terça-feira, 13 de julho de 2010

Volta o Brasileirão

Share |

Por Leonardo Martins


Depois das emoções da Copa do Mundo na África do Sul, as atenções do futebol brasileiro voltam-se para o Brasileirão, que retoma a sua disputa neste meio de semana. Durante a parada para o Mundial, os clubes se movimentaram e trouxeram reforços, mas também aconteceram amistosos. O Esporte É Vida traz um resumo de tudo.

A grande contratação do período da Copa foi a volta de Luiz Felipe Scolari ao Palmeiras. Felipão volta ao clube após 10 anos com o intuito de repetir o sucesso obtido de 1997 a 2000, onde conquistou vários títulos, inclusive a Libertadores. Apesar de estar contratado desde junho, o treinador só começa a dirigir o time esta semana, pois Scolari estava comentando a Copa por um canal sul-africano. Mas o seu eterno fiel escudeiro, Flávio Murtosa, começou a treinar o time como Felipão quer. Outra volta comemorada pelo torcedor palmeirense foi a de Kleber após um ano e meio no Cruzeiro. O camisa 30 volta para tentar solucionar o problema do ataque, mas ainda falta o camisa 9, que na volta, será ocupada por Tadeu, adquirido junto ao Prudente. O Palmeiras disputou um amistoso contra o Boca Juniors, a partida simbolizou o encerramento do velho Palestra Itália, mas a festa armada foi um pouco manchada pela derrota por 2 a 0.

O líder do Brasileirão, o Corinthians, espera manter o inicio bom no brasileirão, o Clube foi um dos que menos mudaram na parada, só contratou o experiente goleiro Bobadilla, paraguaio que disputou algumas copas pela equipe Guarani. O Timão perdeu o torneio de Londrina para o Atlético-PR, mas ganhou do Operário em Campo Grande por 6 a 0. Ainda em São Paulo, o Tricolor só pensa na semifinal da Libertadores contra o Internacional, por isto, o clube não se movimentou muito neste período, não houve nenhuma grande contratação e ainda perdeu o lateral Cicinho, cujo empréstimo não foi renovado junto a Roma. No período, o time só disputou um jogo-treino contra o Paulista no qual venceu por 1 a 0.

Na Vila Belmiro, os Meninos da Vila, sensação do futebol brasileiro no 1º semestre, se movimentaram pouco e ainda sofreram assédio de clubes europeus. O menos badalado do quarteto de frente, André, vai ser o primeiro a ir embora, foi vendido ao Dínamo Kiev, mas continua até o jogo final da Copa do Brasil, assim como Robinho, mas a diretoria luta para renovar o empréstimo do “Rei das Pedaladas”. Mas para o lugar de André, o Santos trouxe, também por empréstimo, Keirrison, artilheiro do Brasileiro em 2008. Neymar e Ganso continuam até surgir uma proposta ótima da Europa. O Peixe disputou um amistoso, fez 3 a 0 na Ferroviária de Araraquara.

O Fato que estarreceu, não só o esporte brasileiro, mas toda a população, foi o envolvimento do Goleiro Bruno, ex-Flamengo, no assassinato da sua ex-amante, a modelo Eliza Samúdio. O caso em si, acho desnecessário falar aqui, pois todo mundo já sabe. Mas a carreira do capitão do Flamengo ficou manchada e o clube suspendeu o contrato do jogador, que está preso em Contagem na Região Metropolitana de BH. A boa notícia deste período na Gávea foi a chegada do maior ídolo do clube, Zico, para ser diretor de futebol, mas além de Bruno, o time perdeu Adriano que foi para a Roma e Vagner Love que voltou a Rússia. Para o gol chegou o desconhecido Vinicius, oriundo do Duque de Caxias e para o ataque, veio o colombiano Borja e Val Baiano, destaque do Barueri no inicio do Brasileiro passado. Sem as estrelas, cabe a Petkovic comandar o time em campo.

Nos rivais Botafogo e Fluminense, a parada não teve grandes mudanças. No Flu, Muricy Ramalho espera manter o bom inicio de Campeonato, onde a equipe ocupa a terceira colocação, mas contratou o ex-flamenguista Emerson, que chega para dividir o ataque com Fred. Já o Bota, o clube recontratou o atacante Jóbson, destaque na campanha do ano passado e que ficou suspenso por dopping.

O outro clube carioca, o Vasco, foi envolvido numa troca de técnico. Celso Roth trocou o Rio por Porto Alegre e treinar o Inter, semifinalista da Libertadores. O time Cruz-maltino foi ao Ceará e pegou o treinador vice-lider do Campeonato, PC Gusmão. A meta do novo treinador é tirar o Vasco da incômoda zona de rebaixamento e o clube ainda trouxe de volta o meia Felipe de boas passagens no próprio Vasco e nos rivais Flamengo e Fluminense. O Vasco ganhou a Copa da Hora em Florianópolis, em um torneio disputado contra Grêmio, Avaí e Coritiba.

O já citado Inter se movimentou bastante, além de Celso Roth, o Colorado repatriou Rafael Sóbis e Tinga, jogadores fundamentais na campanha do título da Libertadores em 2006, conseguirão repetir o feito? Alem destes dois, o Inter repatriou o goleiro Rennan, de grande sucesso pelo clube. Mas o clube vai perder um grande jogador após a disputa da competição sul-americana, Sandro, que já foi vendido ao Tottenham da Inglaterra. Entre os amistosos, destaca-se o disputado contra o Peñarol, mas o time ficou no empate por 1 a 1. O rival Grêmio, teve poucas mudanças, e ainda dependem bastante da dupla Borges e Jonas para fazer os gols.

Os clubes mineiros se movimentaram bastante na parada para o Mundial. O Cruzeiro teve troca de treinadores, saiu Adilson Batista após 2 anos e meio no comando técnico e entrou Cuca. Além de Cuca, o time azul trouxe bons reforços casos de Robert (ex-palmeiras), Rômulo (ex-Santo André) e Everton (ex-Flu), mas o destaque ficou por conta da contratação do argentino Montillo, destaque da Universidad do Chile na Libertadores, mas o meia só vai estrear quando o time chileno sair da Libertadores. A Raposa viajou para dois amistosos nos EUA e ganhou os dois, 4 a 2 contra o Red Bull New York, e 3 a 0 contra o New England Revolution. Além disto, o Cruzeiro realizou um jogo-treino contra o Tupi e venceu por 3 a 0.

Já o Galo, mudou a equipe e contratou bons reforços, casos de Mendez, ex-LDU, e Daniel Carvalho, mas o principal nome contratado foi o meia Diego Souza, destaque do Palmeiras em 2009, mas que saiu por divergências com a torcida. Mas Diego Tardelli, principal nome do time, pode sair a qualquer momento se chegar uma proposta do exterior, como aconteceu com o atacante Muriqui, que foi para a China. O técnico Vanderley Luxemburgo espera tirar o clube da Zona de Rebaixamento. Dentre os jogos disputados, destaca-se o jogo-treino contra o América-MG, em que o time perdeu por 1 a 0 e o amistoso contra o Bragantino, que ficou sem gols.
Troca de técnico no Avaí (sai Péricles Chamusca e entra Antônio Lopes), no Atlético-GO (sai Geninho e entra Roberto Fernandes) e o substituto de PC Gusmão no Ceará é Estevam Soares. Para finalizar, o Prudente, nesta parada, perdeu três pontos por escalar irregularmente o zagueiro Paulão, com isto, o time paulista entrou na zona vermelha no lugar do Atlético-PR.

8ª rodada

Quarta – 14/07
19h30
São Paulo (6º) x Avaí (13º)
Grêmio (12º) x Vitória (14º)
Atlético-PR (16º) x Cruzeiro (11º)

21h
Flamengo (9º) x Botafogo (8º)

21h50
Ceará (2º) x Corinthians (1º)
Goiás (7º) x Vasco (19º)
Guarani (5º) x Internacional (15º)

Quinta – 15/07
21h
Atlético-MG (17º) x Atlético-GO (20º)
Palmeiras (10º) x Santos (4º)
Fluminense (3º) x Prudente (18º)

- Série B volta com muita emoção

A Série B volta nesta terça-feira. Durante a parada para o mundial, os clubes treinaram muito para melhorarem suas posições. Os clubes nordestinos jogaram algumas rodadas do torneio regional, o Nordestão, com suas equipes principais. Destaques de hoje: Icasa x Paraná, Brasiliense x América-MG, Coritiba x Bragantino e Náutico x ASA.

Todos os detalhes do Brasileirão aqui no Esporte é Vida.