segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Virada heróica do Flu cala o Mineirão

Share |

Por Leonardo Martins

No fechamento da 33ª rodada, um grande público compareceu ao Mineirão para ver o embalado Cruzeiro receber o desesperado Fluminense. A vitória azul era certa após o 1º tempo e a vantagem de dois gols, mas no segundo tempo, o Tricolor conseguiu uma virada sensacional por 3 a 2 e segue na briga para se permanecer na 1ª divisão.

O Cruzeiro contou com a volta de Wellington Paulista no lugar de Thiago Ribeiro e Gil no lugar de Caçapa. Já o Flu contava com Fernando Henrique no lugar de Rafael no gol.

Quando a bola rolou, o que se viu foi uma equipe postulante ao título massacrando uma que era a lanterna da competição. Pois o ritmo imposto pela equipe mineira na 1ª etapa foi grande. As chances apareciam aos montes. Aos três, Guerrón bateu cruzado e Fernando Henrique defendeu. O Fluminense só assustou com Maicon que tentou driblar Fábio, mas caiu.

O gol cruzeirense era questão de tempo e ele veio. Aos 13, Gilberto deu ótimo passe para Jonathan chutar entre a trave e Fernando Henrique, explodindo o Mineirão. O Cruzeiro estava entrando no G-4 e o fato animou os jogadores. O ritmo forte continuava e Guerrón fazia um carnaval na defesa tricolor. Mas Maicon assustou com um chute em que Fábio defendeu. Aos 25, Guerrón foi derrubado por Diego e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Wellington Paulista errou a cobrança e mandou ao lado.

Mas o atacante se redimiu do pênalti perdido cinco minutos depois. O camisa 9 recebeu na área, deu drible sensacional em Gum e chutou com força, fazendo o segundo dos azuis e deixando mais a certeza de vitória na torcida. A pressão azul continuava e Fabrício acertou a trave tricolor. Wellington Paulista ainda errou boa chance aos 46. Era a última chance do 1º tempo inteiramente azul. A torcida azul não esperava o que o jogo se transformaria na segunda etapa.

Não se sabe o que passou nos vestiários no intervalo, mas o fato é que o jogo se inverteu no segundo tempo. O Fluminense modificou a maneira de se jogar em campo ao colocar Digão e Tartá nos lugares de Equi Gonzalez e Diguinho, passando a jogar com 3 zagueiros. A alteração acabou com o ataque azul e a virada era inevitável. O time mineiro ficou apático em campo e levou 3 gols com muita facilidade.

Aos 9, o zagueiro-artilheiro Gum começou a realizar o milagre do Mineirão, fazendo o 1º gol dos cariocas. Aos 13, Fred, ex-ídolo do time azul, recebeu bom passe de Conca e tocou na saída de Fábio para empatar a partida. O artilheiro não comemorou o gol sobre sua ex-equipe. O Cruzeiro ainda tentou desempatar a partida, mas Gilberto e Jonathan pararam em Fernando Henrique.

O que os torcedores do Flu não imaginavam no fim do 1º tempo, aconteceu aos 25. Maicon, um dos melhores em campo, deixou Thiago Heleno para trás e cruzou para Fred completar. Era a virada heróica do tricolor acontecendo em Belo Horizonte.

O Mineirão se calou e o time mineiro ficou desesperado com a virada. O Cruzeiro foi desorganizado ao ataque, mas só conseguiu um chute de Diego Renan que Fernando Henrique salvou. A vitória carioca deixa uma sobrevida a mais na briga pelo rebaixamento.

O Flu deixou a lanterna com a vitória e, agora, enfrenta o Palmeiras no outro domingo. No mesmo dia, a Raposa enfrenta outro da Zona de Rebaixamento, o Sport, em Recife.

Curtinhas (por Gabriel Seixas):


- No clássico pernambucano, o Náutico levou a melhor contra o Sport, e de quebra, praticamente rebaixou os rivais. A vitória por
3 a 2 começou a ser construída com um gol do artilheiro Bruno Mineiro, que marcou seu sétimo gol em sete jogos pelo Timbu. Vandinho empatou, mas ainda no primeiro tempo, Carlinhos Bala marcou pro Náutico. E quando Wilson empatou novamente para o Sport, no segundo tempo, Irênio decretou a vitória dos alvirrubros dois minutos depois. Ambos os times estão na zona de rebaixamento. O Náutico numa situação menos desfavorável, em 18º com 35 pontos, a três do Botafogo, primeiro time fora do Z-4. Com a derrota, o Sport caiu para o último lugar, com apenas 30 pontos. Está virtualmente rebaixado para a Segunda Divisão.

- Finalizando a 33ª rodada, o Santo André, que vive situação praticamente igual a do Náutico, venceu o Grêmio por 2 a 0. Bem como o Timbu, o Ramalhão soma 35 pontos, mas leva vantagem nos critérios de desempate e está em 17º. O Grêmio deu adeus ao sonho da Libertadores, pelo menos virtualmente, pois soma "apenas" 47 pontos (contra 54 do 4º colocado, Flamengo). Os gols saíram um em cada tempo: o artilheiro Nunes, que fez seu 10º gol na competição, abriu o caminho. Na etapa complementar, Rafael Marques marcou contra.

Classificação após 33 rodadas

1º Palmeiras – 58pts (15SG)

2° São Paulo – 58pts (12SG)

3° Atlético-MG – 56pts

4° Flamengo – 54pts

5° Internacional – 52pts

6° Cruzeiro – 51pts

7° Grêmio – 47pts (13V e 18SG)

8° Goiás – 47pts (13V e -1SG)

9° Avaí – 47pts (12V)

10° Corinthians – 46pts

11° Vitória – 44pts (12V)

12° Barueri – 44pts (11V)

13° Santos – 42pts

14° Coritiba – 41pts

15° Atlético-PR – 40pts

16° Botafogo – 38pts

17° Santo André – 35pts (-12SG)

18° Náutico – 35pts (-17SG)

19° Fluminense – 33pts

20° Sport – 30pts