quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Mais um título para os meninos da Vila

Share |

Por Leonardo Martins

O Santos é o mais novo campeão da Copa do Brasil e garantiu a primeira vaga brasileira a Libertadores. Jogando com a torcida contra num Barradão lotado, mas com a vantagem adquirida na ida (2 a 0), o Peixe soube administrar bem o resultado e, mesmo perdendo para o Vitória por 2 a 1, os Meninos da Vila conquistaram o título.

Foi uma decisão leve, sem o clima tenso de uma decisão, isto foi porque as duas equipes entraram bastante ofensivas, com 4 homens de frente (um armador e três atacantes). O Vitória, precisando de três gols, apostou num ataque pesado com dois homens de área, já o Santos escalou, pela última vez, o quarteto que encantou o Brasil no primeiro semestre, Ganso, Neymar, Robinho e André.

O jogo foi o Rubro-Negro atacando e o Peixe contra-atacando, por isso foi uma decisão leve. Aos 6, Ramon cobrou falta e Rafael fez boa intervenção. Dois minutos depois foi a vez de Júnior e seu cabelo louro aparecer e cabecear rente a trave. Esse inicio foi do time da casa, o Peixe errava muito no campo, mas a sua zaga não permitiu mais avanços do Vitória.

A partir da metade da primeira etapa, o time do litoral paulista equilibrou o jogo e o quarteto apareceu. Aos 29, Ganso achou Robinho que chutou para longe. No minuto seguinte, a jogada se repetiu, mas a zaga cortou. Aos 32, os baianos chegaram a marcar, mas Schwenk estava impedido.

O jogo mudou de lado e o Santos dominou o fim do primeiro tempo e aumentou a vantagem do primeiro jogo. Aos 44, Neymar cruzou para a área e Edu Dracena cabeceou para o gol sem chances para Viáfara. Agora, o Rubro-negro precisava de 4 gols para o título e em 45 minutos.

No segundo tempo, foi tudo ou nada para o Vitória e desespero total em busca dos gols. Conseguiu um gol com o zagueiro Wallace, o mesmo que escreveu uma carta emocionante para a torcida. Aos 12, ele recebeu cruzamento de Ramon e, de voleio, marcou um belo gol, faltavam três gols em 35 minutos.

O gol animou o time baiano, mas viu o Santos conseguir boas chances nas habilidades de seus atacantes. Aos 21, Ganso recebeu de Marquinhos, que havia entrado a poucos minutos, e exigiu ótima defesa do goleiro colombiano. Marquinhos entrou no lugar de André, que fez sua despedida no jogo de ontem (foi para o Dínamo de Kiev). O time baiano fez uma boa chance, mas Renato acertou a trave.

Mas aos 32, a esperança aumentou com mais um gol dos times da casa. Júnior recebeu ótimo passe de Neto Coruja e fez o gol da virada baiana, faltavam 2 gols em 15 minutos. Outra despedida do time Santista foi do capitão Robinho que volta ao Manchester City.

Nos últimos minutos, o Vitória foi para o ataque com tudo, mas não conseguiu os gols do milagre baiano. Coube aos meninos da Vila comemorar o segundo título no ano, já havia conquistado o Campeonato Paulista.

O Santos conquistou a vaga à Libertadores 2011, a primeira vaga brasileira na competição sul-americana.