segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Prometido e cumprido

Share |

Por Gabriel Seixas

Vagner Mancini foi sucinto durante a semana em relação a estratégia do Guarani para superar o líder Fluminense: agredir (no bom sentido, claro) o adversário antes de ser agredido. De quebra, também prometeu uma variação tática que, segundo o mesmo, Muricy desconhecia. Talvez não só o treinador tricolor, como toda a imprensa desconhecia. Quando todos esperavam um 3-5-2 do Bugre, com Aislan na zaga, Mancini colocou em campo um 4-3-3, com Geovane aproximando-se de Mazola e Rômulo na frente.

O técnico bugrino prometeu e cumpriu. Desde o início do jogo, o Guarani tomou a iniciativa. Partiu de Mancini outra ideia que poucos treinadores haviam colocado em prática nos jogos contra o Flu: Mariano é um ótimo lateral, mas não mantém o mesmo nível como defensor. Inteligentemente, Mancini colocou Mazola nas costas do ala e levou vantagem. Como é ousado e habilidoso este atacante que pertence ao São Paulo. Com um pouco mais de objetividade, ele se torna um atleta de alto nível.

O Fluminense voltou a protagonizar uma atuação irregular. A situação na tabela está longe de ser preocupante, mesmo porque o time ainda é o líder, mas Muricy Ramalho já começa a conviver com o fantasma do Palmeiras 2009. Sem Diguinho e Diogo, o meio-campo tricolor ficou muito desguarnecido, enquanto Emerson, que saiu lesionado ainda no primeiro tempo, fez muita falta. Enquanto esteve em campo, marcou o primeiro gol da partida logo nos minutos iniciais.

Esse foi o risco que o Guarani assumiu ao se lançar à frente contra uma equipe que tem no contra-ataque uma de suas principais virtudes. Só que os paulistas não se abateram. Os laterais Rodrigo Heffner e Márcio Careca começaram a auxiliar Mazola e Geovane na frente, e o time cresceu de produção. Com justiça, o empate veio ainda no primeiro tempo, num gol de falta de Baiano. O meia já havia arriscado outras duas vezes ao gol, todas distantes da meta.

O ritmo da partida caiu bruscamente no segundo tempo, sobretudo do Guarani, dono do jogo no primeiro tempo. Ricardo Xavier, que substituiu o inoperante Rômulo no intervalo, perdeu um gol feito. O Fluminense tinha a seu favor um Deco bastante lúcido, mas que buscava pouco o jogo. Somado a um apagado Conca e um isolado Washington, o time praticamente não rendeu. Quando chegou na frente, Conca mandou por cima do gol a chance do empate.Sim, do empate. Antes disso, o Guarani já havia virado o jogo, bem como fez com o Flamengo na semana passada. Fabão, também cobrando falta, "furou" a barreira tricolor e mandou a bola pras redes. O placar fez justiça a quem demonstrou mais vontade de vencer e utilizou a melhor estratégia de jogo. O Bugre não só confirmou o status de carrasco dos cariocas – três vitórias e um empate em quatro jogos -, como quebrou uma série de 15 jogos de invencibilidade do Flu no Brasileirão.

Ao fim do primeiro turno, enquanto o Fluminense segue líder, o Guarani sabe que o sonho de se manter na primeira divisão é uma realidade. De acordo com os cálculos dos matemáticos, o Bugre precisa manter uma média de 1 ponto nos próximos 19 jogos para garantir permanência na Série A. Antes de fazer cálculos, os paulistas aprenderam uma grande missão: não se intimidarem diante de nenhum adversário. Nem que seja o líder do campeonato.

Outros jogos de ontem

Outros seis jogos fecharam o turno do campeonato Brasileiro neste domingo e a disputa promete ficar emocionante pelas vagas na Libertadores, título e contra o rebaixamento. O Cruzeiro conseguiu uma excelente virada diante do Palmeiras em São Paulo por 3 a 2 e encostou na briga. O Porco fez gols com Kleber e Maurício Ramos, mas a Raposa virou com Roger, Montillo e Farias. O Internacional também esquentou a briga pela terceira posição ao vencer, em casa, o Prudente por 2 a 0, gols de Leandro Damião e Rafael Sóbis. Outro que está nesta briga é o Santos, que empatou sem gols com o Flamengo na despedida do Maracanã.

O Atlético-PR conseguiu outra vitória sensacional e confirma a subida, ganhou no finalzinho o jogo contra o Avaí, o gol foi de Maikon Leite. Outro Atlético que vem melhorando é o de Goiás, que goleou o Vitória por 4 a 1 em Goiânia, a noite foi de Juninho e Elias, cada um fez dois gols no jogo, Elkeson fez o de honra dos baianos. Já o xará mineiro acumulou outra derrota em casa, 3 a 2 diante do São Paulo, e continua na zona vermelha. Obina fez dois gols para o Galo, mas Fernandão, 2 gols, e Marcelinho garantiram a vitória para o Tricolor Paulista.

Classificação do turno

1º Fluminense - 38pts
2º Corinthians - 37pts*
3° Santos - 31pts (9V e 7SG)*
4° Internacional - 31pts (9V e 5SG)*
5° Botafogo - 31pts (8V e 10SG)
6° Cruzeiro - 31pts (8V e 5SG)
7° Atlético-PR - 27pts
8° Vasco - 26pts (1SG)*
9° Guarani - 26pts (-2SG)
10° São Paulo - 25pts (25GM)
11° Ceará - 25pts (15GM)
12° Palmeiras - 24pts
13° Avaí - 23pts
14° Flamengo - 22pts (-1SG)
15° Vitória - 22pts (-4SG)
16° Grêmio - 20pts
17° Atlético-MG - 17pts (5V)
18° Atlético-GO - 17pts (4V)
19° Prudente - 16pts
20° Goiás - 13pts

* Jogo a menos

Zona da Libertadores
Zona da Sul-Americana
Zona de Rebaixamento