sábado, 28 de novembro de 2009

Acabou a Série B

Share |

Por Leonardo Martins

A Série B teve seus últimos 4 jogos disputados na tarde deste sábado. Estes jogos definiram o último rebaixado a Série C. Eram quatro times envolvidos na briga para fugir da terceirona e só um cairia, no fim de tudo, o Juventude que entrou na rodada na zona de rebaixamento, não conseguiu melhorar sua posição e teve sua queda decretada. Vamos a um resumo desta rodada emocionante.

Guarani 2x1 Juventude

Em Campinas, a festa do acesso pelo Guarani contrastou com a tristeza do rebaixamento do Juventude. Com um grande público no Brinco de Ouro, a torcida bugrina viu uma apresentação convincente do seu time e a vitória por 2 a 1 coroou a campanha de retorno a Elite com o vice-campeonato. Já pelo lado do Ju, ficou a tristeza pelo rebaixamento a terceirona. Glauber abriu o placar na primeira etapa e colocava o Papo mais perto da C. Adriano Gabiru fez o segundo e praticamente decretou o rebaixamento. Nem o gol de Douglas fez com que os gaúchos se safassem da Série C.

Ceará 0x0 América-RN

Situação semelhante ocorreu em Fortaleza, onde a torcida do Ceará lotou o Castelão para fazer a festa da subida do Vozão a elite e enfrentava um time que lutava contra o descenso, o América de Natal. Mesmo com o empate sem gols, a torcida fez festa e que se juntou a dos potiguares que se safaram da terceirona graças a derrota gaúcha em Campinas.

Ipatinga 2x0 Vasco

O Campeão Vasco foi com os reservas ao Vale do Aço enfrentar o necessitado Ipatinga. O time mineiro precisava da vitória e ela veio por 2 a 0. O Tigre fez uma boa partida e buscou o gol, mas os gols só vieram na segunda etapa. Amilton, aproveitando falha da zaga vascaína, e Thiago Matias cobrando pênalti, fizeram os gols da vitória ipatinguense que garantiu-o na B em 2010. O Vasco comemora a volta a Elite com o título da Série B.

Brasiliense 2x1 Vila Nova

Outra equipe que corria riscos de rebaixamento era o Brasiliense, mas o time da capital conseguiu uma vitória que o livrou da Série C. A febre amarela fez 2 a 1 sobre o intermediário Vila Nova. Os gols da vitória candanga saíram na primeira etapa com Iranildo e Chimba para a equipe amarela e Ray descontou para os goianos.

Classificação final da Série B 2010

1° Vasco – 76pts

2° Guarani – 69pts

3° Ceará – 68pts

4° Atlético-GO – 65pts

5° Portuguesa – 62pts

6° Figueirense – 60pts

7° São Caetano – 54pts (14SG)

8° Duque de Caxias – 54pts (0SG)

9° Bragantino – 53pts (15V)

10° Paraná – 53pts (14V)

11° Ponte Preta – 52pts

12° Bahia – 51pts

13° Vila Nova – 49pts

14° Brasiliense – 48pts (14V)

15° Ipatinga – 48pts (12V)

16° América-RN – 46pts

17° Juventude – 44pts

18° Fortaleza – 38pts

19° Campinense – 37pts

20° ABC – 35pts

Promovidos à Série A

Rebaixados à Série C

Série B – Abertura da última rodada com seis jogos

Share |

Por Gabriel Seixas

Nesta sexta-feira, tivemos a abertura da última rodada da segunda divisão do Campeonato Brasileiro com seis jogos, todos servindo apenas para cumprir tabela. Já são conhecidos os quatro times que sobem para a Série A no ano que vem (Vasco, Guarani, Ceará e Atlético-GO), além de três times rebaixados (Campinense, ABC e Fortaleza). O outro time que disputará a terceirona será definido neste sábado, no complemento da rodada com mais quatro jogos, todos envolvendo a emocionante fuga do rebaixamento.

Como dito, hoje foram disputados seis jogos. O único time que jogará a primeira divisão no ano que vem que atuou hoje foi o Atlético-GO. Os goianos tiveram sua festa atrapalhada pelo Bahia, já que os visitantes baianos venceram por 3 a 0. Wilson Júnior, Paulo Isidoro e Laécio fizeram os gols da vitória, que deixou o tricolor em 12º lugar, com 51 pontos. O Atlético encerrou sua participação em 4º, com 65 pontos.

São Caetano e Figueirense se enfrentaram no Anacleto Campanella. O Figueira, sem chances de acesso desde a rodada passada, perdeu por 2 a 1. Douglas deixou o time catarinense na frente, mas Hugo e o jovem Amoroso, revelado pelo Azulão (ambos de pênalti), viraram a partida. O resultado fez com que o Figueirense terminasse a competição em 6º lugar, atrás da Portuguesa, que empatou com o rebaixado Campinense em casa e encerrou a Série B em quinto. Marco Antônio abriu o placar pra Lusa cobrando falta, mas Léo deixou tudo igual.

Outro rebaixado que entrou em campo foi o Fortaleza, que fora de casa, empatou em 1 a 1 com o Paraná. Os artilheiros homônimos das duas equipes marcaram os gols do jogo: Marcelo Nicácio pelo Fortaleza, e Marcelo Toscano pelo Paraná. Outro rebaixado, o ABC, perdeu para o Bragantino por 1 a 0, em casa, gol de Danilo Bueno cobrando falta.

O maior destaque da rodada ficou por conta de Duque de Caxias e Ponte Preta. O jogo não valia nada, é bem verdade, mas o que chamou a atenção foi o público pagante para assistir a partida: 5 (isso mesmo, CINCO) pagantes, ou heróis. Quem viu, gostou da atuação do time no ‘amistoso de luxo’. Goleada por 4 a 1. Leandro Chaves, Gilcimar e Clayton Jéferson, este último duas vezes, fizeram os gols do Duque. Evando descontou para a Macaca, que terminou a Série B com 52 pontos, num frustrante 11º lugar, ultrapassada pelo Duque, que conseguiu um honroso 8º lugar, somando 54 pontos.