nuvem se formou no Serra Dourada. Finazzi, que substituiu Herrera, ainda teve uma chance de diminuir o prejuízo nos acréscimos, mas não conseguiu.