terça-feira, 5 de agosto de 2008

Pequim 2008: Participação brasileira e grandes estrelas

Share |

Por Leonardo Martins


As Olimpíadas de Pequim para o nosso país vem com muita expectativa. A delegação brasileira será a maior da história com 277 atletas em 31 modalidades e estes atletas esperam conseguir a melhor participação do país na história dos Jogos, superando as 5 medalhas de ouro conseguidas nas últimas olimpíadas em 2004 na Grécia.

Chances para superar esta campanha de Atenas teremos e muitas. Temos muitos atletas de nível internacional e times campeões nos esportes coletivos. O Futebol masculino volta a disputar os Jogos após a ausência em 2004, com uma equipe não muito animadora, a Seleção do técnico Dunga conta com a dupla Ronaldinho e Pato para conseguir o tão sonhado ouro inédito nesta modalidade. Ainda no futebol, mas no feminino, as meninas chegam a Pequim com ótimas chances de ouro após os vices olímpico e mundial e ainda contam com a melhor jogadora do planeta, Marta.

Outra modalidade que o Brasil vem fortíssimo é o vôlei, o vôlei é o esporte em que nosso país vem conseguido os melhores resultados a nível internacional. Tanto no vôlei de quadra, quanto no de praia, somos favoritos ao ouro e podemos dominar o esporte em Pequim. As seleções masculina (atual campeão olímpico) e feminina mais as duplas Ricardo/Emanuel e Juliana/Larissa são as principais esperanças de ouro neste esporte.

O Judô vem de novo forte a uma Olimpíada com os campeões mundiais João Derly e Thiago Camilo e Luciano Henrique são as principais esperanças de medalha. A vela também tem chances na Classe Star com Bruno Prada e Robert Scheidt, este último pode se tornar o maior medalhista de ouro brasileiro em Jogos Olímpicos com 3 medalhas.

A natação também tem chances de medalha com o supercampeão no Pan do Rio, Thiago Pereira e César Cielo. Outra modalidade importante que poderá trazer medalhas ao Brasil é o Atletismo com Maurren Maggi no Salto em Distância, Jadel Gregório no Salto Triplo e Fabiana Murer no salto com vara. Ainda temos chance na Ginástica com Jade Barbosa e Diego Hypólito.

Além da participação brasileira, teremos grandes estrelas do esporte mundial lutando por medalhas em Pequim. Na natação, mais uma vez o americano Michael Phelps tentará bater o recorde de ouros em uma única edição de Jogos Olímpicos, recorde que pertence ao seu compatriota Mark Spitz com 7 ouros em Montreal 76. No atletismo, a imbatível russa Yelena Isinbayeva do Salto com Vara tentará quebrar mais um recorde mundial e ganhar mais um ouro. Nos 100m rasos, uma disputa sensacional promete entre o recordista mundial da prova, Usain Bolt, o ex-recordista da prova, Asafa Powell, e o campeão mundial, Tyson Gay.

O Basquete vem com as estrelas da NBA. A Argentina defende o título olímpico sobre a regência do maestro Manu Ginobili, do San Antonio Spurs. A Espanha, atual campeã mundial, vai a olimpíada com a estrela Paul Gasol, do Los Angeles Lakers. Os Estados Unidos pretendem recuperar a coroa de Rei do Basquete e para isto vão as Olimpíadas com uma nova versão do Dream Team com os astros Kobe Bryant e Lebron James.

O futebol contará, além das estrelas do Brasil, com a Argentina. Os hermanos defendem o título olímpico com um baita time comandado pelo trio ofensivo, Riquelme, Messi e Aguero. Terminando esta parte das estrelas internacionais, está o tênis. Os principais tenistas irão a Pequim atrás de pontos para o Ranking e medalhas. No masculino, os destaques são a dupla que domina o circuito há 2 anos, o suíço Roger Federer, ex-líder do Ranking, e Rafael Nadal, atual líder. No feminino, disputam as sérvias número 1 e 2 do mundo, a musa Ana Ivanovic e Jelena Jankovic. A grande ausência dos Jogos é a outra musa do tênis, a russa Maria Sharapova, por contusão no ombro.


Aí está um breve resumo do que se aguarda para as disputas dos jogos. Lembrando que as competições começam na manhã desta quarta-feira com as disputas do Futebol Feminino e a abertura oficial acontece na sexta-feira, tudo devidamente acompanhado pelo Esporte é Vida.