domingo, 19 de outubro de 2008

Fla vence e afunda o rival

Share |

Por Leonardo Martins


Em mais um clássico regional válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro reuniu Vasco e Flamengo em situações completamente diferentes no campeonato. Com público apenas médio no Maracanã, o Flamengo venceu o rival por 1 a 0, voltou a briga pelo título e afundou o time cruzmaltino para a lanterna.

Era um clássico onde as duas equipes precisavam vencer para tentar alcançar seus objetivos dentro da competição. O desesperado Vasco começou em cima do Flamengo, mas seu ataque mostrava porque está na zona vermelha, com várias limitações. Em uma chance mais clara, Alan Kardec começou a jogada que passou por Baiano e terminou na conclusão fraca de Madson. Em uma outra chance, Alex Teixeira deixou Fábio Luciano para trás e chutou para a defesa de Bruno.

Já os rubro-negros apresentavam a mesma lentidão no meio campo apresentada nos últimos jogos, com muitos erros de passes e criando poucas chances de gol. Marcelinho Paraíba chutou forte de longe, o goleiro Rafael pulou tarde e, para sorte dos vascaínos, a bola foi para fora passando muito perto da trave esquerda. E quando o fim do primeiro tempo se aproximava, o Vasco deu uma mãozinha para o Flamengo. Jonílson errou passe no meio-campo. Obina recebeu lançamento, se enrolou todo com a defesa do Vasco e, na confusão, Jorge Luiz tocou de bico para trás. A bola entrou no canto esquerdo do goleiro Rafael, que ainda tocou na bola. Gol contra de Jorge Luiz. Flamengo 1 a 0. E o Vasco entrou para o vestiário escutando os gritos de "ão, ão, ão... Segunda Divisão".

O início do segundo tempo foi cheio de passes errados e lances bisonhos. Em campo, o Vasco parecia mais perdido que a diretoria tentando livrar o clube do rebaixamento. Em um ataque, em que havia sete vascaínos contra quatro rubro-negros, os jogadores não sabiam o que fazer com a bola, que acabou indo para fora qualquer perigo. Após o lance, Renato Gaúcho resolveu colocar Wagner Diniz no lugar de Baiano.
Logo depois, Pedrinho entrou no lugar de Mateus. Fabio Luciano foi expulso ao puxar a camisa de Allan Kardec. E o Vasco foi para o tudo ou nada. O zagueiro Eduardo Luiz saiu para a entrada do atacante Pinilla. Aos 25 minutos, Pedrinho cobrou falta e Fernando cabeceou. Bruno fez uma defesa muito difícil e salvou o Flamengo.
Alex Teixeira, que antes da partida disse que a defesa rubro-negra era muito lenta, esteve muito mal e perdeu a maioria das jogadas para os zagueiros. E o Perdido em campo, como a diretoria fora dele, o Vasco passou a tentar apenas cruzamentos para a área. E as bolas sempre paravam nas mãos de Bruno. Aos 42 minutos, Pinilla dominou e tocou para a área na saída do goleiro rubro-negro. Mas nenhum vascaíno apareceu para completar a bola para a rede.

Foi a segunda derrota da "Era Dinamite" para o rival. No primeiro turno, o Flamengo já havia vencido por 3 a 1. Os rubro-negros seguem com esperança de lutar pelo título brasileiro. Aos vascaínos, só resta começar a rezar. O Vasco se encontra na última posição com apenas 27 pontos e o Fla aparece em 5º com 52. Na próxima rodada, o Fla recebe o Coritiba e o Vasco vai a Goiânia enfrentar o Goiás.

Outros jogos de hoje

Coritiba(8º) 1x1 Goiás(9º)
Felipe; Romerito

Vitória(10º) 2x2 Fluminense(17º)
Rafael e Marquinhos; Thiago Silva e Washington

Portuguesa(16º) 2x0 Grêmio(1º)
Ediglê e Edno

Sport(11º) 2x2 Náutico(15º)
Durval e Roger; Gilmar e Felipe

Palmeiras(3º) 2x2 São Paulo(4º)
Kléber e Leandro; Rogério Ceni e Dagoberto

Cruzeiro vence o clássico e assume o 2º lugar

Share |

Por Leonardo Martins


Na tarde deste domingo, no Mineirão, Atlético e Cruzeiro fizeram mais um superclássico mineiro que foi válido pela 30ª Rodada do Campeonato Brasileiro. Os cruzeirenses foram mais objetivos e venceram por 2 a 0, continuando na briga pelo título e assumiu o 2º lugar.

O jogo começou com uma blitz azul, foram 15 minutos de pressão total da equipe celeste, onde teve total domínio do jogo e criou inúmeras chances. As melhores vieram em chutes de fora da área, Thiago Ribeiro arriscou por 2 vezes da direita, mas a bola foi para fora. O Galo dependia muito de Marques, que era bem marcado, para ir ao ataque e só via a equipe azul atacar seu gol. O Galo só atacou aos 30 minutos em uma cabeçada de Castillo que passou ao lado do gol de Fábio.

Após esta pressão do Cruzeiro, a partida passou a ser disputada sob um ritmo lento e caiu de qualidade. A partida só voltou a ter emoção aos 42 minutos quando o Cruzeiro fez o seu gol. Fernandinho, como um legitimo camisa 10 (ele entrou na partida no lugar do camisa 10 Wágner), deu um ótimo passe para o criticado lateral Jonathan entrar com facilidade e chutar cruzado para o fundo das redes. 1 a 0 Cruzeiro e fim do 1º tempo.

Na volta do intervalo, o Galo já entrou com uma substituição, Raphael Aguiar no lugar de Denílson. Na teoria era uma substituição para deixar o time mais ofensivo, mas na prática nada disto funcionou, pois o time alvinegro continuava sem inspiração para criar as chances de empate. Thiago Ribeiro errou mais uma chance em um chute cruzado.

Percebendo que o Galo deixava muitos espaços na sua defesa, o técnico cruzeirense resolveu colocar o titular Wágner no lugar de Fernandinho, o que deu certo, porque o titular deu outro ritmo ao meio campo e criou várias chances para ampliar. Na primeira, ele deixou Guilherme na cara do gol e o atacante chutou para a defesa de Juninho. Nas outras duas, o próprio Wágner chutou assustando o goleiro alvinegro.

Já o Galo continuava preso a ótima marcação azul e não criava perigo ao gol de Fábio, nem as entradas de Tchô e Pedro Paulo melhorou a situação. Na base do desespero, os atleticanos foram para cima, mas deixava o campo de defesa livre para a Raposa. Tanto que foi deste jeito que os celestes fizeram o 2º gol. aos 45 minutos, Elicarlos fez fila na área atleticana e foi derrubado por Juninho, o juiz marcou pênalti. Na cobrança, o artilheiro Guilherme bateu bem e decretou a vitória cruzeirense no clássico. A última vitória azul no ano do centenário alvinegro, que saiu com um saldo negativo nos confrontos desta temporada contra o Cruzeiro. Em 5 jogos no ano, foram 4 vitórias azuis e apenas 1 empate.

O resultado retomou a Raposa ao segundo lugar com 55 pontos, a apenas 1 do líder Grêmio. Já o Galo continuou na 12ª posição com 37 pontos. Na próxima rodada, os azuis vão a Curitiba enfrentar o outro Atlético e os alvinegros recebem o Inter no Mineirão.

Brasil é hexa no futsal

Share |

Por Leonardo Martins


Foi uma decisão de arrepiar, contando com o apoio de 13 mil torcedores que lotaram o Maracanãzinho, o Brasil enfrentou a Espanha pela final do Mundial de Futsal. Foi sofrido, emocionante, mas a Seleção retomou a hegemonia do futsal ao conquistar o hexacampeonato mundial após vencer os espanhóis nos pênaltis por 4 a 3.

O Brasil, apoiado pela torcida, começou dominando a final, chutava muito, mas esbarrava no excelente goleiro Luis Amado, que estava inspiradíssimo e parecia uma muralha a frente do gol. A Espanha estava sempre com aquela calma característica da equipe bicampeã mundial, os espanhóis tinham paciência de tocar a bola e esperar o erro brasileiro. Este foi o panorama do primeiro tempo.

No segundo tempo, o jogo se permaneceu do mesmo jeito até quando faltava 12 min pro final do tempo, quando Marquinho fez um gol olímpico e abriu o placar, explodindo o ginásio. Com a desvantagem no placar, a Fúria atacou mais e chegou ao gol de empate com Torras que mandou uma bomba. Após o empate o jogo se tornou mais tenso com poucos ataques e muito respeito de ambas equipes. O craque Falcão se machucou e não voltou mais, o que deixou a torcida apreensiva. Mas faltando 3 min, nova explosão no ginásio, Vinicius mandou a bomba após duas defesas de Luis Amado e desempatou a partida. Era o gol do título, certo? Errado, porque a Espanha voltou a empatar com Álvaro, foi um balde de água fria na torcida.

Veio a prorrogação e nos dois tempos, o que se viu foi um respeito de ambas equipes que estudaram muito e pouco criaram. O destino da decisão seria nos pênaltis. Na decisão por pênaltis, o técnico brasileiro decidiu apostar no goleiro reserva, Franklin, para ser campeão e ele não decepcionou, defendeu 2 penaltis e o ginásio explodiu com o título brasileiro .

O Brasil dominou as premiações, os 3 melhores da competição foram brasileiros, com o melhor sendo Falcão, pelo segundo mundial seguido. Foi o sexto título mundial da Seleção de Futsal, que recuperou a hegemonia após os 2 títulos mundiais da Espanha.

Jogos de ontem da série A

Share |

Por Leonardo Martins


A 30ª rodada do Brasileirão da Série A começou na noite deste sábado com 3 jogos, vamos a um resumo deles.

Botafogo 0x1 Santos

O Santos foi ao Engenhão e estragou a festa do Botafogo, que comemorava o aniversário de nascimento de seu maior jogador, Garrincha, que se estivesse vivo, ontem comemoraria 75 anos. A equipe santista ganhou por 1 a 0 e praticamente acabou com o sonho de libertadores do Botafogo, a vitória fez com que o peixe acabasse com o fantasma do rebaixamento. Até o fim da rodada, os cariocas estão na 6ª posição com 46 pontos e os paulistas na 13ª com 36. O gol do Santos foi marcado por Molina em bela cobrança de falta aos 26 minutos do 2º tempo.

Internacional 2x1 Atlético-PR

O Inter afundou mais o furacão ao derrotá-lo por 2 a 1 em Porto Alegre. Com o resultado, o Atlético continua por mais uma rodada na zona de rebaixamento com 28 pontos e pode cair até para a penúltima posição com os jogos de hoje . O Inter assumiu o 7º lugar até o fim da rodada com 46 pontos. O Artilheiro Nilmar abriu o placar no 1º tempo para os colorados, Alex ampliou no inicio do segundo e Ferreira fez o de honra para os paranaenses.

Figueirense 1x1 Ipatinga

Debaixo de muita chuva em Florianópolis, Figueirense e Ipatinga ficaram no empate por 1 a 1. Os mineiros, com esse empate, deixaram, momentaneamente, a lanterna e foram para a penúltima posição com 28 pontos. Já o Figueira continua na 14ª posição com 34 pontos. Tadeu abriu o placar no 1º tempo para os mandantes. Nos acréscimos do segundo tempo, o boliviano Pablo Escobar empatou para o Tigre.

Hoje a 30ª Rodada do Campeonato será completa por 7 jogos

16h
Palmeiras x São Paulo
Atlético-MG x Cruzeiro
Vitória x Fluminense
Coritiba x Goiás

18h10
Portuguesa x Grêmio
Vasco x Flamengo
Sport x Náutico