quinta-feira, 12 de junho de 2008

Parabéns Sport!

Share |

Por Maurício Fernando



Dia 11 de junho de 2008, ficará marcado para sempre na história do Sport Club do Recife. Depois de uma bela campanha, o Sport é o campeão da Copa do Brasil 2008, após eliminar Imperatriz-(Ma), Brasiliense, Palmeiras, Internacional, Vasco e na final, o Corinthians. Com méritos, passou por todos os adversários, aliado ao fator campo, a força da torcida na Ilha do Retiro, e o empenho que seus jogadores demonstraram durante toda a competição, fizeram com que a equipe chegasse ao título.

No jogo final não foi diferente. Com o seu estádio completamente tomado, a equipe mostrou muita raça e conseguiu o placar que precisava (após derrota por 3 a 1 em São Paulo), 2 a 0 sobre um Corinthians apático, irreconhecível, que pareceu sentir a pressão da torcida e do time pernambucano. Os gols foram marcados por Carlinhos Bala, ídolo da torcida e Luciano Henrique.

A equipe pernambucana começou pressionando, mas faltava precisão no ultimo passe, foi então que o técnico do Leão, Nelsinho Baptista (ex-Corinthians) resolveu mexer, tirou o jovem Kassio, que havia sido uma das surpresas na escalação e colocou Enilton, autor do gol salvador do time em São Paulo. Com isso, a pressão aumentou ainda mais, e aos 34 minutos, Luciano Henrique achou Carlinhos Bala livre em posição legal pela direita, o atacante dominou bonito e bateu cruzado, o goleiro Felipe ainda tocou na bola, mas não pode evitar, o Sport abria o placar.

Após o gol, a pressão continuou, e o segundo gol veio mais rápido que e o esperado pela torcida, dois minutos depois, após rebote no escanteio, Luciano Henrique chutou para a área em direção ao gol, Enilton tentou cabecear, não conseguiu, mas acabou atrapalhando o goleiro Felipe, a bola quicou na frente dele e acabou passando debaixo de suas pernas, uma falha, era o segundo gol pernambucano para a explosão da torcida na Ilha do Retiro. O Sport já estava conseguindo o que precisava para ficar com o título, mas era preciso segurar o resultado.

O Corinthians teve duas boas chances no fim do primeiro tempo, com William e Fabinho, ambas salvas pelo goleiro Magrão, de forma importantíssima, a primeira etapa terminou mesmo em dois gols a zero para os donos da casa.

No segundo tempo, o técnico Mano Menezes viu que era preciso mexer, e voltou do intervalo com duas mudanças, Lulinha e Acosta entraram no lugar de Carlos Alberto e do sacrificado Diogo Rincon. Enquanto que Nelsinho Baptista tentou dar mais mobilidade ao ataque, tirando o experiente Leandro Machado, para dar lugar a Roger.

Porém, as substituições corintianas, não surtiram o efeito necessário, a equipe pernambucana seguiu levando mais perigo, com Diogo e Carlinhos Bala, ambas salvas por Felipe. O Corinthians seguia pouco inspirado, levando pouco perigo ao gol de Magrão. Por isso, o técnico corintiano resolveu gastar sua ultima substituição, em busca do gol salvador que daria o título a equipe paulista, Wellington Saci foi colocado no lugar de Dentinho.

Em seu primeiro lance na partida, Saci comenteu a infantilidade de pisar em Carlinhos Bala fora de campo e acabou sendo expulso de campo, prejudicando ainda mais sua equipe, a situação ficava cada vez mais dramática para os corintianos.

Dois lances polêmicos ainda ocorreram no fim da partida, no primeiro, Enilton entra na área, e reclama de pênalti cometido por Fabinho, o juiz nada marca. Logo depois, após bate rebate, as chances corintianas sobram nos pés do uruguaio Acosta, que tenta o drible no goleiro Magrão, é reclamado o toque, mas o juiz Alicio Pena Junior, também não marcou o pênalti, e ainda deu toque de mão do corintiano, logo após. No final, ainda sobrou tempo para o zagueiro e capitão do Corinthians William ser expulso, era o fim do sonho corintiano, e a conquista mais importante da equipe pernambucana, pelo título, o Sport é automaticamente a primeira equipe brasileira garantida na Taça Libertadores da América de 2009.

Campanha


Primeira Fase

27/2 Imperatriz-MA 2 x 2 Sport

5/3 Sport 4 x 1 Imperatriz-MA


Segunda Fase

2/4 Brasiliense 1 x 2 Sport

9/4 Sport 4 x 1 Brasiliense


Oitavas-de-final

24/4 Palmeiras 0 x 0 Sport

30/4 Sport 4 x 1 Palmeiras


Quartas-de-final

7/5 Internacional 1 x 0 Sport

14/5 Sport 3 x 1 Internacional


Semifinal

21/5 Sport 2 x 0 Vasco

28/5 Vasco (4) 2 x 0 (5) Sport


Final

4/6 Corinthians 3 x 1 Sport

11/6 Sport 2 x 0 Corinthians


Equipe da final

Magrão, Diogo, Durval, Igor e Dutra; Sandro Goiano, Daniel Paulista, Kassio (Enilton), Luciano Henrique (Everton), Carlinhos Bala e Leandro Machado (Roger).Tec: Nelsinho Baptista

Transferências diárias – 12/06/08

Share |
Por Matheus Mandy

Operário/MS
Anderson Lima(LD-Ituano)
Robson(V-Cabofriense)
Zeziel(V-Bragantino)
Gleguer(G-Sem Clube)
Niander(LD-Bragantino)
Hugo(Z-Bragantino)
Tiago Treichel(M-Palmeiras B)

J Malucelli
James(LD-Juventude)

Santa Cruz
Cléo(A-Treze)

Ferroviária/SP
Jonas(M-Gama)
Gil(A-XV de Jaú/SP)

Ponte Preta
Fábio(G-Guaratinguetá)

Macaé
Douglas Silva(V-Futebol Português)
Léo Santos(A-Cardoso Moreira)
Osmar(A-América/RJ) (Revelado em 2006 pelo Fluminense)

Bragantino
César(M)
Fábio Lopes(A)
Gustavo(Z)
Danilo Santos(A-São Caetano)

Gama
Igor(A-Sem Clube desde que deixou o Coritiba em 2007)
Fernandinho(M-Oeste/SP)
Dill(M-Oeste/SP)
William(A-Guarani)
Messias(A-Vitória)
Chico Marcelo(A-Santo André)
Michel(M-América/RN)

Madureira
Adão(A-Aperibeense)
Rodolfo Soares(V-Guarani/SC)
Alexandre Acerola(A-Guarani/SC)

Wolfsburg/ALE
Rodrigo Alvim(LE-Belenenses/POR)

Indian Sport
Márcio Gleick(Z-Bangu)

Bangu
Léo(G-Friburguense)
Cadão(Z-Friburguense)
Ziquinha(A-Friburguense)
Somália(A-Resende)

Luverdense/MT
Ceará(LE-Anápolis)

Paraná
Ciro(Z-Toledo/PR)
Luciano(Z-Joinville)

Céres/RJ
Dionisio(A-Futebol Finlandês)

Treze
André Zandoná(G-Rio Branco/MG)

São Paulo
René(Z-ABC)

Portuguesa/RJ
Gulit(V-Olaria)
Pedro Henrique(V-Olaria)
Zé Ricardo(Z-Olaria)
Orlando(A-Olaria)
Rodrigo(LE-Olaria)

Dispensados
Adriano Magrão(A-Gama) (Solicitou a saída por ficar na reserva)
Messias(LE-Ceará)
Peter(V-Sport) (Solicitou a saída por ficar na reserva)
Índio(V-Macaé)
Diego(LE-Vasco)

Técnicos

Chegadas
Paulo Bonamigo(Ponte Preta)
Carlinhos(Céres) (Ex Flamengo)
Luis Felipe Scolari(Chelsea/ING)
Tite(Internacional)