sábado, 13 de março de 2010

Giro pela Europa (Parte II) – La Liga e Ligue 1

Share |

Por Gabriel Seixas

Pra encerrar a rodada europeia deste sábado, outros dois importantes campeonatos do Velho Continente: o Espanhol e o Francês. Começamos pela Ligue 1:

A 28ª rodada começou marcada pelo tropeço maciço dos líderes. A começar pelo líder Bordeaux, que antes do jogo pelas oitavas-de-final da Champions na próxima terça, contra o Olympiakos, visitou o bom time do Monaco. Os comandados de Laurent Blanc não conseguiram jogar, e comemoraram o empate sem gols obtido. Já no confronto entre o vice-líder e o 3º colocado, Montpellier e Auxerre, outro empate: 1 a 1. O Auxerre abriu o placar com Oliech e chegou a comemorar a liderança por alguns minutos, até o empate de Alberto Costa, no segundo tempo.

O 4º colocado, Lyon, recebeu o desesperado Saint-Etienne no Gerland. Mas não contava com a astúcia de seu maior rival, que acabou abrindo o placar com a jovem revelação Riviere, destaque da seleção sub-21 da França. O empate veio nos minutos finais da etapa final, com Lisandro López. O Lyon pode ser ultrapassado pelo Marseille, que visita o Toulouse, e ser igualado em número de pontos pelo Lille, que recebe o lanterna Grenoble.

Outro grande destaque foi a recuperação do Paris Saint-Germain na competição. Empurrado pela grande atuação do turco Erdinc, que marcou três gols, o PSG aplicou 4 a 1 no Sochaux. Subindo um pouco mais na tabela, o Lorient venceu o Lens por 1 a 0 e já é o 7º. Outra vitória por 1 a 0 foi do Nice sobre o Le Mans, fora de casa. O bom atacante Rémy, que é convocado frequentemente para a seleção francesa, fez o gol do jogo. Já o Boulogne surpreendeu ao vencer o Nancy fora de casa por 3 a 1. Eram 12 jogos sem vitória antes da partida.

Na La Liga, cinco gols em três jogos. Três deles marcados na vitória do Getafe por 3 a 0 sobre o Mallorca, este que consagra a sua péssima campanha fora de casa. Na briga pela Liga Europa, o Athletic Bilbao empatou fora de casa com o Sporting Gijón em 0 a 0. Pra encerrar, o Sevilla recebeu o Deportivo na briga direta pela 4ª vaga, e ficou no empate em 1 a 1. Fazio abriu o placar para o Sevilla, mas Adrián empatou.

Giro pela Europa (Parte I): Bundesliga, Calcio e Premier League

Share |

Por Gabriel Seixas

Na primeira parte do Giro pela Europa deste sábado, destaque para os campeonatos Alemão, Italiano e Inglês. A começar pela Bundesliga:

Robben foi novamente providencial para o Bayern de Munique. Os bávaros estavam sendo surpreendidos pelo Freiburg em casa, este que estava vencendo com um gol de Makiadi. Mas aí brilhou novamente a estrela do holandês, como no meio de semana, contra a Fiorentina pela Champions. Resultado: Robben marcou os dois gols da virada, um de falta, e outro de pênalti. Na próxima rodada, o Bayern encara o Frankfurt, que foi derrotado pelo Hannover por 2 a 1.

Já o Wolfsburg sapecou 4 a 0 no M’Gladbach fora de casa. E olha que dos 4 gols, apenas um foi marcado por um jogador que não seja bósnio: Gentner. Dzeko, com dois gols, e Misimovic, completaram a “festa bósnia” na partida. O sonho dos Lobos nessa temporada é mais modesto: briga pela Liga Europa, já que o bicampeonato está impossível. Impossível também está o argentino Lucas Barrios, que pra variar, marcou de novo nessa rodada. Aliás, foram dois gols de Barrios na goleada do Dortmund por 4 a 1 sobre o Bochum.

Pra fechar, além da vitória do Mainz por 1 a 0 sobre o Colônia, a nova derrota do Hertha Berlim na Bundesliga: a 17ª em 26 jogos, o rebaixamento se aproxima cada vez mais. O Nürnberg venceu por 2 a 1, com gols do jovem Bunjaku e de Charisteas. O mais impressionante é que, dos 13 jogos que o Hertha fez em casa (contando com esse), só venceu um.

Da Alemanha pulamos pra Itália, aonde falaremos do único jogo do sábado pela 28ª rodada do Calcio, onde o Napoli defendia sua invencibilidade em casa no campeonato contra a Fiorentina, recém-eliminada da Champions League. Lavezzi colocou os donos da casa na frente, e parecia que este seria o desenho do jogo. Mas aí entrou em ação o artilheiro Gilardino, que virou o jogo, e ainda viu Jovetic fechar a vitória da Viola em 3 a 1. O Napoli não sabe o que é vitória há sete jogos, quase dois meses. Praticamente deu adeus pela 4ª vaga para a Champions League, e pode se distanciar bastante da zona da Liga Europa. Até jogou bem contra a Fiore, mas pecou pela falta de competência para definir a partida. Resultado: Crise?

Saindo da Itália, fecharemos por aqui na Premier League. Chelsea e Arsenal aproveitaram a ausência do Manchester United na rodada do sábado para ficarem na liderança da EPL. O primeiro goleou o pobre West Ham por 4 a 1. Drogba, pra variar, fez dois. Até o zagueiro brazuca Alex deixou o dele. Já o Arsenal sofreu para vencer o Hull, por 2 a 1. O gol da vitória veio no último minuto, com Bendtner, que já se torna indispensável ao time. Blues e Gunners estão empatados com 64 pontos, mas o United, que tem 63, ainda joga.

Na briga pelo 4º lugar, o Tottenham disparou ao vencer o Blackburn por 3 a 1. Pavlyuchenko, ou “Super Pav” fez dois, e já se consolida como titular da equipe de Harry Redknapp. O artilheiro Defoe fez o outro gol do Spurs, que foi conduzido por Bale e Modric na partida. O Aston Villa, outro postulante ao 4º lugar, empatou com o Stoke sem gols e ficou distante. Birmingham e Everton assistem a briga de longe: aliás, mais longe ainda após o empate em 2 a 2 entre eles. Na briga pra fugir do rebaixamento, o Bolton goleou o Wigan por 4 a 0 e abriu oito pontos para o primeiro time da zona, o Burnley, este que perdeu em casa para o Wolves por 2 a 1.