sábado, 7 de novembro de 2009

Série B – 34ª rodada – Ceará na vice-liderança; Bahia e Fortaleza no Z-4

Share |

Por Gabriel Seixas

Além de Vasco x Juventude, que ganhou destaque no Esporte É Vida pelo acesso antecipado dos cariocas à primeira divisão, outros nove jogos completaram a 34ª rodada da Série B. O Ceará conseguiu a façanha de roubar a vice-liderança do Guarani, e deu mais um passo rumo a Série A do ano que vem. O G-4 continua sendo completado pelo Atlético Goianiense, perseguido de perto por Figueirense e Portuguesa. Na parte de baixo da tabela, além do Fortaleza, o Bahia voltou a zona de rebaixamento, já que foi ultrapassado pelo América-RN. Campinense e ABC continuam afundados nas duas últimas colocações, e não parecem ter forças para fugirem da terceira divisão do ano que vem. Confira um resumo de todos os jogos, que deixam a competição a quatro rodadas do fim.

Ponte Preta 2x0 Brasiliense

Sem maiores pretensões na competição, a Ponte Preta venceu o Brasiliense por 2 a 0, e manteve suas remotas chances de acesso. O jogo foi complicado pra Macaca, mesmo porque enfrentava um time brigando contra o rebaixamento, e não jogou exatamente em casa, pois teve de cumprir perda de mando de campo, assim atuando no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. Com um jogador a mais no 2º tempo (Juninho foi expulso pelos candangos), os paulistas só fizeram o primeiro gol aos 31 do segundo tempo, com Fabiano Gadelha. Nos acréscimos, o centroavante Finazzi confirmou a boa fase e marcou o gol decisivo, mais um na sua volta à Ponte Preta.

Portuguesa 2x1 ABC

Brigando diretamente pela 4ª vaga para a Primeira Divisão do ano que vem, a Portuguesa sofreu para vencer o ABC, último colocado da Série B, por 2 a 1. Os paulistas começaram surpreendidos com um gol de Zé Eduardo pelos potiguares. Mas a Lusa jogava muito melhor, e empatou sete minutos depois com Héverton. No segundo tempo, o zagueiro Bruno Rodrigo fez o gol da virada, fazendo justiça ao que foi a partida. A Lusa segue fora do G-4, em 6º lugar com 57 pontos.

Ceará 2x0 Bragantino

O Ceará deu mais um passo rumo a primeirona com a vitória sobre o Bragantino, em casa, por 2 a 0. Os cearenses foram superiores o tempo inteiro, mas no primeiro tempo não converteram superioridade em gols. Porém, na segunda etapa, com dois jogadores a mais (Kadu e Mário foram expulsos pelo Braga), os paulistas sucumbiram. Os dois gols da vitória do “Vovô” saíram através de jogadores que entraram no segundo tempo. O primeiro foi com o meia Reinaldo, aos 27 minutos, num chute da intermediária. Dez minutos depois, o lendário atacante Sérgio Alves completou a vitória, que deixa o time isolado no 3º lugar com 62 pontos, a passos largos rumo a Série A do ano que vem. O Bragantino joga apenas para cumprir tabela até o fim do campeonato.

São Caetano 0x0 Ipatinga

Em jogo fraco tecnicamente e de muitos cartões, São Caetano e Ipatinga empataram em 0 a 0. Enquanto os paulistas não tem mais pretensões no campeonato, os mineiros ainda tentam exterminar as possibilidades de serem rebaixados. O jogo foi marcado não só pelas duas expulsões (Luna pelo Azulão e Alessandro Lopes pelo Tigre), como pelo excessivo número de cartões amarelos, onze no total. Gol que é bom, nenhum.

Figueirense 3x1 Campinense

O Figueirense conseguiu uma importante vitória sobre o Campinense por 3 a 1, que não coloca o time no G-4, mas que ainda o deixa muito próximo do Atlético-GO, 4º colocado. A vitória foi embalada pela ótima atuação do meia Fernandes, autor dos dois primeiros gols do Figueira. Em meio a esses gols, Fábio Júnior foi expulso e complicou ainda mais a vida dos visitantes, que ainda sofreram o terceiro gol, marcado por Rafael Coelho, agora artilheiro da Série B com 16 gols, aproveitando bela assistência do inspirado Fernandes. Marcelinho Henrique ainda diminuiu para os visitantes, mas era tarde. Enquanto os catarinenses continuam firmes na parte de cima da tabela, o Campinense vive o drama da zona de rebaixamento, em penúltimo com 33 pontos, seis a menos que o 16º colocado.

Bahia 2x2 Fortaleza

O confronto direto entre grandes equipes do futebol nordestino e que brigam contra o rebaixamento foi equilibrado, e acabou empatado em 2 a 2. Luiz Carlos marcou primeiro para o Fortaleza, mas Jael, ainda no primeiro tempo, empatou para o Bahia, que jogava relativamente melhor. Na etapa final, o Fortaleza reassumiu a vantagem com o artilheiro Marcelo Nicácio. Mas com Everaldo expulso, foi impossível resistir a pressão baiana. Juliano, aos 29 minutos, fez o gol de empate. E olha que Luiz Carlos ainda foi expulso pelos cearenses nos minutos finais, deixando o time com nove jogadores, mas a vitória dos donos da casa não veio, para desespero da torcida tricolor que compareceu em peso ao estádio de Pituaçu. O resultado deixou as duas equipes na zona de rebaixamento, inclusive o Bahia, ultrapassado pelo América-RN e agora figurando em 17º, com 39 pontos. O Fortaleza subiu para 18º, com 34 pontos, o que não ameniza a agonia que a equipe vive na competição.

Paraná 1x1 Duque de Caxias

No confronto de duas equipes que ocupam posições intermediárias na tabela, o Paraná empatou com o Duque de Caxias em 1 a 1, e viu suas chances de acesso serem matematicamente exterminadas. Por outro lado, o time corre pouquíssimos riscos de rebaixamento, bem como o Duque. Os visitantes marcaram na primeira etapa com o artilheiro Edivaldo, cobrando pênalti. Mas Gustavo, também no primeiro tempo, foi expulso e complicou a vida dos fluminenses, que sofreram o empate com um gol de Marcelo Toscano, aos 19 do segundo tempo. Apesar da vantagem numérica de jogadores, o gol da vitória do Paraná não veio. Por outro lado, é o 6º jogo sem derrota dos paranistas.

Atlético-GO 4x1 Guarani

Sem dó nem piedade, o Atlético atropelou o Guarani por 4 a 1, e de quebra, manteve seu posto no G-4, ameaçado fortemente por Figueirense e Portuguesa. O primeiro tempo foi uma verdadeira avalanche pintada de vermelho e preto: Elias, duas vezes, e Marcão abriram 3 a 0 a favor dos goianos ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Juninho marcou o quarto gol logo nos primeiros minutos. Com Ricardo Xavier expulso, a vida ficou ainda mais difícil para o Bugre no jogo. Mas a acomodação do Atlético permitiu o gol de honra dos paulistas, marcado por Dairo. Mas esse gol não foi nem um pouco suficiente para o time manter a vice-liderança, perdida para o Ceará. O time bugrino permanece com 62 pontos, enquanto o Atlético pulou para 59.

América-RN 2x0 Vila Nova

Jogando com o apoio da torcida, o América derrotou o Vila Nova por 2 a 0 e conseguiu deixar a zona de rebaixamento, aproveitando o tropeço do Bahia e ultrapassando-o. O Mecão jogou melhor durante toda a partida, e fez por merecer a vitória, que quebrou uma série de três vitórias consecutivas dos goianos na Série B. Mesmo com a pressão exercida nos primeiros 45 minutos, os gols só saíram no segundo tempo, ambos oriundos de cobrança de pênalti. O primeiro convertido por Lúcio, aos cinco minutos. No segundo, o próprio Lúcio foi pra cobrança de outro pênalti, mas parou no goleiro Max. Porém, aproveitou o rebote do goleiro e marcou seu segundo gol no jogo, o 14º dele na Série B.

Classificação (após 34 rodadas):

1º Vasco – 70
2º Ceará – 63
3º Guarani – 62
4º Atlético/GO – 59

5º Figueirense – 57 (18 vitórias)
6º Portuguesa – 57 (17 vitórias)
7º Ponte Preta – 52
8º Bragantino – 49
9º Paraná – 47
10º São Caetano – 46
11º Vila Nova – 45
12º Duque de Caxias – 44
13º Ipatinga – 42
14º Brasiliense – 41
15º Juventude – 40
16º América-RN – 39 (11 vitórias)
17º Bahia – 39 (10 vitórias)
18º Fortaleza – 34
19º Campinense – 33
20º ABC – 32

Cruzeiro vira incrivelmente e “rebaixa” o Sport

Share |

Por Leonardo Martins


Em jogo válido pela 34ª Rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro foi ao Recife enfrentar o desesperado Sport. Em um bom jogo, a equipe celeste conseguiu uma virada histórica por 3 a 2 e, praticamente decretou o rebaixamento da equipe pernambucana.

O Cruzeiro começou melhor que os donos da casa, e nos primeiros dez minutos, ficou com a posse de bola o tempo todo. Logo aos nove, Thiago Ribeiro lançou para Diego Renan que cruzou na grande área. Wellington Paulista tentou finalizar, mas a bola saiu pela linha de fundo, levando muito perigo.

Porém, o Sport teve duas jogadas relâmpagos que garantiram sua vantagem na primeira etapa. Aos 13 minutos, Arce recebeu lançamento na grande área, limpou o marcador e rolou para Wilson. O jogador estava completamente sem marcação e só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

Aos 16 minutos, Wilson recebeu lançamento na entrada da grande área e, outra vez sozinho, chutou cruzado. A bola ainda bateu nas duas traves e entrou. Mesmo com esses gols, os visitantes não se abateram e foram para cima.

Aos 19 minutos, Fabrício cobrou a falta na lateral do campo. Após um desvio de cabeça no meio da grande área, Thiago Ribeiro apareceu, e de primeira, diminuiu a vantagem do Sport. O time quase empatou, aos 39 minutos, quando Wellington Paulista tentou chutar de primeira e obrigou Magrão a esticar-se para espalmar a bola.

No segundo tempo, o Cruzeiro voltou muito melhor, pressionando a saída de bola dos donos da casa, e com isso, conseguiram virar o jogo. Logo aos sete minutos, em uma cobrança da falta, Gilberto levantou a bola na grande área e Leonardo Silva, de cabeça, mandou para o fundo das redes.

Então, aos 20 minutos, veio o terceiro gol. Wellington Paulista cruzou rasteiro para Guerrón que, sozinho, só empurrou a bola para o fundo do gol. aos 39 minutos, o Sport ainda teve uma chance. Wilson recebeu o cruzamento na grande área e tentou, de voleio. A bola passou, com perigo, à esquerda do gol de Fábio.

Na próxima rodada, os dois vão ter pedreiras pela frente. O Sport viaja até São Paulo para enfrentar o Palmeiras, na quarta-feira, às 21h50. Enquanto isso, o Cruzeiro joga somente no sábado, em casa, às 18h30, contra o Grêmio.

Curtinhas:

- Vitória e Avaí se enfrentaram no estádio Barradão. Os catarinenses, mesmo com as adversidades (principalmente do clima), venceram por 1 a 0 e continuam firmes rumo a Sul-Americana, que deve ser priorizada no ano que vem caso o time se classifique. O gol da vitória foi do artilheiro Willian, aos 32 do segundo tempo. O time assumiu a 7ª posição, com 50 pontos, enquanto os baianos estagnaram nos 44 pontos, em 12º lugar.

- Na Vila Belmiro, o Santos mandou pra longe a má fase e venceu o Náutico por 3 a 1. De quebra, ainda complicou a vida dos pernambucanos, que vivem a agonia da zona de rebaixamento. Kleber Pereira marcou o primeiro gol, cobrando pênalti, enquanto os outros dois foram do jovem Neymar, que havia entrado no segundo tempo. Ailton, também de pênalti, fez para o Timbu, que está em 18º com 35 pontos, mas pode terminar a rodada como penúltimo. O Peixe está em 11º, agora com 45 pontos, na zona de classificação para a Sul-Americana.

Vasco vence Juventude e garante acesso antecipado à Primeira Divisão

Share |

Por Gabriel Seixas

Com quatro rodadas de antecedência, o Vasco está de volta a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro! Foi um ano de agonia pela queda para a segunda divisão, mas também de muitas alegrias pela forma que o time encarou a temporada, com empenho e raça, e com justiça, garantiu-se na Série A de 2010. A vitória sobre o Juventude por 2 a 1 foi complicada, mas depois que os gaúchos tiveram o goleiro Juninho expulso, e já haviam feito as três substituições (obrigando o atacante Mendes a jogar como goleiro), a partida ficou tranquila, e o acesso era apenas questão de minutos. Adriano e Carlos Alberto fizeram os gols dos cariocas, enquanto Irineu descontou para o Juventude. Nada melhor do que um Maracanã lotado para prestigiar a festa: mais de 80.000 pagantes, recorde absoluto do ano no futebol brasileiro.

Peças fundamentais na campanha do Vasco durante toda a segundona, Ramon e Carlos Alberto retornavam ao time titular do cruzmaltino para participar do jogo decisivo, assim como o zagueiro Titi, que fez companhia a Fernando na zaga. Querendo colocar água no chope vascaíno, o Juventude sabia que tinha que defender seus interesses, que no caso, se distanciar da zona de rebaixamento. A principal arma era o meia-atacante Zezinho, que retornava da fracassada campanha da seleção sub-17 do Brasil.

A partida não começou empolgante, mas o Vasco dava sinais de que não faltaria empenho durante a partida. O time começou a envolver o Juventude aos poucos, e chegou pela primeira vez aos 9 minutos, quando o lateral-direito Paulo Sérgio entrou como elemento surpresa pela esquerda, chutou cruzado, mas Juninho encaixou a bola.

Os gaúchos pareciam acomodados, apenas trocando passes sem muita objetividade, e fazendo a marcação atrás da linha do meio de campo, deixando espaço para o Vasco trabalhar suas jogadas. O time só se soltou numa cobrança de falta de Zezinho, que chegou até o centroavante Marcos Denner, mas este cabeceou pra fora.

Um lindo lance colocou fogo na partida aos 22 minutos. O artilheiro Élton recebeu na intermediária, girou pra cima do marcador, e de bate pronto, tirou tinta do travessão do goleiro Juninho. Porém, seis minutos depois, saiu o primeiro gol do jogo pra explodir de alegria a torcida vascaína: Ramon cruzou da ponta esquerda, Élton desviou aparentemente de cabeça (mas depois flagrado um toque com a mão) e a bola sobrou para Adriano, que de canhota, completou pras redes. Gol irregular que o juiz não anulou. Azar do Juventude, porque nem isso impediu a festa da torcida e dos jogadores vascaínos.

Sem esboçar reação, os gaúchos seguraram o placar até o intervalo. Para mudar o ímpeto do Juventude na partida, o técnico Ivo Wortmann promoveu duas alterações para a segunda etapa: entraram Jorge Felipe e Gustavo, e saíram Xavier e Léo Dias.

As alterações surtiram efeito, e o Juventude sufocou o Vasco durante o início do segundo tempo. Aos quatro, Bruno Teles fez boa jogada pela esquerda e arriscou um bom chute, que por pouco não morreu no fundo das redes de Fernando Prass.

Enquanto isso, os cariocas adotavam uma postura estranhamente defensiva, e só levaram perigo aos 13 minutos, em jogada individual de Carlos Alberto. Ele chamou a marcação, limpou e bateu pro gol, mas Juninho espalmou pra escanteio.

Aproveitando o bom momento, Wortmann resolveu fazer a última alteração do Ju na partida: Mendes substituiu Marcos Denner, centroavante por centroavante. E dois minutos depois, saiu o gol de empate: o zagueiro Irineu aproveitou bola levantada da ponta esquerda e cabeceou pro fundo das redes.

Mas o jogo não ficou empatado por muito tempo. Dois minutos depois, Adriano recebeu na área, driblou o goleiro Juninho, e quando ia arriscar o chute, foi segurado pelo goleiro. O juiz não hesitou em não só marcar pênalti, como expulsar o goleiro. Como as três alterações já haviam sido feitas, o atacante Mendes foi designado para ser o goleiro do time até o fim do jogo.

A responsabilidade de bater o pênalti caiu sobre os pés de Carlos Alberto. Com tranquilidade, o meia colocou no cantinho direito do “goleiro” Mendes, para delírio da torcida vascaína presente no Maracanã e em todo o Brasil.

Dorival Júnior gastou as alterações do Vasco até os 34 da etapa final. Colocou Alex Teixeira, Aloísio e Magno em campo, para as saídas de Souza, Élton e Carlos Alberto, todos ovacionados pela torcida.

Paulo Sérgio e Ramon ainda acertaram a trave de Mendes, e para alívio do Juventude, o jogo terminou com uma derrota por apenas um gol de diferença. Nas circunstâncias do jogo, sobretudo no segundo tempo, poderia ser pior.

E parabéns ao Clube de Regatas Vasco da Gama, de volta a Primeira Divisão! O Esporte É Vida vai trazer um especial sobre o sofrimento e as alegrias do time no ano de 2009, com ênfase, é claro, na campanha da Série B. Ainda hoje, a cobertura dos outros jogos que agitaram a 34ª rodada da Segunda Divisão. Não perca!