sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Um clássico, muitas emoções

Share |
Por Leonardo Martins

Na noite deste sábado, em Rosário, acontece o maior clássico entre Seleções do Planeta. Brasileiros e argentinos se enfrentam pela 15ª rodada das Eliminatórias, desta vez em um palco diferente, porém não estranho para o futebol do Brasil. O jogo pode ser um divisor de águas para Maradona e seus comandados.

Rosário, no interior argentino, é uma das cidades mais importantes do país e tem duas torcidas fanáticas, a do Rosário Central e do Newell’s Old Boys, os clubes da cidade e figurinhas carimbadas de edições de Libertadores. Por conta do fanatismo da cidade, Maradona, técnico da equipe albiceleste, resolveu transferir o jogo de amanhã da capital Buenos Aires para a cidade interiorana. Segundo o maior jogador da história argentina, a tática de distribuir os jogos por outras cidades motivam os jogadores, ele até citou o Brasil, que faz isso durante as Eliminatórias.

O que justifica mais essa mudança, é que os hermanos vem jogando mal nas Eliminatórias e correm riscos de ficar fora da Copa do Mundo. Por isto, o Gigante de Arroyito, estádio do Rosário Central, foi o escolhido para o jogão de amanhã. Estádio que é um caldeirão. Mas não é a 1ª vez que Brasil e Argentina se enfrentam no Estádio. Em 1978, na Copa do Mundo promovida pela Argentina, houve um empate por 1 a 1, futuramente, a Copa seria ganha pelos hermanos.

Dentro de campo, promete-se um grande jogo. Muitos jogadores famosos se enfrentarão. Do lado argentino, Maradona precisa ganhar o jogo para ter chances de continuar no comando técnico, para isto precisa da maior estrela do futebol argentino no momento, Lionel Messi. Messi, segundo Maradona, terá toda a liberdade absoluta no campo para tentar confundir a marcação brasileira. Maradona ainda contará com a experiência de Verón, empolgado com o título da Libertadores com o Estudiantes, e com a velocidade do ex-corintiano, Tevez, para fazer os gols.

O Brasil vai tentar aproveitar o desespero argentino para vencer e afundar o rival em uma crise. Dunga vai repetir o time que foi campeão da Copa das Confederações com André Santos. Só trocou o velocista Ramires pelo contestado Elano. O Brasil conta com o atacante mais eficiente das Seleções mundiais, Luis Fabiano, que já fez 9 gols em 10 jogos em 2009 com a Amarelinha. Ingredientes para este jogão não faltam.

Escalações prováveis

Argentina:
Andújar; Zanetti, Sebá Dominguez, Otamendi e Heinze; Mascherano, Verón, Maxi Rodriguez e Dátolo; Messi e Tevez

Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Luisão e André Santos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luis Fabiano.

Sábado as 21h30 com transmissão de Globo, Band, Sportv, ESPN Brasil e Bandsports

Outros jogos das Eliminatórias Sul-Americanas todos no sábado

17h30 – Peru x Uruguai
17h30 – Colômbia x Equador
19h30 – Paraguai x Bolívia
22h30 – Chile x Venezuela

O Blog Esporte é Vida trará um texto completo no fim de semana contando como foi o clássico de Rosário.