segunda-feira, 21 de abril de 2008

Sorteio das Olimpíadas: Brasil evita países africanos

Share |

Por Fernando Murilo


O sorteio para as competições de futebol das Olimpíadas foi realizado neste domingo, 20, na China, país sede da competição.

È importante analisar que o futuro do futebol de alguns países encontra-se aí. Jovens astros de países desconhecidos do âmbito mundial tendem a aparecer na competição realizada no meio do ano em Beijing, por isso é importante ficarmos de olho nestes destaques, e mais ainda, jogar com aplicação e cuidado.

Os últimos carmas da nossa seleção canarinha, os selecionados africanos, que eliminaram o Brasil em duas oportunidades (Atlanta em 1996 e Sidney em 2000), não serão nossos adversários na primeira fase. Nossa seleção está no grupo C, onde o expresso comandado pelo técnico Dunga enfrentará Bélgica, Nova Zelândia e a anfitriã China. Como dito no início da reportagem, o alerta está acionado, sobretudo com o selecionado da casa, que será amplamente apoiado pelos torcedores locais, sem desmerecer em momento algum as outras seleções do grupo.

A Seleção escapou, assim, de enfrentar uma das três seleções africanas, que estavam no mesmo pote dos neozelandeses, e ainda evitaram forças européias como Holanda e Itália.

A Argentina, campeã olímpica, pegará Costa do Marfim, Austrália e Sérvia no grupo A, em Xangai. A Holanda, bicampeã européia sub-21, está no grupo B, em Tianjin, ao lado de Nigéria, Japão e Estados Unidos. Camarões, ouro em Sydney-2000, enfrenta as seleções de Coréia do Sul, Itália e Honduras no D, em Qinhuangdao.

As duas primeiras colocadas de cada grupo avançam às quartas-de-final do torneio, que será disputado entre os dias 6 e 23 de agosto.

SELEÇÃO FEMININA

Para o caso do nosso expresso feminino, a seleção encontra-se num páreo duto logo na primeira fase. O sorteio trouxe um equilíbrio entre os grupos, com cada um contando com duas das grandes forças da modalidade. Atual vice-campeão mundial e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas, o Brasil da craque Marta divide as apostas no Grupo F justamente com a Alemanha, atual campeã e que derrotou as brasileiras na decisão do Mundial. E a prova de fogo virá logo na primeira rodada, já que as duas equipes já se enfrentam logo no jogo de estréia, no dia 6 de agosto, também na cidade de Shenyang. O grupo ainda conta com a Coréia do Norte e a Nigéria.

Assim como no masculino, o sorteio dos grupos também foi dirigido, para evitar que seleções do mesmo continente caíssem no mesmo grupo.

Cruzeiro vira e também vai a final

Share |

Por Leonardo Martins


Foi mais sofrido do que a torcida azul esperava, mas o Cruzeiro está na final do Campeonato Mineiro pela 5ª vez seguida. A Raposa recebeu o Ituiutaba na tarde deste domingo e ganhou por 3 a 1 de virada, classificando para a final do Campeonato Mineiro.

O Cruzeiro começou o jogo nervoso e ansioso, devido aos últimos jogos da equipe, e pouco criou na 1ª etapa. A equipe do triangulo aproveitou o nervosismo dos Celestes para atacar e ser melhor em campo. Aos 9 minutos, Moreno cruzou e Rodrigo não alcançou. O nervosismo cruzeirense foi o fator determinante do 1º gol do Boa. Aos 22, após cobrança de escanteio, Moreno furou o chute, mas pegou novamente a bola e cruzou, mas a bola encobriu Fábio e entrou direto. Era o fantasma da desclassificação rondando a Raposa e o gol deixou a equipe mais nervosa em campo. Aos 44, um lance polêmico. Charles chutou forte para o gol e a bola bateu no braço de Welton, mas o árbitro Ricardo Marques Ribeiro interpretou o lance como normal e mandou o jogo seguir.

O técnico Adilson Batista parece ter dado uma verdadeira bronca na equipe do Cruzeiro no vestiário. Isso por que, o time voltou com outra postura para o segundo tempo. Ajudada pela torcida, que compareceu em bom número no Mineirão, a Raposa chegou com perigo aos sete minutos. Guilherme fez grande jogada pela esquerda e cruzou para Marcelo Moreno, o atacante cabeceou com estilo, mas o goleiro Daniel se esticou todo para fazer a defesa e salvar o time. Mas aos 12 não teve jeito. Ramires cruzou rasteiro para a área, a zaga ficou parada e Espinoza finalizou para o gol agitando a arquibancada. Aos 23, o jogador Peterson do Ituiutaba levou o segundo cartão amarelo e conseqüentemente foi expulso. A ausência de mais um atleta em campo foi ruim para os visitantes que levaram a virada aos 27. Leandro Domingues, que havia acabado de entrar, avançou pelo meio e chutou forte no ângulo do goleiro Daniel que não teve chances de fazer a defesa. O Cruzeiro continuou melhor e aumentou aos 38. Marcelo Moreno cruzou forte pela direita, Guilherme pegou a bola de primeira e marcou um belo gol para a Raposa dando números finais à partida e garantindo o clube em mais uma final de Campeonato Mineiro. E alívio no Mineirão.

Agora teremos 2 clássicos entre Cruzeiro e Galo, nos dois próximos domingos, no Mineirão, valendo o título mineiro. A vantagem de 2 resultados iguais pertence ao Cruzeiro.

Galo vence e está na final do Mineiro

Share |

Por Leonardo Martins


Na tarde de sábado, com um bom público em Juiz de Fora, Tupi e Atlético fizeram o 2º jogo das semifinais do Campeonato Mineiro. O Galo, que havia ganhado em Belo Horizonte, voltou a ganhar dos juizforanos, desta vez, por 1 a 0 e garantiu a vaga as finais do Mineiro.

O Tupi começou pressionando em busca do gol que daria a classificação e levou sufoco a defesa atleticana. Logo aos 5 minutos, Ademilson criou a 1ª chance do Galo Carijó. A partida era nervosa com muitos cartões amarelos. O Galo da capital só chegou ao gol do Tupi aos 24 minutos com Marinho e Thiago Feltri. Depois deste lance, o Tupi voltou a pressionar e protagonizou um lance incrível. Aos 32, os interioranos fizeram uma seqüência de ataques. Primeiro, Ademilson chutou cruzado. Depois, Silas acertou a trave de Juninho. E por último, Gedeon cabeceou longe do gol. O gol dos mandantes parecia questão de tempo. Mas o Atlético também criou uma boa chance com Renan que exigiu uma boa intervenção de Marcelo Cruz. O 1º tempo terminou com a vantagem nas mãos atleticanas.

O Atlético acertou sua marcação na 2ª etapa e não deixou o Tupi pressionar como havia acontecido nos primeiros 45 minutos. Os Atleticanos foram em busca do gol da vitória e criou muitas chances. Aos 22, Márcio Araújo apareceu livre na área e quase surpreendeu o goleiro Carijó. Aos 29 minutos, Marinho e Danilinho exigiram ótima defesa de Marcelo Cruz. O Tupi não desistiu e chegou aos 39 com Eraldo que Juninho salvou. Mas no final, a equipe da capital decretou a sua classificação. Aos 47 minutos, Danilinho apareceu livre pela esquerda e cruzou para a revelação atleticana, Renan Oliveira, mandar de letra, marcando um lindo gol. O sonho do bicampeonato continua para o Galo.

Na final, o Galo faz o superclássico contra o rival Cruzeiro, porém a vantagem de dois resultados iguais está com os celestes.

Choque-Rei 2008.

Share |

Por Guilherme do Vale


Foi na tarde deste domingo chuvoso, 20 de abril, que o Palmeiras garantiu sua classificação as finais do Campeonato Paulista 2008. Com bom resultado conquistado no primeiro jogo, o São Paulo de Adriano e Muricy jogava por um empate. Já o Alviverde que havia perdido a vantagem no primeiro jogo, jogava por qualquer resultado positivo.

E o jogo não poderia ser diferente do esperado, eletrizante do começo ao fim. Com maior posse de bola, o Verdão chegava mais ao ataque, porem pouco chutava, enquanto o Tricolor apostava nos contra-ataques fixados em Adriano. E por ai a equipe do Morumbi deu o primeiro chute perigoso do jogo, aos 16 minutos. Porem, seis minutos após, o Verdão respondeu com Léo Lima. O camisa 27 da equipe Alviverde arriscou do meio da rua e Rogério Ceni –que não viu a bola- engoliu o primeiro. Com a vantagem mudando de lado, o São foi obrigado a sair e o jogou ficou lá e cá. Final de primeiro tempo. Mal haviam chegado ao vestiário, os tricolores foram obrigados a voltar a campo. O vestiário da equipe recebeu um gás altamente irritante pela tubulação.

Pelo lado do Verdão, duas mudanças: Denilson e Wendell entraram e Diego e Kleber saíram. Porem, logo na primeira oportunidade, Denilson perdeu uma chance incrível de matar o jogo. Em saída errada de Rogerio Ceni, Alex Mineiro roubou a bola, tocou para Denilson e correu em diagonal, porem não foi respondido, já que o atacante ex - Betis chutou direto ao gol.

Mantendo a dinâmica do primeiro tempo, o tricolor tentava achar um gol pelos cruzamentos de Jorge Wagner, enquanto o Verdão aproveitava os contra ataques. Curiosamente após um cruzamento de Jorge Wagner o Palmeiras fez o segundo. Com boa cortada de Martinez, Lenny recebeu a bola e lançou Wendell que teve a tranqüilidade de carregar até a entrada da área e tocar para Valdivia selar a vitória Alviverde. Logo após o gol, inicio de confusão entre Valdivia e os jogadores do S. Paulo. No escuro. Sim, no escuro, já que a luz do estádio acabou e o clima esquentou. Numa das discussões, Rogério Ceni deu um leve tapinha no rosto de Valdivia e pode ser julgado por isto. Após 16 minutos sem luz, o jogo reinicia com o São Paulo tentando pressionar, porem com uma defesa compacta o Verdão segura o ímpeto Tricolor e classifica-se a final do Campeonato Paulista.

Apesar de todas as infelicidades extra campo, o clássico ficou marcado pelo futebol envolvente e bem jogado pelas duas equipes. No próximo domingo o Verdão faz o primeiro jogo da final contra a Ponte. Esperando julgamento, o Palmeiras ainda não sabe ao certo o local da segunda partida. É esperar para ver.


Guaratinguetá 1x2 Ponte Preta

Na outra semifinal, a Ponte venceu a sensação, até então, do Campeonato Paulista, o Guartinguetá. Como na partida em Campinas, o goleiro Aranha garantiu a vitória com defesas sensacionais e, inclusive, pegando um pênalti cobrado por Michael, aos 35 minutos da 1ª etapa. O Guará, que precisava devolver a derrota sofrida em Campinas, chegou a ter a classificação nas mãos quando Nenê abriu o placar, aos 25 minutos. Mas a alegria dos mandantes durou pouco, 2 minutos depois, Luis Ricardo empatou de cabeça. A Macaca virou com Wanderley.