sábado, 10 de maio de 2008

Cruzeiro abre o Campeonato com vitória

Share |

Por Leonardo Martins


Na abertura do Campeonato Brasileiro 2008, o Vitória voltou a elite recebendo o Cruzeiro em Salvador. Porém, a estréia do rubro-negro não foi do jeito que a torcida esperava e perdeu o jogo por 2 a 0 para a equipe mineira.

O Cruzeiro contou com a estréia do meia Bruno em lugar do camisa 10 Wágner e logo fez o 1º gol do campeonato. No 1º minuto de jogo, Ramires chutou de longe, o goleiro Nei deu rebote e o artilheiro Marcelo Moreno marcou o gol. O gol relâmpago assustou a equipe baiana que cometia erros no campo. O goleiro Nei quase entregou o 2º gol a Moreno, mas a zaga salvou. O Vitória chegava em chutes de longe e cobranças de falta. Ramon, Bida e Marquinhos assustaram e fizeram o goleiro Fábio trabalha. Enquanto isto, o Cruzeiro desperdiçava ótimas chances em contra-ataques. Em uma delas, Ramires recebeu livre e driblou o goleiro, mas chutou longe. Marcelo Moreno e Guilherme também fizeram o goleiro rubro-negro trabalhar. O 2º gol parecia questão de tempo e ele veio em outra trapalhada da defesa baiana. Bruno recebeu livre na área e quando foi chutar, foi desarmado por Bida que chutou em seu próprio corpo e a bola entrou no fundo das redes do Vitória. 2 a 0 Cruzeiro e final do 1º tempo.

Os rubro-negros mexeram no intervalo para tentar alguma reação dentro da partida. Tiraram Williams e Ricardinho para a entrada de Jackson e Herverton. Mas a falta de pontaria os atrapalharam. Os celestes também modificaram sua equipe, tiraram Bruno e Guilherme para a entrada de Henrique e Maicosuel. O Cruzeiro tratou de se complicar na partida. Aos 11 minutos, o autor do 1º gol do campeonato também foi o 1º a ser expulso no Brasileiro, Marcelo Moreno foi expulso ao chutar quando o jogo já tinha parado. Com 1 a mais em campo, o Vitória foi para cima dos mineiros, porém não acertaram o gol e quando acertaram, tinha o goleiro Fábio para salvar. O goleiro mineiro fez ótimas defesas em chutes de Jackson e Marquinhos. Marquinhos também acertou a trave em um bom chute, mas não era a noite dos baianos que perderam por 2 a 0.

O Vitória tenta se recuperar jogando contra o Sport em Recife e o Cruzeiro recebe o Botafogo para ver se continua com a boa fase.

Vai começar o Show do Brasileirão

Share |

Por Leonardo Martins, Matheus Mandy e Saimon Nouh


Neste fim de semana começa mais uma edição do Campeonato Brasileiro, a 37ª edição. Mais uma vez, o Brasileirão será disputado por pontos corridos e promete muita disputa e emoção. Portanto, o Esporte é Vida preparou um especial com os 20 clubes que participam da competição.

Atlético-MG

O Galo entra neste Brasileirão tentando se recuperar da pancada recebida na final do Campeonato Mineiro, onde o clube alvinegro foi goleado pelo rival Cruzeiro por 5 a 0. A esperança dos atleticanos está nos rápidos atacantes, Marques e Danilinho, e no meia Petkovic para ir a Libertadores, porém, falta um matador de nível para fazer os gols.

Time Base: Juninho; Coelho, Leandro Almeida, Marcos e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Márcio Araújo, Almir e Petkovic; Marques e Danilinho. T: Geninho.

ATLÉTICO/PR

Depois de um começo de ano arrasador, o Furacão pois os pés no chão depois de perder dois títulos. O Paranaense era certo, o time conseguiu mais de 10 vitórias seguidas. Aí veio a eliminação na Copa do Brasil e a coisa ficou preta pro lado de Ney Franco. As exeibições no Paraense foram piorando depois das saídas de Claiton (Consadole Sapporo), Jancarlos (São Paulo) e Ferreira (Al Hilal, mas já está de volta).

O Furacão começa o Brasileirão com novo goleiro. Viáfara foi para o Vitória e Vinicius assume a posição embaixo das traves. Na zaga Danilo, Rodolpho e João Leonardo juntos já marcaram mais de 10 gols no ano. Na meiuca Alan Bahia, Nei, Léo Medeiros, Valencia e Netinho são peças fundamentais. O colombiano Ferreira está de volta e vai brigar por posição com o atacante Pedro Oldoni. O mesmo, faz dupla de ataque com o vice-artilheiro do Paranaense, Marcelo Ramos. Ramos marcou 13 gols e só ficou atrás de Keirrison do Coritiba. O meio-campo do Atlético é a maior força do clube, é de onde sairão as jogadas para os atacantes balançarem a rede e ajudarem o Furacão a buscar uma vaga na Libertadores, o que é dificil. O Atlético sempre chega bem para o Campeonato, mas na maioria daz vezes sempre decepciona e fica pelo meio da tabela.

Time-Base: Vinicius; João Leonardo, Rodolpho e Danilo; Nei, Alan Bahia, Netinho, Valencia e Léo Medeiros; Pedro Oldoni (Ferreira) e Marcelo Ramos

Botafogo

O Botafogo novamente aparece como um dos melhores times da competição. Comandado por Cuca, o alvinegro de General Severiano encantou a torcida e a crítica no primeiro semestre. No entanto, a falta de um elenco mais homogêneo pode prejudicar a equipe alvinegra em um longo torneio como o Brasileirão. O Botafogo mudou praticamente todo o time para 2008, dos titulares do ano passado, apenas Túlio, Lúcio Flávio, Leandro Guerreiro e Jorge Henrique continuam na equipe. O ex-reserva Diguinho e os renegados Alessandro e Renato Silva também continuam na equipe. A principal virtude ainda é a rotação tática da equipe, jogadores que atuam em mais de uma posição e as bolas paradas, são as armas do time alvinegro. Castillo, Triguinho, André Luís e Wellington Paulista que chegaram nessa temporada, são titulares incontestáveis e já são idolatrados pela torcida.

Time-Base
Castillo, Alessandro, Renato Silva, André Luís e Triguinho; Túlio, Diguinho, Lúcio Flávio e Zé Carlos(Carlos Alberto); Jorge Henrique e Wellington Paulista
Técnico: Cuca

Saíram
Júlio César(G-Belenenses/POR), Max(G-Vila Nova/GO), Nélio(G-América/MG), Thiago Marin(M-Itumbiara), Marquinho(M-Figueirense), Moreno(LE-Udinese/ITA), Juninho(Z-São Paulo), Alex(Z-São Paulo), Joílson(LD-São Paulo), Dodô(A-Fluminense), Zé Roberto(M-Schalke 04/ALE), Magno(M-América/RJ), Róbston(V-Atlético/GO), Escalada(A-Ginmasya J/ARG) e Reinaldo(A-Grêmio)

Chegaram
Castillo(G-Peñarol/URU), André Luis(Z-Cruzeiro), Ferrero(Z-Tigre/ARG), Triguinho(LE-Anderletch/BEL), Túlio Souza(V-Coritiba), Zé Carlos(A-Cerezo/JAP), Fábio(A-Bellmare/JAP), Marcelinho(M-Vasco), Abedi(M-Hapoel Tel-Aviv/ISR), Bruno Costa(Z-Boavista/RJ), Tiaguinho(V-Boavista/RJ), Alexsandro(A-Resende), Wellington Paulista(A-Alavés/ESP), Édson(Z-CRB), Eduardo(Z-Bahia), Lucas Silva(M-Dorados/MEX) e Carlos Alberto(M-Werder Bremen/ALE)

Elenco
Goleiros: Castillo, Renan, Lopes, Roger e Marcos Leandro
Laterais: Alessandro, Índio, Triguinho, Luciano Almeida e Joaquim
Zagueiros: André Luís, Édson, Eduardo, Bruno Costa, Ferrero, Renato Silva e Rodrigo Fabiano
Volantes: Jougle, Wellington Júnior, Túlio Souza, Tiaguinho, Diguinho, Túlio e Leandro Guerreiro
Meias: Marcelinho, Lúcio Flávio, Zé Carlos, Carlos Alberto, Adriano Felício, Abedi, Lucas Silva e Rodrigo Dantas
Atacantes: Wellington Paulista, Alexsandro, Jorge Henrique e Fábio

CORITIBA

O Coritiba joga na mesma formação do rival Atlético. Atuando no 3-5-2 o técnico Dorival Júnior montou um belo meio-campo e que melhorou ainda mais com a chegada de Carlinhos Paraíba do Santa Cruz. O meia que tem uma bomba de fora da área é uma das armas para o Coritiba surpreender.

O Coritiba tem no gol o experiente Édson Bastos. O goleiro brilhou na conquista do título Paranaense e foi fundamental. Na zaga Maurício, Jeci e Nenê formaram o segundo trio que menos tomou gol no Campeonato, perdendo apenas para o trio do Atlético. As laterais tem Marcos Tamandaré e Ricardinho. A arma do time está no meio-campo: Douglas Silva, Pedro Ken e Carlinhos Paraíba são os grandes nomes. No banco de reservas ainda tem o bom meia Marlos que tenta recuperar a vaga de titular perdida durante o Paranaense. O ataque do Coxa tem o jovem matador Keirrison e só. Thiago Silvy e Henrique Dias (apesar dos gols decisivos que deram o titulo da Série B e do Paranaense), não são goleadores. Para tentar resolver o problema, quem chegou foi Michael, destaque do Guaratinguetá no Paulistão. O atacante de 1,60cm ja joga na estréia diante do Palmeiras e formará dupla de ataque com Keirrison. Pedro Ken, outra revelação do Coritiba, jogará na lateral direita e abrirá vaga para Alê (que também veio do Guará) começar jogando.

Time-Base: Édson Bastos; Jeci, Maurício e Nenê; Marcos Tamandaré, Douglas Silva, Pedro Ken, Carlinhos Paraíba e Ricardinho; Keirrison e Thiago Silvy (Michael)

Cruzeiro

O 5º colocado no ano passado, o Cruzeiro, que conseguiu uma vaga na Libertadores deste ano, entra nesta edição com um bom time e é um dos favoritos ao título. Mas a derrota sofrida na Libertadores pode desanimar o grupo, que também poderá sofrer um desmanche no meio do campeonato. O ponto forte dos celestes é o meio campo que foi o destaque da equipe na Libertadores, principalmente Ramires e Wagner, e o artilheiro da competição sul-americana, Marcelo Moreno. Porém, a zaga é lenta e insegura. Mesmo assim, a torcida azul tem esperanças de boa campanha neste ano.

Time Base: Fábio; Jonathan (Marquinhos Paraná), Espinoza, Thiago Heleno e Jadilson; Fabrício, Charles, Ramires e Wagner; Guilherme e Marcelo Moreno. T: Adilson Batista

Figueirense

O Figueira entra mais uma vez tentando surpreender os grandes do Brasil no Brasileirão. A equipe catarinense vem embalada depois da conquista do estadual, frente ao Criciúma. A boa base do time foi mantida, como o zagueiro Felipe Santana, o lateral César Prates e o meia Cleiton Xavier. A esta base foram acrescidos os atacantes Edu Sales e Wellington Amorim.

Time Base: Wilson; Marquinho, Felipe Santana, Asprilla e César Prates; Elton, Diogo, Cleiton Xavier e Fernandes; Edu Sales e Wellington Amorim. T: Alexandre Gallo.

Fluminense

Focado na Libertadores, o Fluminense montou um bom time para 2008. Apesar da perda do atacante Leandro Amaral, após uma briga jurídica com o Vasco, o time tricolor continua forte no setor ofensivo. A dupla Washington e Dodô têm tudo para dar certo no ataque. No meio campo, Thiago Neves e Conca comandam a equipe tricolor, isso sem contar no reserva Cícero que é tido como o décimo segundo jogador do time do Fluminense e sempre entra bem. O setor da defesa é tido como o mais consistente do campeonato. A zaga é formada pelo experiente Luiz Alberto e pelo ótimo Thiago Silva. O grande problema tricolor, se encontra no gol. Fernando Henrique não tem grande confiança da torcida, no banco Ricardo Berna e Diego não são visto com bons olhos. Gabriel e Júnior César comandam as jogadas pelos flancos do campo, mas pecam na marcação.

Time Base
Fernando Henrique, Gabriel, Luiz Alberto, Thiago Silva e Júnior César; Arouca, Ygor, Conca e Thiago Neves; Dodô e Washington.
Técnico: Renato Gaúcho

Saíram
Ivan(LE-Trabzonsport/TUR), Alex Dias(A-Goiás), Alex Terra(A-Goiás), Soares(A-Grêmio), Rodrigo Tiuí(A-Sporting/POR), Leandro Amaral(A-Vasco), Tiaguinho(V-Duque de Caxias), Luizinho(V-Volta Redonda), Maurício Alves(A-Villareal/ESP), Léo Itaperuna(A-Paulista), Adênis(M-Duque de Caxias), Gustavo Nery(LE-Dispensado), Jean(A-Vasco) e Adriano Magrão(A-Gama)

Chegaram
Dodô(A-Botafogo), Washington(A-Urawa Reds/JAP), Ygor(V-Start/NOR), Conca(M-River Plate/ARG) e Uendell(LE-Criciúma)

Elenco
Goleiros: Diego, Cettín, Fernando Henrique e Ricardo Berna
Laterais: Uendell, Júnior César, Carlinhos, Rafael e Gabriel
Zagueiros: Anderson, Roger, Thiago Silva e Luiz Alberto
Volantes: David, Romeu, Arouca, Fabinho, Maurício e Ygor
Meias: Conca, Tartá, Cícero e Thiago Neves
Atacantes: Dodô, Washington, Alan, Maicon e Somália

Flamengo

O ano em que o Flamengo tinha tudo para crescer novamente, parece ter ido por água abaixo. Depois de ser bi-campeão carioca em cima do Botafogo, a equipe da Gávea, sofreu uma dolorosa eliminação em casa pelo América do México na Libertadores e agora periga ficar sem Caio Júnior (novo treinador), no início do campeonato devido ao STJD querer suspender o treinador. Além do trauma psicológico, o Flamengo terá que se preocupar com a vaidade do elenco. Jônatas andou reclamando da reserva e Íbson não tem gostado de ser substituído tem sido vaiado em alguns jogos. Além disso a diretoria teme o desmanche. Rodrigo alegou atraso salarial e deixou o clube, Íbson deverá retorna ao Porto de Portugal. Além disso o goleiro Bruno e os laterais Juan e Leonardo Moura também correm o risco de sair. A principal arma do time está nas pontas do campo. Leonardo Moura e Juan são as principais armas ofensivas do time rubro-negro, uma vez que o meio campo é congestionado por volantes e dificulta a criação pelo setor. O ataque tem apenas um jogador de ofício. Souza joga de forma isolada e se atrapalha em quase todos os lances. O Flamengo tenta juntar os cacos para não fazer feio.

Time Base
Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Kléberson, Íbson, Toró e Cristian; Souza e Marcinho
Técnico: Caio Júnior

Saíram
Irineu(Z-Boavista/POR), Thiago(Z-Cruzeiro), Léo Medeiros(V-Atlético/PR), Léo Lima(M-Palmeiras), Roger(M-Grêmio), Leonardo(A-Paraná), Kaike(M-Brasiliense), Nilton(Z-América/RJ), Paulo Victor(G-América/RJ), Marlon(Z-Ipatinga), Leandro Assumpção(A-Olaria), Rodrigo(Z-São Paulo) e Hélder(Z-Boavista/RJ)

Chegaram
Leonardo(Z-Goiás), Kléberson(V-Besikitas/TUR), Jônatas(V-Espanyol/ESP), Marcinho(M-Atlético/MG), Vinícius Pacheco(M-Ipatinga), Èder(A-Guarani) e Diego Tardelli(A-São Paulo)

Elenco
Goleiros: Diego, Bruno e Marcelo Lomba
Laterais: Juan, Egídio, Leonardo Moura e Luizinho
Zagueiros: Leonardo, Fábio Luciano, Rodrigo Arroz, Ronaldo Angelim e Thiago Salles
Volantes: Colace, Cristian, Toró, Kléberson, Íbson, Jaílton e Jônatas
Meias:Vinícius Pacheco, Renato Augusto e Marcinho
Atacantes: Paulo Sérgio, Yuri, Máxi, Obina, Souza, Diego Tardelli, Souza

Goiás

Escapado da Série B na última rodada no ano passado, o Goiás entrou em 2008 tentando fazer uma campanha melhor que no ano anterior. Porém, os resultados não tem sido de muito agrado a torcida verde do coração do Brasil, a equipe esmeraldina perdeu de maneira, até certo ponto, vergonhosa o estadual para o modesto Itumbiara e foi desclassificado para o Corinthians na Copa do Brasil. Portanto, só resta o Brasileiro. A equipe verde conta com Paulo Baier para surpreender no campeonato. Mas as coisas não serão fáceis ao time goiano.

Time Base: Harlei; Vitor, Ernando, Paulo Henrique e Fabinho; Amaral, Evandro, Ramalho e Paulo Baier; Alex Terra e Schwenk. T: Vadão

Grêmio

O tricolor Gaúcho entra neste campeonato pressionado pelos fiascos nas competições que já disputou neste ano. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo modesto Atlético-GO nos pênaltis e no Gauchão, foi eliminado pelo Juventude, ambas diante de sua torcida. Por isto, o time precisa se sair bem no campeonato, se não a pressão da torcida será muito grande. Os gaúchos tem no experiente Roger sua principal esperança.

Time Base: Vitor; Paulo Sérgio, Léo, Réver e Helder; Rafael Carioca, Eduardo Costa, William Magrão e Roger; Soares e Perea. T: Celso Roth

Internacional

O Internacional quer retomar os bons tempos, onde conseguiu a Libertadores e o Mundial de Clubes. O colorado começou o ano muito bem e pinta como um dos favoritos a conquista do Brasileirão, principalmente após a sonora goleada sobre o Juventude na final do Gaúcho, por 8 a 1. Os gaúchos tem um elenco invejável que tem no trio Fernandão, Alex e Nilmar, certeza de boa campanha.

Time Base: Clemer (Renan); Indio, Orozco e Marcão; Bustos, Edinho, Guiñazu, Magrão e Alex; Fernandão e Nilmar.

Ipatinga

A grande novidade deste ano na série A é a estréia do Ipatinga. O Tigre do Vale do Aço tem uma trajetória fantástica, com apenas 10 anos, o clube já conquistou o Campeonato Mineiro e chegou as semifinais da Copa do Brasil. Porém, no ano de estréia na elite brasileira, o Ipatinga já sofreu uma grande derrota, foi rebaixado a segunda divisão em Minas Gerais. Apontado por muitos como candidatíssimo ao rebaixamento, a equipe mineira espera surpreender com uma equipe nova e jovem.

Time Base: Fred; Mariano, Renato, Gian e Rodriguinho; Marcelo Costa, Jackson, Augusto Recife e Gérson Magrão; Neto Baiano e Ricardinho. T: Giba

Náutico

O Timbu perdeu alguns jogadores importantes que se destacaram no ano passado, como Sidny e Acosta, mas a base está mantida para este ano, inclusive com o ótimo técnico Roberto Fernandes e conta com Geraldo para ir bem e surpreender neste Brasileirão.

Time Base: Eduardo; Ruy, Vagner, Everaldo e Berg; Paulo Almeida, Radamés, Ticão e Geraldo; Wellington e Felipe. T: Roberto Fernandes.

PALMEIRAS

O Palmeiras entrará no Campeonato Brasileiro de 2008 como um dos favoritos ao título. O time treinado por Vanderlei Luxemburgo chega para a estréia vindo de um título paulista. Luxa monta o time no tradicional 4-4-2 com Léo Lima fazendo a função de segundo volante, função exercida por Martinez em 2007.

O torcedor palmeirense que começa o campeonato bastante entusiasmado, graças a conquista de um Campeonaro Paulista que não vinha há 12 anos. O elenco verde é muito diferente do time de 2007. Apenas Gustavo, Leandro, Pierre e Valdivia sobraram no elenco de titulares.

"Todo bom time começa com um bom goleiro". Esse ditado o Palmeiras segue bem, pois tem Marcos e Diego Cavalieri no elenco, um campeão Mundial e um que tem tudo para brilhar e chegar à seleção. Nas laterais o Palmeiras tem uma de suas armas: Élder Granja e Leandro se destacaram no Paulistão por seus cruzamentos precisos. Na zaga os jovens Gustavo e Henrique. Zaga que ainda tem no banco so experientes Dininho e Nen. Para muitos o meio-campo do Palmeiras é a principal arma. Pierre e Léo Lima são os volantes. Pierre que defende o título de maior ladrão de bolas que ganhou em 2007. Léo Lima finalmente se encaixou e parace que agora mostra o seu valor. Ainda no meio Diego Souza e Valdivia. Diego Souza é quem sabe a decepção do semestre até agora. A desculpa dada por comentaristas da TV é que Diego sacrifica seu futebol ofensivo para Valdivia jogar melhor. El Mago começa o Brasileirão sem a badalada cabeleira. O Mago tem tudo para ser um dos destaques do Campeonato, isso se não deixar o time na janela européia do meio do ano. No ataque o camisa 9 Alex Mineiro e ainda o atacante Kléber que começou muito bem, mas que caiu pouco de produção. O banco para o ataque é um dos problemas, já que Denílson, Lenny e Preá apresentaram um futebol abaixo do esperado. A diretoria espera a contratação de Keirrison, destaque do Coritiba, mas por enquanto o Palmeiras joga com o que tem.

Time-Base: Marcos; Élder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Léo Lima, Diego Souza e Valdivia; Alex Mineiro e Kleber. T: Wanderley Luxemburgo.

PORTUGUESA

Se a Portuguesa não se reforçar muito, é candidato forte à volta para a Série B. O elenco do time Luso é bastante fraco e tem como principais peças o lateral Patrício e a dupla de ataque formada por Diogo e Christian.

Só isso não basta para a Portuguesa permanecer na primeirona. O meio-campo do time não tem um bom armador, isso pode fazer muita falta no Campeonato. Vágner Benazzi vai ter que fazer um trabalho excepcional com esse time que tem poucos talentos. Para piorar, Christian pode estar de saída. O atacante tem propostas do Corinthians e uma proposta milionária do futebol da Ásia. Se sair, a Lusa vai perder muito e pra repôr vai ter que meter a mão no bolso.

Diogo é a grande revelação da Lusa. A torcida e a diretoria apostam as fichas no garoto que se machucou na 1ª rodada do Paulistão e não voltou mais. Carlos Alberto e Preto são os homens de armação. Érick e Dias estão a frente da defesa, os chamados "cães de guarda". Outro aposta é o lateral Patrício que ja teve passagens pelo Grêmio e é muito bom jogador. Para a posição ainda tem Wilton Goiano que volta depois de empréstimo para o São Caetano.

Time-Base: André Luis; Patrício, Bruno Rodrigo, Marco Aurélio e Bruno Recife; Érick, Dias, Preto e Carlos Alberto; Christian e Diogo. T: Wagner Benazzi

SANTOS

Leão chega ao Brasileirão para se firmar de vez no Santos. O técnico que começou o ano com um time fraco e com péssimo futebol (chegou a liderar a parte de baixo do Paulistão), se reergueu. Quase chegou as semifinais do Paulistão e conseguiu uma vaga nas quartas da Taça Libertadores.

De nomes, o time é meio desconhecido. Quem assiste pouco futebol e olha a escalação santista, logo se pergunta quem é Marcelo, Wesley e Lima. Lima teve bom inicio, fez dois gols em dois jogos pelo Peixe, ambos na Libertadores. Do seu lado o concorrido Kléber Pereira. Atrás deles, Wesley e Molina armando as jogadas. Molina talvez o grande destaque desse time que começou a jogar bola quando o colombiano chegou. Na parte defensiva dois volantes bastante conhecidos: Rodrigo Souto e Marcinho Guerreiro.Marcinho chegou no começo do ano com a missão de substituir o chileno Maldonado. Faz um bom papel no time e hoje é peça fundamental no esquema de Leão. Na defesa Betão e Kléber são os laterais. Betão que também chegou no começo do ano, joga improvisado na lateral direita, para Fabão poder entrar na zaga. Fabão veio do Japão. Se recuperou de lesão e hoje forma a boa dupla de zaga com Marcelo. Por fim o gol. Fábio Costa mais uma vez veste a camisa 1 santista, e cada vez consegue mais a confiança do exigente treinador e da exigente torcida do Peixe.

Time-Base: Fábio Costa; Betão, Fabão, Marcelo e Kléber; Marcinho Guerreiro, Rodrigo Souto, Wesley e Molina; Kléber Pereira e Lima. T: Emerson Leão.

SÃO PAULO

O São Paulo é o único time dos 4 "grandes" de São Paulo que joga com 3 zagueiros. O bom esquema utilizado por Muricy não foi bem no começo do ano, mais evoluiu demais. Muitos consideram o São Paulo menos favorito do que os ultimos anos, mas São Paulo é o São Paulo e sempre causa problemas a outros times.

Hoje o torcedor do São Paulo não sabe muito bem o time na ponta da língua. A vaga da lateral-direira que já foi de Joílson, é de Éder e pode ser de Jancarlos, será uma briga acirrada. No meio Éder Luis segue jogando fora de posição. O atacante que sempre foi atacante joga como meia mais a frente. Na sua frente apenas Borges e o Imperador Adriano. Atrás dele estão Hernanes na marcação e Jorge Wagner na armação e na jogada aérea. Na defesa os intocáveis Miranda, André Dias, Alex Silva e na lateral esquerda Richarlyson. No gol ainda passando bastante segurança, Rogério Ceni.

Mesmo sem mostrar o futebol que mostrou nos ultimos anos, o São Paulo entra na forte na disputa. A estréia é no sábado contra o Grêmio.

Time-Base: Rogério Ceni; Alex Silva, André Dias e Miranda; Éder, Hernanes, Jorge Wagner e Richarlyson; Éder Luis; Borges e Adriano: T: Muricy Ramalho.

Sport

O Leão entra no Brasileirão credenciado pelo bicampeonato pernambucano e está realizando uma bela campanha na Copa do Brasil. O time pernambucano conta com um bom ataque formado por Carlinhos Bala, Romerito e Enilton para chegar a uma competição internacional.

Time Base: Magrão; Luizinho Netto, Igor, Durval e Dutra; Sandro Goiano, Daniel Paulista, Júnior Maranhão e Romerito; Carlinhos Bala e Enilton. T: Nelsinho Baptista.

Vasco

O Vasco é tido como o mais fracos dos grandes times do Rio de Janeiro. Mas a equipe vem surpreendendo já que está praticamente classificada para as semi-finais da Copa do Brasil. O técnico Antônio Lopes tenta dar um padrão tático ao time e busca alternativas nas categorias de base. Algumas delas são Pablo e Souza, os dois vem sendo colocado aos poucos no time vascaíno. O grande reforço para o Campeonato Brasileiro, é o atacante Leandro Amaral, que após briga jurídica retornou ao clube para formar a dupla de ataque com Edmundo. Uma das forças vascaínas está na lateral direita, Wagner Diniz é tido como o principal articulador e criador de jogadas pelo setor direito. Morais no meio campo, ajuda na criação pela esquerda. No entanto o goleiro Tiago, é apenas um bom cobrador de faltas e pênaltis, já que vem falhando constantemente. A defesa com Vilson, Jorge Luiz e Eduardo Luiz também não passa muita confiança para a torcida. O delegado, terá uma dura tarefa.

Time Base
Tiago, Vilson, Jorge Luiz e Eduardo Luiz; Wagner Diniz, Jonílson, Leandro Bonfim, Morais e Mádson; Edmundo e Leandro Amaral
Técnico: Antônio Lopes


Saíram
Andrade(V-Cádiz/ESP), Amaral(V-Grêmio), Perdigão(V-Corinthians), Romário(A-Aposentado), Enílton(A-Sport), Bruno Meneghel(A-Bahia), Roberto Lopes(V-Boavista/RJ), Thiaguinho(V-Dispensado), Rubens Júnior(LE-Dispensado), Dudar(Z-Futebol Paraguaio), Eduardo(LD-Duque de Caxias), Thiago Maciel(LD-Macaé), Júlio Santos(Z-Portuguesa), Sílvio Luis(Sul Minas/MG), Guilherme(LE-Almería/ESP), Martín Carvalho(M-Palmeiras B) e Cássio(G-Macaé)

Chegaram
Marquinho(M-Guarani), Marcus Vinícius(LD-Boavista/POR), Tiago(G-Portuguesa), Ricardo(G-Caxias), Leandro Amaral(A-Fluminense), Jean(A-Fluminense), Jonílson(V-Vegalta Sendai/JAP), Villanueva(A-Ulsan/COR), Abu(A-Internacional), Eduardo(Z-Atlético/GO), Beto(V-Brasiliense), Edmundo(A-Palmeiras), Calisto(LE-Rubin/RUS), Landu(A-Itumbiara), Mádson(M-América/RN)

Elenco
Goleiros: Tiago, Roberto e Ricardo
Laterais: Calisto, Pablo, Marcus Vinícius e Wagner Diniz
Zagueiros: Eduardo, Luizão, Jorge Luiz e Vilson
Volantes: Xavier, Jonílson, Beto e Souza
Meias: Pablo, Leandro Bonfim, Mádson, Alex Teixeira, Morais e Mateus
Atacantes: Edmundo, Jean, Leandro Amaral, Landu, Alan Kardec, Villanueva, Abubakar e Abuda

Vitória

Após 3 anos de ausência, o futebol baiano volta a elite brasileira e quem o representa é o Vitória. O Rubro-negro vem embalado após o título estadual conquistado no último fim de semana. A equipe é formada por bons jogadores que prometem ir longe no Campeonato Brasileiro

Time Base: Viáfra; Carlos Roberto; Leonardo Silva, Anderson Martins e Marcelo Cordeiro; Renan, Vanderson, Marquinhos (Jackson) e Ramon; Marcos e Rodrigão.

1ª Rodada do Brasileirão

10/05 - 18h10

Vitória x Cruzeiro
São Paulo x Grêmio
Náutico x Goiás

11/05 – 16h

Internacional x Vasco
Coritiba x Palmeiras
Botafogo x Sport
Ipatinga x Atlético-PR

18h10

Atlético-MG x Fluminense
Portuguesa x Figueirense
Flamengo x Santos