sábado, 19 de junho de 2010

Gana e Austrália empatam

Share |

Por Leonardo Martins


Fechando o Grupo D, em Rustemburgo, Gana e Austrália se enfrentaram querendo vencer e melhorar sua situação no grupo, mas o empate em 1 a 1 complicou a situação de ambas equipes.

O jogo começou com muito equilíbrio e as equipes se estudando, mas foram os oceânicos que abriram o placar. Aos 11, Bresciano soltou a bomba em cobrança de falta, Kingson falhou e Holman aproveitou o rebote com perfeição. 1 a 0.

Depois do gol, os africanos saíram em busca do empate e apresentou um volume de jogo maior, o empate veio em um lance que parecia mudar os rumos da partida. Aos 25, Ayew fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para o zagueiro Mensah chutar, seria gol se não fosse Kewell, craque do time, colocar a mão na bola salvando o gol, mas como ele não é goleiro, expulsão e pênalti marcado. Na cobrança, Gyan cobrou bem e empatou o jogo, com direito a dancinha.

Ainda no primeiro tempo, Gana ainda teve duas chances de virar o jogo com Tagoe, que chutou com perigo ao lado do gol, e Boateng, que exigiu boa defesa de Schwarzer.

No segundo tempo, Gana diminuiu a pressão e permitiu à Austrália, mesmo com um a menos, atacar. Aos 21, Wilkshire cruzou para Chipperfield cabecear com perigo. Mas os ganeses voltaram a pressão com Gyan que aproveitou passe de Boateng, mas a bola subiu na finalização.

Aos 28, Wilkshire apareceu livre e chutou para a defesa de Kingson, no rebote, Kennedy pegou mal e facilitou a vida do goleiro ganes. Depois disto, as duas equipes não fizeram muita coisa, só Gyan chutou de longe e Schwarzer defendeu. O empate veio e tudo será definido na última rodada.

Classificação

1° Gana – 4pts
2° Alemanha – 3pts (3SG)
3° Sérvia – 3pts (0SG)
4° Austrália – 1pt

Holanda vence o Japão

Share |

Por Leonardo Martins


Abrindo mais um dia da Copa do Mundo, a favorita Holanda enfrentou o Japão em Durban. Em um jogo de muita marcação, a Laranja foi mais eficiente e conseguiu a vitória sobre os japoneses por 1 a 0, praticamente garantindo a classificação à próxima fase.

Ainda sem Robben, os holandeses repetiram o time que venceu a Dinamarca. Já o Japão, também repetiu o time que derrotou Camarões e impôs uma marcação eficiente aos europeus, o que dificultava o jogo de Sneijder e van Persie, principais jogadores holandeses

Por isso, o jogo foi sem emoção na primeira etapa. A Holanda chegou em um chute de Sneijder e uma bicicleta de Kuyt. Mas quem era mais perigoso, eram os japoneses. Nagatomo chutou cruzado para fora, Honda cabeceou com perigo e Matsui, de voleio, exigiu ótima defesa de Stelenkeburg. O primeiro tempo terminou sem muita emoção.

O vestiário acordou os holandeses que na segunda etapa impuseram um ritmo forte e a pressão holandesa começou. Van der Vaart achou van Persie, mas o atacante chutou longe do gol. Mas aos oito, não teve como e o gol holandês veio. Sneijder pegou chute de longe e o goleiro japonês se atrapalhou com a Jabulani e a colocou para dentro do gol. 1 a 0 e felicidade holandesa.

O gol animou a equipe nipônica e Okubo tentou em dois chutes de longe, mas que passaram fora do gol. A Holanda não apresentava um bom futebol e não chegava ao gol japonês. Nem com a entrada de Elia no lugar de van der Vaart melhorou o futebol holandês e o Japão não tinha fôlego para empatar o jogo e a vitória holandesa foi confirmada e a classificação poderá vir ainda neste sábado se o jogo entre Dinamarca e Camarões terminar empatado.

Inglaterra decepciona de novo

Share |

A sexta foi o dia das zebras na África do Sul, na Cidade do Cabo, a Inglaterra enfrentou a Argélia e fez um péssimo jogo novamente. O empate sem gols colocou a vaga inglesa ameaçada.

Os primeiros minutos foram mornos, os dois times trocavam passes no meio-campo e não criavam chances para marcar. Mas, dos 10 aos 20 minutos, os argelinos adiantaram a marcação e preocuparam a defesa rival a partir do momento em que dominaram a posse de bola no campo ofensivo.


A Inglaterra acordou aos 32 minutos da etapa inicial, quando Lampard pegou corte parcial da defesa e chutou, de dentro da área, nas mãos de Mbolhi. A resposta da Argélia foi em um rápido contragolpe no minuto seguinte: Ziani passou pela zaga e acertou um perigoso arremate de fora da área.


A equipe argelina passou a jogar atrás da linha do meio-campo, dificultando a penetração adversária. Com o equilíbrio das ações, o primeiro tempo ficou empatado sem gols. Resultado parcial ruim para as duas seleções, que viam Eslovênia e Estados Unidos com as duas primeiras posições da chave.


O primeiro lance mais claro de movimentar o placar aconteceu somente aos 25 minutos da etapa complementar. Heskey entrou na área, recebeu bom passe de Gerrard em diagonal e bateu cruzado. A bola poderia ter entrado direto, mas ainda desviou em Halliche e quase encobriu Mbolhi.


No final do segundo tempo, Fabio Capello desistiu de alternativas táticas. Aos 38 minutos, o técnico colocou Crouch no lugar de Barry para tentar levar a Inglaterra à vitória por meio do jogo aéreo. Não funcionou: o atacante mal encostou na bola, e o apito final decretou o segundo empate inglês.

E foi só, agora a Inglaterra precisa de uma vitória contra a surpresa Eslovênia, na última rodada, e até os Argelinos tem chances de passar, mas precisam vencer os americanos.

Classificação

1° Eslovênia – 4pts
2° Estados Unidos – 2pts (0SG e 3GM)
3° Inglaterra – 2pts (0SG e 1GM)
4° Argélia – 1pts