segunda-feira, 28 de abril de 2008

Flamengo larga na frente na decisão do Carioca

Share |

Por Matheus Mandy


Obina sai do banco para fazer gol da vitória

Em partida realizada ontem no Maracanã, o Flamengo largou na frente na decisão do Campeonato Carioca. Com um gol marcado por Obina aos trinta e quatro minutos do segundo tempo, o rubro negro conseguiu uma importante vantagem para a partida de volta na próxima semana.

Jogando sem quatro titulares(Castillo, Triguinho, Jorge Henrique e Alessandro), o Botafogo entrou em campo com a equipe toda remendada e se complicava na saída de bola por boa parte do jogo. Já o Flamengo, que não contava com Renato Augusto também passou por certas dificuldades.

O jogo começou quente e com sete minutos de jogo já haviam sido cometidas mais de seis faltas e um cartão amarelo havia sido aplicada a Túlio Souza, do Botafogo. A situação estava tão critica, que aos dezoito minutos o técnico Cuca, com medo de perder Túlio Souza expulso, o sacou do time colocando o jovem Eduardo.

A primeira boa chance na partida foi do Botafogo. Lúcio Flávio cobrou falta e Bruno encaixou sem dificuldades. Em outra chance de bola parada, o Botafogo criou outra boa oportunidade. Lúcio Flávio levantou na área e Bruno chegou antes de Fábio no lance.

A primeira oportunidade do Flamengo só veio na metade do primeiro tempo. Em jogada pela direita, Souza chutou cruzado e Renan fez grande defesa. Em nova chegada pela direita do Flamengo, Marcinho bateu cruzado e Renan tocou na bola, no complemento André Luís afastou o perigo.

O lance mais inusitado no primeiro tempo foi protagonizado por Souza. O atacante rubro-negro recolheu um saco plástico do gramado. A torcida do Botafogo começou a ecoar o grito “Lixeiro, lixeiro, lixeiro”.

No segundo tempo, os dois times voltaram com maior ambição ofensiva. O Flamengo criava mais oportunidades, e ai começou a aparecer o jovem goleiro Renan.

A primeira grande defesa do arqueiro alvinegro no segundo tempo, foi efetuada após cruzamento de Marcinho que Souza chutou e Renan saltou no canto para defender.

O Flamengo não parava de atacar. Em outra boa chegada do ataque rubro-negro, Marcinho arriscou de fora de área e Renan botou a bola para escanteio.

O lance mais polêmico da partida, veio aos vinte minutos do segundo tempo. Wellington Paulista cruzou da direita e Zé Carlos tocou de calcanhar por cobertura e marcando um golaço. No entanto o auxiliar marcou impedimento, que até agora não se tem uma conclusão. O Botafogo chegou mais duas vezes ao ataque. Diguinho cruzou para Wellington Paulista cabecear para fora, em outra cabeçada o Botafogo chegou com perigo. Lúcio Flávio colocou a bola na cabeça de Fábio e a bola foi para fora. O atacante, ainda saiu lesionado após receber um pisão involuntário de Fábio Luciano, o jogador saiu com suspeita de fratura.

A grande chance do Botafogo veio com o zagueiro Eduardo. O jogador pegou a bola pela esquerda e se livrou de dois jogadores flamenguistas e chutou a bola no travessão do goleiro Bruno.

Cinco minutos mais tarde, saiu o gol do Flamengo. Eduardo tentou sair driblando no meio campo e perdeu a bola, no contra-ataque a bola sobrou com Diego Tardelli na direita, o atacante correu e ao chegar na área chutou torto e a bola sobrou para o atacante Obina, que acabara de entrar. O atacante tocou e fez o gol da vitória. Um a zero.

A partir daí, o Flamengo tentava sempre surpreender nos contra-ataques e o Botafogo atacava atabalhoadamente. Em um desses contra-ataques, Obina tentou arriscar e Renan fez boa defesa.

Com o placar favorável, o Flamengo jogará pelo empate na partida de domingo. No entanto o rubro-negro irá encarar uma importante desafio no México, onde irá encarar o América pelo jogo de ida da Taça Libertadores. Já o Botafogo não tem compromisso essa semana e focará o jogo de domingo.