sábado, 24 de outubro de 2009

Atlético-MG bate o Vitória e cola no líder Palmeiras

Share |

Por Gabriel Seixas

O Atlético não fez uma partida brilhante, mas como o que vale é a vitória, o objetivo foi alcançado. Pragmático, venceu o Vitória, no Mineirão, por 1 a 0. O gol foi do artilheiro Diego Tardelli, aos 27 minutos do primeiro tempo. O mesmo Tardelli ainda perdeu um pênalti na etapa final, mas no fim das contas, não foi motivo para lamentação. O Vitória pareceu ter sentido os desfalques, pouco saiu pro jogo, esbarrando nas próprias limitações técnicas. Resultado: deu adeus a briga pela Libertadores, em 9º lugar com 44 pontos, podendo cair mais duas posições. O Galo é vice-líder com 53 pontos, um a menos que o Palmeiras, que já jogou nesta rodada – perdeu na quarta-feira para o Santo André.

Celso Roth montou uma equipe muito defensiva para quem precisava do resultado para sustentar a vice-liderança – e, consequentemente, encostar no líder. Jonílson, Serginho e Márcio Araújo fizeram uma trinca de volantes, e o terceiro, que destes é o que mais sai pro jogo, não estava inspirado. A esperança ficou por conta da dupla de ataque formada pelo artilheiro Diego Tardelli, e pelo colombiano Rentería, que ganhou mais uma chance como titular.

Enquanto isso, Vagner Mancini sofria para escalar o time do Vitória. Os armadores Ramon e Leandro Domingues desfalcaram novamente a equipe, que ainda jogou sem o volante Vanderson e o lateral Apodi, um dos destaques da equipe. Sem contar que a fase do artilheiro Roger não é das melhores. Um empate já era bom negócio.

O jogo começou muito ruim, com muitos passes errados e concentração de jogadas pelo meio. O Vitória, que tem como característica a jogada pelos flancos, sentiu a falta de Apodi, válvula de escape do time. No Atlético, o problema era fazer a bola chegar a Diego Tardelli. O encarregado de armar jogadas, Ricardinho, não deu conta de tudo sozinho.

Mas quando o time finalmente acertou uma jogada, conseguiu marcar o gol. Diego Tardelli recebeu na meia-lua e bateu cruzado, de perna esquerda, sem chances para o goleiro Viáfara. O gol foi importante não só para impedir uma zebra no Mineirão, mas também para colocar a própria torcida a seu favor, já que a mesma se mostrava impaciente. Além de ter sido importante para o próprio Tardelli, que se isolou na artilharia do Campeonato Brasileiro com 16 gols.

Com o gol marcado, o Atlético começou a sair com mais tranquilidade pro jogo, e teve uma boa chance de sair pro intervalo com um placar mais elástico. Serginho recebeu bom passe de Ricardinho e chutou forte para o gol de Viáfara, que por sua vez, fez grande defesa. No fim das contas, a massa atleticana, que lotou o Mineirão, esperava o intervalo mais tranquila.

No segundo tempo, Vagner Mancini fez duas substituições: trocou o lateral Nino pelo atacante Neto Berola, e outro atacante, Leandrão, substituiu o criticado Roger. Era uma promessa de nova postura do time baiano, pra sair com pontos do Mineirão. Uélinton, aos 4 minutos, arriscou de fora da área mas errou o alvo.

Sempre eficiente, Diego Tardelli teve ótima chance de ampliar sua vantagem na artilharia. Ele recebeu lançamento de Coelho e bateu de virada, tirando tinta da trave de Viáfara.

Vaiado pela própria torcida, o Atlético começou a sentir a pressão. Mesmo assim, continuava criando chances. Aos 17, Thiago Feltri avançou e bateu na saída de Viáfara, que fez outra defesa. Roth decidiu colocar Renan e Marques (que voltava ao time depois de um longo tempo parado) em campo, nos lugares de Coelho e Rentería.

A melhor chance do empate do Vitória surgiu aos 24 minutos. Leandrão chutou forte e obrigou Carini a fazer boa defesa. No rebote, Gláucio acertou a trave, e provavelmente, se lamentou pela chance perdida durante todo o jogo. O castigo veio cinco minutos depois, quando Diego Tardelli foi derrubado na área, e o pênalti foi marcado.

O Galo tinha mais uma chance de amenizar a pressão da torcida sobre o time. E as esperanças estavam depositadas nos pés de Diego Tardelli. Mas o artilheiro mandou pra fora. Desespero dos mais de 57.000 torcedores, que estavam em consenso de que o jogo poderia ter acabado já naquele lance. Tardelli desperdiçou grande chance de se isolar ainda mais na artilharia.

Por sorte, o Vitória não fez nada. Aliás, fez. O lateral Leandro, inconformado com a arbitragem, reclamou e foi expulso. O jogo ficou ainda mais fácil para o Atlético, que no último minuto, perdeu uma chance incrível de ampliar: Marques driblou o goleiro e rolou para Evandro, que embaixo da trave, chutou por cima do gol. A vitória veio, mas a torcida saiu inconformada. Poderia ser uma goleada, não fosse a falta de inspiração dos jogadores atleticanos.

Curtinha:

- No outro jogo do sábado, o Náutico venceu o Barueri em casa por 2 a 1, mas não conseguiu sair da zona de rebaixamento. Pelo menos igualou o número de pontos do Santo André, primeiro time fora da zona. O Timbu abriu o placar com Bruno Mineiro, que em seis jogos pelo clube, marcou seu sexto gol. Márcio Careca empatou para os paulistas no início da segunda etapa, mas Patrick selou a vitória do Náutico. A vantagem poderia ter sido maior, não fosse o pênalti desperdiçado por Carlinhos Bala no fim do jogo. Os pernambucanos estão agora em 17º, e contam com um tropeço do Botafogo para permanecer nesta posição.