segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Imortal tricolor goleia e adia a decisão

Share |

Por Leonardo Martins


O São Paulo não fez a sua parte no Morumbi, mas o Grêmio, única equipe que pode tirar o hexa do tricolor paulista, fez e bem a sua parte. Os gaúchos foram a Minas Gerais e rebaixaram o Ipatinga ao golear por 4 a 1, adiando a decisão para a última rodada após 3 anos.

O primeiro tempo da partida foi dominado em grande parte pelos visitantes. Apesar de o Ipatinga ter aberto o placar com Pablo Escobar aos cinco minutos, após jogada de Afonso pela direita, o restante da etapa teve o Tricolor mais presente no campo de ataque.

A igualdade não demorou a sair. Veio aos 12 de jogo, quando o zagueiro Jean apareceu no ataque pela esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou. Marcel completou de cabeça para o gol. Sempre pelos lados do campo, o Grêmio chegava com perigo. Aos 20, foi a vez de Felipe Mattioni receber na área e bater buscando o ângulo esquerdo. Fred saltou em colocou para escanteio.

Três minutos depois, a virada. Tcheco bateu falta da esquerda, a bola bateu na zaga e voltou para Souza. O meia pegou de primeira e mandou para a área, pegando a defesa do Ipatinga de surpresa. Paulinho Dias demorou a sair e deu condição a Jean, que se antecipou a Fred e cabeceou para o gol: 2 a 1.

Paulinho Dias falhou de novo, e o Grêmio não perdeu a oportunidade. O volante recuou mal, nos pés de Willian Magrão. O meia mandou rapidamente para Marcel tocar na saída de Fred e ampliar o marcador.

Depois do gol, Marcel sentiu uma contusão e deixou o campo. Roth preferiu colocar Helder em campo, deslocando Souza para o meio de campo. O Tricolor demorou um pouco a se encaixar com a nova formação, e o Ipatinga cresceu nos minutos finais. Adeílson, aos 37, obrigou Victor a fazer grande defesa em chute de fora da área. Cinco minutos depois, Pablo Escobar cruzou da esquerda, e Ferreira, livre, cabeceou por cima do gol.

Na volta para o segundo tempo, o Grêmio mostrou que Celso Roth acertou o posicionamento do time na conversa do intervalo. Logo aos oito minutos, Jean ajeitou de cabeça, após cruzamento na área, e Léo só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio.

O quarto gol do Grêmio esfriou os ânimos da partida. A única boa chance que veio depois foi um chute de fora da área do jovem Muller, aos 20 minutos, e que obrigou Victor a saltar e espalmar para escanteio.

Já com o rebaixamento encaminhado, o Tigre não encontrou forças para reagir. No fim, Silvio acabou sendo expulso, dificultando ainda mais para os mineiros.

Resultado final ficou mesmo no 4 a 1. O Tricolor passou a tocar a bola e fazer o tempo passar, de olho no jogo do São Paulo. Fim da linha para o Tigre, retomada da esperança para o Grêmio.

O Grêmio ainda tem chance de título, para o título vir, o tricolor gaúcho tem que vencer o Galo no Estádio Olímpico e torcer para que o Goiás derrote o São Paulo em Brasília, os dois jogos acontecem no domingo. O Ipatinga se despede do campeonato no sábado quando enfrenta o Fluminense no Maracanã.

Cruzeiro é derrotado em Porto Alegre

Share |

Por Leonardo Martins


Em jogo válido pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, na tarde deste domingo em Porto Alegre, o Cruzeiro enfrentou a equipe reserva do Inter. Os mineiros mostraram o mesmo futebolzinho que a equipe apresentou nos últimos jogos fora de casa e foram batidos por 1 a 0.

O Inter, mais preocupado com a final da Sul-Americana na 4ª feira, mandaram a campo uma equipe reserva com apenas 2 titulares (Guiñazu, que não joga na 4ª feira e o goleiro Lauro). Enquanto isso, o Cruzeiro tinha apenas 1 desfalque, o artilheiro Guilherme.

Mas quando a bola rolou, parecia que o Inter que estava completo em campo, pois dominou o jogo inteiro e o Cruzeiro estava apático em campo. O ataque colorado infernizava a defesa azul, quando não era o goleiro Fábio que salvava, era a má pontaria que salvava o gol do Cruzeiro. Daniel Carvalho e Rosinei foram os autores dessas chances desperdiçadas pelos gaúchos. Aos 14 minutos saiu o gol colorado, Daniel Carvalho cruzou e Gustavo Nery apareceu livre para cabecear e fazer o gol. 1 a 0 colorado.

Depois o que se viu foi um jogo péssimo com pouquíssimas chances, a equipe celeste estava desorganizada em campo e não oferecia perigo algum ao gol de Lauro. Até o final do 1º tempo, só a bomba de Fernandinho na trave que ofereceu perigo ao gol colorado. Enquanto isso, o Inter continuava poupando esforços tendo em vista o futebolzinho apresentado pelo Cruzeiro.

O criticado Adilson Batista, tentou melhorar o ataque azul ao tirar Gérson Magrão e colocar Wanderley, também tirou Fabrício para colocar o fraco Henrique, as duas alterações no intervalo da partida. Mas a coisa estava feia para o lado azul, pois estas alterações não mudaram em nada o ritmo da partida no segundo tempo, o time celeste continuava apático em campo e oferecendo campo aos colorados. Os garotos Taison e, posteriormente, Guto tiveram ótimas chances para ampliar o placar, mas o goleiro Fábio salvou o gol colorado. Daniel Carvalho também acertou a bola na trave em cobrança de falta.

Mesmo jogando mal, o Cruzeiro teve a oportunidade para empatar o jogo. Aos 17 minutos, Maycon agarrou Wágner na área e o juiz marcou pênalti. Para mostrar a apatia do time em campo, o lateral Fernandinho, que nunca havia cobrado pênalti no Cruzeiro, pegou a bola e foi para a cobrança. Resultado disto, cobrou mal e Lauro pegou. Após este lance, o Cruzeiro se abateu completamente em campo e não teve forças para reagir e o jogo terminou mesmo com a vitória dos reservas do Inter.

O Cruzeiro continua no G-4 graças ao empate do Flamengo em casa para o Goiás, as duas equipes tem 64 pontos, mas o Cruzeiro leva vantagem no número de vitórias e só depende de uma vitória na última rodada sobre a Portuguesa para chegar a Libertadores, o jogo acontece em Belo Horizonte.

Já o Inter tem pensamento total na final da Copa Sul-Americana, quarta-feira também em Porto Alegre contra o Estudiantes. No Brasileiro, ele está em 6º com 54 e fecha sua participação contra o Figueirense em Florianópolis.