quarta-feira, 27 de maio de 2009

Barça dá show e é tri da Europa

Share |

Por Leonardo Martins
Foi um verdadeiro show de Messi, Eto'o e companhia em Roma na Itália. O, até então, atual campeão europeu, Manchester United tentava o bicampeonato da competição, mas foi engolido, literalmente, pelos catalães do Barcelona, na decisão da Liga dos Campeões. O Barcelona ganhou por 2 a 0 e conquistou o tricampeonato europeu.

O Barcelona contava com muitos desfalques na defesa, Rafa Marquez, Abidal e Daniel Alves não jogaram, mas não fizeram falta, pois a defesa se comportou muito bem. Já do lado inglês, Alex Fergunson escalou o time titular, comandado por Cristiano Ronaldo.

O jogo começou com domínio total do Manchester, Ronaldo, em 8 minutos de jogo já havia criado 3 chances de gols claras que assustaram Victor Valdes. A partir daí, o Barcelona, com seu futebol envolvente e que conquistou o mundo, passou a dominar as ações. No primeiro ataque da equipe na partida, o gol de abertura do placar. Aos 10 minutos, Samuel Eto'o fez ótima jogada e chutou no canto de Van Der Sar, era o caminho do tri aberto.

O gol assustou o time inglês, que parou de jogar, o domínio do Barcelona era tamanho que só ele atacava, o Manchester ficou nervoso em campo e deu chances aos catalães. Messi, que começou tímido o jogo, aos poucos se soltava em campo e quase marcou aos 19. O argentino pegou chute de primeira de fora da área e o chute passou perto do travessão, assustando o goleiro holandês.

O panorama da partida até o final da 1ª etapa não se alterou, com domínio total da equipe azul-grená e os Reds Devils não viam a cor da bola, sendo praticamente engolidos pela excelente marcação catalã, mas o respeito era mutuo e poucos ataques aconteceram na partida.

No intervalo, mexida no time inglês, Tevez entrou no lugar de Anderson e o que era para diminuir o dominio catalão, fez aumentar. Aos 7, Xavi, o maestro da equipe, acertou a trave em cobrança de falta

O Manchester tentou o empate por duas vezes, as duas Rooney cruzou mas não houve sucesso para achar um companheiro na área para completá-los. O técnico inglês fez mais uma alteração, colocou Berbatov no lugar de Park, e o time ficou mais exposto, pagando caro logo em seguida. Aos 24, Xavi cruzou na medida para o baixinho Messi cabecear por cima de Van Der Sar e fazer o gol do título. 2 a 0 Barcelona.

Nos últimos 15 minutos, o Manchester tentou de qualquer forma os gols que levariam a decisão para a prorrogação, porém, os vermelhos do norte inglês não obtiveram o sucesso. O tricampeonato da Liga dos Campeões estava assegurado pela equipe de Messi e Xavi. Foi o 2º título em 3 anos.

A conquista da Liga dos Campeões coroa uma temporada brilhante do Barcelona, que conquistou a Tríplice Coroa pela primeira vez, faturou a Liga Espanhola, a Copa do Rei e a Liga dos Campeões. O Barcelona será o representante europeu no Mundial de Clubes, disputado em Dubai, nos Emirados Árabes, em dezembro.