quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Uruguai conquista classificação sofrida à Copa sobre a Costa Rica

Share |

Por Gabriel Seixas

Os torcedores que compareceram em massa ao estádio Centenário, em Montevidéu, puderam acompanhar o último capítulo da trajetória da última seleção a se classificar para a Copa do Mundo de 2010. E para euforia dos torcedores locais, o Uruguai conquistou a última vaga. Pra quem esperava um desenrolar fácil da classificação, a Celeste passou por muitos apuros para empatar com a Costa Rica em 1 a 1. Como os uruguaios haviam vencido o primeiro duelo, por 1 a 0 fora de casa, garantiram passaporte para a África do Sul. Sebástian Abreu fez o gol do Uruguai, e Centeno empatou para os costarriquenhos. Mesmo impondo uma pressão alucinante, provocando um fim de jogo de pura tensão, a Costa Rica não conseguiu o sonhado gol da vitória, e vai ter de se contentar em assistir a Copa do Mundo do ano que vem em casa.

Depois de falhar na classificatória para a última Copa, em 2006, os bicampeões mundiais uruguaios estão de volta ao Mundial. No caminho inverso, segue a Costa Rica, do técnico brasileiro René Simões.

O primeiro tempo foi agitado, com o Uruguai com mais posse de bola e chegando ao ataque, porém sem muito capricho na hora de finalizar. Godín, no início do jogo, e Suárez, na metade da etapa inicial, tiveram as melhores chances. Quem assustou mesmo foi a Costa Rica, que teve a melhor chance do primeiro tempo: Bolaños arriscou da intermediária e o goleiro Muslera fez grande defesa. O destaque do time costarriquenho, o atacante Bryan Ruiz, foi pouco notado durante a etapa inicial, bem como Forlán pela Celeste.

Na etapa final, o Uruguai voltou mais incisivo, e teve a melhor chance do jogo (até então) de abrir o placar quando Eguren escorou cruzamento da direita, na marca do pênalti, e mandou pra fora. As duas seleções fizeram alterações: René Simões colocou Fonseca no lugar de Nuñez, deixando a Costa Rica mais ofensiva, enquanto Oscar Tabarez colocou o atacante ‘El Loco’ Abreu na vaga de Luis Suárez, que pouco produziu enquanto esteve em campo.

Nessa, quem se deu melhor foi a seleção mandante. Scotti cruzou da direita, e o atacante Abreu, que havia perdido uma outra oportunidade no seu primeiro toque na bola, desta vez escorou de cabeça pro fundo das redes, abrindo o placar. A Costa Rica respondeu cinco minutos depois: o capitão do time, Walter Centeno, aproveitou rebote da defesa uruguaia e chutou da entrada da área para empatar a partida, colocando fogo no jogo.

Os torcedores uruguaios começaram a ficar apreensivos, tal como a seleção celeste. Animada, a Costa Rica foi pra cima, mas Saborio perdeu a melhor chance. Ainda houve espaço para uma confusão de jogadores costarriquenhos e policiais uruguaios, mas obviamente, nada que interferiu no resultado da partida. E como não passou disso, o Uruguai está classificado.

Aproveitando a definição dos 32 países que estão na Copa do Mundo, confira a lista final dos classificados:

América do Sul:
Brasil, Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai.
América do Norte: Estados Unidos, México e Honduras.
Ásia/Oceania: Japão, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Austrália e Nova Zelândia.
África: África do Sul (país sede), Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Nigéria e Gana.
Europa: Dinamarca, Suíça, Eslováquia, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Sérvia, Itália, Holanda, Portugal, Eslovênia, Grécia e França.

Argélia vence Egito e está de volta à Copa do Mundo

Share |


Por Saimon Nouh


Depois de empatar em todos os critérios de desempate no grupo 3 das Eliminatórias da Copa, Argélia e Egito foram para um jogo-extra, realizado nesta tarde no Sudão, em campo neutro. No final, vitória dos argelinos que voltam a uma Copa do Mundo, depois de 24 anos.

O jogo

O jogo começou nervoso, e logo no primeiro minuto de jogo, o defensor Belhadj tomou cartão amarelo. Logo na seqüência uma discussão no meio do gramado. Após dividida pelo alto, Aboutrika do Egito cai no chão e o empurra-empurra começa. Aos 17 minutos, grande chance para a Argélia. Ziani levantou a bola na área, e após bate-rebate, Yahia bateu em cima do goleiro egípcio.

Aos 40 minutos a Argélia fez o gol do jogo. Após cruzamento, Yahia sem ângulo acertou um lindo chute, a bola bateu no travessão e entrou. Festa dos argelinos e desespero dos egípcios. Até o fim do primeiro tempo, a Argélia administrou e segurou o placar.

Para o segundo tempo, o Egito voltou mais ofensivo, e com Zidan no lugar de Zaki. A Argélia se retrancou e nos primeiros minutos praticamente nem passou da metade do campo. Pouco antes da metade do segundo tempo, a Argélia chegou pelo alto com Ghezzal de cabeça, mas acabou parando nas mãos do goleiro.

Sem mais nenhuma chance restou à Argélia se defender e esperar o fim do jogo. O Egito chegou várias vezes ao ataque, a maioria pelo alto mas sem sucesso conseguiu marcar o gol.

Após o apito final, a festa foi grande no Sudão. O goleiro argelino subiu na trave para comemorar, outros jogadores foram carregados por torcedores que invadiram o campo. Para o Egito restou lamentar a derrota e agora se preparar para a Copa Africana das Nações (CAN) no primeiro trimestre do ano que vem.