sábado, 15 de maio de 2010

Série B - 2ª rodada

Share |

Por Gabriel Seixas

Ao final da 2ª rodada da Série B, apenas três times seguem com 100% de aproveitamento: Náutico, Bahia e Figueirense. Pelo saldo de gols, quem lidera a competição é o Náutico: o Timbu visitou o Duque de Caxias e venceu por 2 a 1, com gols do estreante Evando e de Geílson. Outro nordestino que soma seis pontos é o Bahia, que também jogou fora de casa, e também venceu: 2 a 1 no Ipatinga. E foi de virada. Luizinho colocou o Ipatinga na frente, mas Rodrigo Gral e Rogerinho deram a vitória aos baianos nos dez minutos finais.

O Bahia está empatado em todos os critérios de desempate com o Figueirense, que na sexta-feira, venceu a Portuguesa por 2 a 1. João Felipe e Roberto Firmino, este último a grande joia dos catarinenses, marcaram os gols da vitória. Também na sexta, o Coritiba recebeu o América-MG e empatou em 1 a 1, seguindo assim sem vencer na competição. Rafinha marcou para o Coxa, porém Jandson empatou.

Além de Duque de Caxias e Ipatinga, o Icasa é a outra equipe que ainda não somou pontos até aqui. Os cearenses visitaram o Vila Nova e foram derrotados por 1 a 0, gol de Joãozinho. Quem também decepciona é o atual campeão pernambucano Sport, que diante do Brasiliense, em casa, suou para arrancar um empate em 1 a 1. O surpreendente Guará está no G-4, em 4º lugar com 4 pontos.

Neste sábado, dois paulistas saíram de campo como vencedores: a Ponte Preta, que derrotou o Paraná por 1 a 0, e o Bragantino, que bateu o ASA de Arapiraca por 2 a 1. O São Caetano não teve a mesma sorte, e sofreu para empatar com o América-RN em 3 a 3. Luciano Henrique, aos 46 minutos, fez o gol de empate do Azulão. Detalhe: todos os gols do América foram marcados pelo artilheiro Eraldo, destaque do Democrata no Campeonato Mineiro.

Completando a rodada, em jogo disputado na terça-feira, o Santo André não passou de um empate em 1 a 1 com o Brasiliense, em casa. O vice-campeão paulista dá demonstrações de abalo as perdas de jogadores importantes após o Paulistão, como Cesinha, Carlinhos, Branquinho, Bruno Cesar e Rodriguinho, por exemplo.

Sob forte chuva, Vitória e Flamengo empatam no Barradão

Share |

Por Gabriel Seixas

- Em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, Vitória e Flamengo se enfrentaram em Salvador e empataram em 1 a 1. O Fla começou na frente, com um gol relâmpago de Vagner Love, mas aos 40 minutos da etapa final, Elkeson, cobrando falta, marcou para os baianos. Ambos os times ainda não venceram no Brasileirão.

- O técnico do Vitória, Ricardo Silva, decidiu poupar jogadores para o jogo da volta das semifinais da Copa do Brasil, contra o Atlético Goianiense, nesta quarta-feira. Pelo lado do Flamengo, Rogério Lourenço optou por mandar a campo todos os titulares, mesmo com o jogo de volta das quartas-de-final da Libertadores, contra a Universidad de Chile,

- Enquanto o gramado ainda permitia uma certa correria e alguns toques de bola, o Flamengo fez uma blitz pra cima do Vitória. A pressão deu resultado, já que o gol saiu logo aos dois minutos. Adriano recebeu pela esquerda, cruzou, e o goleiro Vinicius saiu atabalhoado do gol para dar um soco na bola. O que o arqueiro do Vitória não contava é que a bola fosse bater em Vagner Love, e morrer no fundo das redes.

- A partir daí, a bola parou de rolar. O jogo começou a ficar muito truncado, com muitos erros de passes e chutões pra frente, e poucas finalizações. Um cenário parecido com o confronto entre Flamengo e Corinthians no Maracanã, pelas oitavas-de-final da Libertadores. Controlar a bola era praticamente impossível.

- Desentrosado, o mistão do Vitória parecia perdido em campo. Assustou aos 32, numa cabeçada de Uelliton, mas quase sofreu o segundo gol no minuto seguinte, quando Vagner Love fez jogada individual, driblou um zagueiro e bateu pro gol, rente a trave de Vinicius.

- Só que no segundo tempo os baianos voltaram mais ligados para o jogo. Não contaram com a ajuda do gramado, que ficava ainda mais impraticável à medida que a chuva caía no Barradão, mas ainda assim criaram algumas oportunidades. Aos oito minutos, Uelliton recebeu cruzamento e desviou de cabeça, rente a trave de Bruno.

- Com Lenilson e Kleiton nos lugares de Uelliton e Neto Berola, o time ficou relativamente mais criativo, no esquema 4-2-3-1, com Júnior isolado na frente. O zagueiro Gabriel, que entrou no intervalo, quase empata o jogo, mas o chute “apenas” tirou tinta da trave de Bruno.

- O Flamengo estava absolutamente desligado da partida. Kleberson, recém-convocado para a Copa do Mundo, pouco (pra não dizer nada) fez na partida, assim como Michael, que ganhou uma nova oportunidade no time titular, e foi substituído pelo inoperante Fierro, que está na lista dos pré-convocados para o Chile.

- O Império do Amor estava isolado. Adriano jogou muito recuado, mas ao menos demonstrou vontade. Vagner Love, visivelmente desgastado, foi inexplicavelmente substituído por Petkovic aos 29 minutos. Explico: as características do sérvio (no caso, controle e toque de bola) dificilmente seriam exercidas num campo absolutamente encharcado. Mas Rogério Lourenço cedeu à pressão da torcida, que pedia por Pet desde o início da etapa final.

- Com isso, o Vitória cresceu no jogo. Os baianos já goleavam em alguns scouts, como nos escanteios a favor (14 a 3), mas para fazer justiça ao placar, mereciam um gol, que veio aos 40 minutos. Elkeson bateu falta da entrada da área com força e categoria, no ângulo de Bruno, que ainda tocou na bola, mas não evitou o gol.

- O Flamengo ainda criou uma última oportunidade nos acréscimos, com Petkovic, que desperdiçou uma oportunidade claríssima de gol. O placar fez justiça ao que foi o jogo: o Vitória, mesmo com um time reserva, superou suas limitações e foi em busca do placar. Já o Fla se limitou a covardia, explícita no esquema tático montado por Rogério Lourenço no fim do jogo, com quatro volantes, e poderia muito bem ter saído de campo derrotado.

Gremio Prudente goleia o Galo

Share |

Por Leonardo Martins


Na abertura da segunda rodada do Brasileirão, o Grêmio Prudente, vindo de uma goleada ao perder para o Avaí, recebeu o Atlético-MG em Presidente Prudente. Com um primeiro tempo impecável, o Prudente goleia o time mineiro por 4 a 0 e se recupera na competição.

O Atlético começou o jogo com 3 zagueiros, mas o Prudente foi surpreendente com esta defesa. Logo no segundo minuto, a goleada começara a se desenhar. João Vitor deu ótimo passe para Araújo tocar na saída de Aranha. 1 a 0 e o show de horrores da defesa atleticana só estava começando.

Os alvinegros estavam desligados na defesa, mas estavam bem no ataque. Jairo Campos apareceu na área e cabeceou para a defesa de Márcio. Mas os prudentinos voltaram a ser eficientes. Escanteio cobrado e Flavinho se antecipou a zaga para desviar de cabeça e fazer o segundo, aos 16

Com dois a zero contra, o Galo substituiu pela primeira vez, Ricardinho entrou no lugar do zagueiro Benítez, voltando aos dois zagueiros. O jogo deu uma acalmada e só voltou a se animar com um pênalti. Aos 41, Marcelo Oliveira foi derrubado por Jairo Campos, pênalti marcado. Na cobrança, Henrique Dias bateu bem e fez o terceiro dos paulistas. No último lance da etapa, nova falha da defesa mineira e o Grêmio fez o quarto. Diego aproveitou nova cobrança de escanteio e colocou a bola no fundo das redes.

Na volta do intervalo, Luxemburgo fez duas modificações. Leandro e Evandro entraram nos lugares de Júnior e Correa. O meia entrou querendo jogo, mas não teve competência para finalizar, as 3 chances foram nas mãos de Márcio, que fez defesas difíceis durante todo o jogo.

Márcio, que depois foi substituído por Giovanni, foi um dos destaques da goleada e a garantiu. O Galo tinha dificuldades para penetrar a defesa do time mandante e o Prudente jogava só nos contra-ataques e quase marcou o quinto no chute de Marcelo Oliveira. No mais, restou ao Prudente passar o tempo e consumar a goleada reabilitadora.

O Grêmio Prudente volta a campo no Maracanã quando enfrenta o Flamengo e o Galo recebe, na próxima rodada, o seu xará do Paraná em Belo Horizonte.

Curtinha

- O Fluminense se reabilitou da derrota na estreia e venceu com dificuldades o Atlético-GO no Maracanã pelo placar mínimo. Foi a primeira vitória de Muricy Ramalho no comando da equipe tricolor. O gol foi marcado pelo armador Marquinho na segunda etapa