quarta-feira, 29 de abril de 2009

O’Shea coloca o Manchester em vantagem sobre o Arsenal

Share |

Por Gabriel Seixas

O Manchester United, atual campeão da Liga dos Campeões, vem forte para a conquista do bicampeonato. Em Old Trafford, os Red Devils não tiveram a dificuldade que se imaginava para bater o Arsenal por 1x0, com gol do lateral O’Shea. Com o resultado, o time só precisa de um empate em Londres, na próxima Terça-feira, para carimbar a vaga para a final da competição, enquanto o Arsenal precisa vencer por mais de um gol de diferença para seguir em frente. Caso vença por 1x0, a decisão vai para a prorrogação. Outro placar com um gol de diferença dá a vaga para o Manchester.

Pra variar, o Sir. Alex Ferguson promoveu mais uma vez o sistema de “rodízio” entre os jogadores do Manchester. Berbatov, até então titular no ataque, deu lugar a Tévez. Ryan Giggs, eleito recentemente o melhor jogador da temporada inglesa pela associação dos jogadores profissionais, também começou no banco, assim como Paul Scholes. Assim, o meio de campo foi composto por Carrick, Fletcher, Cristiano Ronaldo e o brasileiro Anderson. Pelo lado do Arsenal, o técnico Arsène Wenger contou com a volta do goleiro titular Almunia, substituindo o polaco Fabianski, que mostrou ter potencial. Além disso, o meio-campo também foi mexido. Sem contar com Arshavin e van Persie, Wenger decidiu escalar dois volantes de contensão, Diaby e Song, dando liberdade de criação a Cesc Fabregas.

O Manchester em todo o primeiro tempo demonstrou ser um time melhor preparado, mas não finalizava com frequência. O primeiro chute a gol saiu aos 16 minutos, em um chute de Tévez, que Almunia defendeu e também evitou a sequência do lance, mandando pra escanteio. Na cobrança, a bola sobrou pra Carrick, livre na esquerda, que bateu cruzado. A bola resvalou em Silvestre e sobrou limpa para O’Shea, que encheu o pé e colocou a bola no fundo das redes.

O Arsenal parecia demonstrar um poder de reação, quando aos 26 minutos, Fabregas e Adebayor trocaram passes e a bola ficou no pé do espanhol, na meia-lua. Ele arriscou, mas van der Sar defendeu sem sustos. Bastaram três minutos para o Manchester responder à altura: Cristiano Ronaldo aproveitou bom cruzamento da direita e cabeceou a queima-roupa, para excelente defesa do inspirado Almunia.

A partir daí, o jogo caiu bastante de produção. O Arsenal, que precisava de iniciativa para alcançar o empate, travou. Jogadores como Cesc Fabregas e Theo Walcott, de talento apurado, não estiveram inspirados no jogo de hoje, deixando o togolês Adebayor ainda mais isolado.

O segundo tempo começou e continuou no mesmo ritmo do final do primeiro. Para reverter o quadro e aumentar a vantagem, Ferguson lançou Berbatov e Giggs, este que completou 800 jogos com a camisa do Manchester United. E deu certo: aos 24 minutos, Cristiano Ronaldo recebeu boa bola e encheu o pé, mas acertou o travessão. Seis minutos depois, outra boa chance: Giggs acertou bom cruzamento na direção de Berbatov, porém Silvestre se antecipou e cortou de cabeça, salvando o segundo gol dos Red Devils.

A essa altura, Wenger já tinha colocado Bendtner no lugar de Walcott, na tentativa de explorar o jogo aéreo para marcar o gol de empate. Nada feito. E mesmo com a entrada do brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, o panorama continuou o mesmo, podendo ser pior. Isto porque o assistente anulou (corretamente) o gol marcado por Ryan Giggs, que mesmo com 35 anos, deu outra cara ao time do Manchester.

Campeonato Francês também agitou a Quarta-Feira

Hoje na Europa a rede também balançou nos gramados franceses, com Rennes e Bordeaux, jogo de grande importância para as primeiras colocações na Ligue 1. O jogo foi transferido para hoje por conta da final da Copa da Liga realizada no último fim de semana, quando o Bordeaux goleou o Vannes por 4x0 e sagrou-se campeão, garantindo vaga, no mínimo, na Copa da UEFA (abrindo assim mais uma vaga para competições internacionais no campeonato).

A vitória de hoje não poderia ter sido mais dramática. O Rennes saiu em vantagem com Danzé, aproveitando boa assistência de Sow. Minutos depois, o zagueiro Planus, do Bordeaux, deixou os girondinos com dez, complicando de vez os planos da equipe.

Mas, na etapa final, tudo foi diferente. Mesmo com um a menos, o Bordeaux conseguiu a virada através de Gouffran, e depois de Gourcuff, cobrando falta. Quando tudo parecia definido, o Rennes acordou para a partida. Aos 43 minutos da etapa final, Moussa Sow, até então o melhor do jogo – uma assistência e uma expulsão cavada – empatou novamente a partida. Os dois times passaram a buscar o gol da vitória, e nessa ânsia, quem se deu melhor foi o Bordeaux. Aos 48, o herói do jogo, Gourcuff, marcou de novo e colocou o time na vice-liderança do campeonato, dois pontos atrás do Marseille faltando cinco rodadas para o fim do Francês.

Grêmio vence e fatura o 1º lugar geral

Share |

Por Leonardo Martins


O Grêmio faturou o 1º lugar geral da fase de grupos da Libertadores e poderá decidir as vagas as próximas fases e a decisão do Campeonato em casa. Tal condição foi adquirida com a vitória de ontem sobre o Boyacá Chicó da Colômbia por 3 a 0.

O volume de jogo que o Grêmio teria durante todo o primeiro tempo foi mostrado logo aos dois minutos por Jonas. Ele entrou driblando na área e caiu. Pediu pênalti, mas o árbitro Jorge Larrionda não deu. Aos seis, Ruy aproveitou rebote no bico direito e pegou de primeira. O goleiro Velásquez espalmou para o lado.

Coube a Souza superar o goleiro do Boyacá e abrir a porteira. O meia avançou pela meia esquerda, viu Velázquez adiantado e mandou de trivela, no ângulo oposto, com 16 de jogo. Avalanche no Olímpico!

Quatro minutos depois, placar ampliado. Jonas trocou de posição com Souza e da intermediária lançou o meia, que desta vez apareceu pela direita. O chute de primeira colocou a bola no fundo do gol para deixar o placar já em 2 a 0.

Jonas viu seu companheiro marcar duas vezes e tentou correr atrás do "prejuízo". Aos 23, Souza tabelou com Maxi López e deu passe para Jonas na área. O atacante girou e chutou por cima do gol. Com 28 minutos, o mesmo Jonas arriscou de fora da área e novamente a bola passou sobre o travessão. Se Jonas não consegue fazer, os outros jogadores tinham aproveitamento melhor. Aos 29 minutos, Tcheco bateu falta para a área, Réver ajeitou e Léo completou para fazer o terceiro.

A vitória estava praticamente garantida, a melhor campanha também, mas Jonas não desistiu de tentar deixar a sua marca. Com 39 de jogo, Tcheco ganhou dividida na intermediária e deu passe rasteiro para a entrada de Jonas na área. Velásquez saiu do gol e fechou o ângulo, evitando que o chute do atacante fosse para dentro do gol.

A etapa final começou com um susto para a torcida tricolor. Léo derrubou Giron na área, cometendo pênalti aos sete minutos. Caneo foi para a cobrança e converteu. Entretanto, o árbitro uruguaio assinalou invasão, e o jogador do time colombiano teve que repetir. Na segunda tentativa, Caneo manteve o canto esquerdo, e Victor voou para fazer a defesa.

O Grêmio aguentou bem a pressão inicial dos visitantes e aos 20 minutos quase chegou ao quarto. Souza cruzou da direita, Maxi López não alcançou, e Fábio Santos chutou de primeira na segunda trave. O chute pegou o argentino na queda. A bola bateu no calcanhar do atacante e foi pela linha de fundo.

A melhora da equipe colombiana e a queda de rendimento no Grêmio resultaram em uma diminuição no ritmo da partida. Sem outras grandes emoções, o placar ficou mesmo nos 3 a 0. E o primeiro lugar geral garantido.

Os gaúchos terminaram a fase com 16 pontos e agora espera a definição dos outros grupos para saberem seu adversário nas oitavas-de-final. A outra vaga do grupo 7 ficou com o Universidad de Chile que venceu o Aurora da Bolívia por 2 a 1.

Outros jogos

Grupo 8


San Lorenzo-ARG 2x0 Universitário-PER
Libertad-PAR 0x2 San Luis-MEX
Libertad e San Luis se classificaram neste grupo a próxima fase.