domingo, 23 de agosto de 2009

Grêmio arrasa o Galo no Olímpico

Share |

Por Leonardo Martins


Em mais um jogo da 21ª Rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio, dono da melhor campanha em casa no Campeonato, recebeu o decadente Atlético-MG. O time gaúcho fez prevalecer o mando de campo e goleou por 4 a 1.

O Grêmio começou o jogo bem e em cima do Galo, mas o time gremista deixou Marcos Rocha penetrar livre e cruzar, se não fosse Victor cruzar, Diego Tardelli faria o gol. porém, este foi o único lance de perigo do Galo na 1ª etapa. No mais, só deu Grêmio.

O time gremista imprimiu um ritmo forte no jogo e aproveitou da sonolência atleticana para marcar os gols. Aos 7, Tcheco cruzou e Rever apareceu livre para marcar de cabeça. 1 a 0 Grêmio. Os gaúchos voltaram a usar a cabeça para ampliar o marcador. Aos 23, Souza levantou a bola na área e Perea empurrou a bola para o gol. Estava fácil para o Tricolor. Aos 29, Souza cobrou falta no travessão e a bola voltou e bateu nas costas do goleiro bruno, entrando para ampliar o placar. 3 a 0 Grêmio e o jogo estava praticamente liquidado.

Com a enorme desvantagem, Celso Roth resolveu colocar o meia Evandro no lugar de Marcos Rocha. Mas o 1º tempo terminou com o Galo sem forças para reagir e o Grêmio dominando as ações.

No segundo tempo, Celso Roth colocou Renteria no lugar do inócuo Éder Luis. A entrada do Colombiano melhorou um pouco o time atleticano, Renan Oliveira entrou na área e chutou para longe.

Aos 12, Souza lançou para Jonas que só esperou Welton Felipe furar para fazer o 4º gol gremista. Diego Tardelli tentou diminuir o prejuízo aos 21, mas parou no convocado Victor. O gol de honra atleticano saiu aos 32, Evandro fez ótima jogada individual e chutou firme, vencendo Victor. Nos últimos minutos do jogo, o Grêmio se limitou a tocar a bola e sair com a 3ª goleada no olímpico em sequencia, já os mineiros ligaram o sinal de alerta, é o 4º jogo sem vitória no Campeonato.

O Grêmio na próxima rodada, vai ao Engenhão enfrentar o desesperado Botafogo. O Galo também enfrenta time desesperado, o Sport no Mineirão.

Outros resultados

Fluminense 0x0 Barueri

Atlético-PR 1x0 São Paulo
Paulo Baier

Corinthians 3x3 Botafogo
Dentinho(2) e Marcinho; Reinaldo, André Lima e Lúcio Flávio

A alegria voltou ao Palestra

Share |

Por Leonardo Martins


Na abertura da 21ª rodada do Brasileirão, no Palestra Itália, o Palmeiras recebeu o Inter querendo vencer após 4 jogos e continuar na liderança. O bom futebol, finalmente, reapareceu na equipe alviverde que ganhou por 2 a 1, aos colorados, o sinal de alerta está ligado diante dos últimos resultados.

O Palmeiras apresentou um novo uniforme no jogo de hoje, um azul, alusivo ao uniforme da década de 20, de desfalque, a equipe líder teve o volante Pierre, expulso na última partida. Os gaúchos também tiveram desfalque, o zagueiro Bolívar.

O Porco perdeu seu principal jogador aos 10 minutos, Cleiton Xavier saiu machucado e em seu lugar entrou o garoto Deyvid Sacconi, Sacconi entrou bem e foi o autor da 1ª chance boa do jogo, mas Lauro defendeu. O Palmeiras tinha o domínio das ações, mas tinha dificuldades para furar a marcação colorada. Eram muitos chutes longe do gol.

Estes chutes aconteceram até o outro craque da equipe, Diego Souza, chamar a responsabilidade e fazer ótima jogada e sofrer pênalti de Sorondo. Na cobrança, Obina bateu e fez a festa da torcida no Palestra. 1 a 0, aos 30 min.

O Inter tinha dificuldades para atacar, tinha maior posse de bola, mas abusava do jogo aéreo, inofensivo dentro do jogo, já que a defesa verde estava bem postada. O colorado só assustou em cobrança de falta de Andrezinho.

No segundo tempo, sem qualquer chance de reação colorada, o Palmeiras fez o 2°. Aos 2, Diego Souza fez outra belíssima jogada e chutou na zaga, a bola sobrou para o paraguaio Ortigoza empurrar para as redes. 2 a 0 e tranqüilidade para os paulistas.

Com este gol logo no inicio do segundo tempo, o Inter se mandou para o ataque e o jogo ficou bom. Andrezinho acertou falta, mas passou perto de Marcos. A equipe verde respondeu com Armero que exigiu boa defesa de Lauro. Aos 18, Andrezinho acertou o travessão em belo chute de fora da área.

A noite era de Diego Souza, o meia quase fez um golaço ao dar chapéu em Guiñazu e chutar com perigo. Logo depois, Taison deu lugar a Bolaños no Colorado, mas o jogo estava tranqüilo para o Palmeiras, que se deu ao luxo de poupar Edmilson, em seu lugar entrou Jumar.

O Inter chegou a diminuir com Giuliano em um golaço, deu belo drible em dois marcadores e mandou no ângulo de Marcos. 2 a 1. No fim do jogo pressão colorada, mas o gol de empate não veio. Finalmente, o Palmeiras conseguiu a vitória após jejum de 4 jogos.

O Palmeiras faz outro jogo de 6 pontos na próxima rodada contra o São Paulo, no Morumbi. O Inter faz o 1º jogo atrasado contra o Santos na Vila, na quarta.

Outros jogos

Santo André 1x0 Coritiba
Nunes

Sport 2x0 Vitória
Andrade e Fabiano

Série B – Última rodada do 1º turno com muitos gols e título simbólico do Vasco

Share |

Por Gabriel Seixas

A última rodada do 1º turno da Segunda Divisão Nacional registrou uma média de gols altíssima para os padrões nacionais – 38 gols marcados em 10 jogos, 3,8 por jogo -, e um campeão decidido apenas na última rodada do turno. Com o tropeço do Atlético Goianiense contra o Bahia, além do vacilo do Guarani, ficou livre o caminho para o Vasco conquistar o título simbólico, precisando apenas de um empate contra o Ipatinga em casa. Fez mais, muito mais. Venceu por 4 a 0 e largou em vantagem para o início do segundo turno. De resto, destaque para a permanência do Ceará no G-4 e para a situação praticamente irreversível de ABC e Campinense, a oito e nove pontos, respectivamente, da 16ª colocação, que evita o rebaixamento. Vamos ao breve panorama da rodada:

Campinense 3x3 Portuguesa

Mesmo ficando por três vezes na frente do placar, o Campinense não conseguiu sair com os três pontos no confronto em casa contra a Portuguesa, que vinha com treze desfalques. Edmundo abriu o placar para os paraibanos, após rebote de cobrança de pênalti desperdiçada por Anderson Oliveira. Dinei empatou, mas no início da segunda etapa, Fernandes recolocou o Campinense na frente. Por apenas um minuto, já que Héverton empatou pouco depois. Negreiros, que havia acabado de entrar, fez o terceiro gol – que parecia ser o decisivo -, mas Kempes, de cabeça, deixou o placar igual na Paraíba.

Bahia 2x1 Atlético Goianiense

A equipe goiana precisava apenas de uma vitória para confirmar o título simbólico do 1º turno. Não conseguiu. Isso porque o Bahia colocou água no chope do Atlético, e saiu na frente com Jael. Róbston empatou com um golaço, o de número 500 desta edição da segundona. André Leonel teve a chance de fazer o segundo gol, cara-a-cara com o goleiro, mas se enrolou e desperdiçou a chance. Poucos minutos depois, Rubens Cardoso decidiu a parada para os baianos.

Figueirense 0x2 São Caetano

Nem a volta do artilheiro Rafael Coelho fez o Figueira despertar na Série B. Melhor para o Azulão, que conseguiu a sexta vitória consecutiva e já é o quinto colocado na tabela, a três pontos do G-4. O artilheiro Washington e o armador Xuxa fizeram os gols da vitória, no famoso “jogo de seis pontos”.

Juventude 4x1 Guarani

Foi mais fácil do que se esperava. Em três minutos, o Juventude já vencia o Bugre por 2 a 0, com gols de Marcos Denner e Luiz Felipe. Sendo que, aos 22, Marcos Denner marcou o segundo dele, transformando o placar em goleada. Nenê, contra, tentou dar uma ajudinha para o Guarani, que estava em busca do título do primeiro turno, mas Marcos Denner marcou o terceiro dele no jogo e fechou o placar.

Ponte Preta 4x1 Duque de Caxias

Após quatro jogos, a Macaca finalmente voltou a vencer. Sobrou para o Duque de Caxias, que saiu com quatro gols sofridos na conta do goleiro Vinícius. Jean Carioca, emprestado pelo Botafogo, e Lins abriram 2 a 0 para a Ponte. Juninho descontou pros cariocas, mas Gustavo, contra, aumentou a vantagem dos campineiros. Fabiano Gadelha ainda fechou o caixão, com um chute de bico.

América-RN 1x5 Ceará

Nem o mais otimista dos cearenses imaginaria uma tarde tão gloriosa para o Vovô, que fechou o primeiro turno no G-4 fazendo bonito. Goleada meteórica no América, que começou com gol de Geraldo batendo pênalti, sofrido por Mota, que fazia sua reestreia pelo clube. E foi justamente Mota que marcou o segundo gol, premiando sua volta ao time. Wellington Amorim aumentou o placar, mas André Luiz descontou para o América. Porém, em três minutos, Preto e Careca fizeram o Machadão ser pintado em preto e branco. Enquanto o Ceará permanece no G-4, o América continua beirando o Z-4, agora a um ponto do 17º, Fortaleza.

Fortaleza 4x0 Paraná

A tarde foi mesmo bela para os cearenses. Mas, apesar da goleada, o Fortaleza não conseguiu sair da zona do rebaixamento, já que dependia de uma derrota do Vila Nova contra o Brasiliense. Os gols do tricolor de aço foram marcados por Marcelo Nicácio (duas vezes), Luís Carlos e Cristian. O Paraná continua em uma posição intermediária da tabela, agora a dois pontos da zona do rebaixamento.

Vila Nova 0x0 Brasiliense

Não era o resultado esperado pelo Vila, mas foi o suficiente para livrar a equipe da zona do rebaixamento. O Brasiliense permanece em 10º, na posição “nem pra lá, nem pra cá” – a 5 pontos do Z-4 e a 6 do G-4.

Vasco 4x0 Ipatinga

Em comemoração aos 111 anos de fundação da equipe, o Vasco recebeu o Ipatinga, no Maracanã, apoiado por quase 80.000 torcedores, recorde de público nas quatro divisões nacionais. Resultado: goleada sobre os mineiros e conquista do 1º turno garantida. Alex Teixeira marcou o primeiro e o último gol da partida, que por sinal, foi um golaço. Carlos Alberto e Élton, este cobrando pênalti, fecharam o placar da festa cruzmaltina, que agora é líder com três pontos de vantagem para o Atlético/GO.

Bragantino 3x0 ABC

A cova do ABC parece não ter fim. A décima segunda derrota dos potiguares em 19 jogos, desta 0vez, aconteceu contra o Bragantino, por 3 a 0. Os paulistas não se esforçaram tanto para marcar com Léo Jaime e Paulinho, duas vezes. Agora, o Braga parece fixo em busca de uma vaga na primeirona. E o ABC parece fixo em uma das quatro vagas para a terceira divisão do ano que vem.

E, agora, a classificação final do primeiro turno da Série B:

1º Vasco - 39
2º Atlético/GO - 36
3º Guarani - 34
4º Ceará - 33
5º São Caetano – 30 (9 vitórias)
6º Ponte Preta – 30 (8 vitórias)
7º Figueirense – 29 (9 vitórias)
8º Bragantino – 29 (8 vitórias)
9º Portuguesa - 28
10º Brasiliense - 27
11º Paraná – 24 (7 vitórias)
12º Bahia – 24 (6 vitórias, saldo -1)
13º Ipatinga – 24 (6 vitórias, saldo -4)
14º América/RN – 23 (7 vitórias)
15º Duque de Caxias – 23 (6 vitórias, saldo -7)
16º Vila Nova – 23 (6 vitórias, saldo -10)
17º Fortaleza – 22 (6 vitórias, saldo -1)
18º Juventude – 22 (6 vitórias, saldo -2)
19º ABC - 15
20º Campinense - 14