quinta-feira, 18 de junho de 2009

Brasil vence com facilidade

Share |

Por Leonardo Martins

O Brasil entrou em campo em Pretória querendo apresentar um futebol convincente diante dos Estados Unidos, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo B da Copa das Confederações. Com um bom futebol, a Seleção venceu por 3 a 0 e deixou a classificação encaminhada.

Por conta de desgaste dos jogadores brasileiros, o técnico Dunga realizou quatro alterações, entraram Maicon, Miranda, André Santos e Ramires. Os Estados Unidos contavam com a estrela Donovan para conseguir um bom resultado.

Desde o início, a seleção pressionou. Principalmente pelo lado direito com as subidas de Maicon. Na bola parada, que vem sendo a grande arma brasileira nas últimas partidas, a equipe chegou logo ao primeiro gol. Aos sete minutos, Maicon bateu falta pela direita e Felipe Melo apareceu bem na segunda trave para cabecear para o gol, sem chance para o goleiro Tim Howard, que ficou no meio do caminho. Brasil 1 a 0. Foi o segundo gol do volante em sete jogos. Na comemoração, Dunga e Jorginho se abraçaram e vibraram muito no banco de reserva.

A festa nas dependências do estádio ganhou em animação. Pouco menos de 40 mil torcedores (39.617) compareceram ao Loftus Versfeld, a maioria deles apoiando a seleção brasileira, que permaneceu no ataque mesmo com a vantagem. Robinho errou um chute dentro da área e perdeu a chance do segundo. Kaká fez boa jogada pela esquerda e na hora de cruzar para Luís Fabiano, um americano chegou para travar o lance. Mas o segundo gol saiu aos 20 minutos em um rápido contra-ataque. Kaká viu muito bem a arrancada de Ramires pelo meio e tocou. O meia avançou por mais de 30 metros e quando chegou na entrada da área, ele rolou para Robinho. Na cara do goleiro americano, o atacante chutou firme para balançar a rede. Na comemoração, o atacante voltou a colocar o dedo na boca fazendo o gesto da chupeta em homenagem ao filho Robson Júnior. Foi o 15º gol do atacante após a Copa de 2006 pela seleção. Ele é o artilheiro da "Era Dunga".

O Brasil tinha muitos espaços para contra-atacar. Kaká quase fez o terceiro. Ele arrancou do meio-campo, passou por um marcador, entrou na área e chutou. Mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. Algumas pessoas no estádio chegaram até a achar que foi gol. Aos 27 minutos, Luís Fabiano roubou a bola na intermediária, avançou e chutou para fora.

O Fabuloso, que queria marcar para homenagear a filha Giovanna, tentou novamente aos 36 minutos. O atacante recebeu bom passe pela direita, entrou na área e chutou cruzado. Mas o goleiro Tim Howard defendeu firme. A seleção dominava a partida. Gilberto Silva tocou para Maicon na direita e correu para a área. Veio o cruzamento e o volante cabeceou por cima do travessão. E o primeiro tempo terminou 2 a 0. Com a seleção brasileira finalizando 11 vezes e os americanos apenas duas.

Dunga não mudou o time para o segundo tempo. E os Estados Unidos começaram assustando com uma boa jogada de Altidore, que entrou na área, mas chutou por cima do gol de Júlio César. Mas a defesa estava sólida, com Miranda fazendo um bom papel ao lado de Lúcio e André Santos jogando como um terceiro zagueiro e apoiando muito pouco.

A seleção logo respondeu com Robinho. O atacante tentou um chute colocado no ângulo esquerdo foi bem defendido pelo goleiro Tim Howard. Logo depois, Kaká dominou na entrada da área, limpou o lance e chutou. Howard espalmou e evitou o terceiro gol.

Aos 12 minutos, Sacha Kljestan fez falta dura em Ramires. Após muita reclamação de Dunga e da comissão técnica, o americano acabou expulso. O jogo, então, ficou mais tranquilo para a seleção brasileira. O terceiro gol saiu aos 17 minutos. Maicon tocou para Ramires, que rolou para Kaká, que devolveu de primeira para Maicon. O lateral deu, então, um toque sutil na saída do goleiro e ampliou. Um golaço. Com a partida decidida, Dunga resolveu tirar Kaká aos 24 minutos para poupá-lo e colocou Júlio Baptista. O camisa 10 foi ovacionado, principalmente com o barulho das vuvuzelas. Outro que saiu foi o atacante Luís Fabiano para a entrada de Nilmar. Pouco depois foi a vez do capitão Lúcio sair para a entrada de Luisão. Gilberto Silva passou a ser o capitão da seleção. Nos minutos finais, a equipe de Dunga tocou a bola para o lado e administrou o resultado, esperando o apito final.

Na última rodada, a Seleção precisa do empate diante da atual campeã mundial Itália, o jogo acontece no domingo em Pretória, para se classificar as semifinais

Outro jogo

Egito 1x0 Itália

A primeira zebra da competição aconteceu em Johanesburgo quando o Egito venceu os italianos pelo placar mínimo e embolou a disputa no Grupo B. Homos fez o gol da vitória egípcia aos 40 minutos da primeira etapa. O Egito empatou em pontos com os italianos, mas a Azurra está na frente no saldo de gols.

Palmeiras empata e está fora da Libertadores

Share |

Por Leonardo Martins

Na noite desta quarta-feira, no estádio Centenário, o Palmeiras precisava de uma vitória sobre o Nacional do Uruguai para se classificar as semifinais da Libertadores. Mas, o time brasileiro foi muito incompetente nas finalizações e empatou sem gols, dando adeus ao sonho do bicampeonato da América.

O Palmeiras entrou em campo com a mesma formação do jogo contra o Cruzeiro pelo Brasileirão. O Nacional, por sua vez, entrou baleado devido o surto de gripe em seu elenco que pegou vários jogadores.

Precisando do gol para se classificar, o Porco começou o jogo em cima dos uruguaios. Aos 4, Cleiton Xavier quase marcou um gol olímpico, mas o goleiro Muñoz e o travessão salvaram, um detalhe, este foi o único bom trabalho do goleiro uruguaio na partida.

O jogo era fraco, o Nacional, desde o inicio, quis segurar o ritmo palmeirense e pouco atacava. As duas únicas chances uruguaias na 1ª etapa foram em cobrança de falta de Dominguez que Marcos defendeu e uma cabeçada de Romero que foi para longe.

O resto do jogo foi de domínio palmeirense, porém, a equipe brasileira não traduzia este domínio em boas chances. Diego Souza chutou e a bola subiu após desvio de Keirrison. Aliás, o artilheiro estava em noite apagada e pouco contribuiu para o ataque palmeirense. Aos 43, a bola bateu na mão de Coates após cruzamento de Armero, mas o juiz não assinalou o pênalti. Acabou o 1° tempo e o desespero palmeirense começava.

O jogo continuava ruim no segundo tempo, já que o Palmeiras tinha enormes dificuldades de vencer a defesa uruguaia e a equipe branca continuava “cozinhando” o jogo e pouco atacava. Nem as entradas de dois atacantes, Obina e Ortigoza nos lugares de Willians e Marcão, melhorou a situação palmeirense. Aos 25, Obina achou Ortigoza que chutou para fora.

A cada minuto que se passava, o desespero palmeirense aumentava e a falta de organização nos ataques também. O desespero foi total quando o baiano Obina quase marcou de cabeça o gol da classificação, a bola passou rente a trave. De tanto se expor, a equipe verde deu espaço aos uruguaios atacarem. Aos 40, Garcia quase matou o jogo ao chegar livre na cara do pentacampeão, mas o atacante errou.

Nos últimos minutos, Marcos foi para o ataque e viu Cleiton Xavier tentar encobrir Muñoz, mas o goleiro mandou para escanteio a bola. O sonho do Bicampeonato da América estava encerrado para os palmeirenses.

O adversário dos uruguaios na semifinal sairá do confronto entre Defensor, também do Uruguai, e Estudiantes da Argentina. Os dois fazem o jogo de volta hoje em La Plata, com vantagem argentina. O Palmeiras volta a jogar pelo Brasileirão no sábado quando enfrenta o Atlético-PR na Arena.

Outro jogo de ontem

Grêmio 0x0 Caracas-VEN

No outro jogo de ontem, o Grêmio segurou o empate sem gols diante do Caracas da Venezuela, era o que os gaúchos precisavam para passar as semifinais da Libertadores, já que havia empatado em um gol. O Gremio dominou grande parte do jogo, mas não aproveitou, como no chute de Maxi Lopez que o goleiro defendeu. No fim, o Caracas quase apronta uma zebra no Olimpico, mas a bola passou perto do gol. O Grêmio espera o vencedor do confronto entre São Paulo e Cruzeiro, que se enfrentam no Morumbi, hoje a noite. Este jogo terá cobertura do Esporte é Vida.