segunda-feira, 27 de abril de 2009

Giro pelos Estaduais – 27/04

Share |
Por Leonardo Martins

- Campeonato Paulista

No 1º jogo da Final, o Corinthians ampliou a vantagem ao vencer o Santos na Vila por 3 a 1. O grande destaque da partida foi o fenômeno Ronaldo. Ronaldo, em exibição de gala, marcou o 2º e o 3º gols dos corinthianos. Sendo uma obra prima, tocando por cima de Fábio Costa. Chicão e Triguinho completaram o placar. Agora, o Santos para conquistar o título, precisa vencer o jogo de volta por 3 gols de diferença.

- Campeonato Carioca

Tudo igual na partida de ida. Flamengo e Botafogo empataram por 2 a 2 e continuam sem vantagem. Juan abriu o placar para o Flamengo. Juninho e Reinaldo viraram o jogo para os alvinegros. Mas Willians empatou na segunda etapa. Um novo empate no jogo de volta, levará a disputa do título para os pênaltis.

- Campeonato Paranaense

O Coritiba estragou a festa armada pelo Atlético caso conquistasse o título ao vencer o rival por 4 a 2 na Arena e adiou a decisão do estadual para a última rodada. O J. Malucelli poderia ter passado o Furacão, mas perdeu para o Nacional, em Rolandia por 1 a 0. O Furacão precisa de uma vitória na última rodada para conquistar o caneco.

- Campeonato Catarinense

A Chapecoense deu um grande passo rumo ao título deste ano ao derrotar o Avaí por 3 a 1. A equipe do interior pode até perder por um gol de diferença que mesmo assim conquistará o título. Ao Avaí resta vencer por 3 gols de diferença.

- Campeonato Baiano

No primeiro Bavi decisivo deu o Vitória, na casa do Bahia. Ramón foi o destaque da partida ao marcar dois gols para o rubro-negro. Reinaldo descontou para o tricolor baiano. O Vitória precisa de um empate para faturar o título jogando no Barradão.

- Campeonato Cearense

No Ceará, vantagem para o Fortaleza que venceu o Ceará por 2 a 1 e joga pelo empate na partida decisiva. A vantagem tricolor poderia ser maior se o Árbitro Carlos Simon não tivesse inventado o pênalti que resultou no gol dos alvinegros.

- Campeonato Brasiliense

Na Capital Federal, o Brasiliense abriu boa vantagem em busca do hexa-campeonato candango ao derrotar o Brasília por 2 a 1. A Febre Amarela poderá perder o segundo jogo por 1 gol de diferença que ganhará o título.

- Campeonato Goiano

Em Goiás, o Atlético saiu na frente na decisão ao vencer o Goiás por 2 a 1 e está perto do título. Robston e Jorge Henrique fizeram os gols do Atlético enquanto Felipe descontou para os verdes. O Atlético precisa de um empate para confirmar o título no próximo domingo.

- Campeonato Paraense

No Pará, o surpreendente São Raimundo venceu o Remo por 2 a 1 e faturou o segundo turno do estadual e a vaga na Série D, deixando o clube tradicional sem competições até o fim do ano. A equipe alvinegra decide o estadual em dois jogos contra o Paysandu, campeão do 1º turno.

- Campeonato Paraibano

Decisão do segundo turno também na Paraíba, onde o Treze venceu o Sousa por 2 a 0 e faturou o segundo turno. Agora as duas equipes voltam a se enfrentar na decisão do estadual, já que o Sousa havia ganhado o 1º turno.

- Campeonato Potiguar

O ASSU deu um grande passo para conquistar o inédito título do Campeonato Potiguar. Neste sábado, o clube goleou o Potyguar-CN, por 4 a 1, em casa, pelo primeiro jogo da decisão, e agora pode até perder por dois gols de diferença que ainda assim será o campeão. O time de Currais Novos precisa agora vencer por três gols de diferença para ficar com a taça.

Cruzeiro com as duas mãos na taça

Share |

Por Leonardo Martins


O Cruzeiro já pode ser considerado Campeão Mineiro de 2009. A enorme vantagem azul foi adquirida na tarde de ontem, no Mineirão. Assim como em 2008, os azuis venceram o rival Atlético no jogo de ida da Final do Mineiro por goleada de 5 a 0.

O Galo entrou com 4 volantes e um atacante, o artilheiro Diego Tardelli, já que Éder Luis estava suspenso. A tática de Leão era combater as principais jogadas do time celeste, segurando um empate para conseguir decidir no segundo jogo. O Cruzeiro entrou com Thiago Ribeiro ao lado de Kleber. Thiago caindo pelas pontas e Kleber mais fixo na área.

Bola rolando e como a vantagem de dois empates era atleticana, o Cruzeiro foi para cima, mas tinha enormes dificuldades de furar a marcação atleticana, principalmente Kleber, que tinha sempre Rafael Miranda o marcando e muito bem, por sinal. Enquanto Diego Tardelli não recebia marcação especial, já que atuava como único atacante. Neste 1º tempo, as marcações se deram muito bem.

Chances de gols foram poucas. Kleber sempre tentava se movimentar em campo mas não tinha sucesso. Porém, foram dos pés dele que o Cruzeiro teve a 1ª chance. Aos 10, ele recebeu bom passe e chutou para a defesa de Juninho. O Galo também tinha dificuldades em seu ataque, Tardelli só conseguia levar perigo ao sofrer faltas e fazer com que os jogadores azuis levassem amarelo. Em uma dessas faltas, a melhor chance atleticana. Júnior cruzou para área, Leandro Almeida cabeceou e Fábio fez ótima defesa.

Um pouco antes, a dupla Júnior e Tardelli quase abriu o placar, o lateral chutou e o atacante quase desviou para o gol. E chances alvinegras foram essas só. No mais, só deu Cruzeiro. O show azul começou aos 39. Em um rápido contra-ataque, Wagner e Kleber fizeram tabela de calcanhar e o gladiador abriu o placar. 1 a 0 Cruzeiro. E fim do 1º tempo. No segundo tempo, os técnicos foram fundamentais para o resultado do jogo.

Começamos pelo lado alvinegro, com a derrota, Leão tirou um volante para a entrada de um atacante, Márcio Araújo deu lugar a Kleber, a intenção de Leão era aumentar o poder de seu ataque, já que Tardelli ficara muito isolado no 1º tempo, porém, abriria o time na marcação.

Adilson Batista, informado da substituição alvinegra, resolveu fazer uma substituição que matou o jogo. Trocou os atacantes. Soares entrou para a saída de Thiago Ribeiro, colocando Soares nas costas de Júnior. O que deixou o Galo desnorteado em campo.

O segundo tempo começou com uma pressão terrível azul. Foram 6 escanteios em 12 minutos e os zagueiros foram fundamentais. 1º foi Léo Fortunato que cabeceou para a defesa de Juninho. Depois brilhou o outro zagueiro, Leonardo Silva que marcou os dois próximos gols. E foram parecidos. Aos 10, Wagner cobrou escanteio e o zagueiro aproveitou a saída mal sucedida do camisa 1 alvinegro e fez o segundo. Seis minutos depois, a jogada se repetiu para fazer o terceiro. 3 a 0 Cruzeiro e os gritos de “É Campeão” já ecoavam no Mineirão.

O Galo já desfigurado em campo, ficou mais ainda quando Renan entrou duro em Ramires e foi expulso. Logo depois, Kleber fez boa jogada e foi pontapeado por Leandro Almeida, mas o juiz deu amarelo. Receoso da cabeça quente do atacante cruzeirense, Adilson o tirou para a entrada de Wellington Paulista.


Com Junior preocupado em marcar, o lateral Jonathan foi para o ataque e aproveitou para marcar o 4º gol. Aos 33, ele tabelou com Ramires e Soares e chutou para o gol. Outras expulsões aconteceram, Ramires e Leandro Almeida se desentenderam e trocaram agressões, os dois foram para fora do campo mais cedo. Aos 41, Jonathan recebeu lançamento de Gérson Magrão e chutou na saída de Juninho, marcando o 5º. O show azul estava fechado. O bicampeonato está praticamente garantido.

O título azul só não vem se o Atlético vencer o segundo jogo por 5 gols de diferença. Ainda abatido, o Galo disputa o 1º jogo das oitavas-de-final da Copa do Brasil, contra o Vitória em Salvador.

- Ipatinga e Caldense voltam a Elite

Na tarde de ontem, aconteceu a última rodada do Módulo II do Mineiro. O Ipatinga garantiu o título e a volta a elite ao golear o América-TO por 4 a 1. Junto da equipe do Vale do Aço volta ao módulo I do Mineiro a Caldense que venceu o Valério por 2 a 0.