domingo, 18 de outubro de 2009

Inter e Flu empatam e decepcionam torcidas

Share |

Por Leonardo Martins


Em mais um grande jogo da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, um confronto de extremos no Maracanã, o lanterna Fluminense recebeu o Inter que está no G-4 e querendo assumir a segunda colocação. O empate em dois a dois decepcionou as torcidas em relação ao objetivo de suas equipes na partida.

Desesperado com a lanterna, o Fluminense começou melhor em campo e atacou por duas vezes com Alan. Na primeira, a bola foi por cima e na segunda, foi defendida por Lauro. O Inter aproveitou da falha da marcação e Sandro exigiu boa defesa de Rafael. Aos 12, o gol colorado apareceu. Daniel Henrique fez boa jogada pela direita e cruzou para Alecsandro marcar. O atacante se juntou a Adriano e Diego Tardelli na artilharia com 15 gols.

Com o gol, o tricolor carioca foi mais para o ataque. Fred girou sobre o marcador e chutou por cima. Com esse ataque tricolor, o Colorado aproveitava para atacar. D’Alessandro desperdiçou boa chance de ampliar o marcador. Aos 30, o árbitro paralisou a partida devido ao calor no Maraca para os jogadores se refrescarem. O Flu continuou em cima e o empate veio. Conca cobrou falta e Gum cabeceou para o gol. 1 a 1.

O Inter assustou o Fluminense logo com um minuto da etapa final. Glaydson cruzou da direita para Alecsandro, mas a zaga tricolor chegou antes e afastou o perigo. No minuto seguinte, Mariano recebeu ao lado da grande área e chutou. Lauro se esticou todo para evitar que a bola chegasse a Fred, que estava pronto para virar o jogo.

O mesmo Mariano teve outra ótima chance aos quatro minutos. Fred rolou para João Paulo do lado esquerdo da grande área. O jogador cruzou no pé de Mariano, que chegava pelo outro lado. O lateral-direito chutou de primeira, e a bola bateu na rede pelo lado de fora, acordando de vez os tricolores no Maracanã.

Irritado com a apatia do seu time, o técnico Mário Sérgio fez duas alterações. O treinador sacou Sandro e D´Alessandro e apostou nas entradas da Andrezinho e Marquinhos. E foi justamente com os dois atletas que o Internacional chegou ao seu segundo gol, aos 20. O ex-jogador do Flamengo fez um lançamento para Marquinhos na ponta esquerda. O jogador passou por um adversário e chutou da entrada da área para marcar. O Fluminense teve uma ótima chance de empatar aos 24. Conca lançou para Fred dentro da área. O atacante dominou e tocou para Ruy, que chutou em cima de Lauro. E o time tricolor parou por aí. Com a torcida irritada pela atuação ruim e mais uma derrota se aproximando, os jogadores se mostraram nervosos em campo e chegavam ao gol colorado de forma desordenada.

Sem muito o que fazer, o técnico Cuca fez uma última aposta. O treinador sacou o atacante Fred, que deixou o campo vaiado, e colocou Adeílson. O time deu uma melhorada e chegou ao empate na base do desespero. Aos 41, Gum aproveitou um cruzamento da direita e tocou para o gol para marcar. Era o empate tricolor, que não mudou muito a situação do time. Já o Inter desperdiçou a chance de assumir a vice-liderança.

O Flu vai a Goiânia na próxima rodada enfrentar o Goiás, querendo sair da situação em que se encontra. O Inter faz o clássico contra o Grêmio no Beira-Rio.
Curtinhas

- Na Ilha do Retiro, o Sport aliviou um pouco mais a tensão de estar na zona de rebaixamento ao vencer o desmotivado Corinthians por 2 a 0. Mesmo com a vitória, os pernambucanos continuam na penúltima posição. Por coincidência, os gols da vitória leonina saíram com ex-jogadores do próprio Corinthians. Arce, na 1ª etapa, e Wilson, na segunda, fizeram a festa do rubro-negro.

- Com as derrotas em casa de Palmeiras e São Paulo na rodada, a única equipe invicta como mandante é o Grêmio. A equipe gaúcha fez mais uma vitima no Estádio Olímpico, o Coritiba. A vitória por 2 a 0 fez com que os gremistas sonharem com uma vaga na Libertadores. O colombiano Perea abriu o placar no primeiro tempo e Souza completou o placar na etapa final.

F1: Button chega à frente de Barrichello e garante título antecipado

Share |

Por Gabriel Seixas

Jenson Button é o mais novo campeão do Mundial de Fórmula 1. O inglês não teve vida fácil, largou em 14º, e seu principal concorrente, o brasileiro Rubens Barrichello, era nada mais, nada menos que o pole position. Porém, a estratégia de Button foi perfeita, e com um simples 5º lugar, terminou a corrida a frente de Barrichello e sagrou-se como campeão. O palco da vitória era Interlagos, em São Paulo, que era pra ser o palco perfeito para Barrichello, que estava com a faca e o queijo na mão para levar a decisão pra última corrida, nos Emirados Árabes. Mas não deu.

A corrida foi emocionante do início ao fim. Muitos acidentes conturbaram o início da torcida, tirando pilotos como Fernando Alonso, Sutil e Trulli da corrida. Por sinal, os dois últimos trocaram farpas fora da pista, e quase deram início a uma lamentável confusão. Bom para Button, que ganhou várias posições e foi se firmando entre os primeiros.

Button teve dificuldades apenas para superar o novato japonês Kobayashi, que substituía Timo Glock na Toyota. Por sua vez, Kobayashi protagonizou um momento da corrida em que foi tocado por Nakajima, mas este acabou se dando mal, atravessou a pista, se acidentou e assustou a quem estava acompanhando. Recuperado, ele abandonou a prova.

Rubinho teve problemas estratégicos, e teve de fazer três paradas. A terceira posição, que o brasileiro segurava a duras penas, foi por água abaixo. Enquanto isso, Button só administrava sua vantagem sobre Barrichello, até mesmo o ultrapassando. Aí ficou fácil.

Em meio a isso, Mark Webber coroou sua ótima corrida e terminou em primeiro. Robert Kubica, na sua despedida da BMW, já que assinou contrato com a Renault, calou os críticos e terminou em segundo. Hamilton, pela segunda vez consecutiva, completou o pódio. Vettel foi o quarto, ultrapassando Rubinho na classificação do Mundial e assumindo a vice-liderança. Button, que terminou em quinto, recebeu a bandeirada final de Felipe Massa. Ao som de “We Are The Champions”, cantada pelos construtores da Brawn através do rádio, ele atravessou a linha e sagrou-se campeão, com todos os méritos.

É bom destacar que, com os pontos conquistados por Button e Barrichello, a Brawn GP sagrou-se campeã do Mundial de Construtores. Dobradinha da equipe em Interlagos, que vai aos Emirados Árabes em ritmo de comemoração.

Classificação do GP de Interlagos:

1º Mark Webber (RBR)
2º Robert Kubica (BMW Sauber)
3º Lewis Hamilton (McLaren)

4º Sebastian Vettel (RBR)
5º Jenson Button (Brawn GP)
6º Sebastien Buemi (STR)
7º Kimi Raikkonen (Ferrari)
8º Rubinho Barrichello (Brawn GP)
9º Heikki Kovalainen (McLaren)
10º Kamui Kobayashi (Toyota)
11º Giancarlo Fisichella (Ferrari)
12º Vitantonio Liuzzi (Force India)
13º Romain Grosjean (Renault)
14º Jaime Alguersuari (STR)
15º Kazuki Nakajima (Williams)
16º Nico Rosberg (Williams)
17º Niko Heidfeld (BMW Sauber)
18º Adrian Sutil (Force India)
19º Jarno Trulli (Toyota)
20º Fernando Alonso (Renault)


Legenda:

Pódio
Marcaram pontos
Completaram a prova sem pontos
Abandonaram

Classificação dos Pilotos:

1º Jenson Button (ING, Brawn GP) - 89 pontos
2º Sebastian Vettel (ALE, RBR) - 74 pontos
3º Rubens Barrichello (BRA, Brawn GP) – 72 pontos
4º Mark Webber (AUS, RBR) – 61,5 pontos
5º Lewis Hamilton (ING, McLaren) - 49 pontos
6º Kimi Raikkonen (FIN, Ferrari) - 48 pontos
7º Nico Rosberg (ALE, Williams) – 34,5 pontos
8º Jarno Trulli (ITA, Toyota) – 30,5 pontos
9º Fernando Alonso (ESP, Renault) - 26 pontos
10º Timo Glock (ALE, Toyota) - 24 pontos
11º Felipe Massa (BRA, Ferrari) - 22 pontos
12º Heikki Kovalainen (FIN, McLaren) - 22 pontos
13º Robert Kubica (POL, BMW Sauber) - 17 pontos
14º Nick Heidfeld (ALE, BMW Sauber) - 15 pontos
15º Giancarlo Fisichella (ITA, Ferrari) – 8 pontos
16º Adrian Sutil (ALE, Force India) - 5 pontos
17º Sebastien Buemi (SUI, STR) - 5 pontos
18º Sebastien Bourdais (FRA, STR) - 2 pontos
19º Kazuki Nakajima (JAP, Williams) - 0 pontos
20º Jaime Alguersuari (ESP, STR) - 0 pontos
21º Romain Grosjean (FRA, Renault) - 0 pontos
22º Vitantonio Liuzzi (ITA, Force India) - 0 pontos
23º Kamui Kobayashi (JAP, Toyota) – 0 pontos

Classificação dos construtores:

1º Brawn GP – 161 pontos
2º RBR – 136,5 pontos
3º McLaren – 71 pontos
4º Ferrari – 70 pontos
5º Toyota – 54,5 pontos
6º Williams – 34,5 pontos
7º BMW Sauber – 32 pontos
8º Renault – 26 pontos
9º Force India – 13 pontos
10º STR – 7 pontos

Flamengo vence Palmeiras fora de casa e se aproxima do G-4

Share |

Por Gabriel Seixas

O grande jogo da rodada não ficou devendo. Palmeiras e Flamengo protagonizaram um ótimo jogo no Palestra Itália. A boa fase dos cariocas e a má fase dos líderes ficaram evidenciadas na partida. Melhor para o Flamengo, que pra variar, contou com uma grande exibição de Petkovic para vencer por 2 a 0. O sérvio marcou um gol em cada tempo: um lindo gol em jogada individual na etapa inicial, e na complementar, marcou um belo gol olímpico, ao melhor estilo “Rio 2016”. Com o resultado, o rubro-negro pulou pra 5º com 48 pontos, e pode alcançar não só o G-4, mas a vice-liderança na próxima rodada. O Palmeiras continua líder, agora com quatro pontos de vantagem para o vice-líder Atlético-MG.

O Palmeiras, que enfrentou o Náutico cheio de desfalques, teve o retorno de titulares importantes, como Armero e Diego Souza. Do lado rubro-negro, o atacante Adriano, que sentiu uma lesão no jogo da seleção brasileira contra a Bolívia, se recuperou e foi a campo. Porém, o time estava sem o zagueiro Álvaro, suspenso. Airton, adaptado a zaga rubro-negra, foi o substituto, passando Toró para o meio-campo.

A partida começou equilibrada, como já era previsto. O Palmeiras assustou primeiro aos dois minutos, numa cabeçada de Diego Souza, que saiu pela rede do lado de fora. A bola aérea era o ponto forte do time alviverde, que mais uma vez, virou celeste, já que jogou de azul. Armero fez boa jogada pela esquerda – aliás, o colombiano deitou e rolou nas costas de Léo Moura – cruzou para Robert, que livre, cabeceou para o chão e a bola saiu por cima do gol de Bruno.

O castigo veio três minutos depois. O Flamengo, que jogava bem, mas não finalizava ao gol de Marcos, logo na sua primeira chance real, abriu o placar. Petkovic tabelou com Juan pela esquerda, passou por dois marcadores antes de concluir, com categoria, no canto esquerdo de Marcos. 1 a 0 para os cariocas em pleno Palestra.

Precisando reagir ainda no primeiro tempo, o Palmeiras se lançou a frente. Aos 34 minutos, Vagner Love travou seu primeiro duelo particular contra Maldonado, quando driblou o chileno na área, e arriscou forte, no ângulo. Bruno voou para fazer linda defesa e evitar o empate.

Adriano deu o troco aos 39, quando arriscou fraco de longe, mas a bola desviou em Danilo e dificultou a vida de Marcos. No último minuto do primeiro tempo, Vagner Love arriscou mais uma, da entrada da área, mas Bruno fez outra grande defesa, voando no cantinho. O jogo foi equilibrado, o Flamengo tinha o controle da bola, mas o Palmeiras era mais perigoso. Porém, os cariocas foram mais eficientes e saíram pro intervalo na frente.

Na volta para o segundo tempo, as duas equipes voltaram com os mesmos times. O Flamengo voltou melhor, aproveitando os contra-ataques. No primeiro deles, aos dois minutos, Marcos salvou o segundo gol em dois chutes, de Léo Moura e Adriano. Não demorou muito para Petkovic assustar em jogada individual, quando driblou dois jogadores, e da intermediária, tirou tinta da trave de Marcos.

Andrade optou pela entrada do chileno Fierro na vaga de Toró, que pediu pra sair. Fierro compôs bem o lado direito, e ao contrário de outras partidas, entrou bem no time. Melhor em campo, o Fla ampliou aos 16 minutos: Petkovic cobrou escanteio do lado esquerdo, Ronaldo Angelim tentou o desvio, mas furou o chute. A bola passou entre as pernas do palmeirense Wendel, enganando Marcos, que nada pode fazer: gol olímpico no Palestra, e 2 a 0 de vantagem para o Flamengo.

Muricy Ramalho foi rápido: tirou o atacante Robert, que estava muito mal na partida, e colocou o paraguaio Ortigoza. O time ficou mais perigoso, e assustou aos 24, em chute de Diego Souza que Bruno espalmou. O Flamengo levou perigo aos 31: na melhor chance depois do segundo gol, o atacante do time rubro-negro acertou o travessão de Marcos em bom chute de fora da área.

O jogo ficou naquilo que já era esperado. O Palmeiras desesperado em busca do empate, e o Flamengo aproveitando os erros do time alviverde. Então, no lance seguinte de Zé Roberto, foi a vez de Vagner Love levar perigo, quando o atacante desviou o cruzamento de Cleiton Xavier e mandou pra fora.

Então, aos 41 minutos, um lance infantil colocou a vitória do Flamengo em risco. Ronaldo Angelim segurou Ortigoza dentro da área sem necessidade, cometendo pênalti. Vagner Love, que estava bem em campo, foi para a cobrança. Mas, à lá Roberto Baggio, isolou a bola. Com ela, foram as chances do Palmeiras de sair vitorioso de campo.

Desmotivado, o Palmeiras abdicou do jogo. Muricy ainda colocou o atacante Marquinhos em campo, mas de nada adiantou. O Flamengo se fechou com as entradas do zagueiro Wellinton e do volante Lenon, e sustentou a vitória que deixa o time na briga pela Libertadores, até mesmo pelo título. O Palmeiras, que dos últimos 9 pontos disputados conquistou apenas dois, deu sorte, e continua líder isolado. Mas precisa abrir os olhos com os concorrentes, inclusive o Flamengo, que está a seis pontos do Verdão.

Santos conquista a América entre as mulheres

Share |

Por Leonardo Martins


Em mais um grande público, a Vila Belmiro viu mais um show das Sereias da Vila e, pela primeira vez, uma final continental. Na manhã deste domingo, o Santos decidiu a Libertadores Feminina contra a Universidad Autônoma do Paraguai. Em mais uma goleada, as santistas venceram por 9 a 0 e conquistaram o primeiro título continental do futebol feminino.

O Santos entrou com um desfalque importante, a artilheira Cristiane que foi expulsa nas semifinais. Mas a equipe santista não sentiu falta da Camisa 89 e foi para cima das paraguaias. Os gols vieram com enorme tranqüilidade. Aos 14, Maurinne aproveitou cruzamento de marta e fez o 1º. Três minutos depois, a melhor do mundo, Marta, cobrou falta com perfeição no ângulo e marcou o segundo. O resto da etapa foi o Santos atacando e as paraguaias se defendendo.

Na segunda etapa, o time brasileiro deslanchou na partida. Aos três, Érika tabelou com Dani e fez o terceiro. O quarto foi um golaço de Fran aos 5. A goleira paraguaia errou reposição e a volante pegou a bola e mandou por cobertura. A essa altura o título já estava garantido, mas as meninas queriam fazer mais

A goleada foi completada com gols de Érika, novamente, Thais, Dani, Suzana e Ketlen. No final, a festa das Sereias com o título da Primeira Libertadores Feminina. Mais uma tentativa de popularizar o futebol feminino em nosso pais, vamos ver se essa iniciativa dará resultado.

O Santos terminou a Libertadores com 100% de aproveitamento, 43 gols marcados e apenas dois sofridos, coroando um ótimo investimento feito pelo Santos trazendo as melhores jogadoras do país, Marta e Cristiane.

Galo ganha no Morumbi

Share |

Por Leonardo Martins


Na abertura da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, um duelo entre dois postulantes ao título brasileiro. São Paulo e Atlético-MG se enfrentaram querendo se aproximar da liderança. Melhor para os mineiros que jogaram bem e venceram mesmo fora de casa por 1 a 0.

O São Paulo contou com a volta de Miranda que estava com a seleção e com Hugo no lugar de Jorge Wagner, suspenso. Já o Galo, estava com uma novidade, o Meia Ricardinho começou um jogo pela primeira vez como titular. Mas o reforço mais comemorado foi a volta de Diego Tardelli que estava com a Seleção e teve fora nas duas derrotas do time alvinegro.

Logo no segundo minuto de jogo, a torcida alvinegra matou a saudade de seu matador. Ele sofreu dura falta de Miranda. Na cobrança, Ricardinho cruzou e o artilheiro completou para o gol. Era o gol que dava tranqüilidade aos atleticanos.

E deu tranqüilidade mesmo, já que o São Paulo sentiu o gol e foi apático. Poucas chances de gol apareceram. Aos 7, Hernanes exigiu boa defesa de Carini. Aos 14, Dagoberto tentou achar washington, mas a zaga alvinegra cortou e a bola bateu na trave, o lance estava parado pois já havia sido marcado impedimento.

O melhor momento do São Paulo foi aos 19 minutos (antes, aos 17, os tricolores reclamaram pênalti em Dagoberto). Dagoberto tabelou bem com Hugo e colocou Washington na cara do gol. O camisa 9, porém, conseguiu acertar a trave e perder gol incrível. Em vez de melhorar, o Tricolor piorou depois desse lance. Perdido, deu espaço ao Atlético-MG, que não soube aproveitar.

Diante da falta de iniciativa do Galo, os donos da casa tentaram mais uma vez aos 40 minutos. Richarlyson mandou a bola para área e Washington, sozinho, perdeu outro gol incrível. Só que dessa vez de cabeça. A torcida, irritada, pediu a entrada de Borges. E mais: vaiou o São Paulo na saída para o intervalo.

A torcida pediu. Ricardo Gomes atendeu. O São Paulo voltou para o segundo tempo com Borges no lugar de Washington. Do lado mineiro, o técnico Celso Roth preferiu voltar com a mesma formação da etapa inicial. E diferentemente do primeiro tempo, quem tomou a iniciativa dessa vez foram os donos da casa.

Borges se enfiou entre os zagueiros do Atlético-MG, Dagoberto recuou um pouco para armar, e os volantes Richarlyson e Hernanes apareceram mais à frente. Mas o Tricolor sentia dificuldade em chegar ao gol de Carini. Melhor para os visitantes, que se arriscavam no contra-ataque e ganhavam tempo com a vantagem de 1 a 0.

Mas quem criou mesmo a primeira boa chance do segundo tempo foi o São Paulo. Aos 7, Dagoberto recebeu na esquerda, passou por três zagueiros e só parou no goleiro Carini, que saiu nos pés do atacante para evitar o chute. Aos 10, a torcida tricolor pediu Oscar. E Ricardo Gomes atendeu. Aos 14, tirou Rodrigo e colocou o jovem.

Mesmo com o Atlético-MG apático na etapa final, o São Paulo não conseguia transformar seu melhor momento em boas jogadas. A solução foram os chutes de fora da área. Aos 17, Hernanes cobrou falta colocada para fora, à esquerda de Carini. Aos 19, Oscar fez seu primeiro lance. Ajeitou e chutou cruzado pela linha de fundo.

Apático não significa morto. O Atlético-MG apareceu com muito perigo aos 22 minutos. Após cruzamento da esquerda, Rentería, que havia entrado no lugar do machucado Éder Luís, cabeceou sozinho. Foi aí que apareceu Rogério Ceni. O goleiro são-paulino fez uma sensacional defesa para salvar os donos da casa.

A partir daí, a partida virou um duelo entre um desesperado São Paulo e um calmo Atlético-MG, que marcou bem na defesa e administrou a posse de bola. E a vitória se confirmou, dependendo do resultado do líder Palmeiras, o Galo volta a brigar pelo título.

Na próxima rodada, o Galo recebe o Vitória em Belo Horizonte e o São Paulo vai a Vila Belmiro enfrentar o Santos.

Outros jogos (Por Gabriel Seixas)

- Na Arena Barueri, Barueri e Santos fizeram um jogo fraco tecnicamente e não saíram do zero. Com o empate, os dois times mantêm uma série de três jogos sem derrota, mas permanecem na zona intermediária da tabela, ambos com 41 pontos. As duas equipes praticamente não têm mais chances de irem a Libertadores. O time mandante jogou melhor, principalmente quando ficou com um a mais em campo, já que Kleber Pereira foi expulso pelo time santista.

- No estádio da Ressacada, o Avaí venceu de virada o Goiás por 2 a 1, e conseguiu subir momentaneamente do 12º para o 7º lugar na tabela. Os goianos começaram marcando no início do jogo, com o zagueiro Leandro Euzébio, que cabeceou após cobrança de escanteio. No segundo tempo, o time do técnico Silas reagiu, e empatou com Léo Gago, que tentou um cruzamento pela direita, mas acabou encobrindo o goleiro Harlei. Pouco depois, Marquinhos recebeu pela direita, chutou e marcou o gol da vitória dos catarinenses. O Goiás permanece fora do G-4, em 5º com 46 pontos, podendo ser ultrapassado pelo Flamengo, caso os cariocas vençam amanhã.