sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Giro pelos Estaduais – 29/01/10

Share |

Por Leonardo Martins

Campeonato Paulista

No Paulistão tudo embolado na liderança. O Palmeiras, que venceu o Monte Azul por 1 a 0 fora de casa, está empatado nos critérios de desempate com a surpresa Ituano, que derrotou o Bragantino fora de casa por 4 a 3, em um grande jogo. Os dois dividem a liderança com o Corinthians. O timão desperdiçou a oportunidade de se isolar na liderança ao apenas empatar com o Mirassol em casa por 1 a 1, com gol de Ronaldo, mas o Fenômeno se machucou e está fora do clássico de domingo contra o Palmeiras. O Rio Claro venceu a 1ª ao surpreender o São Caetano por 3 a 1. O São Paulo jogou em Barueri e venceu bem o Paulista por 3 a 0, com uma boa exibição de Dagoberto. Já o Santos deu show ao golear o Barueri por 5 a 0, com ótima atuação do garoto Neymar. Outros resultados: Portuguesa 0x1 Mogi Mirim, Santo André 2x2 Oeste, Sertãozinho 0x0 Rio Branco e Botafogo 1x0 Ponte Preta.

Classificação

1° Ituano, Palmeiras e Corinthians – 8

4° Santos, São Caetano, São Paulo, Portuguesa, Botafogo e Mogi Mirim – 7

10° Santo André – 6

11° Ponte Preta e Rio Branco – 5

13° Bragantino e Rio Claro – 4

15° Paulista, Mirassol e Barueri – 3

18° Monte Azul, Oeste e Sertãozinho – 2

Campeonato Carioca

No Carioca, os grandes continuam vencendo os pequenos. No Grupo A, o Flamengo teve dificuldades para superar o Americano por 3 a 2, destaque para a linda tabela no 3° gol entre Vagner Love e Adriano. O Flu continua passeando nos jogos do Grupo, a vitima dessa vez foi o Duque de Caxias com uma goleada por 4 a 0. A dupla Fla-Flu, que se enfrenta no domingo, lidera o grupo com 100% de aproveitamento.

No Grupo B, quem está atropelando é o Vasco, a equipe cruzmaltina conseguiu a sua segunda goleada seguida. O Macaé não foi páreo para os vascaínos que golearam por 4 a 0, com destaque para o jovem Philippe Coutinho. Goleado pelo Vasco na última rodada, o Botafogo conseguiu a recuperação ao vencer o Tigres por 2 a 1, mas está em 3°. Quem está em segundo é o Madureira, que venceu o Friburguense por 2 a 1 em casa Outros resultados pelo Carioca: Volta Redonda 3x0 Boavista, Olaria 2x0 Bangu e América 2x2 Resende.

Classificação

Grupo A

1° Fluminense e Flamengo – 12

3° Olaria – 10

4° Boavista – 7

5° Volta Redonda – 4

6° Duque de Caxias – 1

7° Bangu e Americano - 0

Grupo B

1° Vasco – 12

2° Madureira e Botafogo – 9

4° América e Friburguense – 4

6° Tigres e Resende – 3

8° Macaé – 1

Campeonato Gaúcho

No Gaúcho, o Inter finalmente estreou os titulares na temporada e foi em grande estilo. Com um show, o Colorado fez 5 a 0 no Juventude e lidera o grupo B junto com São José, que venceu o Porto alegre por 2 a 1, e São Luiz, que derrotou o Novo Hamburgo pelo mesmo placar. Já o Grêmio teve dificuldades para superar o Santa Cruz, mas venceu por 2 a 1, de virada. Outros resultados: Caxias 1x0 Esportivo, Veranópolis 3x2 Avenida, Universidade 3x1 Inter-SM e Pelotas 4x1 Ypiranga.

Classificação

Grupo A

1° Grêmio – 10

2° Novo Hamburgo – 7

3° Ypiranga e Juventude – 4

5° Esportivo – 3

6° Inter-SM – 2

7° Avenida e Porto Alegre – 0

Grupo B

1° Internacional, São Luiz e São José – 10

4° Veranópolis – 8

5° Caxias – 7

6° Pelotas e Santa Cruz – 6

8° Universidade – 3

Campeonato Paranaense

No Paranaense, a partida entre Paraná x Iraty foi adiada devido as fortes chuvas que caíram na capital paranaense. Mas nos outros jogos tudo ocorreu normalmente. O Coritiba continua imbatível no estadual. A vítima dessa vez foi o Cianorte com uma vitória por 2 a 1. Logo atrás vem o Corinthians que venceu o Nacional por 3 a 2. Já o Atlético apenas empatou em um gol com o Cascavel e vem na parte debaixo da tabela. O Operário desperdiçou ótima chance de se isolar na 3ª colocação ao perder em casa para o Rio Branco por 3 a 2. Outros resultados: Toledo 1x0 Serrano e Paranavaí 2x1 Engenheiro Beltrão.

Classificação

1° Coritiba – 12

2° Corinthians – 10

3° Paraná, Paranavaí, Cianorte, Operário e Rio Branco – 6

8° Atlético, Toledo e Cascavel – 5

11° Iraty e Nacional – 4

13° Serrano – 1

14° Engenheiro Beltrão – 0

Campeonato Catarinense

O destaque desta rodada foi o clássico entre Avaí e Criciúma. O jogo terminou empatado em dois gols e não melhorou a situação de ambos no campeonato. O líder continua sendo o Atlético de Ibirama, mas este perdeu os 100% ao empatar em um gol com o Figueirense em Florianópolis. Mesmo com dois gols de Viola, o Brusque não evitou a derrota em casa diante do vice-líder Joinville por 3 a 2. Outros Resultados: Imbituba 1x0 Metropolitano e Chapecoense 2x1 Juventus.

Classificação

1° Atlético Ibirama – 10

2° Joinville – 9

3° Avaí – 8

4° Brusque, Chapecoense, Metropolitano e Imbituba – 6

8° Figueirense – 4

9° Criciúma e Juventus – 1

Campeonato Goiano

Em Goiás, o líder CRAC empatou em casa com o Santa Helena por 1 a 1 e teve a folga na liderança diminuída pelo Atlético. O Dragão goleou o Canedense fora por 4 a 1 e está em segundo. Logo em seguida vem o Vila Nova, que derrotou o Morrinhos por 2 a 1. O Goiás conseguiu seu primeiro ponto na competição ao empatar em um gol com o Trindade em Goiânia. Outro resultado: Itumbiara 2x2 Anapolina

Classificação

1° CRAC – 10

2° Atlético – 8

3° Vila Nova – 7

4° Anapolina e Santa Helena – 6

6° Itumbiara e Trindade – 5

8° Canedense – 2

9° Morrinhos e Goiás – 1

Campeonato Pernambucano

Neste meio de semana, a rodada do Pernambucano foi movimentada pelo 1° clássico do ano no Estado. Náutico e Santa Cruz se enfrentaram nos Aflitos e o confronto foi movimentado. Logo aos 5 minutos, o tricolor Alex Xavier foi expulso, mas o Timbu só marcou no fim do 1° tempo com Dinda. O Santa, mesmo em desvantagem numérica, foi para cima e conseguiu o empate com o artilheiro Joelson após perder pênalti e pegar o rebote. Mas Carlinhos Bala decretou a vitória do alvirrubro aos 33 da segunda etapa e pôs fim a invencibilidade da Cobra Coral.

Nos outros jogos, o Sport quase perdeu a longa invencibilidade que tem no estadual, mas conseguiu o empate diante do Salgueiro por 1 a 1. Novo vice-líder da competição é a Cabense que venceu o Vitória em casa por 2 a 1. O destaque negativo da rodada ficou por conta da parada cardíaca do zagueiro do Araripina, Edu Matos, o jogador caiu sozinho aos 10 minutos da partida contra o Porto em Caruaru e foi levado para o hospital, onde teve mais duas paradas cardíacas. Até a tarde de ontem, o jogador estava na UTI de um hospital em Caruaru. No jogo, o Porto ganhou por 1 a 0. Outros resultados: Vera Cruz 3x1 Central e Ypiranga 2x0 Sete de Setembro.

Classificação

1° Sport – 13

2° Cabense – 12

3° Náutico, Santa Cruz e Salgueiro – 10

6° Vera Cruz – 8

7° Vitória – 5

8° Ypiranga, Araripina e Porto – 4

11° Central – 2

12° Sete de Setembro – 1