sexta-feira, 9 de abril de 2010

Campeonatos Estaduais

Share |

Por Gabriel Seixas

Neste meio de semana, vários jogos agitaram os estaduais pelo Brasil, que estão em reta final. E dos dez mais importantes que acompanhamos, o Goianão e o Cariocão “folgaram”. Muitas zebras também estiveram presentes na rodada.

No Paulistão, o líder Santos, com time reserva, venceu o Sertãozinho por 4 a 2 e agora enfrenta nas semifinais o rival São Paulo, que garantiu sua vaga vencendo o Santo André por 3 a 1. Mesmo derrotado, o Ramalhão também avançou de fase, e como vice-líder, para enfrentar agora o Grêmio Prudente. O ex-Barueri derrotou o São Caetano por 1 a 0 e desbancou o Corinthians, que goleou o Rio Claro por 5 a 1, e a Portuguesa, que perdeu do Ituano por 3 a 2. Assim como o Botafogo, o outro representante paulista na Série D será o Oeste, que venceu o rebaixado Rio Branco por 3 a 1 e também irá às semifinais, mas do torneio do interior. Além do Rio Branco, caíram Monte Azul, Rio Claro e Sertãozinho.

No Campeonato Mineiro, o Cruzeiro despachou o Uberaba por 3 a 0 e enfrenta o Ipatinga nas semifinais. O Tigre teve dificuldades para segurar um empate em 1 a 1 com o Tupi, este que será um dos representantes mineiros na Série D. O outro será o Democrata, que empatou sem gols com o Villa Nova e estará também na semi do Mineiro. O time de Governador Valadares enfrentará o Atlético, que empatou com o América em 2 a 2. Foi o 6º empate do Galo em 13 jogos no Campeonato Mineiro.

O Gauchão também está nas semifinais, mas do 2º turno. E o Grêmio, vencedor do 1º turno, está eliminado. O tricolor perdeu uma série de 51 jogos sem perder no Olímpico ao ser derrotado por 2 a 1 pelo Pelotas, de virada. O Pelotas agora enfrenta o São José, que empatou em 0 a 0 no tempo normal com o Inter de Santa Maria, e se classificou nos pênaltis. Os outros dois semifinalistas também se classificaram através dos penais: o Inter empatou em 3 a 3 com o Novo Hamburgo, e nos pênaltis, venceu. Já o Ypiranga empatou com o Caxias em 2 a 2, e nas cobranças de pênaltis, venceu por 3 a 1.

No Paranaense, Coritiba e Atlético seguem na briga pelo título. Ambos venceram com dificuldades na rodada: o Coxa empatava com o Iraty em 1 a 1, mas nos quinze minutos finais, fez dois gols e garantiu a vitória. Já o Atlético ficou duas vezes atrás no marcador contra o Operário, mas conseguiu vencer por 3 a 2. Nos outros jogos, vitórias do Paranavaí por 2 a 1 sobre o Cascavel, e do Paraná por 3 a 1 sobre o Corinthians Paranaense. Em Santa Catarina, as semifinais serão Avaí e Brusque de um lado, Figueirense e Joinville do outro. O destaque da última rodada do 2º turno foi o Figueirense, que goleou o Criciúma por 5 a 0. Chapecoense e Juventus foram rebaixados.

Na Bahia, o Vitória evitou um confronto precoce com o Bahia na semifinal ao vencer o Bahia de Feira por 3 a 1 e sacramentar a liderança da Chave 1. Com isso, o Vitória enfrenta agora o Camaçari, que venceu o Fluminense de Feira por 3 a 2 e também avançou. O Bahia, que se isolou na liderança ao vencer o Feirense por 2 a 0, enfrenta o Bahia de Feira. Os rebaixados foram Madre de Deus e Itabuna, que disputara um playoff com Colo Colo e Ipitanga (do artilheiro do campeonato, Sassá), que se safaram da segundona.

As semifinais do 2º turno do cearense serão entre Ceará e Crato, e Guarany e Horizonte. Aliás, este segundo confronto repete uma das semifinais do 1º turno. O Fortaleza, campeão do 1º turno, foi eliminado ao empatar com o Itapipoca em 0 a 0. Pra fechar, no Pernambucano, o trio de ferro Sport, Náutico e Santa Cruz já estão classificados para as semifinais. Os dois últimos garantiram vaga antecipada nesta rodada: o Timbu goleou o Central por 4 a 1, e o Santa empatou em 1 a 1 com o Vitória. Sete de Setembro e Vera Cruz estão virtualmente rebaixados.