segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Uma cidade feliz novamente

Share |

Por Leonardo Martins


Esta é a 1ª vez que escrevo sobre futebol americano no Esporte é Vida. O Futebol Americano vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos, um esporte, considerado por muitos, bruto, mas que vem ganhando muitos fãs no país da bola redonda. E ontem, na cidade de Miami, aconteceu o evento máximo desse esporte, o Superbowl, a final da NFL, liga que comanda o esporte nos EUA. A final, como sempre em outros superbowls, foi emocionante.

O jogo reuniu as duas melhores equipes da competição, New Orleans Saints e Indianápolis Colts. Os quarterbacks, que são a alma do time no jogo de futebol americano, Peyton Manning, dos Colts, e Drew Brees, dos Saints, eram as principais atrações do jogo.

O favoritismo era todo dos Colts, mais experientes em Superbowls, mas tinha um time que representava a reconstrução da moral de uma cidade do outro lado. Nova Orleans, cidade dos Saints, foi castigada pelo furacão Katrina em 2005 e muitas pessoas se refugiaram no Estádio que joga o time. Por isso, o jogo representava muito para os habitantes da cidade.

Quando começou o jogo, a superioridade do time de Indianápolis se fez presente, Manning distribuía os passes com perfeição. O QB foi o principal responsável por um Touchdown, lance que se consegue a pontuação máxima no jogo, e um Field Goal. Abrindo 10 a 0 no fim do 1° quarto de jogo.

A partir daí, quem começou a dominar o jogo foi o time da Louisiana. Controlando bem o tempo de jogo, os Saints conseguiram anotar 2 field goals, que valem 3 pontos cada, as equipes foram para o intervalo com 10 a 6 para os Colts, mas com o Saints crescendo no jogo.

Pausa para falarmos sobre a grandeza desse evento. Os americanos consideram o Superbowl, o evento mais importante do mundo, o horário comercial da TV dentro do jogo é o mais caro do mundo, custando cerca de US$ 2,8 milhões por cada inserção de 30 segundos. Outro fato que difere o Superbowl de outros eventos, é que no intervalo do jogo sempre tem um grande show musical, vários cantores famosos já tocaram no intervalo como U2, Elton John, Rolling Stones e Paul Macartney. O show do intervalo deste domingo ficou por conta da banda inglesa The Who, que levantou o estádio com músicas animadas.

Parece que o show do The Who animou a torcida de Nova Orleans, que era bem mais numerosa que a dos Colts, porque na volta do intervalo, os Saints viraram o jogo apoiado pela torcida. Brees acertou um belo passe para Pierre Thomas fazer o TD (Abreviação para Touchdown). 13 a 10 e o estádio em Miami tremia.

Mas Peyton Manning queria entrar para a história e liderou os Colts na campanha para fazer o TD que recolocou o time da Indiana. 17 a 13, foi o último momento de alegria para a equipe da Indiana. Um novo Field Goal para os Saints colocou fogo no jogo para o último período. 17 a 16 e os últimos 15 minutos da temporada seriam eletrizantes, principalmente para a equipe de Nova Orleans.

No último período de jogo, os Saints entraram como se fossem o último jogo de suas vidas, numa determinação vibrante, não deixaram os colts jogarem. A 6 min do fim, Shockley infiltrou na defesa e ultrapassou a End Zone (linha que marca o TD), marcando um TD e virando novamente o jogo. Normalmente a jogada de TD marca 7 pontos (6 do TD e mais um do chute extra), mas a equipe pode arriscar uma nova entrada na End Zone que vale dois pontos e substitui o chute extra. E foi isto que Drew Brees arriscou e conseguiu após os juizes revirem a jogada por uma TV. O placar foi para 24 a 17 pró-saints.

O TD normal dos Colts levaria o jogo para a prorrogação e foi Payton Manning comandar o ataque, mas em uma jogada o QB arriscou um passe e foi interceptado pela defesa dos Saints. Tracy Porter interceptou o passe e aproveitou os espaços do time de azul para retornar para o TD. Era o começo da festa para os Saints. 31 a 17, faltando 3 minutos para o fim do jogo. Os Colts foram para o tudo ou nada, mas não produziram nada. E a festa continuou.

O título do Saints foi o 1° da história da franquia. O time, assim como a cidade, renasceu. Foi um desfecho acompanhado e apoiado por todos que viram o jogo, exceto os torcedores dos Colts. Estima-se que 180 milhões de pessoas viram o jogo em 220 países.

Giro Pelos Estaduais – 07/02/10

Share |

Por Gabriel Seixas


Campeonato Paulista

O jogo que movimentou a rodada, sem dúvida, foi o clássico entre Santos e São Paulo. A expectativa ficava por conta da dupla Neymar – Robinho pelo time santista, mas o último ficou no banco de reservas. E Neymar não só começou a partida, como inaugurou o placar, cobrando pênalti com paradinha. Roger empatou para o São Paulo, mas Robinho, que entrou no segundo tempo, marcou uma estreia perfeita: de letra, fez o gol da vitória. Com 16 pontos, o Peixe divide a liderança com o Botafogo, que derrotou o Mogi Mirim por 3 a 0. Completam o G-4 o Corinthians, que goleou o lanterna Sertãozinho por 4 a 0, e a Ponte Preta, que venceu a Portuguesa por 2 a 1. O Palmeiras, que venceu no sufoco o Bragantino por 3 a 2, ocupa apenas o sexto lugar. Outros resultados: Rio Claro 0x1 Oeste, Ituano 0x4 Barueri, Monte Azul 2x3 Paulista, Mirassol 0x3 São Caetano e Rio Branco 1x4 Santo André.

Classificação:

1º Santos e Botafogo - 16
3º Corinthians e Ponte Preta – 14
5º Santo André e Palmeiras – 12
7º São Paulo e São Caetano – 11
9º Ituano, Barueri e Mirassol – 9
12º Bragantino, Portuguesa e Mogi Mirim – 8
15º Paulista – 7
16º Oeste – 6
17º Rio Branco – 5
18º Rio Claro, Monte Azul e Sertãozinho – 4

Campeonato Carioca

As semifinais da Taça Guanabara estão definidas. No Grupo A, o Flamengo sacramentou sua liderança. Mesmo com muitos desfalques, venceu o Boavista por 2 a 1. Bruno Mezenga e Kléberson marcaram os gols, ambos oriundos de assistências de Vinícius Pacheco. O Fluminense se classificou em 2º, e só empatou com o Olaria em 0 a 0. O adversário do Fluzão na semi será o Vasco, que empatou com o Madureira em 2 a 2 e garantiu a liderança do seu grupo. Nilton e Thiago Martinelli marcaram os gols do cruzmaltino. A outra semifinal será entre Flamengo e Botafogo, este que goleou o Resende por 5 a 2. O artilheiro ‘Loco’ Abreu desencantou: marcou 3 gols e chegou aos 5 no estadual, 2 a menos que o artilheiro Dodô, do Vasco. Outros resultados: Americano 3x2 Duque de Caxias, Volta Redonda 1x2 Bangu, Macaé 0x1 Friburguense e América 3x0 Tigres.

Classificação:

Grupo A

1º Flamengo - 19
2º Fluminense - 16
3º Olaria - 12
4º Boavista - 10
5º Bangu - 9
6º Volta Redonda - 8
7º Americano - 3
8º Duque de Caxias - 2

Grupo B

1º Vasco - 19
2º Botafogo - 18
3º Madureira - 13
4º América - 10
5º Friburguense - 7
6º Resende - 6
7º Macaé - 4
8º Tigres – 3

Campeonato Mineiro

Nem Cruzeiro, nem Atlético. O líder do Campeonato Mineiro é o Democrata, que venceu o Ituiutaba, fora de casa e de virada, por 2 a 1. Com 7 pontos, o time de Governador Valadares supera a campanha do Cruzeiro, que com time misto, venceu o Villa Nova por 4 a 2 e chegou aos 6 pontos. Wellington Paulista, Bernardo, Thiago Ribeiro e Jonathan marcaram os gols. O Atlético decepcionou, e só empatou com o Ipatinga em 1 a 1. O goleiro Carini, do Galo, engoliu um frangaço no gol de Jajá pelo Tigre. Muriqui, no finalzinho, empatou a partida. Outra surpresa agradável é o Tupi, que com a goleada por 5 a 1 sobre a Caldense, chegou ao 3º lugar com 6 pontos. Outros resultados: Uberlândia 4x1 Uberaba e América-TO 0x0 América.

Classificação:

1º Democrata - 7
2º Cruzeiro - 6
3º Tupi - 6
4º América - 5
5º Atlético - 5
6º Ipatinga - 4
7º Uberaba - 4
8º Uberaba - 3
9º América-TO - 3
10º Caldense - 2
11º Villa Nova - 1
12º Ituiutaba – 1

Campeonato Paranaense

O Coritiba continua sobrando no Paraná. Na sétima rodada do estadual, o Coxa conseguiu sua sétima vitória, mantendo os 100% de aproveitamento. A vítima foi o Iraty, derrotado por 3 a 1. Marcos Aurélio foi o destaque do jogo, com dois gols. O vice-líder agora é o Atlético, que venceu o clássico contra o Paraná por 1 a 0, com gol de Bruno Mineiro. A surpresa é o Paranavaí, que venceu o Toledo por 3 a 1 e assumiu o 3º lugar. A única equipe que ainda não venceu é o Engenheiro Beltrão, derrotado pelo Operário por 3 a 0. Outros resultados: Serrano 1x0 Nacional, Cascavel 3x1 Corinthians e Rio Branco 2x1 Cianorte.

Classificação:

1º Coritiba - 21
2º Atlético - 14
3º Paranavaí - 13
4º Cascavel - 11
5º Corinthians - 11
6º Iraty - 10
7º Rio Branco - 10
8º Operário - 9
9º Paraná - 8
10º Toledo - 8
11º Cianorte - 7
12º Serrano - 7
13º Nacional - 5
14º Engenheiro Beltrão - 1

Campeonato Catarinense

Em Santa Catarina, o clássico entre Avaí e Joinville roubou a cena. O resultado do jogo não interferiu diretamente na liderança: o Avaí goleou por 5 a 1, mas apesar das duas equipes estarem empatadas em número de pontos (15), quem lidera é o Joinville. O destaque da goleada avaiana foi Leonardo, com dois gols. O Atlético Ibirama tinha a chance de assumir o primeiro lugar, mas foi derrotado pelo Metropolitano (o time de Tripodi, ex-Santos, que marcou um gol) por 4 a 1. Criciúma e Figueirense jogaram e venceram: o primeiro derrotou o Brusque por 2 a 0, enquanto o segundo visitou o lanterna Juventus e goleou por 4 a 1. Completando a rodada, o surpreendente Imbituba bateu a Chapecoense fora de casa por 2 a 1.

Classificação:

1º Joinville - 15
2º Avaí - 15
3º Atlético Ibirama - 13
4º Metropolitano - 12
5º Imbituba - 12
6º Brusque - 9
7º Figueirense - 8
8º Criciúma - 8
9º Chapecoense - 7
10º Juventus – 1

Campeonato Goiano

O Atlético Goianiense assumiu a liderança do estadual. O time não se intimidou em visitar o Vila Nova e venceu por 3 a 1, com direito a gol do goleiro Márcio. De quebra, ainda contou com o empate do CRAC em 1 a 1 com o Trindade. O Goiás aparece em franca recuperação, e com a vitória sobre o Santa Helena por 2 a 0 (gols de Marcus Vinicius e Rafael Tolói) já chegou aos 8 pontos. Nos outros jogos, o Anapolina sofreu para vencer o Morrinhos por 2 a 1, mas recebeu a recompensa: o 3º lugar na tabela. Quem vacilou foi o Itumbiara, que chegou a estar vencendo o Canedense, mas levou a virada e perdeu por 3 a 1.

Classificação:

1º Atlético - 14
2º CRAC - 14
3º Anapolina - 12
4º Vila Nova - 10
5º Trindade - 9
6º Goiás - 8
7º Canedense - 8
8º Itumbiara - 7
9º Santa Helena - 7
10º Morrinhos – 4

Campeonato Pernambucano

Pra variar, o Sport segue na liderança do estadual. Nádson foi o destaque na vitória do rubro-negro sobre a Cabense por 2 a 0, marcando os dois gols. Na cola do líder segue o Náutico, que bateu o Vitória pelo placar mínimo com gol de Carlinhos Bala, cobrando pênalti. O Santa Cruz segue decepcionando: desta vez, empatou com o Ypiranga em casa em 1 a 1. O Salgueiro agora é o melhor interiorano do estadual, pois com a vitória por 2 a 0 sobre o Araripina, assumiu o 3º lugar. Outros resultados: Porto 0x1 Central e Vera Cruz 2x2 Sete de Setembro.

Classificação:

1º Sport - 20
2º Náutico - 19
3º Salgueiro - 13
4º Cabense - 12
5º Ypiranga - 11
6º Santa Cruz - 11
7º Porto - 10
8º Vera Cruz - 10
9º Central - 8
10º Vitória – 8
11º Araripina - 7
12º Sete de Setembro – 5

Campeonato Baiano

No novo sistema do estadual, dividido em duas chaves, os líderes dos grupos são Vitória e Fluminense de Feira de Santana. O Vitória venceu a quinta partida em sete disputadas: 3 a 0 sobre o Feirense, com direito a dois gols de Ramon, um dos artilheiros do Baianão. Na outra chave, o Fluminense venceu o Colo-Colo por 2 a 1 e segue líder, num grupo onde tem o tradicional Bahia, que venceu o Atlético de Alagoinhas por 2 a 0 e assumiu a vice-liderança, que era do Camaçari, que mas este não passou de um empate sem gols com o Vitória da Conquista. Outros resultados: Madre de Deus 3x2 Itabuna e Ipitanga 0x1 Bahia de Feira.

Classificação:

Grupo 1

1º Vitória - 16
2º Vitória da Conquista - 14
3º Bahia de Feira - 12
4º Madre de Deus - 11
5º Atlético - 5
6º Colo-Colo - 4

Grupo 2

1º Fluminense - 12
2º Bahia - 11
3º Camaçari - 10
4º Itabuna - 7
5º Ipitanga - 7
6º Feirense - 5

Campeonato Cearense

O Campeonato Cearense continua pra lá de surpreendente. Ao menos os grandes parecem ter encontrado de vez o caminho das vitórias: o Fortaleza venceu o vice-líder Ferroviário por 3 a 2, com direito a 3 gols de Tatu, e alcançou o 4º lugar. Já o Ceará deixou a lanterna com a vitória sobre o Crato por 2 a 0, com gols de Careca e Wellington Amorim. A liderança é do Guarany de Sobral, que venceu mais uma: 2 a 1 no Quixadá, fora de casa. O 3º lugar está com o Horizonte, que venceu o Guarani de Juazeiro por 4 a 2. Os outros jogos terminaram empatados: o Boa Viagem, novo lanterna do estadual, empatou em 1 a 1 com o Maranguape, enquanto o Itapipoca ficou no 2 a 2 com o Limoeiro.

Classificação:

1º Guarany de Sobral - 17
2º Ferroviário - 15
3º Horizonte - 14
4º Fortaleza - 14
5º Quixadá - 13
6º Guarani de Juazeiro - 13
7º Crato - 12
8º Itapipoca - 12
9º Ceará - 10
10º Maranguape - 10
11º Limoeiro - 10
12º Boa Viagem - 9