domingo, 31 de maio de 2009

Definida as 12 sedes da Copa 2014

Share |

Por Leonardo Martins


Reunida em Nassau nas Bahamas, a FIFA anunciou as 12 cidades brasileiras que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014. Foi um anuncio sem surpresas e as cidades comemoraram o fato.

O Presidente da entidade, Joseph Blatter, anunciou as cidades com imensa satisfação. Após o anúncio das cidades, o presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa, Ricardo Teixeira, falou as cidades que ganharam o direito e garantiu a aquelas que ficaram de fora, que receberão eventos relacionados ao mundial.

As doze cidades foram escolhidas sobre diversos fatores, história futebolística, temas ambientais, força política. A FIFA queria uma sede no Pantanal, então Cuiabá ganhou o direito de Campo Grande, e também na Amazônia, Manaus ganhou a disputa regional contra Belém e Rio Branco. O nordeste terá quatro sedes, Natal, Recife, Fortaleza e Salvador. O Rio deve ficar com a final no Maracanã (nada mais justo). São Paulo e Brasília disputam a abertura da copa.

Vamos as sedes com os estádios prováveis, as capacidades na Copa e as obras previstas para eles:

Rio de Janeiro – Maracanã (Reforma)
Capacidade: 90 mil pessoas

São Paulo – Morumbi (reforma e construção de cobertura)
Capacidade: 62 mil pessoas

Belo Horizonte – Mineirão (Reforma dentro e no entorno)
Capacidade: 70 mil pessoas

Brasília – Estádio Nacional (Construção)
Capacidade: 70 mil pessoas

Porto Alegre – Beira-Rio (Reforma)
Capacidade: 62 mil pessoas

Curitiba – Arena da Baixada (reforma e ampliação)
Capacidade: 41 mil pessoas

Cuiabá – Verdão (reconstrução)
Capacidade: 45 mil pessoas

Salvador – Fonte Nova (reforma e construção de cobertura)
Capacidade: 55 mil pessoas

Recife – Arena Recife (construção)
Capacidade: 46 mil pessoas

Natal – Arena das Dunas (construção)
Capacidade: 45 mil pessoas

Fortaleza – Castelão (Reforma)
Capacidade: 53 mil Pessoas

Manaus – Vivaldão (Reconstrução)
Capacidade: 42 mil pessoas

A estas cidades cabe fazer tudo dentro do prazo estabelecido pela FIFA e pelo Comitê organizador. Além destas obras nos estádios, as cidades tem que realizar obras de infra-estrutura para receber os torcedores e as equipes da Copa.

São Paulo se recupera no Brasileiro

Share |

Por Leonardo Martins

No segundo duelo desta semana ocorrido entre Cruzeiro e São Paulo, novamente quem foi o mandante que se saiu vencedor. Neste domingo foi válido pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro e foi no Morumbi, casa tricolor. O São Paulo foi mais objetivo e conseguiu fazer 3 a 0 no time azul.

As duas equipes começaram a partida diferente do jogo de quarta, os tricolores foram os que fizeram mais alterações, ao todo, foram 5 alterações feitas por Muricy Ramalho, destaque para a estréia do meio-campista Marlos, vindo do Coritiba. Do lado azul, as alterações foram por conta de contusões, Wellington Paulista e Léo Fortunato entraram no time de Adilson Batista.

O jogo começou com muito equilíbrio, o Cruzeiro tendo mais posse de bola, porém, tinha dificuldades para furar a marcação são-paulina. Aos 3, Henrique chutou de longe e Denis defendeu. O São Paulo foi mais objetivo e marcou o gol de abertura do placar. Aos 12, Washington aproveitou confusão da zaga cruzeirense e mandou de cabeça no canto de Fábio. 1 a 0 São Paulo.

No minuto seguinte, a melhor chance dos mineiros aconteceu. Wellington Paulista fez o cruzamento e Gérson Magrão aproveitou no segundo pau e mandou na trave. Foi a última chance azul na primeira etapa. Isto aconteceu devido a ótima marcação imposta pela equipe paulista, que anulou todas as jogadas do time cruzeirense. Por sua vez, a Raposa errava muitos passes e marcava mal.

Do lado paulista, o estreante Marlos era o melhor em campo e foi dele a jogada que culminou no segundo gol tricolor. Aos 32, Marlos deu um belo chapéu em Magrão e achou Zé Luis na linha de fundo, o lateral cruzou para a área e Borges se antecipou para marcar o segundo. Até o final do primeiro tempo não tivemos outras chances de ambas equipes.

No intervalo, Adilson Batista mudou o time cruzeirense, tirou Gérson Magrão para a entrada de Athirson, mas o segundo tempo começou e nada alterou. O Cruzeiro continuava preso a marcação do time do Morumbi e errava muitos passes. Por sua vez, o São Paulo acomodou-se em campo e parou de atacar, com isto, o jogo caiu muito de rendimento.

Aos 15, procurando mais ofensividade, o Cruzeiro trocou o ataque, tirou Wellington Paulista e entrou o autor do gol da vitória na partida da Libertadores, Zé Carlos, mas este também não alterou o ritmo do jogo. Kleber estava anulado pela marcação dos zagueiros André Dias e Miranda e pouco tentava.

Aos 23, Dagoberto entrou no time são-paulino no lugar de Washington e fechou o placar aos 32. O atacante aproveitou lançamento de Denis e falha da zaga azul para infiltrar na área e chutou na saída de Fábio. 3 a 0 Tricolor e vitória confirmada.

As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 17 de junho no Morumbi pela Libertadores, mas antes as equipes voltam a jogar pelo Brasileiro. O São Paulo vai a Florianópolis enfrentar o Avaí e o Cruzeiro recebe o líder Internacional em Belo Horizonte.

Outros jogos

Ontem

Atlético-MG 0x0 Santo André

Coritiba 1x3 Goiás
Marcelinho Paraíba; Felipe(2) e Iarley

Botafogo 2x2 Sport
Fahel e Tony; Wéldon e Wilson

Hoje

Santos 3x1 Corinthians
Paulo Henrique(2) e Madson; Renato

Flamengo 2x1 Atlético-PR
Antônio Carlos(contra) e Adriano; Rafael Moura

Vitória 1x0 Grêmio
Leandro Domingues

Náutico 1x1 Fluminense
Gilmar; Fred

Internacional 2x1 Avaí
Talles Cunha e Alecsandro; Lima

Barueri 2x2 Palmeiras
Obina e Keirrison; Pedrão(2)

Classificação após 4 rodadas

1º Internacional – 12pts
2º Vitória – 9pts
3º Santos – 8pts (5SG)
4º Náutico – 8pts (3SG)
5º Atlético-MG – 8pts (2SG)
6º Flamengo – 7pts
7º Cruzeiro – 6pts
8º São Paulo – 5pts (2SG)
9º Goiás – 5pts (1SG e 9GM)
10º Santo André – 5pts (1SG e 6GM)
11º Palmeiras – 5pts (-1SG)
12º Fluminense – 5pts (-2SG)
13º Grêmio – 4pts (0SG)
14º Corinthians – 4pts (-1SG)
15º Avaí – 3pts (-1SG e 5GM)
16º Barueri – 3pts (-1SG e 4GM)
17º Botafogo – 3pts (-2SG)
18º Sport – 2pts
19º Atlético-PR – 1pt (-4SG)
20º Coritiba – 1pt (-5SG)

Próxima Rodada

04/06 – 21h
Santo André x Santos
Grêmio x Náutico

06/06 – 18h30
Corinthians x Coritiba

07/06 – 16h
Atlético-PR x Atlético-MG
Avaí x São Paulo
Sport x Flamengo
Palmeiras x Vitória

18h30
Goiás x Barueri
Fluminense x Botafogo
Cruzeiro x Internacional