segunda-feira, 10 de maio de 2010

Giro pela Europa – 10/05/10

Share |


Por Leonardo Martins e Gabriel Seixas


Campeonato Inglês

A Premier League teve ontem sua última rodada disputada e um campeão saiu. O Chelsea, que precisava de uma vitória em casa sobre o Wigan, conquistou o seu 4º título inglês e para fechar o show de gols dos Blues na temporada, mais uma goleada arrasadora, 8 a 0 no Wigan. Com mais uma goleada, o time azul se tornou o melhor ataque da história com 103 gols marcados em 38 jogos e teve o artilheiro Drogba com 29 gols. O marfinense, no jogo de ontem, fez 3 gols. O título coroou uma bela temporada do Chelsea.

Outra equipe que brigava pelo título, o Manchester United, fez sua parte e goleou o Stoke por 4 a 0, mas o sonho do inédito tetracampeonato ficou longe com a goleada londrina. O mesmo placar ocorreu na vitória do 3° colocado Arsenal sobre o Fulham. O 4° colocado Tottenham perdeu para o rebaixado Burnley por 4 a 2. O Liverpool terminou sua campanha melancólica nesta temporada ao empatar com outro rebaixado, o Hull, sem gols. Outros resultados: West Ham 1x1 Manchester City, Everton 1x0 Portsmouth, Bolton 2x1 Birmingham, Aston Villa 0x1 Blackburn e Wolves 2x1 Sunderland.

Classificação final

1° Chelsea – 86
2° Manchester United – 85
3° Arsenal – 75
4° Tottenham – 70
5° Manchester City – 67
6° Aston Villa – 64
7° Liverpool – 63
8° Everton – 61
9° Birmingham – 50 (-9SG)
10° Blackburn – 50 (-14SG)
11° Stoke – 47
12° Fulham – 46
13° Sunderland – 44
14° Bolton – 39
15° Wolves – 38
16° Wigan – 36
17° West Ham – 35
18° Burnley – 30 (-40SG)
19° Hull – 30 (-41)
20° Portsmouth – 19

Classificados para a Liga dos Campeões
Classificados para Europa League
Rebaixados

Campeonato Espanhol

Na Espanha tudo ficou para a última rodada. O Barça chega na frente após a vitória sobre o Sevilla por 3 a 2, mas só depende de uma vitória na última rodada para ficar com o bicampeonato. O rival Real manteve a chance de título com a vitória sobre o Athletic Bilbao por 5 a 1, e depende de um tropeço catalão para ficar com o título e salvar a temporada. O terceiro colocado, Valencia, já na Champions, foi derrotado pelo Villareal. Outra briga boa na última rodada vai ser pela última vaga na UCL entre o, já citado, Sevilla e o Mallorca, que perdeu a chance de passar o rival com a derrota para o La Coruña por 1 a 0. finalista da Europa League, o Atlético de Madrid empatou em um gol com o Sporting Gijón. Outros resultados: Espanyol 2x1 Osasuna, Valladolid 2x1 Racing, Tenerife 2x2 Almería, Xerez 3x2 Zaragoza e Getafe 2x1 Malaga.

Campeonato Italiano

Em busca do pentacampeonato italiano, a Internazionale derrotou o Chievo por 4 a 3, e só precisa de uma vitória na última rodada, contra o Siena, para conquistar o título. A Roma continua na briga ao vencer o Cagliari de virada por 2 a 1, com dois gols de Totti. O Milan, em 3º e já garantido na Champions League, perdeu do Genoa por 1 a 0. No confronto direto pelo quarto lugar, a Sampdoria empatou fora de casa com o Palermo em 1 a 1 e manteve o posto. Na parte de baixo da tabela, a Atalanta se juntou ao Siena e Livorno como rebaixados, ao perder por 2 a 0 para o Napoli. Outros resultados: Bologna 1x1 Catania, Fiorentina 1x1 Siena, Udinese 3x3 Bari, Juventus 2x3 Parma e Livorno 1x2 Lazio.

Campeonato Alemão

Neste sábado, o Bayern garantiu o título da Bundesliga, ao vencer o Hertha Berlim por 3 a 1. Robben, com dois gols, e Olic marcaram os gols do título. O Schalke, vice-campeão e que tinha chances de título, empatou sem gols com o Mainz. A terceira vaga alemã para a Champions League ficou com o Werder Bremen, que empatou com o Hamburgo em 1 a 1, e aproveitou os tropeços de Leverkusen (1 a 1 com o M’Gladbach) e Dortmund (derrota por 3 a 1 para o Freiburg). Além do Hertha Berlim, o outro relegado para a segunda divisão é o Bochum, derrotado em casa para o Hannover por 3 a 0. O Nürnberg jogará um playoff contra o Augsburg, 3º colocado da segunda divisão, para lutar por uma vaga na próxima Bundesliga, mesmo com a vitória por 1 a 0 sobre o Colônia. Outros resultados: Hoffenheim 1x1 Stuttgart e Wolfsburg 3x1 Frankfurt.

Campeonato Francês

Campeão antecipado na França, o Marseille se deu ao luxo de perder para o vice-líder Lille por 3 a 2, de virada. O Auxerre, em 3º lugar, perdeu pontos importantes ao empatar sem gols com o Lens. O Lyon, também brigando por uma vaga na Champions, só empatou com o Valenciennes em 2 a 2. O Bordeaux iniciou uma modesta recuperação na temporada ao vencer o Sochaux por 2 a 0, mas continua em 6º, atrás do Montpellier, que venceu o Lorient por 2 a 1. Com gol do ótimo atacante Gignac, que deve ir à Copa do Mundo, o Toulouse bateu o Saint-Etienne por 1 a 0. Outros resultados: Grenoble 2x0 Boulogne, Le Mans 1x0 PSG, Monaco 2x1 Nancy e Rennes 2x2 Nice.

Ceará vence Fluminense em seu retorno à Série A

Share |

Por Gabriel Seixas

- Para completar o péssimo início dos cariocas no Campeonato Brasileiro, o Fluminense foi até o estádio Castelão visitar o Ceará e seu mal: perdeu por 1 a 0, gol do ídolo do Vozão, Geraldo, cobrando pênalti.

- Muricy Ramalho, que ainda não venceu no comando do Fluminense, apostou mais uma vez em uma escalação diferente. As novidades da vez foram Cássio na zaga, Júnior César de volta à lateral-esquerda e Willians no ataque, no lugar de Wellington Silva. Com dois meias ofensivos e dois atacantes, o Flu não só conseguiu ter um péssimo desempenho ofensivo, como deu muitos espaços na defesa.

- Com um time mais incorporado, com apenas Misael na frente – municiado por Geraldo e Erick Flores – o Ceará não demorou para tomar o controle do jogo. Aos 21 minutos, criou uma ótima chance, quando Misael completou um cruzamento de Geraldo pra fora.

- O Fluminense tentou equilibrar o jogo, e até conseguiu, através da qualidade de Conca, o jogador que faz a diferença no time. Aos 22, ele tentou encobrir o goleiro Diego e mandou por cima, e três minutos depois, serviu André Lima, que tentou o chute, mas perdeu.

- Empurrado pela torcida, que festejava a volta do Ceará à primeira divisão depois de 17 anos, o Ceará logo se reencontrou no jogo, passando a dar prioridade aos contra-ataques. O 4-2-3-1 dos donos da casa envolveu bastante os cariocas, e o gol naturalmente saiu aos 33 minutos. Geraldo recebeu na área e foi derrubado por Cássio, que levou cartão vermelho. Na cobrança, o próprio Geraldo foi pra bola, mas o goleiro Rafael defendeu. Só que o bandeirinha Edimilson Corona alegou que o goleiro do Flu se adiantou na cobrança, e mandou voltar.

- Dessa vez, Geraldo não perdoou. Marcou seu 8º gol na temporada, e pelo tempo que chegou ao clube, tem uma ótima média de gols. Enquanto o Ceará comemorava, o Fluminense tinha mais problemas para resolver: Gum, contundido, deu lugar a Leandro Euzébio na zaga.

- Na etapa final, Muricy mexeu mais uma vez, colocando o volante Everton na vaga de Willians, mudando o esquema para 3-3-2-1. O tricolor carioca até melhorou no jogo, mas não conseguiu criar chances claras de empatar o jogo, pelo menos até o volante Heleno, do Ceará, ser expulso.

- Já com Wellington Silva no lugar de Júnior César, o Fluminense poderia ter empatado nos acréscimos, mas André Lima (pior em campo), de frente para o goleiro Diego, perdeu o gol. Vitória justa do Ceará, que inicia com estilo seu retorno à Série A. Valeu o desempenho da equipe que é mais entrosada e demonstrou mais vontade de vencer.

Flamengo e São Paulo empatam no Maracanã com times mistos

Share |

Por Gabriel Seixas

- Rogério Lourenço e Ricardo Gomes, treinadores de Flamengo e São Paulo, respectivamente, deixaram muito bem suas pretensões para o início do Campeonato Brasileiro: um plano secundário temporário, até que as equipes deixem a disputa da Copa Libertadores. Isso ficou evidenciado com os times mistos que foram a campo, mas apesar das ausências de alguns bons jogadores por parte das equipes, o jogo foi animado e terminou empatado em 1 a 1.

- Pelo Flamengo, Rogério Lourenço poupou cinco titulares, todos importantíssimos: Léo Moura, Willians, Maldonado, Vagner Love e Adriano. Dentre as ‘caras novas’, destaque para os retornos de Fernando e Kleberson (que sonha com a Copa do Mundo), ambos brigando para recuperar uma vaga no time titular, as presenças dos criticados Everton Silva e Denis Marques, e claro, o sérvio Petkovic como titular, o que não acontecia há muito tempo.

- Do lado paulista, o número de titulares em campo foi ainda menor: apenas Rogério Ceni, Miranda, Jean e Richalyson presentes. Mas não há como subestimar um time quase todo reserva com jogadores do nível de Leo Lima, Cleber Santana, Marcelinho Paraíba e Washington.

- O jogo foi disputado no primeiro tempo, com boas chances de gol para ambos os times. Jogando fora de posição, Petkovic rendeu pouco pelo Fla, mas acertou uma cobrança de falta perigosa aos 20 minutos. Também em cobrança de falta, o São Paulo respondeu nove minutos depois com ainda mais perigo: Rogério Ceni mandou no pé da trave do goleiro Bruno.

- Sem inspiração na frente, o Flamengo chegava apenas em jogadas esporádicas, e mesmo assim tinha mais ímpeto ofensivo que o São Paulo. Os rubro-negros perderam duas boas chances de abrir o placar: uma com Denis Marques, que dentro da pequena área, cabeceou por cima do gol, e outra com Kleberson, que recebeu passe de Juan, dominou e bateu de perna esquerda, mas a bola foi pra fora.

- Se o Fla perdeu grandes chances de sair na frente, o São Paulo não teve perdão do adversário aos 45 minutos. Marcelinho Paraíba cruzou rasteiro da esquerda, e Washington, de carrinho, sem goleiro, completou pro gol. Foi o 118º gol dele em Campeonatos Brasileiros.

- Na etapa final, com Michael no lugar de Fernando, o Flamengo voltou mais ligado. A entrada de Michael surtiu efeito direto logo aos seis minutos, quando o meia fez um lançamento de longa distância para Denis Marques, que invadiu pelo lado direito, e dentro da área, teve calma para deslocar Rogério Ceni e empatar o jogo.

- A pressão rubro-negra continuou. Petkovic quase marcou um gol olímpico aos 18 minutos, mas mandou a bola no travessão. Três minutos depois, foi o São Paulo que perdeu boa chance, com Washington, dentro da área, sozinho, que chutou pra fora.

- Kleberson perdeu chance parecida aos 30, quando também estava sem marcação. Aos 44 minutos, na última oportunidade do Fla no jogo, Everton Silva escorou cobrança de falta de Juan pra fora, sozinho. Mas não foi a última oportunidade clara de gol do jogo. Nos minutos finais, Washington cruzou da direita e Marlos completou pro gol. Quando a bola ia entrando, para explodir a torcida do São Paulo, o zagueiro rubro-negro David tirou a bola em cima da linha, confortando o pequeno público no Maracanã.

- O fato é que o resultado de hoje não tem influência alguma para a disputa da Libertadores, nesta quarta-feira. O Flamengo recebe a Universidad do Chile, no Maracanã, enquanto o São Paulo também joga em casa, mas contra o Cruzeiro.