sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mercado da bola na Europa

Share |

Por Saimon Mryczka


Faltam 11 dias para o fim da janela européia. E os clubes não param de contratar. Veja quem os principais times da Europa contrataram e também os que deixaram o time até agora.

ARSENAL
*Chegaram o defensor Koscielny do Lorient, o atacante Chamakh destaque do Bordeaux. O brasileiro Wellington Silva ex-Fluminense também chegou.

*O defensor Silvestre está sem time. Campbell foi para o Newcastle, Gallas para o Tottenham e Senderos para o Fulham. O atacante brasileiro/croata Eduardo, foi para o Shakhtar Donetsk.

CHELSEA
*Do Liverpool veio Benayoun. O brasileiro Ramires também foi contratado. Di Santo e Rajkovic voltaram de empréstimo.

*Belletti e Deco vieram para o Fluminense. Joe Cole está no Liverpool e Ballack no Bayer Leverkusen. O zagueiro Ricardo Carvalho que perdeu espaço foi para o Real Madrid.

LIVERPOOL
*Várias contratações. As principais são Joe Cole, Jovanovic do Liége e Poulsen da Juventus. Chegaram também Danny Wilson do Rangers, Shelvey do Charlton e o goleiro Brad Jones do M’Boro.

*Além de Benayoun, Riera foi para o Olympiakos e o suíço Degen foi emprestado ao Stuttgart. O goleiro Diego Cavalieri foi emprestado ao Cesena da primeira divisão italiana.

MANCHESTER CITY
*Abriu os cofres para Balotelli (Inter), David Silva (Valencia), James Milner (Aston Villa), Yaya Toure (Barcelona), Boateng (Hamburgo) e Kolarov (Lazio). Jogadores como Jô, Robinho e Hart voltaram de empréstimo.

*Sylvinho e Mwaruwari foram dispensados. Garrido foi trocado e partiu para a Lazio. Petrov deixou o time rumo ao Bolton. A promessa Weiss foi emprestado ao Rangers. O galês Bellamy foi emprestado ao Cardiff da segundona. Ireland foi trocado com Milner e jogará no Aston Villa.

MANCHESTER UNITED
*O Utd apostou nos jovens. O principal deles é o mexicano Hernandez, apelidado de Chicharito. O zagueiro Smalling e o atacante Bebê do futebol português também foram contratados.

*O jovem Welbeck sem espaços foi emprestado ao Sunderland.

TOTTENHAM
*Investiu apenas no brasileiro Sandro do Internacional e no experiente zagueiro Gallas do rival Arsenal. Voltaram ao time o mexicano Giovani dos Santos e o atacante Robbie Keane.

*Outro atacante, Gudjhonsen, ficou 6 meses no clube e já voltou para o Monaco.

FIORENTINA
*Se reforçou bem com D’Agostino da Udinese e o goleiro Boruc do Celtic, que chega para disputar vaga com Frey.

*O brasileiro Keirrison não se adaptou ao time e voltou ao futebol brasileiro, onde jogará pelo Santos.

GENOA
*Talvez com o melhor mercado da Itália, trouxe reforços para todas as posições: Eduardo goleiro português, o bom zagueiro Rannochia, o lateral Rafinha, o volante Miguel Veloso do Sporting e o centroavante Luca Toni.

INTER
*Se reforçou pouco. Castelazzi chega da Sampdoria para ser reserva de Julio César. O rápido Biabiany chega do Parma, e Philippe Coutinho vem do Vasco. O jovem vem jogando bem na pré-temporada.

*Toldo goleiro se aposentou. Quaresma foi para o Besiktas, Arnautovic para o Werder Bremen e Balotelli para o Manchester City.

JUVENTUS
*Chegaram muitos jogadores, mas sem muita qualidade: Storari do Milan, Marco Motta da Roma, Pepe da Udinese e Javi Martinez do Catania. De bom mesmo apenas o zagueiro Bonucci e o meia Krasic do CSKA.

*Limpando o elenco, Tiago segue no Atlético Madrid, Poulsen foi para o Liverpool e o jovem Giovinco atuará pelo Parma.

MILAN
*Se reforçou muito mal trazendo o decadente Yepes. Os medianos Amelia (goleiro) e Sokratis (defensor) também chegaram juntamente com o meia ganês Kevin Prince Boateng que vem emprestado do Genoa.

*Dida e Favalli não renovaram contrato. Mancini voltou para a Inter, e Beckham para a MLS no LA Galaxy.

PALERMO
*Levou os atacantes Maccarone e Pinilla ex-Vasco. Do Boca Jrs chegou o zagueiro Muñoz.

*O brasileiro Fabio Simplicio foi para a Roma. O zagueiro Kjaer jogará no Wolfsburg, e Cavani no Napoli.

ROMA
*Apenas brasileiros na Roma: Além de Simplicio, o Imperador Adriano veio do Flamengo, e Cicinho voltou de empréstimo.

*Além das saídas de Luca Toni e Marco Motta, o goleiro Arthur, que era apenas o 4º goleiro, foi para o Braga.

ATLÉTICO MADRID
*Fez um bom mercado com Filipe Luis, o jovem Mérida do Arsenal e o zagueiro uruguaio Godín. Manteve também o português Tiago.

BARCELONA
*Contou com as voltas de Hleb e Cáceres. Contratados apenas o brasileiro Adriano do Sevilla e o matador David Villa.

*Nas saídas, Henry e Rafa Marquez jogarão na MLS. Yaya Toure foi para o Man City, e o zagueiro Chygrynskiy voltou para o Shakhtar.

REAL MADRID
*Começou o mercado apostando nos jovens Canales e Pedro Léon. Depois vieram Di Maria e Khedira. Na ultima semana chegaram Ricardo Carvalho e Ozil. Será que agora vai?

*Os históricos Guti e Raul trocaram o Real por Besiktas e Schalke. O defensor Metzelder jogará no Schalke.

VALENCIA
*Apostou em nomes desconhecidos: Topal, Alberto Costa, Aduriz, Soldado e Ricardo Costa.

*Porém perdeu Silva e Villa, restando apenas Mata. O gigante Zigic foi para o Birmingham, o goleiro Renan para o Inter e o defensor Marchena joga agora no Villarreal.

VILLARREAL
*Além de Marchena, trouxe o jovem Iago Falqué da Juventus.

*O zagueiro uruguaio Godin trocou o time pelo Atlético Madrid.

BAYER LEVERKUSEN
*Trouxe apenas Michael Ballack que estava no Chelsea.

BAYERN DE MUNIQUE
*Sem abrir o bolso, conta com jogadores que voltam de empréstimo: Kroos, Sosa, Braafheid e Breno.

*O goleiro Rensing foi dispensado. O jovem Lell foi para o Hertha, e Gorlitz jogará na segunda divisão.

BORUSSIA DORTMUND
*Perdeu o atacante paraguaio Nelson Haedo Valdez para o Hércules da Espanha. Foi a maior contratação da história do clube.

SCHALKE
*Remontou o time trazendo Raul, Metzelder e dois jogadores que estavam na Copa: Uchida e Jendrisek.

*E limpou os brasileiros: Rafinha pro Genoa, Kuranyi pro Dinamo Moscow, Zé Roberto pro Vasco e Bordon pro Al Rayyan. Além deles, Westermann joga agora no Hamburgo e Asamoah no St.Pauli.

WERDER BREMEN
*Por mais de 20 milhões de reais, fechou com o meia Wesley do Santos. O jogadores tinha tudo certo para ir para o Shakhtar.

WOLFSBURG
*Com o melhor mercado alemão, vieram os zagueiros Friedrich e Kjaer. Também o brasileiro Cicero do Hertha e o jovem suíço Bem Khalifa.

*Réver foi vendido para o Atlético Mineiro, e Gentner para o Stuttgart. Jogando pouco, o nigeriano Martins trocou os lobos pelo Rubin Kazan.

LYON
*Trouxe apenas Briand atacante do Rennes

*E conseguiu se livrar de vários jogadores: Govou e Boumsong no Panathinaikos, Piquionne no West Ham e Clerc sem time. O bom Bodmer vai para o PSG.

MARSEILLE
*Além da volta do ganês Ayew, destaque na Copa, o lateral Azpilicueta vem do Osasuña. E fechou com os atacantes Remy do Nice e Gignac do Toulouse.

*O experiente Morientes foi dispensado. Dindane e Bakary Koné foram para o Catar, e recentemente Niang foi vendido ao Fenerbahce.

BENFICA
*Trouxe o fraco goleiro Roberto do futebol espanhol. O jovem Gaitan chegou do Boca Juniors. E o espanhol Rodri vem do Real Madrid Castilla após destaque na Euro sub-21. O argentino Salvio chega emprestado do Atlético Madrid.

*Perdeu os meias titulares Ramires e Di Maria. Sem espaço Eder Luis veio para o Vasco. O goleiro reserva Quim jogará no Braga.

BRAGA
*Fez um rapa de jogadores brasileiros: os goleiros Arthur da Roma e Felipe do Corinthians, o lateral George Lucas do Santos e o atacante Elton do Vasco. O time já contava antes com 13 brasileiros no elenco.

PORTO
*Também veio ao Brasil e trouxe o volante Souza do Vasco e o atacante Walter do Inter. João Moutinho do rival Sporting chegou também.

*Mantendo o costume de vender bem, Bruno Alves rumou ao Zenit por 22m de euros. O argentino Farias foi negociado com o Cruzeiro.

SPORTING
*Com um fraco mercado, trouxe apenas o chileno Valdes e o rodado Maniche.

*Os meias João Moutinho e Miguel Veloso deixaram o time. Junto deles, o brasileiro Ronny jogará no Hertha.

AJAX
*Além de segurar Suarez, trouxe o decadente Ooijer do rival PSV e o atacante El Hamdaoui do AZ.

*Pantelic e Rommedahl foram para o Olympiakos e Bakircioglu atuará no Racing.

PSV
*Chegaram apenas o defensor Marcelo que já jogou no Santos, e o atacante sueco Berg.

*E o time conseguiu se livrar do fraquíssimo Ooijer mandando o zagueiro para o Ajax. Ele enfrentou o Brasil na Copa.

TWENTE
*O time tirou do Salzburg o atacante artilheiro Janko.

*Os dois principais jogadores do time no titulo holandês saíram: o suíço N’Kufo jogará na MLS, e Stoch foi vendido pelo Chelsea ao Fenerbahce.

OLYMPIAKOS
*Se reforçou bem com os meias Ibagaza, Riera e Rommedahl além do atacante belga Mirallas e de Pantelic.

*O brasileiro Diogo se transferiu para o Flamengo, depois de dois anos no time grego.

PANATHINAIKOS
*Trouxe dois jogadores do Lyon. O atacante Govou formará o ataque com Cissé. Os dois jogaram a Copa pela França. Também chegou o zagueiro Boumsong.

BESIKTAS
*Também fez um bom mercado. Guti chegou do Real Madrid e Hilbert veio do futebol alemão. O principal reforço é Quaresma, que chega depois de fracassar na Inter.

GALATASARAY
*Se reforçou pouco trazendo Pino do Monaco e Çana do Sunderland.

*O goleiro Leo Franco depois de uma temporada deixou o time e jogará no Zaragoza.

CELTIC
*Acabou apostando em jogadores que foram bem na Copa, mas foi eliminado precocemente da UCL. O mexicano Juarez e o coreano Cha Du Ri foram os contratados.

*Além de perder o goleiro Boruc para a Fiorentina, o time não segurou Braafheid do Bayern e Robbie Keane do Tottenham.

CSKA
*A grande contratação ficou por conta da volta de Vagner Love. Após fracassar no Palmeiras e ir bem no Flamengo, ele voltou marcando gol da vitória em clássico.

*Outro atacante brasileiro deixou o time: Guilherme voltou para o Dinamo Kiev e é pretendido por vários clubes brasileiros. O meia Krasic acertou sua ida para a Juventus.

ZENIT
*Além de gastar 22 milhões de euros em Bruno Alves, o time trouxe o defensor Lukovic da Udinese e o atacante Bukharov do Rubin Kazan.

DINAMO KIEV
*Não mudou muito o elenco pra essa temporada. Guilherme volta do CSKA e também chegou André atacante revelação do Santos no primeiro semestre.

SHAKHTAR
*Gastou uma fortuna em Eduardo da Silva do Arsenal, e repatriou o zagueiro Chygrynskiy do Barcelona.