segunda-feira, 18 de maio de 2009

Náutico vence o Cruzeiro em Recife

Share |
Por Leonardo Martins

Entra campeonato, sai campeonato e o time de Adilson Batista tem dificuldades de atuar longe do Mineirão. Na primeira vez que isto aconteceu no Campeonato Brasileiro, a equipe mineira foi derrotada pelo Náutico em Recife por 2 a 0.

Com alguns desfalques na equipe celeste, o Cruzeiro começou o jogo com Ramires como armador na ausência de Wagner e Wellington Paulista no lugar de Kleber, comandando o ataque. O Náutico com um ataque altamente veloz, com Carlinhos Bala e Gilmar, incomodou bastante a defesa cruzeirense na partida.

No inicio de jogo, com muita chuva, o equilíbrio entre as equipes ditou o ritmo de jogo e foi um jogo aberto na primeira etapa. Na primeira chance do timbu, Dinda dividiu com a zaga azul e bola foi para escanteio. Os azuis responderam com Ramires que exigiu boa defesa de Eduardo. Gilmar exigiu defesa em dois tempos de Fábio

Mesmo atuando fora de casa, o Cruzeiro trabalhava a bola no campo de ataque, deixando o Timbu encolhido na defesa. Entretanto, o time pernambucano tinha nos contra-ataques rápidos uma boa alternativa. Como aconteceu aos 26, com Carlinhos Bala recebendo na direita, na área, e batendo cruzado. Fábio espalmou, e Jonathan tirou a bola antes da chegada de Gilmar.

A última boa chance antes do intervalo foi do Cruzeiro. Da intermediária, Athirson arriscou chute forte, Eduardo saltou e desviou para escanteio.

A etapa final também foi um festival de gols perdidos, mas pelo menos a rede balançou. Não com Thiago Ribeiro, aos três minutos, na primeira oportunidade da etapa. O atacante recebeu de Athison na direita, mas viu o goleiro Eduardo sair do gol e fechar o ângulo. A finalização bateu no pé do camisa 1 e foi para escanteio

Com Anderson Lessa no lugar de Júnior Carioca, o Náutico ficou mais ofensivo e não atacava mais apenas em contragolpes. Aos quatro, Gilmar avançou pela esquerda e, quase sem ângulo, carimbou o travessão de Fábio. No rebote, o Timbu trabalhou a bola até chegar na meia-lua para Carlinhos Bala chutar à esquerda.

A pressão alvirrubra continuou com chute de Anderson Lessa de fora da área, aos dez. Fábio segurou firme. E finalmente culminou no gol dois minutos depois. Derley tabelou com Gilmar pelo meio e tocou na saída do goleiro para marcar.

Não parou por aí. Aos 26, Anderson Lessa fez passe preciso para Carlinhos Bala na meia esquerda. O atacante viu Fábio adiantado e deu toque sutil por cima do goleiro, que ficou parado só olhando a bola entrar.

E poderia ter sido de mais. Com 33 minutos, Anderson Lessa entrou livre na área e bateu forte. Fábio desviou e evitou o terceiro.

Wanderley e Marquinhos Paraná ainda tiveram boas chances para diminuir, mas não conseguiram. O placar ficou mesmo nos 2 a 0 Náutico.

O Náutico foi a 4 pontos e na próxima rodada vai ao Paraná enfrentar o Atlético, o jogo acontece no domingo. No sábado, o Cruzeiro enfrenta o Vitória no Mineirão

Outros jogos

Botafogo 0x0 Corinthians

O atacante Ronaldo estreou no Campeonato Brasileiro contra o Botafogo, mas foram os goleiros que se destacaram no Engenhão. Renan pelo lado carioca e Felipe pelo paulista fecharam o gol e garantiram o resultado sem gols.

Vitória 1x0 Sport

O Vitória, pelo segundo ano seguido, começa o campeonato surpreendendo, conseguiu a segunda vitória seguida ao vencer o Sport por 1 a 0. O artilheiro Neto Baiano marcou o gol dos baianos que dividem a liderança com o Inter.

Classificação após 2 rodadas

1º Internacional e Vitória 6pts (3GS e 3GM)
3º Náutico e Santo André 4pts (2GS e 5GM)
5º Atlético-MG 4pts (1GS e 4GM)
6º Fluminense 4pts (1GS e 1GM)
7º Cruzeiro 3pts (0GS)
8º Palmeiras 3pts (-1GS)
9º Goiás 2pts (6GM)
10º Santos 2pts (4GM)
11º Avaí 2pts (2GM)
12º Barueri e Botafogo 2pts (1GM)
14º Grêmio e São Paulo 1pt (-1GS e 2GM)
16º Sport 1pt (-1GS e 1GM)
17º Corinthians 1pt (-1GS e 0GM)
18º Atlético-PR 1pt (-2GS e 2GM)
19º Flamengo 1pt (-2GS e 0GM)
20º Coritiba 0pt

Próxima rodada

23/05 – 18h30
Corinthians x Barueri
Cruzeiro x Vitória
Goiás x Internacional

24/05 – 16h
Fluminense x Santos
Grêmio x Botafogo
Atlético-PR x Náutico
Palmeiras x São Paulo

18h30
Sport x Atlético-MG
Santo André x Flamengo
Avaí x Coritiba