domingo, 20 de setembro de 2009

Santo André: o carrasco tricolor

Share |
Por Leonardo Martins

Mais uma vez, o Santo André aprontou com o São Paulo. Neste domingo, as duas equipes se enfrentaram em Ribeirão Preto, o Ramalhão levou o jogo para o interior paulista para ganhar dinheiro com a torcida tricolor da região. Em um jogo fraco, a equipe do ABC atrapalhou o objetivo são-paulino de chegar a liderança ao empatar em um gol.

O jogo começou com um lance polemico, o volante Fernando foi derrubado na área por Miranda e o juiz nada marcou. Quem esperava um Santo André encolhido, se enganou, pois a equipe branca marcava a saída de jogo do São Paulo. Mas na primeira chance, o São Paulo marcou. Aos 7, Júnior César cruzou e Jean pegou um chute de primeira, abrindo o placar no Santa Cruz.

O gol deu mais tranqüilidade aos tricolores, tranqüilidade até demais, pois a equipe pouco atacou depois. O Ramalhão tinha em Marcelinho Carioca a chance de reagir no jogo através de suas eficientes cobranças de falta como aos 17. A equipe tricolor também dependia das bolas paradas, mas não assustou.

Só assustou quando Jorge Wagner cruzou, Neneca cortou de soco e Dagoberto pegou o rebote e mandou para longe. Aos 45, o camisa 25 chutou para a defesa de Neneca. O intervalo chegou e a liderança estava a caminho do tricolor.

O jogo piorou na segunda etapa, o Tricolor continuava administrando e Junior César e Jorge Wagner tentaram ampliar o placar, mas sem sucesso. Fernando assustou Rogério Ceni ao acertar a rede pelo lado de fora. O Santo André perdeu seu principal jogador quando Marcelinho sentiu dores na coxa, em seu lugar entrou Pablo Escobar.

Com o boliviano no campo, a equipe do ABC se animou em campo. Ricardo Gomes tirou Richarlyson e Borges para colocar Zé Luis e Washington. O Camisa 9 até teve uma chance, mas não dominou a bola. O castigo para a moleza são-paulina aconteceu aos 26. Nunes cabeceou mal a bola, mas ela sobrou livre para Pablo Escobar tocar por baixo de Rogério Ceni. 1 a 1 em Ribeirão Preto.

O gol de empate não era esperado pelo São Paulo, que iniciou uma pressão tímida, mas não teve jeito e não foi hoje que o Tricolor venceu o Ramalhão.

O São Paulo faz o clássico contra o Corinthians e o Santo André enfrenta o Sport fora de casa.

Outro jogo

Avaí 4x0 Barueri

Após 3 derrotas seguidas, o Avaí reencontrou com a vitória e em grande estilo. A equipe catarinense goleou o Barueri por 4 a 0 e subiu na classificação. Muriqui, Eltinho, William e Léo Gago fizeram os gols da vitória da equipe de Guga,

Vitória atrapalha mais um candidato ao título, o Internacional

Share |

Por Gabriel Seixas

O Internacional deixou escapar mais uma oportunidade de assumir a liderança, mesmo que provisória, da Série A. O “intruso” foi novamente o Vitória, que já havia derrotado o líder Palmeiras na rodada passada, também no Barradão. Hoje, os baianos venceram o Inter por 2 a 0, com dois gols no segundo tempo. Uelliton e o artilheiro Roger, de pênalti, fizeram os gols. O Vitória assumiu momentaneamente a oitava posição, com 36 pontos, sendo que 30 deles foram conquistados em casa – o único time a derrotar o Leão no Barradão foi o São Paulo. O Inter permanece na vice-liderança, mas caso o São Paulo marque algum ponto amanhã, terminará a rodada em terceiro.

Dúvidas de um lado, certezas do outro

Vagner Mancini teve uma semana tranquila para montar o time que enfrentaria o Colorado. Com todos os jogadores a disposição, o técnico repetiu o time que venceu o Palmeiras no último domingo. O único mistério surgiu em torno da escalação do volante Magal no lugar de um dos armadores, Leandro Domingues e Ramon. Mas, no fim, ficou tudo como estava.

Já o técnico Tite teve problemas para montar o Inter pro jogo. Na defesa, Bolívar desfalcou o time por suspensão. E o técnico ainda se deu ao luxo de optar por dois zagueiros de qualidade, Indio ou Sorondo para começar o jogo ao lado de Fabiano Eller. O primeiro foi o escolhido. No meio-campo, Magrão desfalcava o time também por suspensão – e não deve mais voltar ao time, afinal, está sendo negociado com o futebol do Oriente Médio. Andrezinho voltou ao time titular, mas não jogou bem. Giuliano, servindo a seleção Sub-20, também ficou de fora.

Inter joga melhor, mas esbarra em Viáfara

Os gaúchos começaram a partida sufocando os baianos. Alecsandro escorregou na área e desperdiçou boa chance de abrir o placar, ainda aos dois minutos. Foi o que bastou para os baianos equilibrarem as ações, e Leandro Domingues assustar Lauro com um chute rente ao gol do goleiro colorado.

O jogo continuou equilibrado, e as duas equipes tiveram novas chances de marcarem o primeiro gol. Andrezinho, aos 25 minutos, exigiu boa defesa de Viáfara em chute no cantinho do goleiro. O meia Ramon, do Vitória respondeu em lance parecido, mas o goleiro Lauro “tirou” a bola do gol com os olhos.

Porém, no fim do primeiro tempo, quem assustou de verdade foi o Internacional, em pelo menos três momentos claríssimos de abrir o marcador. O primeiro foi aos 37, quando Taison acertou um ótimo chute de fora da área, que Viáfara pegou. Cinco minutos depois, Taison deu passe açucarado para Alecsandro, que chutou forte, mas parou novamente na muralha colombiana. Taison bem que tentou mais uma vez, no último minuto da primeira etapa, mas novamente parou em Viáfara. O dia era mesmo dos baianos.

Carrasco dos líderes entra em ação

Certamente, o time do Vitória recebeu um bom puxão de orelha do técnico Mancini, e voltou mais atento para o jogo. Aos seis minutos, o atacante Roger conseguiu acertar um chute que ultrapassasse Lauro. Mas Indio, em cima da linha, evitou o gol do rubro-negro.

Roger assustou novamente o goleiro Lauro, quando aos 10 minutos, recebeu na área e acertou um bom chute rasteiro, mas pra fora. Porém, quatro minutos depois, o gol finalmente saiu: Ramon cobrou escanteio e o volante Uelliton, que vem aparecendo nos últimos jogos como elemento surpresa na bola aérea, marcou o primeiro gol do jogo.

Depois do gol, o Inter teve apenas mais uma chance de igualar o marcador. E foi no minuto seguinte: Taison, de frente para o gol, cabeceou mal e errou o alvo. Tite tentou mudar o time, sacando o apagado D’Alessandro para a entrada de Wagner Libano, mas nada mudou. Vagner Mancini fechou o time com a entrada do volante Magal no lugar de Leandro Domingues. Com três volantes, os alas ganharam mais liberdade, sobretudo Apodi, que ganhou praticamente todas nas costas de Kleber.

O Vitória nem precisou forçar tanto para marcar o segundo gol. Aos 31 minutos, Indio cometeu pênalti em Roger. O atacante converteu o pênalti sofrido por ele mesmo, e igualou Adriano, do Flamengo e Jonas, do Grêmio, na artilharia do torneio com doze gols.

Edu e Marquinhos entraram para mudar o ímpeto do Inter no jogo, mas já era tarde demais. Os baianos já haviam se consolidado como carrasco dos líderes. E é bom ficar de olho: quem jogar contra o Vitória, sobretudo no Barradão, vai ter trabalho, independente de sua colocação na tabela. O Colorado conta com uma dose de sorte para continuar na cola do líder Palmeiras, torcendo para tropeço do mesmo neste domingo.

Série B: Vasco é mais líder do que nunca; Briga pelo G-4 esquenta

Share |

Por Gabriel Seixas

A 25ª rodada da Série B consagrou os cariocas como os protagonistas da rodada. O Duque de Caxias conseguiu sair da zona de rebaixamento, empurrando o América-RN, time que os cariocas venceram nesta rodada, para a degola. Já o Vasco venceu o vice-líder Guarani no confronto dos gigantes, se isolou na liderança e está muito próximo de uma vaga para a Série A. São Caetano e Ceará duelam pelo G-4, e terão confronto direto na próxima rodada. Os cearenses perderam em casa para o Paraná, com a ajuda de “la mano de Wellington”. Confira um resumo da rodada que agitou a segundona na sexta e no sábado:

Ponte Preta 1x3 São Caetano

A Ponte pagou caro pelos seus erros defensivos, sobretudo no primeiro tempo, e foi derrotada em casa pelo São Caetano por 3 a 1. O primeiro gol do Azulão foi do zagueiro Marcelo Batatais, que aproveitou cobrança de falta de Eduardo Ramos. Depois, foi a vez de Washington fazer. Batatais fez mais um, após cobrança de escanteio, onde novamente encontrou espaço para tocar pra rede. 3 a 0 construído só no primeiro tempo. Na etapa final, a Ponte entrou com alterações e conseguiu descontar, com Lins – um dos que entraram no intervalo. A Macaca está a cada rodada mais longe da Série A, ao contrário do Azulão, que é um dos poucos times que ainda faz sombra ao G-4. Aliás, os paulistas tem um confronto direto contra o Ceará na próxima rodada, e se vencerem, assumem o 4º lugar na competição.

Figueirense 2x1 Atlético-GO

De virada, o Figueira bateu o Atlético Goianiense por 2 a 1, graças a Schwenck. Mas antes dele aparecer, os goianos marcaram aos sete minutos, com o zagueiro Antônio Carlos. Contudo, ainda no primeiro tempo, Schwenck bateu falta e empatou o jogo. Então, na segunda etapa o Figueira tomou o controle da partida, com boas exibições de Egídio, Rafael Coelho e dele, Schwenck. Aos 38 minutos, ele cobrou nova falta, que dessa vez desviou na barreira, mas novamente morreu no fundo das redes. Os catarinenses continuam sonhando com a primeirona, enquanto os goianos estão a oito pontos da liderança e já precisam se preocupar com a sua permanência no G-4.

Bahia 1x2 Brasiliense

A crise do Bahia parece não ter fim. Mesmo jogando em casa contra outro time em má fase, o Brasiliense, os baianos foram derrotados em casa por 2 a 1, acumulando a quarta derrota consecutiva na Série B. Os candangos terminaram a primeira etapa na frente, com gol de Abuda. No segundo tempo, explorando os contra-ataques, ainda marcaram o segundo com Júlio César. Jael respondeu rapidamente, cobrando falta. Então, os baianos tiveram chances de pelo menos empatar o jogo, mas acabaram saindo, pra variar, sem nenhum ponto conquistado.

Campinense 2x0 Bragantino

Um dos melhores times do returno, o Campinense venceu o Bragantino, em casa, por 2 a 0. Aliás, o time paraibano também vem demonstrado superioridade aos adversários quando joga em casa. Nos primeiros 14 minutos, o time matou o jogo. Aos seis, o artilheiro Edmundo fez o primeiro, marcando seu nono gol na Série B – sem contar os outros 18 que já havia feito na temporada. Marcelinho Henrique completou o placar, tocando no canto do goleiro Gilvan. Os paraibanos permanecem na zona da degola, em 18º com 26 pontos. O Braga faz campanha irregular, mas permanece com uma razoável diferença para a zona de rebaixamento.

Vasco 1x0 Guarani

O Vasco está muito próximo de uma vaga para a primeira divisão. Em um dos confrontos mais aguardados do campeonato, o cruzmaltino venceu o Guarani por 1 a 0, com gol de Élton. Depois de um primeiro tempo morno, o Vasco voltou ligado em busca da vitória, e marcou logo aos nove minutos da segunda etapa. Carlos Alberto, um dos melhores jogadores da partida e porque não do campeonato, rolou para Élton, favoritíssimo a ser artilheiro do torneio, que completou de primeira. O Guarani foi valente e buscou a reação, mesmo com um jogador a menos, já que Márcio Alemão foi expulso. A falta de pontaria e a boa exibição de Fernando Prass impediram o Bugre de sair com pontos de São Januário. Na próxima rodada, o Guarani tem o dérbi contra a Ponte, enquanto o Vasco também joga seu “clássico” na segundona, contra o Duque de Caxias.

Juventude 2x0 Fortaleza

O Juventude parece ter achado seu rumo na Série B. É bem verdade que o time continua próximo da zona de rebaixamento, mas conseguiu respirar na tabela, com sua segunda vitória consecutiva. A vítima foi o Fortaleza, o novo lanterninha do campeonato. O experiente Marcos Denner e o garoto Zezinho, uma das gratas revelações da segundona, foram os autores dos gols. O placar poderia ser muito mais elástico, até porque os cearenses não esboçaram nenhum tipo de reação.

América-RN 0x1 Duque de Caxias

Duque de Caxias e América-RN precisavam do resultado positivo para não terminar a rodada na zona do rebaixamento. Os cariocas foram mais eficientes, e empurraram os potiguares para a degola com um gol de Tony, cobrando pênalti, no lance em que o zagueiro Marcelo Ramos, do América, foi expulso. O Mecão parece não ter achado rumo após a saída do craque do time, Fábio Neves. E com o artilheiro Lúcio no banco, as coisas ficaram ainda mais difíceis.

Ceará 0x1 Paraná

O Paraná contou com uma “mãozinha” para vencer o Ceará fora de casa por 1 a 0, e se afastar ainda mais da zona do rebaixamento. O atacante Wellington Silva, ao melhor estilo Maradona, aproveitou cobrança de escanteio e completou de mão para o gol. A auxiliar alertou o árbitro em relação ao lance, mas ele ignorou e validou o tento. A decisão gerou muita confusão e polêmica do time cearense em cima da arbitragem. Apesar de jogar melhor, o Ceará teve de se contentar com a derrota. Agora, o time precisa segurar o São Caetano fora de casa na próxima rodada, se quiser permanecer no G-4.

Vila Nova 1x0 ABC

Vila Nova e ABC protagonizaram o pior jogo da rodada, onde mesmo com a vitória do seu time, os torcedores goianos deixaram o estádio cabisbaixos. Willian, aproveitando cobrança de escanteio fez o gol da vitória, contando com um desvio da defesa. Os goianos estão em 12º com 32 pontos, sem chances de entrar na zona pelo menos até a próxima rodada. O ABC continua em situação desesperadora, em penúltimo com 25 pontos em 25 jogos.

Portuguesa 0x1 Ipatinga

No jogo que fechou a rodada, a Portuguesa decepcionou e foi derrotada para o Ipatinga, jogando na Arena Barueri – já que o time perdeu mando de campo após os incidentes no jogo contra o Vila Nova. Os lusitanos tiveram todas as chances de abrir o placar: foram duas bolas na trave e um pênalti perdido só no primeiro tempo. Kempes parou no goleiro Fred, um dos destaques da partida. O Ipatinga, que pouco ameaçou em todo o jogo, foi eficiente e marcou com Léo Oliveira, a nove minutos do final.

Classificação (após 25 rodadas):

1º Vasco – 52
2º Guarani – 46
3º Atlético/GO – 44
4º Ceará – 43
5º São Caetano – 40
6º Figueirense – 39
7º Portuguesa – 38
8º Ponte Preta – 36
9º Ipatinga – 35
10º Brasiliense – 34
11º Bragantino – 33
12º Paraná – 32 (9 vitórias, saldo -7)
13º Vila Nova – 32 (9 vitórias, saldo -13)
14º Juventude – 31
15º Bahia – 30 (8 vitórias, saldo -6)
16º Duque de Caxias – 30 (8 vitórias, saldo -10)
17º América-RN – 28
18º Campinense – 26
19º ABC - 25
20º Fortaleza – 23