quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Rodada emocionante fecha as Eliminatórias

Share |

Por Leonardo Martins


Foi uma noite inesquecível para o futebol sul-americano, a noite que encerrou as Eliminatórias para a Copa do Mundo. A última vaga direta e a vaga à repescagem estava sendo disputada entre Argentina, Uruguai. O Blog traz um resumo desta rodada emocionante para você.

Uruguai 0x1 Argentina


O jogo mais aguardado da rodada aconteceu no lendário Estádio Centenário, onde Uruguai e Argentina duelaram pela última vaga direta a Copa. O jogo foi tenso, mas no final a sorte de Maradona, que sempre o acompanhou em jogos importantes, foi decisiva para a classificação hermana que calou os 60 mil uruguaios que lotaram o Centenário com a vitória por 1 a 0.

Quando começou o jogo se viu um Uruguai melhor em campo e aproveitando as falhas da marcação argentina. A melhor chance da 1ª etapa aconteceu logo no início quando Suarez dividiu com o goleiro Romero, mas a bola foi para fora.

Aos poucos, no seu melhor estilo, os argentinos foram cadenciando o jogo e viam na figura de Verón sua alma em campo. Verón, mais uma vez, mostrou que cresce nestes jogos e foi figura importante no toque de bola. A partida era como um clássico entre uruguaios e argentinos, muita violência e pouco futebol. Zagueiros das duas equipes foram, em muitas vezes, desleais em campo. Por isso, o arbitro Carlos Amarilla do Paraguai teve que trabalhar. Foram cinco cartões amarelos na 1ª etapa.

Do lado argentino, mais uma vez o craque Messi não repetia as mesmas atuações que o consagraram no Barcelona, era pouco acionado. Do lado uruguaio, a falta de um meio organizador atrapalhava a equipe, que era marcada pela defesa hermana. Isto permaneceu por toda a partida.

Na segunda etapa, o panorama do jogo se manteve com os Argentinos segurando o 0 a 0 e o Uruguai querendo a vaga direta, mas atacando de forma nada organizada. O único momento de comemoração da torcida foi quando o Chile marcou diante do Equador, outro postulante a vaga.

Maradona segurava o empate colocando o volante Monzon no lugar do meia Di Maria e o técnico uruguaio colocou Cristian Rodriguez no lugar de Gargano, deixando-a mais ofensiva. Aos 30, a sorte de Maradona apareceu. Primeiro, o Uruguai mexeu colocando “El Loco Abreu” no lugar de Suarez. O técnico argentino foi avisado da altura do atacante uruguaio por Carlitos Tevez e colocou o grandalhão Bolatti no lugar de Higuaín. Aos 39, Cáceres, do Uruguai fez falta violenta e foi expulso. Na cobrança, após confusão na área, o zagueiro que “El Pibe“ havia colocado, Bolatti, empurrou para o gol. Era o gol da vaga a África para os argentinos.

O jogo terminou em festa da Argentina no Centenário com a vaga direta para a Copa. Ao Uruguai restou a vaga na repescagem contra a Costa Rica, 4ª colocada na Concacaf.

Chile 1x0 Equador

Além do jogo do Centenário, o jogo de Santiago entre Chile e Equador valia vaga ao Equador, mas, após duas copas, os equatorianos não estarão no mundial após a derrota para os chilenos por 1 a 0. O Chile agiu com profissionalismo e partiu para o ataque apoiado por sua torcida, exigindo boas defesas de Elizaga. A pressão chilena só diminuiu quando Suazo aproveitou cruzamento e finalizou bonito para o gol, levando a torcida ao delírio. Este gol representou o fim equatoriano do sonho de disputar a 3ª Copa Seguida. O Chile volta ao mundial após 12 anos de jejum.

Peru 1x0 Bolívia

No jogo entre as duas últimas equipes na classificação das eliminatórias sul-americanas. Em Lima, o Peru venceu a Bolívia por 1 a 0, mas terminou as eliminatórias em último lugar. A Bolívia termina com o feito de ter vencido as 3 seleções mais tradicionais das Eliminatórias, Paraguai, Argentina e Brasil em La Paz. O gol peruano saiu com Fano na Segunda etapa.

Brasil 0x0 Venezuela

O remendado time do Brasil recebeu a Venezuela em Campo Grande, e não saiu de um empate sem gols. Com a seleção canarinha classificada pra Copa, e a Venezuela sem chances de classificação – apenas uma combinação improvável classificaria a equipe -, o jogo não passou de um simples amistoso. O jogo foi fraco, e o Brasil não soube aproveitar as oportunidades que teve para marcar. E ainda teve que disputar boa parte do segundo tempo com um jogador a menos, já que Miranda foi expulso. Nem mesmo a presença do trio Kaká, Nilmar e Luis Fabiano foi capaz de dar a vitória. Dos ‘novatos’ em campo, destaque para o volante Lucas, bastante participativo quando foi exigido – poucas vezes, é bem verdade, já que a Venezuela contra-atacou pouco. Foi o primeiro empate brasileiro contra a Venezuela na história das Eliminatórias. Mesmo com o empate, a Seleção terminou as Eliminatórias em primeiro lugar.

Paraguai 0x2 Colômbia

O título simbólico do Brasil veio graças a derrota do Paraguai em casa para a Colômbia por 2 a 0. O Paraguai chega a sua 4ª copa seguida e os colombianos, que não disputam o mundial desde 98, vão ver mais uma vez da TV a Copa. Adrian Ramos e Rodallega fizeram os últimos gols das Eliminatórias Sul-Americanas e, consequentemente, os gols da vitória colombiana.

Classificação final

1º Brasil – 34pts
2º Chile – 33pts (10SG)
3º Paraguai – 33pts(8SG)
4º Argentina – 28pts
5º Uruguai – 24pts
6º Colômbia – 23pts
7º Equador – 23pts
8º Venezuela – 22pt€s
9º Bolívia – 15pts
10º Peru – 13pts

Eliminatórias da Concacaf – Terceira e última vaga é de Honduras!

Share |

Por Gabriel Seixas

As eliminatórias da América do Norte, também chamada de Concacaf, foi marcada por muita emoção, até o último minuto. Literalmente, pois a última vaga restante para a Copa do ano que vem só foi decidida nos acréscimos. Com Estados Unidos e México garantidos na África do Sul, a última vaga era disputada por Honduras e Costa Rica. O primeiro visitava El Salvador, enquanto o segundo visitava a poderosa seleção dos Estados Unidos. Enquanto Honduras fazia sua parte, vencendo por 1 a 0, Costa Rica segurava uma vitória épica sobre os USA por 2 a 1, fora de casa. Até que, no último minuto dos acréscimos, o norte-americano Bornstein deu a vaga para Honduras. Costa Rica agora terá de lutar por uma vaga na Copa na repescagem, contra o Uruguai. Confira um panorama dos três jogos da última rodada do hexagonal.

No único jogo que não valia nada, Trinidad e Tobago empatou com o México, em casa, por 2 a 2. Baptiste, cobrando pênalti, abriu o placar para os mandantes. Esqueda empatou para o México, mas novamente Baptiste colocou Trinidad na frente. Mas a reação mexicana veio quatro minutos depois, com o zagueiro Salcido. O México terminou sua boa campanha com a vice-liderança das eliminatórias, que já havia lhe dado vaga a Copa do Mundo na rodada passada.

Quem também venceu foi Honduras, que passou por El Salvador fora de casa pelo placar mínimo, e se garantiu na Copa do Mundo. O gol da classificação foi do atacante Pavón, aos 19 minutos do segundo tempo. Os hondurenhos contaram com um tropeço da Costa Rica para carimbarem seu passaporte.

No jogo que fechou a rodada, Costa Rica e Estados Unidos se enfrentaram na casa dos norte-americanos, que ganharam a triste notícia de que o atacante Charlie Davies se envolveu em um acidente de carro, e terá de ficar doze meses em recuperação. Num clima tenso, a Costa Rica se aproveitou e marcou duas vezes, ambos os gols de Bryan Ruiz, aos 21 e 24 do primeiro tempo. Bradley diminuiu na etapa final, e mesmo com um jogador a menos, os norte-americanos marcaram aos 49 do segundo tempo, com o lateral Bornstein. Quem se deu bem foi Honduras, que está na Copa. A Costa Rica enfrenta Uruguai na repescagem, e se passar da seleção Celeste, vai a Copa.

Eliminatórias Europeias – (Quase) tudo definido no Velho Continente!

Share |

Por Gabriel Seixas

Nesta quarta-feira, tivemos a realização da última rodada das eliminatórias pelo velho continente. Antes da rodada, duas vagas para a Copa estavam em aberto, bem como algumas para a repescagem. No fim das contas, as duas seleções que garantiram passaporte antecipado para a África do Sul foram Suíça e Eslováquia. Na repescagem, promessa de jogos emocionantes, que serão realizados nos dias 14 e 18 de Novembro. Confira um panorama de todos os jogos da última rodada, além de como será definida a repescagem, que garantirá mais quatro seleções na Copa do Mundo.

Grupo 1

Pelo Grupo 1, a Dinamarca entrou para cumprir tabela contra a Hungria, já que se garantiu na Copa ainda na rodada anterior. Mesmo jogando em casa, perdeu por 1 a 0. O gol dos húngaros foi de Buzsaky, e mesmo sem a vaga, pode-se dizer que a Hungria fez uma campanha honrosa, contra três seleções superiores tecnicamente – no caso, a própria Dinamarca, Portugal e Suécia.

Então, sobrou a vaga da repescagem, que tinha tudo para ser de Portugal. E foi mesmo. Os lusos precisavam de uma vitória simples contra Malta, em casa – pra se ter uma ideia, Malta terminou as eliminatórias com um ponto em 10 jogos, e sem nenhum gol marcado. Foi fácil: Nani, o substituto do lesionado Cristiano Ronaldo, aos 14, e Simão, aos 45 minutos, deixaram Portugal com uma boa vantagem de 2 a 0. A tranquilidade fez com que Miguel Veloso, aos 7, e Edinho, nos acréscimos da etapa final (este que entrou no lugar do brasileiro naturalizado Liedson), apenas completassem a goleada por 4 a 0.

A Suécia, que brigava pela repescagem, também goleou, mas vai assistir a Copa em casa. Mellberg, aos 6 minutos, fez um gol que deixou a Suécia por 8 minutos na África do Sul em 2010. Mas não passou de uma ilusão. Mesmo assim, Marcus Berg, que substituiu Elmander ainda no primeiro tempo, e novamente o zagueiro Mellberg, ampliaram a vantagem. Salihi diminuiu para a Albânia, mas Svensson, a seis minutos do fim, fez o último gol da vitória por 4 a 1.

Classificação:

1º Dinamarca – 21
2º Portugal - 19
3º Suécia - 18
4º Hungria - 16
5º Albânia - 7
6º Malta - 1

Grupo 2

A indefinição das vagas para a Copa e para a repescagem chegou ao fim no Grupo 2. A Suíça precisava apenas de um empate com Israel, em casa, para garantir passaporte para África 2010. Jogando por um ponto, garantiu o empate. O jogo não saiu do zero, e os suíços jogaram boa parte do segundo tempo com um a mais em campo: Yadin foi expulso para Israel, que terminou no modesto 4º lugar.

A Grécia, que ainda sonhava com o primeiro lugar, teve de se contentar com a repescagem. Os gregos não tiveram trabalho para vencer Luxemburgo, por 2 a 1. Torosidis, aos 30, e Gekas, aos 33 do primeiro tempo, deram tranquilidade total para os gregos. Com o pé no freio, e um jogador a mais em campo – Payal foi expulso para Luxemburgo -, os visitantes ainda descontaram com Avram Papadopoulos, contra.

Quem coroou sua campanha surpreendente foi a Letônia, seleção modesta que roubou o 3º lugar de Israel. Os letões venceram a lanterna Moldávia por 3 a 2. Ovsyannikov tentou surpreender, abrindo o placar para os visitantes. Mas Rubins, com dois gols, virou para a Letônia, que aumentou com Grebis. No fim, Sofroni diminuiu para a Moldávia, mas o tempo e a desvantagem numérica em campo – Lascensov foi expulso – não permitiram uma reação.

Classificação:

1º Suíça – 21
2º Grécia - 20
3º Letônia - 17
4º Israel - 16
5º Luxemburgo - 5
6º Moldávia – 3

Grupo 3

O Grupo 3, apesar de ser um dos mais fracos quando se trata das seleções individualmente, certamente foi o mais emocionante nesta última rodada. Eslováquia e Eslovênia travaram uma disputa emocionante pelo primeiro lugar até o último minuto. Em meio a essa disputa, República Tcheca e Irlanda do Norte se enfrentaram. Ambas tinham chances remotas de classificação, mas como a Eslovênia não deu chances para San Marino, o jogo foi apenas um amistoso. Por sinal, muito fraco tecnicamente, e não saiu do zero.

Então, atenções voltadas para os jogos simultâneos Polônia x Eslováquia e San Marino x Eslovênia. A Eslováquia dependia apenas de si para garantir o primeiro lugar, precisando vencer uma concorrente já eliminada, porém forte. Mesmo assim, venceu. Com dificuldades, claro: 1 a 0, gol do polonês Gancarczyk, contra, aos três minutos do primeiro tempo. Resultado: a Eslováquia está na Copa do Mundo! E, claro, não se pode dizer que a vitória da Eslovênia sobre San Marino por 3 a 0 não valeu de nada, afinal, os eslovenos estão na repescagem. Novakovic, no primeiro tempo, abriu o placar. Stevanovic e Suler, na etapa final, completaram o passeio sobre o lanterna do grupo, que sofreu 47 gols em 10 jogos.

Classificação:

1º Eslováquia – 22
2º Eslovênia - 20
3º República Tcheca - 16
4º Irlanda do Norte – 15
5º Polônia - 11
6º San Marino – 0

Grupo 4

Com tudo definido no Grupo 4 – Alemanha na Copa e Rússia na repescagem -, a última rodada serviu apenas para cumprir tabela. Nenhuma das duas seleções souberam aproveitar seus ‘testes de luxo’. A Alemanha recebeu a Finlândia, e só empatou em 1 a 1. Com algumas novidades, dentre elas o jovem Gentner, do Wolfsburg, e o brasileiro naturalizado alemão Cacau como titulares, quem marcou primeiro foi a Finlândia, com Johansson. Nos acréscimos, Podolski empatou, fazendo com que a Alemanha termine as eliminatórias de forma invicta.

A Rússia também tropeçou. Sem chances de alcançar a liderança, empatou fora de casa com o Azerbaijão em 1 a 1. O time russo estava levemente modificado, mas saiu na frente com Arshavin, aos 13 minutos. Na etapa final, Javadov empatou. A Rússia poderia ter sacramentado a vitória aos 36 minutos, quando Ignashevich teve a chance de converter pênalti sofrido pelo jovem Dzagoev, mas parou no goleiro Aghaev.

Completando o grupo, outro ‘amistoso’, entre Liechtenstein e País de Gales. Melhor para Gales, que venceu por 2 a 0. Vaughan, no primeiro tempo, e o meia Ramsey, do Arsenal, no segundo tempo, fizeram os gols da vitória. Foram apenas 12 pontos ganhos em toda as eliminatórias, uma campanha decepcionante de País de Gales.

Classificação:

1º Alemanha – 26
2º Rússia - 22
3º Finlândia - 18
4º País de Gales – 12
5º Azerbaijão - 5
6º Liechtenstein – 2

Grupo 5

Bósnia e Espanha, que se classificaram para repescagem e Copa do Mundo, respectivamente, fizeram o duelo das melhores equipes do grupo. O que não se esperava era que seria um jogo de uma seleção só. A Espanha, com time misto, fez uma partida brilhante, e ganhou por 5 a 2 (sendo que estava ganhando por 5 a 0 até os minutos finais). No primeiro tempo, antes dos 15 minutos, a Fúria já estava vencendo por 2 a 0. Piqué e David Silva, dois dos poucos titulares que estavam em campo, fizeram os gols. Aí entrou em cena o único atacante do time, Negredo. No início do segundo tempo, ele marcou aos 5 e aos 10 minutos, aumentando para 4 a 0. O jovem Mata, do Valencia, entrou no segundo tempo para fazer o 5º gol. Então, nos acréscimos, Dzeko e Misimovic, que tiveram atuações apagadas, marcaram os gols de honra da Bósnia, que chega sem moral para a repescagem.

A decepcionante Turquia confirmou o 3º lugar, vencendo a Armênia por 2 a 0. Halil Altintop marcou o primeiro gol dos turcos, aos 16. Doze minutos depois, Cetin ampliou. E mesmo com a Turquia com 10 em campo, já que Gulselam foi expulso ainda no primeiro tempo, a Armênia não teve capacidade para reagir.

Mais frustrante que a Turquia, só a Bélgica. Mesmo desfrutando de um time jovem, com algum potencial, o time encerrou sua péssima campanha de forma lamentável, perdendo da Estônia por 2 a 0. Piiroja, no primeiro tempo, e Vassiljev, no segundo tempo, fizeram os gols. A Bélgica terminou as eliminatórias com apenas 10 pontos conquistados.

Classificação:

1º Espanha – 30
2º Bósnia - 19
3º Turquia - 15
4º Bélgica – 10
5º Estônia - 8
6º Armênia – 4

Grupo 6

É inegável que, no Grupo 6, o principal holofote é a Inglaterra. Mas hoje, até mesmo os ingleses pararam pra ver a disputa de quem ficaria com a vaga para a repescagem deste grupo, já que o English Team se garantiu em primeiro e está na Copa do Mundo. A briga era entre Ucrânia e Croácia, com vantagem para os ucranianos, que dependiam apenas de si mesmos. A adversária era Andorra, que em nove jogos, perdeu simplesmente todos. Resultado: avalanche ucraniana, por 6 a 0. O time economizou no primeiro tempo, e só marcou com Shevchenko. Mas na segunda etapa não teve jeito: Gusev, Lima (contra), Rakitskiy, Seleznyov e Yarmolenko garantiram a Ucrânia na repescagem, eliminando a forte seleção da Croácia de qualquer disputa pela Copa.

Os croatas até fizeram sua parte. E olha que foi difícil vencer o Cazaquistão, fora de casa, por 2 a 1. Vukojevic marcou o primeiro dos croatas, e poucos minutos depois da Ucrânia abrir o placar contra Andorra no outro jogo, o Cazaquistão empatou com Khizhnichenko. Desmotivados, os croatas só garantiram a vitória no último minuto, através do meia do Tottenham, Niko Kranjcar. Com 20 pontos, a Croácia viu a Ucrânia subir para 21 pontos, e deu adeus a Copa do Mundo de 2010.

Sem muito brilho, a Inglaterra não teve nenhuma dificuldade para golear a Bielo-Rússia por 3 a 0, em casa, e confirmar a campanha quase perfeita nas eliminatórias. O artilheiro Peter Crouch foi o destaque com dois gols, um em cada tempo. No intervalo deles, Shaun Wright-Phillips também fez o dele.

Classificação:

1º Inglaterra – 27
2º Ucrânia - 21
3º Croácia - 20
4º Bielo-Rússia – 13
5º Cazaquistão - 6
6º Andorra – 0

Grupo 7

A definição do Grupo, com Sérvia na Copa e França na repescagem, também fez com que os jogos da última rodada fossem meros amistosos. A Romênia, que foi eliminada com extrema facilidade, venceu Ilhas Faroe por 3 a 1. Apostol marcou no primeiro tempo, e Bucur aumentou na segunda etapa. Bo diminuiu para Ilhas Faroe, mas Mazilu, praticamente de imediato, marcou o terceiro gol, que não valeu de nada.

A Sérvia jogou, e mesmo com três atacantes contra a Lituânia, sucumbiu diante do adversário e perdeu por 2 a 1. Os lituanos marcaram com Kalonas, em cobrança de pênalti. No início do segundo tempo, Jovanovic empatou, parecendo que aquele era o início da reação sérvia. Mas, em outra cobrança de pênalti, Stankevicius restabeleceu a vantagem da Lituânia, que foi mantida até o final.

Restou a França só carimbar a vaga garantida na repescagem ainda na rodada passada. Hoje, os Bleus derrotaram a Áustria por 3 a 1. Com um time misto, a inédita dupla de ataque foi a autora dos dois primeiros gols do time. Benzema fez o primeiro, aos 18 minutos. O capitão e titular absoluto, Thierry Henry, aumentou aos 26 em cobrança de pênalti. No segundo tempo, o artilheiro Janko, pra variar, diminuiu para a Áustria. Foi quando o artilheiro Henry deu lugar ao atacante Gignac, goleador do Toulouse e agora da seleção francesa também. Ele marcou seu quarto gol com a camisa dos Bleus em cinco jogos, aos 21 minutos, o terceiro da França no jogo, fechando o placar em 3 a 1.

Classificação:

1º Sérvia – 22
2º França - 21
3º Áustria - 14
4º Lituânia – 12
5º Romênia - 12
6º Ilhas Faroe – 4

Grupo 8

Com a Itália na Copa e Irlanda na repescagem antes da última rodada, tivemos mais três amistosos de luxo na Europa. Um terminou sem gols, entre Irlanda e Montenegro.

No outro, as eliminadas Bulgária e Geórgia protagonizaram o jogo de maior quantidade de gols em todos os grupos. Simplesmente, os búlgaros golearam por 6 a 2, numa atuação irretocável de Berbatov, do Manchester United, e Petrov, do xará City. Berbatov inaugurou o placar aos 6 minutos. Antes dos 32 minutos, Petrov, novamente Berbatov e Rangelov já haviam estabelecido 4 a 0 a favor dos búlgaros. Dvalishvilli diminuiu para a Geórgia, mas dois minutos depois, Berbatov fez seu hat-trick (expressão usada para o jogador que marca três gols). Petrov, antes do intervalo, fez 6 a 1, o segundo gol dele. Kobiashvilli descontou para a Geórgia, cobrando pênalti. Mas com Khimaladze expulso, a Geórgia pode levantar as mãos pro céu por não ter sofrido mais gols, evitando um vexame ainda maior.

Outro jogo interessante foi entre Itália e Chipre, na cidade de Parma. Os torcedores italianos ficaram pasmos quando a Azzurra foi para o intervalo perdendo por 1 a 0, com gol de Okkas. E ainda mais esparramados quando Michail, que atua no APOEL, abriu 2 a 0 de vantagem para o Chipre, mesmo jogando fora de casa contra a atual campeã mundial. É bem verdade que a Itália estava com um time reserva, mas entre estes onze, estava Gilardino. Ele começou seu show aos 32 minutos, diminuindo o placar. Aos 35, ele empatou. E quando o empate parecia certeza, eis que surge Gilardino, no minuto final, para virar o jogo. Quanta emoção! E era só um amistoso de luxo...

Classificação:

1º Itália – 24
2º Irlanda - 18
3º Bulgária - 14
4º Chipre – 9
5º Montenegro - 9
6º Geórgia – 3

Repescagem

Nove seleções se classificaram para a repescagem, mas a que somasse menos pontos dentre todas elas estaria eliminada automaticamente. Contanto, antes deveriam ser descontados todos os pontos que as oito equipes, exceto a Noruega, conquistaram contra os últimos colocados de seus respectivos grupos. Mesmo assim, a Noruega continuou sendo a seleção com menos pontos, e deu adeus ao sonho da Copa do Mundo. Restaram na briga: Rússia, Ucrânia, França, Eslovênia, Grécia, Bósnia, Portugal e Irlanda. O sorteio será realizado da seguinte forma:

Cabeças-de-chave:
Rússia
França
Grécia
Portugal

Outras seleções:
Ucrânia
Irlanda
Bósnia
Eslovênia

Os cabeças-de-chave foram definidos de acordo com o Ranking da FIFA. As quatro primeiras seleções não podem se enfrentar, bem como as quatro últimas também não podem. O sorteio será realizado no dia 19 de Outubro, em Zurique, sede da FIFA.

Sub-20 está na final do mundial

Share |

Por Leonardo Martins


A Seleção Sub-20 disputou na tarde de ontem em Cairo no Egito a semifinal do Mundial da categoria. O adversário era a surpresa da competição, a Costa Rica, mas a seleção espantou a zebra da América Central com uma vitória por 1 a 0, que garantiu a vaga na final.

É verdade que a Costa Rica, que perdeu no jogo de estreia para o Brasil por 5 a 0, entrou em campo com o intuito de se defender. Mas a seleção também não mostrava qualidade para ultrapassar a barreira de zagueiros. Faltava velocidade tanto na troca de passes quanto no deslocamento em campo. As três maiores fontes de talento do time - Alex Teixeira, Giuliano e Paulo Henrique Ganso - eram facilmente anuladas pelos adversários. Alex jogava muito afastado da área e ao se aproximar não acertava o passe.

Giuliano corria, mas pouco produzia. E Ganso, sumido, só criou um lance de perigo aos 42 minutos. Depois de belo drible em Madrigal, ele tocou para Giuliano na entrada da área. O meia ajeitou de primeira e Souza chutou com perigo à direita do gol.

A rigor, esta foi a melhor chance do Brasil no primeiro tempo. Já a Costa Rica, mesmo com menos posse de bola e chegando só em contra-ataques, quase marcou por duas vezes. Na primeira, aos 15 minutos, Guzman soltou uma bomba em cobrança de falta e Rafael fez uma defesa espetacular, voando no ângulo esquerdo para mandar para escanteio. Na segunda, aos 44, Urena e Martinez foram tabelando em velocidade e, da entrada da área, Urena bateu forte, no canto esquerdo, para outra boa defesa de Rafael

E fora algumas bolas levantadas na área, nenhuma levando perigo ao gol da Costa Rica, a seleção não fez mais nada. Um 0 a 0 insosso no primeiro tempo, bem do jeito que a Costa Rica queria.

No segundo tempo, o Brasil permaneceu com dificuldades na criação, mas mesmo assim conseguiu levar mais perigo. Aos 3 minutos, Ganso tabelou com Giuliano no bico da área e chutou forte, mas Alvarado, bem colocado, fez a defesa.

A Costa Rica respondeu aos 7, quando Varela mandou uma bomba que passou bem perto da trave direita de Rafael. No minuto seguinte, a primeira grande chance brasileira. Giuliano brigou, quase caiu, mas conseguiu passar pelo marcador. Avançou pela linha de fundo e cruzou rasteiro para o meio da área. Souza dominou já cortando o zagueiro e bateu cara a cara com Alvarado, mas o goleiro salvou o gol com a mão esquerda.

Aos 18, Giuliano fez ótima invertida de bola para Ganso. O meia carregou e serviu Alan Kardec, que na hora do chute, na meia-lua, foi travado pelo zagueiro. Finalmente aos 22, saiu o gol brasileiro. Bertucci cruzou da esquerda, a bola raspou na cabeça de Alex Teixeira, quase na pequena área, e encontrou o pé direito de Alan Kardec. No segundo pau, mesmo com pouco ângulo, ele mandou uma bomba de primeira para tirar o Brasil do sufoco: 1 a 0.

O Brasil diminuiu o ritmo e criou poucas chances. A melhor delas, uma falta de longe cobrada por Souza, aos 38, que passou perto do travessão de Alvarado. A Costa Rica, mesmo perdendo, parecia conformada, satisfeita até, pela derrota por apenas um gol e pouco se abriu. Ainda assim, chegou a alguns centímetros do empate em falta cobrada por Guzman que passou rente à trave esquerda do gol brasileiro.

A atuação bem abaixo do que o Brasil pode produzir foi o suficiente para a vitória contra a Costa Rica. E tomara que o bom futebol tenha ficado guardado para sexta-feira, na decisão contra Gana.

A Seleção de Gana chegou a final com uma vitória sobre a hungria por 3 a 2