terça-feira, 7 de setembro de 2010

Série B – 20ª rodada

Share |

Por Leonardo Martins


A Série B abriu o segundo turno neste feriado com 10 jogos, uma rodada completa, e é claro muitos gols e mudanças na tabela. Vamos a um resumo da rodada.

O líder Figueirense abriu uma folga na liderança ao derrotar o São Caetano por 1 a 0 em Florianópolis. A vice-liderança está divida entre Coritiba e Ponte Preta. O Coxa venceu bem o Náutico por 3 a 1 e a Macaca frustrou a torcida ao apenas empatar sem gols com o ASA em Casa. O G-4 é completado pelo Bahia, que foi a Natal e derrotou o América-RN por 2 a 0.

Esta foi a rodada dos visitantes, além do já citado Bahia, outras três equipes venceram fora de casa. O América-MG venceu o Bragantino por 2 a 1 e colou no G-4, mesma situação do Guaratinguetá que repetiu o placar do Coelho no Duque de Caxias. Outro 2 a 1 de visitante foi do Paraná sobre o Ipatinga em Minas.

O Vila Nova mostra sinais de recuperação e chegou ao 5º jogo sem derrotas ao vencer a Portuguesa por 2 a 1. O Sport também vem em ascensão dentro do Campeonato e levou um grande público a Ilha do Retiro na vitória sobre o Brasiliense por 3 a 0, chegando ao nono jogo de invencibilidade. Fechando a rodada, um empate em um gol entre Santo André e Icasa.

Classificação

1° Figueirense – 39pts
2° Coritiba – 36pts (11V)
3° Ponte Preta – 36pts (10V)
4° Bahia – 34pts
5° América-MG – 33pts (10V)
6° Guaratinguetá – 33pts (8V)
7° Náutico – 31pts
8° Sport – 30pts
9° Portuguesa – 28pts (6SG)
10° Icasa – 28pts (2SG)
11° São Caetano – 28pts (1SG)
12° Paraná – 27pts
13° Duque de Caxias – 26pts
14° Brasiliense – 24pts
15° ASA – 23pts
16° Bragantino – 22pts
17° Santo André – 21pts
18° Vila Nova – 20pts
19° América-RN – 16pts
20° Ipatinga – 15pts

Zona do Acesso
Zona do Rebaixamento

Brasil dá adeus a Turquia

Share |

Por Leonardo Martins


O grande duelo das oitavas-de-final do mundial de Basquete aconteceu no dia da independência do Brasil. O jogo contra a Argentina era tratado como uma volta aos tempos áureos do basquete brasileiro, mas no fim, mais uma derrota sofrida por 93 a 89 e mais uma eliminação em mundiais.

Como Ruben Magnano e a equipe hermana se conhecem muito bem, já que o treinador conseguiu o ouro olímpico em 2004, o treinador tentou surpreender na escalação com Guilherme Giovannoni no lugar de Thiago Splitter para marcar a estrela Scola. O pivô hermano era a principal esperança de vitória com seus 29 pontos de média.

Quando a bola subiu se viu um jogo equilibradíssimo e empolgante, com belas jogadas de ambos os lados e nervoso como qualquer encontro entre os rivais. O pivô Scola começava a se destacar do lado argentino e Marcelinho Huertas respondia do lado brasileiro. Quando um abria uma vantagem, o outro buscava e deixava o jogo empatado. No final do primeiro quarto, empate em 25 pontos.

O equilíbrio também foi a tônica do jogo no segundo quarto, com Scola e os arremessos de três colocando a Argentina na frente, mas Marcelinho Huertas e Leandrinho comandando o Brasil. O placar marcava 46x42 para os Hermanos quando Huertas acertou uma bola de três sensacional e ainda sofreu a falta técnica, resultado virada na ida para o intervalo, 48 a 46.

O Brasil, no embalo, conseguiu sua maior vantagem no jogo no inicio do terceiro quarto colocou 55 a 48, abrindo uma ótima vantagem em um jogo equilibrado. Mas do outro lado, tinha um jogador fantástico, Scola, que acertava tudo no jogo e, rapidamente, a equipe argentina empatou o jogo. As duas equipes foram para o quarto decisivo empatadas em 66 pontos.

O último quarto chegou e com ele, o equilíbrio se distanciou da quadra e Scola deu show assim como o time argentino. O Brasil com Huertas, Marcelinho Machado, Leandrinho e Varejão, mostrava muita garra e tentou até o último minuto, mas a experiência do time campeão olímpico falou mais alto e a derrota brasileira veio com 93 a 89.

Mas a campanha e as exibições do Brasil neste mundial trouxeram de volta a dignidade e a torcida ao basquete brasileiro.

Outros jogos das oitavas-de-final

Sérvia 73x72 Croácia
Espanha 80x72 Grécia
Turquia 95x77 França
Eslovênia 87x58 Austrália
Estados Unidos 122x66 Angola
Rússia 78x56 Nova Zelândia
Lituânia 78x67 China


Confronto das quartas-de-final

Sérvia x Espanha
Turquia x Eslovênia
Estados Unidos x Rússia
Lituânia x Argentina