segunda-feira, 5 de maio de 2008

Cruzeiro ganha o caneco em Minas

Share |

Por Leonardo Martins


Muitos encaravam o 2º jogo da Final do Campeonato Mineiro como uma festa azul, devido ao placar feito pelo Cruzeiro no 1º jogo. A festa só ficou por conta da torcida cruzeirense, que foi ao Mineirão em quase sua totalidade. Aos poucos atleticanos que compareceram ao estádio na tarde deste domingo, restavam um pouco de esperança na improvável vitória por 6 gols de diferença sobre o rival, que lhe daria o bicampeonato. Mas o Cruzeiro ganhou mais uma vez do rival, desta vez por 1 a 0, e levantou a taça de Campeão Estadual pela 34ª vez.

O Cruzeiro, sabendo da ótima vantagem conquistada no 1º jogo, entrou com um time misto, poupando para a partida de 4ª feira contra o Boca pela Libertadores. Enquanto o Atlético se lançava ao ataque, acreditando no que era quase impossível, fazer 6 gols no rival. Por isso tivemos um jogo franco e cheio de oportunidades no 1º tempo. O Galo chegou logo no primeiro minuto de jogo com Gérson. 4 minutos mais tarde, Marcelo Moreno respondeu para a raposa em um chute por cima do gol. As duas equipes alternaram chances de gols. O Galo chegou com Danilinho e Eduardo, que assustaram o gol de Fábio. A Raposa chegou em uma chance incrível. O goleiro Juninho falhou em um cruzamento de Wagner, mas o atacante Marcinho chegou atrasado na bola e ela passou.

O título estava longe dos atleticanos, mas o Galo queria terminar o campeonato de forma honrosa. Por isto, o Galo voltou querendo a vitória na 2ª etapa. O Lateral Coelho tentou 2 vezes, sem sucesso. O próprio Coelho saiu minutos mais tarde por contusão, assim como Jadilson, da Raposa. A vitória atleticana começaria a se complicar quando Renan, que havia entrado na 2ª etapa, se desentendeu com o árbitro e foi expulso. A partir daí, quem ficou mais próximo da vitória foram os azuis. Tanto que o técnico celeste tirou o volante Fabrício para a entrada de Guilherme e logo deu resultado. Aos 30 minutos, Wagner cruzou da esquerda para a entrada do artilheiro Marcelo Moreno fazer o gol que explodiu o Mineirão.

Cenas lamentáveis ocorreram a partir daí, aos 38. Danilinho revidou uma provocação de Charles com um tapa na cara e foi expulso. O fato gerou um princípio de confusão generalizada, foram 5 minutos com o jogo parado. Depois da confusão, o volante cruzeirense também foi expulso. Porém, este fato não diminuiu a festa azul no Mineirão e após o jogo, o Cruzeiro comemorou e muito este título.

Passado o Campeonato Estadual, os dois finalistas voltam a campo neste meio de semana e no Mineirão. Os celestes enfrentam o Boca da Argentina, precisando vencer para continuar na Copa Libertadores. E os alvinegros fazem o jogo de ida pelas quartas-de-final da Copa do Brasil contra o Botafogo.