domingo, 14 de março de 2010

Campeonatos Estaduais – Sábado

Share |

Por Gabriel Seixas

Muitos estaduais em ação neste sábado, com alguns times grandes em campo. Um deles foi o Fluminense, que empatou em 1 a 1 com o América pelo Campeonato Carioca. O Flu marcou com Marquinho, mas o Mequinha empatou ainda no primeiro tempo com o volante Júnior, ex-Flamengo. Ainda na etapa inicial, Jones Carioca, pelo América, e Everton, pelo Fluminense, foram expulsos. O Fluminense lidera o Grupo 1 com 10 pontos, mas pode ser ultrapassado. Já o América é o único que ainda ameaça a soberania de Botafogo e Vasco no Grupo 2. O Diabo está momentaneamente na vice-liderança. O jogo foi corrido, mas o baixo nível técnico do Fluminense foi determinante para a partida ser fraca – muito pela ausência de Conca. Wellington Silva não rendeu bem, e saiu no intervalo.

No Paulistão, o Botafogo de Ribeirão Preto voltou ao G-4 ao vencer o Oeste, de virada, por 2 a 1. O gol da vitória veio aos 44 do segundo tempo, marcado por Paulo Miranda, contra. O Rio Claro venceu o Mirassol por 2 a 1, fora de casa, e abriu distância para a zona do rebaixamento. Sem dúvida, o gol mais bonito da rodada foi de Baiano, do Paulista, num belo chute antes do meio de campo. Um golaço! Que não evitou a derrota de seu time para o Grêmio Prudente por 2 a 1. O Mogi Mirim sapecou 3 a 0 no Ituano, e na briga pra se manter na parte de cima da tabela, a Portuguesa venceu o São Caetano com gol de Domingos. Hoje de manhã, o Monte Azul venceu o lanterna Sertãozinho por 1 a 0.

Em Minas, o Atlético fez 4 a 0 na Caldense no sábado, sem dificuldades. Obina marcou um, mas o destaque foi Fabiano, que marcou dois. Renan Oliveira completou a goleada. O líder é o Ipatinga, que goleou o frágil Ituiutaba por 4 a 0. O Democrata fez mais: 5 a 0 no Uberaba, com três gols de Eraldo (vai pedir música no Fantástico!). Pra fechar, o Tupi venceu o América de Teófilo Otoni por 1 a 0 e pulou pra vice-liderança.

No Gauchão, dois jogos disputados. O São José, defendendo a liderança do Grupo 2 (o mesmo do Inter), só empatou com o Santa Cruz em 2 a 2. No outro jogo, o Juventude arrancou um empate nos acréscimos contra o Esportivo em 1 a 1. O gol do Ju foi de Marcos Denner, de pênalti. No Paranaense, Sílvio fez o gol da vitória do Iraty sobre o Atlético. Detalhe: com esse resultado, o Coritiba garantiu a liderança da 1ª fase, e o direito de fazer todos os seus jogos na 2ª fase em casa.

Pelo Catarinense, destaque para o clássico entre Avaí e Criciúma. Em melhor fase, os avaianos venceram por 1 a 0 e dispararam na liderança. O gol foi marcado por Clayton, de cabeça. No outro jogo, a Chapecoense, que encara o Atlético/MG na Copa do Brasil neste meio de semana, foi derrotada pelo Juventus por 3 a 0 e continua na lanterna. Já no Campeonato Cearense, o jogo do sábado foi entre Boa Viagem e Guarany, que empataram em 2 a 2.

Edilson desencantou pelo Bahia. Ele marcou seu 1º gol pelo tricolor na goleada por 5 a 1 sobre o Feirense. No outro jogo do Grupo 2, na quinta-feira, o Fluminense de Feira venceu o Camaçari por 4 a 2, com três gols de Erminio. Pra fechar, pelo Campeonato Amazonense, Sul América e São Raimundo protagonizaram o famoso clássico ‘Galo Preto.’ Quem se deu melhor foi o Sulão, que segue líder com a vitória por 3 a 1. Por outro lado, o São Raimundo pode entrar na zona do rebaixamento ao fim da rodada. Na outra partida do sábado, o Fast/Ulbra goleou o Manaus Compensão por 3 a 0, com dois gols de Maranhão e outro de Pimenta. O Fast é momentaneamente o vice-líder.