domingo, 11 de abril de 2010

Campeonatos Europeus – Rodada do fim de semana

Share |

Por Gabriel Seixas

Como não poderia deixar de ser, muitos jogos marcaram a rodada no fim de semana na Europa. Vamos a um resumo dos principais campeonatos:

Campeonato Espanhol

O superclássico entre Real Madrid e Barcelona marcou a rodada na Espanha. Pra variar, o Barça se deu melhor e venceu por 2 a 0, gols de Messi e Pedro. O Valencia, 3º colocado, perdeu por 3 a 2 para o Mallorca, que está logo atrás, na zona da Champions League. O Mallorca tem o mesmo número de pontos do Sevilla, que venceu o Málaga de virada por 2 a 1. Já o Atlético Madrid, semifinalista da Liga Europa, foi goleado pelo Espanyol por 3 a 0. A maior goleada da rodada foi do Athletic Bilbao, 6º colocado, que fez 4 a 1 no Almería. Outros resultados: Deportivo 1x1 Racing Santander, Villarreal 1x0 Sporting Gijón, Tenerife 0x0 Valladolid, Xerez 0x1 Getafe e Osasuna 2x0 Zaragoza.

Campeonato Inglês

A 34ª rodada da Premier League não foi disputada por inteiro neste fim de semana, em virtude da disputa da FA Cup, que definiu Chelsea e Portsmouth como finalistas. Voltando a EPL, três jogos terminaram sem gols: Wolves x Stoke, Liverpool x Fulham e Blackburn x Manchester United. O grande destaque foi o Manchester City, que aplicou 5 a 1 no Birmingham e se isolou no quarto lugar. Já a vitória do West Ham por 1 a 0 sobre o Sunderland rebaixou antecipadamente o Portsmouth, enquanto o Burnley goleou o Hull por 4 a 1, mas segue na zona da degola.

Campeonato Italiano

Temos um novo líder no Italiano: é a Roma, que derrotou a Atalanta por 2 a 1 e aproveitou o tropeço da tetracampeã Internazionale, que cedeu um empate em 2 a 2 a Fiorentina. O Milan se distanciou ainda mais da briga pelo caneco ao empatar em casa com o Catania em 2 a 2. Em 4º lugar aparece o surpreendente Palermo, que bateu o Chievo por 3 a 1, e tem os mesmos 54 pontos da Sampdoria, que ganhou da rival Genoa por 1 a 0. Já a Juventus ganhou a 6ª posição com a vitória por 1 a 0 sobre o Cagliari, e a derrota do Napoli em casa para o Parma por 3 a 2. Outros resultados: Bologna 2x3 Lazio, Livorno 0x2 Udinese e Siena 3x2 Bari.

Campeonato Alemão

Mesmo tropeçando, o Bayern de Munique segue líder. Os bávaros ficaram no 1 a 1 com o Leverkusen, e poderiam perder o primeiro lugar para o Schalke, mas os Azuis Reais foram surpreendidos pelo Hannover e perderam por 4 a 2. O Dortmund, 4º colocado, perdeu por 1 a 0 para o Mainz, e agora tem na cola o Werder Bremen, que goleou o Freiburg por 4 a 0. Em perseguição ao Werder aparece o Hamburgo, que quer a qualquer custo recuperar o quinto lugar. O HSV venceu o Bochum por 2 a 1, no finalzinho. Outros resultados: Nürnberg 0x2 Wolfsburg, Hertha Berlim 0x1 Stuttgart, M’Gladbach 2x0 Frankfurt e Hoffenheim 0x2 Colônia.

Campeonato Francês

A briga pelo título da Ligue 1 segue emocionante. O Marseille manteve a ponta ao golear o Nice por 4 a 1, e abriu dois pontos de vantagem para o novo vice-líder, o Auxerre, que venceu o Nancy por 1 a 0 fora de casa. O Lyon, em casa, tropeçou no Lille, empatando em 1 a 1, mas por sorte, não foi tropeçado pelo Montpellier, que ficou no 2 a 2 com o Le Mans. No clássico da rodada, o PSG derrotou o Bordeaux por 3 a 1, enquanto o Toulouse rebaixou o Grenoble com uma sonora goleada por 4 a 0. Outros resultados: Lens 3x0 Boulogne, Monaco 2x1 Valenciennes, Sochaux 0x2 Saint-Etienne e Lorient 1x1 Rennes.

Campeonatos Estaduais

Share |

Por Gabriel Seixas

Vários estaduais estão em fases decisivas, e foram eles que movimentaram o futebol brasileiro nesse fim de semana. No Rio, o Botafogo derrotou o Fluminense por 3 a 2 e agora encara o Flamengo na final da Taça Rio, este que venceu o Vasco por 2 a 1. Caso o Botafogo conquiste o 2º turno, já garante antecipadamente o título do estadual, pois também venceu a Taça Guanabara.

Em São Paulo, o Santos largou na frente do São Paulo com uma vitória em pleno Morumbi por 3 a 2. O gol da vitória do Peixe foi do zagueiro Durval, de cabeça. Outro visitante que se deu bem foi o Santo André, que foi até Prudente e venceu o Grêmio Prudente por 2 a 1, quebrando a invencibilidade do ex-Barueri com o novo nome.

No Campeonato Mineiro, o Cruzeiro só empatou sem gols com o Ipatinga, fora de casa, e precisa apenas de um empate no jogo da volta para ir à final. Quem venceu foi o rival Atlético, que fez 2 a 1 no Democrata, gols de Diego Tardelli e Renan Oliveira. No Gauchão, a final do 2º turno será entre Internacional e Pelotas. O primeiro venceu o Ypiranga por 2 a 0, com dois gols de Walter, enquanto o segundo venceu o São José nos pênaltis por 4 a 2, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.

No octogonal do Paranaense, Coritiba e Atlético venceram e seguem brigando pelo título. O Coxa fez 2 a 0 no Operário, enquanto o Atlético, com time misto, bateu o Paranavaí por 1 a 0. O Iraty garantiu vaga na Série D ao vencer o Corinthians por 1 a 0, enquanto o Paraná bateu o Cascavel também por 1 a 0.

Em Santa Catarina, o Avaí bateu o Brusque no sábado por 4 a 3, e duelará contra o Figueirense na final do 2º turno. O Figueira empatou em 0 a 0 com o Joinville, e como jogava pelo empate, pois tem melhor campanha, classificou-se. Em Goiás, os dois maiores times do estado atualmente, Goiás e Atlético, empataram sem gols em uma semifinal, enquanto na outra, o Santa Helena venceu o Vila Nova na capital Goiânia por 3 a 1, e está muito próximo da final.

Na Bahia, nos jogos de ida das semifinais, dois empates: o Bahia empatou com o xará de Feira sem gols, enquanto o Vitória ficou no 2 a 2 com o Camaçari, após estar perdendo de 2 a 0. No Cearense, o Ceará goleou o Crato por 4 a 0, com direito a dois gols de Erick Flores, e enfrentará na final do 2º turno o Guarany de Sobral, que bateu o Horizonte por 2 a 1.

Pra fechar, em Pernambuco, o líder Sport rebaixou o Sete de Setembro com uma vitória por 1 a 0. Já o Náutico praticamente assegurou a vice-liderança ao golear o Porto por 3 a 0, pois o Santa Cruz não passou de um 2 a 2 com o Araripina. Na briga pelo 4º lugar, a Cabense foi derrotada pelo Salgueiro por 3 a 0, e quem vencer no confronto de amanhã entre Central e Ypiranga, empata em número de pontos com a Cabense. Brigando contra o rebaixamento, o Vera Cruz goleou o Vitória por 4 a 1, com quatro gols de Gilberto.