quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Serie A – 18ª Rodada

Share |

Por Leonardo Martins


A Série A teve a penúltima rodada do turno disputada em vários dias durante a última semana. O Esporte é Vida trás um resumo desta rodada importante.

A rodada começou no Sábado com 3 jogos. Náutico e Atlético-PR mostram uma reação importante dentro da competição. Os pernambucanos derrotaram o Santo André por 2 a 1 (2 gols de Carlinhos Bala) e chegaram a sua segunda vitória consecutiva como mandante e no campeonato. Já os paranaenses chegaram a 3ª vitória seguida (2ª fora de casa) ao vencer o Botafogo no Engenhão pelo placar mínimo. O resultado fez com que o Alvinegro trocasse de técnico (Ney Franco por Estevam Soares). O Santos desperdiçou boa chance de subir na classificação ao empatar com o surpreendente Avaí por 2 a 2 em Santos. Os santistas fizeram 2 a 0, mas levaram o empate.

No domingo. O Flamengo venceu o clássico contra o Corinthians em casa por 1 a 0 e subiu na tabela. O Imperador Adriano marcou o gol da vitória e se isolou na artilharia da competição com 10 gols. Em Salvador, o Vitória empatou com o desesperado Fluminense por 2 a 2 e segue em baixa no Campeonato. O resultado culminou na demissão do técnico Carpeggiani nos baianos, em seu lugar volta a Bahia Vagner Mancini.

Ainda no domingo. Outra troca de treinador aconteceu em Curitiba onde o Coritiba perdeu para o também irregular Cruzeiro por 3 a 1. Renê Simões foi demitido e Ney Franco, também demitido do Botafogo, chegou. Ainda com Estevam Soares, o Barueri voltou vencer no campeonato, derrotou o Grêmio em casa pelo placar mínimo. O Barueri ainda não anunciou o novo treinador. Fechando o domingo, o São Paulo chegou a 5ª colocação ao vencer o Goiás por 3 a 1 e continua com uma boa sequencia sem derrotas.

Na segunda, o Inter voltou do Japão e não teve dificuldades para derrotar o lanterna Sport por 3 a 0. Para fechar a rodada, o grande jogo na noite de ontem entre Atlético-MG e Palmeiras. Mais uma vez a massa do Galo se fez presente com 51 mil pessoas. O jogo no 1° tempo foi sonolento, emoções só com os gols. Eder Luis abriu o placar para o Galo e Ortigoza empatou para o porco. No segundo tempo, o jogo pegou fogo com as duas equipes procurando o gol. O estreante do gol atleticano, Bruno, fez duas grandes defesas, mas o pentacampeão mundial, Marcos, brilhou mais ainda ao pegar o pênalti de Renan Oliveira e garantiu o empate ao Palmeiras.

Classificação

1° Palmeiras – 36pts

2° Atlético-MG – 32pts (12SG)*

3° Goiás – 32pts (10SG)

4° Internacional – 30pts (9V)**

5° São Paulo – 30pts (8V)

6° Barueri – 28pts

7° Avaí – 27pts (5SG)

8° Flamengo – 27pts (0SG)

9° Grêmio – 25pts (8SG)

10° Vitória – 25pts (-1SG)

11° Corinthians – 25pts (-2SG)

12° Santos – 24pts*

13° Atlético-PR – 21pts

14° Cruzeiro – 20pts*

15° Botafogo – 19pts*

16° Santo André – 18pts (-6SG)

17° Náutico – 18pts (-14SG)

18° Coritiba – 16pts

19° Fluminense – 15pts

20° Sport – 13pts

Próxima rodada

15/08 – 18h30

Santo André x Internacional

Avaí x Náutico

Palmeiras x Botafogo

16/08 – 16h

Fluminense x Coritiba

Grêmio x Flamengo

Sport x São Paulo

Corinthians x Atlético-MG

18h30

Cruzeiro x Santos

Goiás x Vitória

Atlético-PR x Barueri

Eliminatórias e Amistosos – Meio de semana

Share |

Por Gabriel Seixas

Além da vitória magra do Brasil sobre a Estônia (escrito mais em baixo), o planeta bola também foi agitado pelas Eliminatórias da Europa e América do Norte, bem como por vários amistosos. Destacaremos os mais importantes no nosso resumo da rodada:


Eliminatórias da América do Norte – Concacaf


No confronto entre as duas maiores potências do continente, o México fez valer o mando de campo e bateu os Estados Unidos por 2x1. Os americanos começaram na frente, com um gol de Charlie Davies (que agora atua no futebol francês). Ainda no primeiro tempo, o lateral Israel Castro empatou, para no fim, Miguel Sabah decretar a vitória dos mexicanos, que continuam em terceiro no hexagonal, com nove pontos. Os americanos, apesar da derrota continuam na cola da Costa Rica, na vice-liderança com 10 pontos.


No confronto entre os últimos colocados das eliminatórias, a seleção de Trinidad & Tobago, que participou da última Copa, venceu El Salvador pelo placar mínimo. O gol foi marcado por Glen, no início da partida. Ambas as equipes somam cinco pontos.


E, por fim, Honduras venceu a líder da Concacaf, a Costa Rica. E de goleada. Um massacrante 4 a 0, com destaque para Carlos Costly, autor de dois gols. O experiente Carlos Pavón e Valladares completaram a festa. A vitória fez com que Honduras se igualasse aos EUA na vice-liderança com dez pontos, dois a menos que a Costa Rica.


Eliminatórias da Europa


Cinco jogos agitaram a “mini-rodada” das eliminatórias europeias. Como era esperado, a Eslovênia não teve dificuldades para fazer 5x0 em San Marino. O atacante Robert Koren, do West Brom, foi autor de dois gols. Radosavljevic, Kirm e Ljubijankic fecharam a conta. Enquanto a Eslovênia agora está em terceiro, com 11 pontos, San Marino amarga a lanterna sem um ponto conquistado e com apenas um gol marcado.


Pelo Grupo 4, a Alemanha praticamente garantiu vaga na Copa do Mundo, com a vitória fora de casa sobre o Azerbaijão por 2 a 0. Schweinsteiger e Klose, ambos do Bayern de Munique, aumentaram a vantagem alemã para quatro pontos em relação a Rússia, vice-líder (19 a 15).


No Grupo 6, a Croácia se manteve viva em busca de uma vaga na próxima Copa. A vítima foi a Bielo-Rússia, fora de casa. Ivica Olic, com dois gols, e o brasileiro naturalizado Eduardo da Silva marcaram para os croatas, enquanto Verkhovtsov descontou. Agora os croatas somam 14 pontos (7 atrás da líder Inglaterra), enquanto a Bielo-Rússia soma apenas 9, praticamente sem aspirações daqui pra frente.


No Grupo 7, a França não jogou um futebol convincente, mas venceu a fraca seleção de Ilhas Faroe por 1 a 0. O atacante Gignac, do Toulouse, logo na sua primeira partida como titular da seleção, fez o gol da vitória. A França também dispara em recuperação, assumindo a vice-liderança com 13 pontos, quatro a frente da Lituânia, em terceiro.


Por fim, pelo Grupo 9, a goleada da Noruega sobre a Escócia por 4 a 0. O meio-campo Pedersen foi autor de dois gols, enquanto o lateral Riise, craque do time e titular na Roma, e Huselkepp completaram o placar. Porém, a Noruega ainda não alcançou o grupo dos que se classificam para a Copa, pois continua em 4º com 6 pontos (um a menos que a vice-líder Macedônia).


Amistosos Internacionais


Além da partida da seleção brasileira, outros amistosos também foram realizados nesta quarta. Vamos saber como foram os mais importantes:


A próxima adversária da seleção brasileira, a Argentina (em jogo que será realizado pelas eliminatórias em Setembro), disputou um amistoso na Rússia contra a seleção mandante e venceu. Os russos marcaram primeiro, com um gol de Semshov, em chute cruzado. Daí, começou o show do genro de Maradona, Sergio Agüero. Foi dele o gol de empate e autor do passe para o gol de Lisandro López. Ele também serviu Dátolo, que marcou o terceiro. Aliás, Dátolo marcou seu primeiro gol pela seleção, na primeira partida em que disputou e no primeiro toque na bola! Méritos a Maradona, que comemorou muito o gol do debutante, ao ponto de rolar no chão abraçado com o meia do Napoli. Sobrou tempo para Pavlyuchenko, de falta, descontar para os russos.


República Tcheca e Bélgica, duas seleções emergentes do futebol atual, se enfrentaram nesta quarta. Os tchecos, de virada, venceram por 3 a 1. O zagueiro Vertonghen abriu o placar para os belgas, porém Hubnik, Baros e Kadlec trataram de marcar os gols da vitória da República Tcheca, que corre atrás das zebras para não continuar fora da zona para a Copa do Mundo.


A Suécia recebeu a Finlândia e também venceu, pelo placar mínimo. E o gol não foi do craque Ibrahimovic, e sim de Elmander, atacante do Bolton. É outra seleção que, apesar de uma qualidade técnica inquestionável, corre sério risco de ficar fora da próxima Copa.


Sem Cristiano Ronaldo, Portugal não encontrou dificuldades para superar Liechtenstein por 3 a 0. Hugo Almeida, com dois gols, e o volante Raúl Meireles deram a vitória aos lusos. Detalhe: Todos os gols foram marcados num tempo de 12 minutos. Simão, autor de duas assistências, também mereceu destaque.


Outra seleção que, ao exemplo do Brasil esperava-se uma goleada era a Espanha, que visitou a modesta Macedônia. A “Fúria” só não contava com a fúria dos macedônios, que abriram 2 a 0 com Pandev, craque da seleção e talvez o maior jogador da história do país. Porém, em cinco minutos, a Espanha conseguiu a virada. Fernando Torres, de cabeça, o zagueiro Piqué e o meia Albert Riera foram os autores da virada, que evitou um vexame inesperado da atual campeã da Eurocopa.


Por fim, no confronto mais agitado da Quarta-Feira, as potências Holanda e Inglaterra se enfrentaram em Amsterdã e empataram por 2x2. A Laranja Mecânica chegou a abrir 2x0 no primeiro tempo, com gols de Kuyt, que driblou duas vezes o goleiro antes de marcar, e van den Vaart, que marcou após jogada originada de um passe originado do lateral Glen Johnson. O que os holandeses não contavam era que Defoe entraria no segundo tempo e deixaria tudo em ordem na cozinha dos ingleses. Ele marcou primeiro aos 4 minutos, após lançamento de Lampard e aos 31 da etapa final, aproveitando cruzamento rasteiro de Milner.


- Brasil “treina” em Tallin (Por Leonardo Martins)


A Seleção Brasileira voltou a jogar após o título da Copa das Confederações. Foi em Tallin, capital da Estônia, contra a Seleção local comemorando os 100 anos do futebol naquele pais. O jogo de festa para os estonianos, era encarado como um treino de luxo para o grande confronto contra a Argentina em setembro pelas Eliminatórias.


No primeiro tempo, a Seleção Brasileira foi tímida no ataque e assustou pouco a meta estoniana, mas achou o gol com o artilheiro Luis Fabiano aos 42. Os estonianos entraram duro e até as vezes desleal, irritando os brasileiros.


No segundo tempo, Dunga fez alguns testes na seleção, o principal deles foi a entrada de Diego Tardelli. O artilheiro do Brasil na temporada entrou no lugar de Robinho e deu mais movimentação, até teve algumas chances de gol, mas o placar foi 1 a 0 para a equipe Canarinho.