sábado, 31 de julho de 2010

São Paulo finalmente ganha no Brasileirão

Share |

Por Leonardo Martins


Depois de um longo jejum sem vitórias no Campeonato Brasileiro, o São Paulo finalmente reencontrou com a vitória na noite deste sábado. Jogando no Morumbi, o Tricolor venceu o Ceará, que está no G-4, por 2 a 1 e deu esperanças para o jogo da quinta na Libertadores.

Surpreendentemente, o técnico Ricardo Gomes só poupou Dagoberto e Fernandão que ficaram no banco, o resto do time estava em campo incluindo Ricardo Oliveira. Já o Ceará queria manter a ótima defesa que só havia levado 4 gols em 11 jogos.

Mas o primeiro tempo foi pobre e sem grandes emoções, o São Paulo era melhor, mas esbarrava na ótima marcação cearense. Já o alvinegro, pouco atacava e só preocupava em segurar o empate.

As chances só vieram aos 6, quando Fernandinho cruzou e Ricardo Oliveira chutou por cima, aos 17, Alex Silva cabeceou e Diego fez grande defesa, e aos 24, quando o atacante dividiu com a zaga e o chute foi para longe. O Ceará só chegou aos 43, mas a zaga cortou o cruzamento de Misael. Vaias para a atuação são-paulina na descida para o intervalo.

Na volta do intervalo, Xandão deixou o campo para a entrada de Fernandão, o que deixou os paulistas mais ofensivos e buscaram o gol. A alteração melhorou o jogo e as chances apareceram. Aos 9, Hernanes chutou e obrigou Diego a fazer grande defesa. Aos 11, foi a vez de Fernandinho exigir boa defesa do 1 alvinegro. Aos 15, Ceni trabalhou no chute de Ernandes.

Mas a pressão são-paulina resultaria em dois gols rápidos por volta dos vinte minutos. Aos 20, Hernanes cobrou escanteio e Fernandão usou sua boa estatura para testar para o gol e vencer Diego. 1 a 0. Dois minutos depois, Dagoberto, que havia entrado no lugar de Fernandinho, lançou Ricardo Oliveira que avançou sozinho e tocou por cima de Diego, um belo gol no segundo. Foi o primeiro gol do atacante na volta ao Morumbi.

Com a vantagem São-paulina, o time tricolor diminuiu o ritmo e Ricardo Oliveira saiu cansado para a entrada de Casimiro. Mas o Ceará foi em busca de reação e conseguiu apenas um gol. Aos 39, Erick Flores fez boa jogada e chutou no canto de Rogério Ceni, mas foi só. Os mandantes quase marcaram o terceiro com Marlos, mas o meia chutou para fora após boa jogada.

O resultado dá um pouco de esperança na virada contra o Inter pelas semifinais da Libertadores, onde o time precisa vencer o Colorado por dois gols de diferença. Já o Ceará volta a campo contra o Atlético-GO em casa.

Curtinha:

- Por falar no Atlético, o Dragão entrou em campo neste sábado para enfrentar o Guarani em Goiânia, mas não passou de um empate em 1 a 1 e o time continua em último lugar. Rodrigo Tiuí abriu o placar para os goianos e Mazola empatou para os bugrinos, os dois gols ainda na primeira etapa.